23 de janeiro de 2012

O Espírito da Maratona

O filme Espírito da Maratona, no original Spirit of the Marathon, é um filme que, como o nome indica, fala sobre essa distância mítica (42 km e mais uns trocos).



Vi-o na altura que andava a treinar para os 10km, que, quando comecei a correr, me pareciam tão inatingíveis como os 42km.

Neste filme, que acaba por ser uma espécie de documentário, seguimos o dia-a-dia de seis pessoas na sua preparação para a Maratona de Chicago.
O que acaba por ser mais interessante é que, tirando os maratonistas Deena Kastor (norte-americana) e Daniel Njenga (queniano), os restantes corredores são pessoas comuns, pessoas que um dia, por qualquer razão (divórcio, questões de saúde, realização pessoal), decidiram que iriam treinar para completar uma maratona.
Temos, por exemplo, o caso de Gerald Meyers, um senhor que sempre correu como hobby, mas que aos 65 anos decidiu correr a sua primeira maratona! Agora, com 70 anos, prepara-se para correr a 6ª (!), com a sua filha, que motivada pela dedicação do pai, decide iniciar-se nesta distância.
Ou o caso de Lea Caille, que após um casamento desfeito e consequente aumento de peso, decide começar a correr. Começa por uma prova de 5 km e acaba por decidir inscrever-se numa maratona, como forma de recuperar a confiança em si própria e provar que consegue.
É fascinante ficar a conhecer estas "personagens", as histórias por detrás desta decisão, os treinos, as lesões, o que os motiva, os momentos de dúvida...

Neste momento da minha vida os 42 quilómetros ainda me parecem muito distantes. Afinal, ainda me custa comócaraças completar os 10. Mas é inspirador ver como a determinação de uma pessoa a leva a concretizar uma coisa que lhe parecia quase impossível.

(Quando estiver quase a desfalecer durante um treino de 5km vou pensar em vocês, malucos maratonistas).


Como diz aquele fofinho anúncio motivacional da ADIDAS: Impossible is Nothing.



As minhas pernas cansadas e o meu rabo preguiçoso querem acreditar que sim.


Vão (a) correr (ver o filme)!


2 comentários:

  1. os trocos são precisamente 195 metros... Conheço bem a Maratona... e os trocos, e sem estes, aquela não fica completa.

    ResponderEliminar
  2. E os trocos, ao fim de 42km, devem custar bem a gastar... A mim ainda me custa a assimilar esta distância a correr.

    ResponderEliminar