7 de janeiro de 2012

Resoluções (parece que está na altura)

Este post também poderia ter o título de "As Coisas que Acreditamos Fervorosamente que Vamos Cumprir e Até Nos Esforçamos Até Mais ou Menos Três Terços de Janeiro e Depois Achamos que é Melhor Ir Com Calma que Temos Tempo e Depois já é Dezembro e Para o Ano é que é de Certeza" mas depois achei que ficava muito comprido.



Basta dar uma vista de olhos pela comunidade bloguística esta semana. Por todo o lado, quais cogumelos na humidade, pululam listas de resoluções, umas mais fantasiosas, outras mais acessíveis, porque 2012 é que é e até ouvi a Maya a prever o melhor ano de sempre para todos os nativos de ________ (preencher segundo o signo).

Ora, como eu já sei o que a casa gasta, adianto desde já o que não vou mudar, para depois não ser acusada de outro ano fracassado:
  • Não vou deixar de comer chocolate, sobretudo com o café. Há quem fume um cigarro depois do café, eu como um chocolate. É mais saudável... certo? E, embora vá TENTAR reduzir o consumo a um ou dois pedacinhos por dia (sem promessas), sabe demasiado bem para deixar de vez. É o meu pecadinho bi-diário, chamemos-lhe assim. E para que raio é que me farto de correr, afinal??! Não é por isso. Mas podia ser. E as gomas? Também não vou deixar.

  • Não vou fazer alongamentos depois de TODAS as corridas. Eu sei que devia, e que evita muitas dores e possíveis lesões. Mas é tão aborrecidoooo...  Há alguém que siga religiosamente o ritual alongamentos-pós-exercício? (No ginásio, sob o olhar atento de um instrutor, não conta!). Até indicação em contrário, vou acreditar que o sacudir as pernas e os braços depois de correr conta perfeitamente como alongamento num dia mais apressado ou preguiçoso.

  • Não vou deixar de ver "lixo televisivo". Gosto muito de ler, gosto muito de aprender, mas não me venham com tretas. Há dias em que estou com a cabeça tão em água, que o que quero é chegar a casa, aterrar no sofá, ligar a televisão, pôr no TLC e ficar vidrada em programas como o Too Fat for 15, What Not to Wear e outros que tais. Séries que não exijam actividade cerebral? Venham elas.

  • Por último, e um pouco relacionada com a anterior, não vou deixar de comer depois do jantar. Eu sei que à noite não se devem fazer grandes refeições, e que o ideal seria não petiscar depois do jantar. Mas eu janto lá pelas oito, nove horas da noite, e só me deito depois da meia-noite. É muito tempo sem petiscar, sobretudo a  ver os programas supracitados. Sei que é um péssimo hábito, mas se vejo televisão tenho de estar a mordiscar qualquer coisa, mesmo que esteja a ver o Biggest Loser. Vou tentar petiscar fruta, para minimizar (eeh) ... Mais uma vez, sem promessas.

google images

Agora, o que me comprometo perante todos os meus leitores (3 no total, obrigada pai, mãe e mano!) a tentar alterar / melhorar / atingir em 2012:

  1. Melhorar o meu tempo nos 10km.
  2. No seguimento da anterior, participar novamente na S. Silvestre dos Olivais e terminar em 1h ou menos.
  3. Participar numa prova de distância superior. Adoraria um dia correr uma Meia, mas acho que por enquanto vou apontar para os 15km.
  4. Dar mais uso à bicicleta. A minha está a criar ferrugem na cave, porque tenho um medo que me pélo de pegar nela. E se caio e parto o pescoço? E se me dá uma tontura e sou atropelada por um camião? Toda eu sou suores frios quando monto numa bicicleta. E o que falar daquelas pessoas que têm aqueles ténis próprios que encaixam nos pedais? Suicidas, é o que eu penso de todas elas. Andar de bicicleta é um óptimo complemento à corrida e faz umas pernas espectaculares. Motivo mais que suficiente para me deixar de mariquices e fazer-me à estrada/trilho. Com capacete, joelheiras e cotoveleiras. Totó, mas protegida.
  5. Praticar Ioga. Reproduzir em casa o que aprendi quanto tive aulas, nem que seja apenas 15 minutos, duas vezes por semana. Compensa a minha falta de alongamentos e ajuda a manter a flexibilidade que se perde quando corremos há muito tempo.
  6. Ir mais vezes à piscina. Quando deixei de ter aulas de natação, ia uma vez por semana fazer umas piscinas sozinha, para não perder a prática. Depois passou a ser uma vez a cada 15 dias, uma vez por mês, nenhuma vez por ano. Estão a ver o ciclo, né? Não me quero comprometer com periodicidade, mas quero voltar a nadar, as minhas costas agradecem.
  7. Comer mais devagar. Ao contrário do que se passa quando corro, em relação à comida sou uma Obikwelo. É do género: Hum, esta comida é tão boa, não foi? Ainda os outros não deram três garfadas já eu estou a pedir a sobremesa. Ok, estou a exagerar. Não, não estou. Isso traz-me complicações a nível da digestão, sinto-me uma texuga e tenho sempre de arranjar com o que me entreter até todos terem terminado a refeição. Gosto de fazer desenhos nas toalhas de mesa, mas nem sempre a minha arte é apreciada, sobretudo quando as toalhas não são de papel. Comer mais devagar é mesmo algo que tenho de começar a fazer. E parece que emagrece.
  8. Aprender e conseguir fazer pelo menos 20 flexões como deve de ser, sem joelhos no chão à menina.
  9. Aprender uma receita nova e fazê-la num jantar com convidados, sem ninguém ir parar às urgências.
  10. Riscar, pelo menos, um ítem da minha Lista de Coisas a Fazer Antes de Morrer (sim, eu tenho uma lista) e que inclui coisas simples como "jantar num restaurante chique" (leia-se "muito caro") e mais desafiantes como "andar de parapente".
E penso que vou ficar por aqui. Dez resoluções parece-me um bom número e não quero pôr a fasquia demasiado alta, que eu sou uma pessoa que se sente assoberbada facilmente. Devagar se vai ao longe. Grão a grão enche a galinha o papo. Depressa e bem não há quem. E outros ditados populares que corroborem o que acabei de dizer.


E, para terminar,  um artigo com 5 resoluções simples e fofinhas que todos podemos adoptar. (Gosto especialmente da 3 e da 5. A 4 parece-me incrível que seja necessário relembrar. A sério, o que se passa com as pessoas? )

1 comentário:

  1. tb adoro chocolate (com café), odeio ter qq fazer alongamentos dps de correr - quase nc faço, e faço sempre uma ceia por volta das 23h (acabei agora mesmo de comer um iogurte e duas bolachas maria com doce!)
    :D

    corres em Lisboa? adorava ter companhia :P

    beijinhos

    ResponderEliminar