28 de fevereiro de 2012

29.45 intermináveis minutos e Três coisas à terça

Treino de hoje:

Distância - 5km
Tempo - 29.45 m

Caso não tenham reparado no título nem no sublinhado acima (pode acontecer), hoje foi o dia em que consegui correr 5km abaixo dos 30 minutos. Iei! Não foi por muito, mas iei na mesma.
Na semana passada tinha feito a mesma distância em 31 minutos e achei que, se me mentalizasse disso, porque está tudo na mente, claro, conseguia baixar dos 30. O meu objectivo maior é mesmo aumentar a resistência e percorrer distâncias cada vez maiores (15km, estou de olho em ti!), mas de vez em quando gosto de testar a evolução em termos de velocidade.
Sabia que tinha de manter o ritmo abaixo dos 6 minutos por quilómetro, o que é fora da minha zona de conforto, mas estava disposta a um bocadinho de sofrimento (mas esperançosa de que não fosse muito). Conclusão: não foi fácil. Comecei entusiasmada com um ritmo de 5.30m ao km e ao fim do primeiro foi ver os números a aumentar. Ao chegar aos 4km achei mesmo que não ia aguentar e que era melhor diminuir o ritmo e deixar o sub 30 para outro dia... mas depois o que ia escrever no blogue?! Já tinha criado na minha mente um post constituído inteiramente por auto-elogios à minha performance fora de série e não queria ter de alterar tudo e admitir derrota, ainda que fosse tudo apenas na minha mente. Sendo assim, foram vocês que estiveram lá comigo nos últimos 500 metros em que "sprintei" para recuperar o tempo. E consegui. Por 15 segundos! Obrigada.

Agora, que já recuperei, acho que teria conseguido fazer melhor. É sempre assim, à distância esquecemos sempre as torturas em que nos metemos. Talvez volte a tentar, mas só daqui a um mês, não estou assim tão esquecida...


E hoje, porque estou com pouco tempo, passemos já ao Três coisas à terça # versão Favoritos.

Nota: Eu sou uma pessoa que detesta aqueles questionários em que temos de dizer qual o nosso favorito isto e aquilo. Gosto de experimentar coisas novas e há tanta coisa de que gosto que me é sempre difícil limitar a um. Por isso, vamos admitir que estes são os favoritos no dia de hoje, 28 de fevereiro de 2012.

Assim sendo:

Três coisas à terça # versão Favoritos de 28-02-2012.


1) Cidade favorita

Barcelona


Cidade que merece uma grande canção.



2) Sobremesa favorita

É como escolher um filho preferido, impossível. Vou referir uma que consumo apenas uma vez por ano, mas em quantidades assustadoras.
Gelado Mabi

Mmmm...


É engraçado, porque eu nem gosto muito de gelado, mas, na semana que passo todos os anos na costa alentejana, é um fartote. Todos os dias passo pela geladaria para experimentar os diferentes sabores. O ano passado, pistacho e carapinhão (um paraíso coberto de caramelo e pinhão) foram os sabores vencedores. Este ano, quem sabe. Quem é entendido diz que os croissants acabadinhos de fazer também são uma delícia. Ainda bem que esta Gelataria-Cafetaria apenas existe em Milfontes e na Zambujeira, senão ia ter muito que correr, se-é-que-me-entendem....


3) Bebida preferida

Água

Pelo menos é a que bebo mais, e sabe-me bem. Não me custa nada beber os 8 copos recomendados. Mas também gosto de chá, sumos naturais, batidos... Só não gosto de bebidas com gás.

Ok, a não ser cerveja.



Versões internacionais incluídas.

E, embora não seja exactamente uma bebida, não podia deixar de fora a menção honrosa ao meu amado café.




Boa noite!

6 comentários:

  1. isso é que fazer melhorias! Estás a ganhar velocidade. Mas para os 15, como tu própria já disseste, terás é de ir aumentando a distância, criando resistência, mesmo que (terá de ser) a um ritmo mais baixo ao que habitualmente corres.

    ResponderEliminar
  2. óptimo tempo! MESMO! :) eu ainda não estou nesse nível... mas é óptimo podermos avaliar a nossa evolução, faz nos manter focadas :)

    eu amo gelados. e não sou esquisita e não preciso de ir a "uma" gelataria para poder perder a cabeça. se me deres uma caixa de gelado de banana do pingo doce já subo paredes :P mas é injusto sim termos q escolher! :(

    beijinhos :D

    ResponderEliminar
  3. Excelente, muito bem.
    Mas também acho que o fundamental para já é endurance e não velocidade.
    Falo por mim, depois de ganhar uma resistência apreciável a velocidade tem vindo a chegar gradualmente. Mas isso não faz que todos os meus treinos sejam rápidos. Como exemplo tens o meu treino de ontem, 11Km na casa dos 6:15 min/Km.
    E cuidado com as calorias... (diz o roto ao nú) :-D

    ResponderEliminar
  4. fogo!!!! tu és a minha heroina das corridas!!!

    a minha cidade favorita foi Londres... adorei adorei mesmo...
    a Barcelona elevaram-me muito as expectativas... depois quando lá fui fiquei "naquela"... gostei, mas pronto...

    A minha sobremesa perferida é tudo o que seja doce... LOL provavelmente bolo de chocolate humido, e tarte de maçã merengada. lol

    e as bebidas são: água, cerceja e vinho tinto. lol prefiro isso tudo a refrigerantes

    :D

    Beijinnhos grandes e parabens pelos tempos e pela força!!!

    ResponderEliminar
  5. Parabéns pelo teu tempo de corrida :D Eu antigamente detestava correr (possivelmente porque tinha quase mais 30 quilos que agora), depois comecei a adorar e agora não sei, gosto mais de fazer máquinas e assim. Ora como o ginásio vai deixar de existir lá para Abril ou Maio vou ter de fazer nascer o amor entre mim e o correr novamente :P Não sei qual é ao certo o meu problema, porque eu amo andar e faço caminhadas de 2/3 horas ao Domingo. Mas correr, não sei, fica-se a arfar, é aborrecido :P Acho que tenho demasiada classe para correr xD

    Beijinhos e obrigada pelo teu comentário de apoio ontem no meu blog :)

    ResponderEliminar
  6. A propósito :P Decididamente Paris/Londres (não consigo mesmo decidir!), Cheesecake de framboesa (ou coisas com frutos vermelhos no geral) e água/café/chá príncipe/(aqui-que-ninguém-nos-ouve) guiness :D

    Beijinhos!

    ResponderEliminar