15 de fevereiro de 2012

Do vento e dos espinafres*


Hoje foi o primeiro dia que fui correr depois da prova Nauticampo, e, como tinha pouco tempo, fiz um percurso de 5km que tentei correr o mais rápido que conseguisse. Na altura pareceu-me uma boa ideia.

Na verdade, não foi assim tão mau. Demorei 31 certinhos, ou seja, uma média de 6.20 minutos por quilómetro. Foi mais ou menos o tempo que fiz na corrida de sábado, mas hoje não ia conseguir aguentar 10km. Ainda parei alguns segundos ao fim de 4 km, porque estava cansada e queria terminar o treino, mas como vi 24.5 minutos no visor pensei que talvez ainda conseguisse fazer os 5km em 30 minutos ou menos. Bem, não esteve muito longe!
Acho que nas provas, com a adrenalina, damos sempre um bocadinho mais. Durante os treinos há dias em que é complicado ultrapassar o cansaço mental e o aborrecimento. E hoje corri sem música. Definitivamente, não gosto. E estava vento!

O vento é um dos poucos fenómenos atmosféricos que me pode impedir de sair para correr. Não gosto mesmo NADA de vento. Se está contra nós, torna a corrida mais difícil e cansamo-nos mais depressa. Quando, para além de vento, está frio, como hoje, ficamos com a cara gelada, seca e vermelha e com o nariz a pingar (bela imagem).  Para não falar do pó e ciscos a entrar pelos olhos. E, se o vento está a nosso favor, é cabelos por todos os lados, a entrar pelos olhos e boca, mesmo que tenhamos usado uma caixa de ganchos.

Bem, chega de queixas, passemos aos espinafres.
(Mudança de tema um bocado brusca, mas não me ocorreu nenhuma ligação. É tarde e estou cansada, perdoem-me!)

Hoje, o meu almoço foi de fazer inveja ao Popey.

Para começar, sopinha de espinafres.


Seguida de uma salada com base de espinafres.

Foto tirada com a salada já meio comida.
Desculpem, o meu estômago foi mais rápido do que a minha máquina.

Portanto, foi isto que me deu energia para o exercício ao final da tarde.


Ou isto:



Vou ficar na dúvida.



E vocês, comem os vossos espinafres? Que comida é que vos dá energia?
E o vento, estamos todas de acordo que é horrível, não é verdade?

(* Hoje foi o dia em que me tornei uma verdadeira blogger, porque escrevi um título de um post que começa por "Do/a". Não acham que dá um ar solene, como se fosse um tratado sobre um assunto realmente importante? Pois... vento e espinafres... Eu tentei!)

6 comentários:

  1. Qual é o mal de começar os posts com 'Do'? :D

    É engraçado porque durante 20 anos da minha vida eu usei óculos (ou seja, desde os dois anos até ao ano passado). Ou seja, vento e pó, ciscos e chuva a entrar para os olhos era coisa que para mim me era desconhecida. Pois. Ok, agora não fico com os óculos embaciados quando vou começar a comer. Mas também torna muito mais custoso correr com chuva :P

    Eu também não consigo correr sem música, aborreço-me muito facilmente. Foi por isso que desisti na natação, por exemplo.

    Eu como os meus espinafres :D Na sopa, salteados com alho, em esparregado, a rechear bifes, cozidos, no arroz, enfim :)

    Beijinhos!

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  2. Adooro esparregado de espinafres! Do que me foste lembrar! Mhaaaam! :)

    E não tem mal nenhum, mas é frequente nos blogues e eu nunca o tinha feito. (E, como estudei literatura, era assim que começavam muitos tratados/crónicas, daí a brincadeira). E eu brinco muito, por isso: "Do não me levem muito a sério", ok? ;) Beijinhos**

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  3. Que comida me dá mais energia para correr?
    sem dúvida que quando como uma sobremesa na noite antes do dia de uma grande corrida, tenho muito mais energia, consigo muito mais tempo, e não me canso!
    A sério...
    comer algo com mts hidratos no dia umas 18h antes ajuda muito!
    (quais espinafres nem meios espinafres) :P

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  4. :) Pois também acho uma certa "graça" a esse tipo de títulos... são, digamos.. estilos, o estilo de cada um escrever. Eu, em quase 6 anos de blogue, acho que nunca o fiz...acho, não tenho a certeza...

    Olha, energia, energia para treinar, (e mais importante ainda se falarmos de treinos de duração assim mais longa, tipo 1 hora) creio que os hidratos de carbono de combustão lenta são o mais adequado.

    Por exemplo, vésperas de Maratonas, Meias, e se calhar provas de 15 km, já se justifica na véspera um "bom" prato de Massa! Não é por acaso que quase todas as Maratonas têm na véspera a sua "Party Pasta", em que oferecem uma refeição de massa aos Maratonistas, ou aspirantes a Maratonistas no dia seguinte.

    Para treinos de mais curta duração, penso que uma alimentação dita normal, variada, onde também se incluam os ditos hidratos carbono, é mais que suficiente.

    Digo eu, que ando nisto há... décadas...

    Beijinho
    Veterana Ana

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  5. Obrigada, "Veterana Ana"! :) Boas dicas. É sempre bom ouvir/ler de quem sabe mais. Eu, por acaso, estou sempre a comer massa e, pelas quantidades, dir-se-ia que me estou a preparar para uma Ultra! ;)

    Pizza, é engraçado, mas acho que a mim os doces não me dão grande energia! (Talvez os chocolates, um pouco) Mas não é por isso que deixo de os comer... eheh ;)

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  6. Eu gosto mto de espinafres, esparregado de espinafres é marvilhoso.
    Mas são os hidratos de carbono que dão mais energia antes de qualquer exercicio fisico.
    E correr com vento, é coisa que detesto.
    Fico cansada antes de acabar o 1.º km pq ñ respiro como deve ser...

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