19 de fevereiro de 2012

A formiguinha não foi brincar ao Carnaval



A pobre formiga também quer brincar.

Este fim-de-semana não começou da melhor forma. Estava a contar ter umas mini-férias quando apareceu um trabalhinho extra e inesperado e tive de me dedicar. É a vidinha e os tempos estão loucos, há que aproveitar. Faço a escapadinha para a próxima semana.
E o que fazemos quando afinal já não vamos laurear a pevide (linda expressão) como pensávamos e vamos de ter de passar quase todo o fim-de-semana, que por acaso parece que fez de propósito e está de Primavera, em casa fechados? Vamos correr, claro.

Por isso, no sábado às 8h da manhã era esta a indumentária:


E deixares de tirar fotografias e limpares o espelho?

Na semana passada eram as minhas mãos de gigante e agora são as minhas pernas que parecem de meio-metro... Já tirava era um curso de fotografia. Ou então sou mesmo assim e por isso não quero mostrar a minha cara. Vocês decidem.

A minha cama por fazer também quis dizer olá.

Agora que já todos sabem que desleixei as minhas tarefas domésticas durante todo o fim-de-semana, podemos passar ao que interessa.

No meu treino de sábado, corri 11km em 1h15. Queria manter o ritmo bem baixinho e correr até quando aguentasse. Provavelmente teria aguentado pelo menos mais um ou dois quilómetros, mas na maioria dos treinos de mais de uma hora a minha luta mental é muito grande, custa-me imenso continuar, mais por aborrecimento do que por outra coisa. Ontem nem sequer foi o caso, uma vez que passei bastante tempo a pensar em tudo o que tinha para fazer, o que me manteve distraída, mas também não quis continuar exactamente por já estar a stressar com a falta de tempo. Uma faca de dois gumes.

Estou muito interessada em tentar uma prova de 15km, mas tenho medo de dar um passo maior do que a perna, literalmente. Acho que tenho bases, mas não sei se seria melhor tentar primeiro baixar da 1h aos 10km, trabalhar na minha velocidade e depois arriscar, ou se, por outro lado, é melhor trabalhar a resistência, ir acrescentando 1km por semana ao treino e ir fazer os 15km, mesmo que demore o mesmo tempo que muitas pessoas levam a completar uma meia-maratona.
Como seria a primeira vez nessa distância, o objectivo seria mesmo terminar, de preferência sem parar, mas também não quero sair de lá a sentir que fui atropelada por um camião (lembrem-se de que sou muito piegas). O que acham? Alguém mais entendido que me possa dar uma sugestão? Tento primeiro aumentar a minha velocidade? Ou, pelo contrário, treinar maiores distâncias sem me preocupar com o tempo?

Adiante, como acho que também faz bem variar e incluir outro tipo de exercícios na rotina, hoje fiz mais uma série de flexões. Estou neste momento no final da 5ª semana e ainda não amo flexões, aliás, começam seriamente a desagradar-me, mas sobre isso depois escrevo um outro post. Também dediquei 20 minutos inteirinhos a alongamentos. E, tan tan tan tan, amanhã ao fim da tarde acho que vou dar uso à minha bicicleta! Acho. Vamos a ver. Mas dá-me dó vê-la a ganhar pó e as minhas pernas bem que agradecem a mudança. Depois mantenho-vos ao corrente.

Ontem fiz também um lanche/sobremesa que já não fazia desde os tempos de estudante. É fácil, rápido, doce e saudável.

1º - Descasquem 2 ou 3 maçãs (uma é pouco) e cortem-nas em cubinhos.


2º Polvilhem com canela q.b. e levem 3/4 minutos ao microondas.


E já está!

Na foto usei duas maçãs. Como podem ver, ao aquecer elas diminuem um pouco de tamanho, por isso uma maçã seria muito pouco. Quem for mais guloso pode juntar também uma colher de chá de açúcar antes de ir ao microondas, mas, a não ser que as manhãs sejam muito farinhentas, eu acho que não é necessário, o sumo da maçã com a canela já dá um sabor docinho.

E, desta forma, podem voltar para o computador com um lanchinho saudável, em vez de irem atacar a caixa de gomas pela 6ª vez seguida (mas ainda duram!!).


Agora vou ver o que andaram a fazer durante o vosso fim-de-semana, certamente mais entusiasmante do que o meu e, desta forma, viver as festividades de Carnaval através de vocês.


Uma última pergunta:
- Quando correm ou fazem exercício físico ao ar livre, costumam usar óculos de sol?
- Têm óculos próprios ou vão com os Dior / Prada / Ray Ban / Chinês do costume?

(Ok, foram duas perguntas)

Quando está sol custa-me sair sem os óculos, porque os meus olhos são muito sensíveis à luz e semicerrar os olhos faz rugas, mas depois não gosto nada de estar sempre a puxá-los para cima, porque escorregam com o suor, já para não falar quando começam a ficar embaciados... Se calhar isto resolvia-se se tivesse uns óculos de sol mais adequados à prática desportiva, mas não tenho.

5 comentários:

  1. ainda nao li nada do teu post mas vi só te responder e já cá volto.
    eu usei batatas doces assadas pq já tinhamos assado muitas ontem. mas tb podem ser cozidas. dá perfeitamente.
    Foi só misturar tudo sim!
    tens é q ter muito cuidado na hora de fazer pq a massa é muito cremosa e se a frigideira não for bem anti-aderente pode colar tudo e não dá p fazer nada. Eu tive sp q passar com azeite e so virar qd elas tavam mesmo tostadinhas!!

    beijinhos até ja!

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  2. eu não uso óculos de sol qd vou correr. Às vezes tenho vontade é de usar uma máscara de natação por causa dos mosquitos, mas nunca tomei esse passo!

    agr tb tenho perguntas:

    - costumas correr em jejum? Se for às 8h da manhã, como no teu sábado, comes a que horas e o que? não tens que esperar para fazer a digestão?

    - usas algum relógio especial para medir os km que correr ou no sítio que vais correr eles estão marcados?


    (tb costumo fazer essa sobremesa da maçã por isso está mais que aprovadíssima!!)

    beijinhos

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  3. possas!!! 11km em 1h15m é muito bom :D
    que fixe... quem me dera um dia correr assim...

    eu nao costumo usar oculos nas minhas mini corridas, nem nas caminhadas... quase sempre me esqueço dos oculos. até nos dias normais de trabalho.

    essa maça... um dia destes vai ser minha :D

    Beijinhos ****

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  4. tenta chegar ao 15km.. mesmo lentamente.. qndo correres 15 .. estas pronta para os 21km.. :)

    compra uns óculos na sportzone.. e não esquecer protector solar..

    tenta a meia maratona.. com calma e cuidado.. objectivo terminar..

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  5. Não precisas de separar assim tanto as coisas podes continuar a tentar baixar da hora aos 10km e treinar para 15Km, já fazes 11km em treino, diria que em situação de prova consegues fazer os 15km. Corremos sempre mais e melhor nas provas que nos treinos.

    Em relação aos óculos de sol tanto corro com óculos como sem (é que tenho uma grande tendência a ficar com a marca dos óculos na cara). Quando corro com é com uns de corrida que comprei por 7€ no decatlon e que embaciam se forem mt colados a cara.

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