10 de fevereiro de 2012

15 Sugestões para Arranjar Motivação


O que fazer quando a vontade de fazer exercício é tanta como a de ir descascar batatas.


1 - Antes de tudo, escolhe um desporto de que gostes! Fazer exercício deve ser divertido e não um sacrifício! Tenta ver o desporto como um favor a ti mesma, o teu tempo, a altura em que estás a sós com os teus pensamentos, um escape do stress diário. Se puderes aliar os benefícios físicos a uma actividade que te divirta, é mais fácil torná-la um hábito diário.

2 - Começa com pequenos passos! É normal começar uma nova actividade cheia de entusiasmo, mas se puseres a fasquia demasiado alta vais-te sentir mais cansada e facilmente desmotivada. Não queiras logo correr 5km, por exemplo, se nunca correste mais do que 5 minutos seguidos. Alterna 2 minutos de corrida com 2 minutos de caminhada, em menos tempo do que pensas vais estar a correr do início ao fim.

3 - Estabelece objectivos a médio e longo prazo. Correr 50km por mês, fazer 500 minutos de exercício por mês, conseguir nadar 20 piscinas seguidas, aguentar uma prancha durante 5 minutos... Quando temos números a atingir torna-se mais fácil contabilizar a evolução e um objectivo dá-nos disciplina na hora de cumprir os treinos.

4 - Arranja uma agenda ou um caderno onde apontes todos os exercícios que fizeres. Desde correr 2 km a subir as escadas até ao 3º andar. Depois tenta fazer sempre um pouco mais a cada semana.

5 - Traz sempre na mala do carro uma mochila com o teu equipamento desportivo e um par de ténis. Desta forma, podes ir directamente do trabalho para o ginásio. Se tiveres de ir a casa mudar de roupa, o mais provável é que depois já não te apeteça sair, sobretudo agora no Inverno, em que chegamos a casa já de noite. Da mesma forma, se estás em casa a pensar se hás-de sair ou não, veste as tuas roupas de desporto e calça os ténis. Depois disso, o próximo passo é porta fora!

6 - Compra uns ténis novos, um top engraçado, uns calções que te favoreçam... Nada dá mais vontade de fazer exercício do que estrear equipamento novo e fashion, experimenta!

7 - Faz exercício com outras pessoas. Junta-te a algum grupo, convida uns amigos, desafia o namorado / marido. A um sábado de manhã pode não te apetecer sair da cama para ires fazer uma caminhada, mas se tiveres combinado com uma amiga não vais querer ser a baldas! Se gostas de correr, faz como eu, convida umas amigas e inscreve-te numa prova! Quase todos os meses há provas das mais diversas distâncias que se realizam por todo o país e não precisas de ser nenhuma profissional para participar. As provas mais populares, como as de S. Silvestre, reúnem pessoas de todos os níveis competitivos, idades e estaturas, e podem ser um evento diferente e divertido.

8 - Por outro lado, se gostas de fazer exercício sozinha, tenta que seja um momento bem passado. Escolhe uma lista de músicas que te ponham a mexer, ou ouve um áudio-livro. Os minutos passam mais depressa e nem te apercebes. E, se tiveres um cão, o teu companheiro fiel vai agradecer se, pelo menos duas vezes por semana, o levares num longo passeio.

9 - Se estás a tentar perder peso, tira uma foto por mês, se possível com a mesma roupa e na mesma posição. A balança nem sempre reflecte a dimensão do esforço, mas se puderes ver as pequenas mudanças que se vão operando no teu corpo, é mais fácil manteres a motivação quando os quilos parecem não baixar

10 - Introduz variedade no teu treino. Caminhada à segunda, natação à quarta, andar de bicicleta no fim-de-semana... Quem frequenta um ginásio deve também esforçar-se por variar as sequências e experimentar novas aulas. Quem sabe se não passas a adorar Zumba, por exemplo?


11 - Lê blogues que te motivem (olá meninas!), assina revistas de desporto, rodeia-te de imagens inspiradoras. O estímulo visual é muito forte. Podes fazer uma colagem com imagens e frases que te inspirem e colocá-las em sítios estratégicos: no guarda-roupa, na porta do frigorífico…

12 - Identifica as desculpas que costumas usar e tem uma resposta pronta. Está frio? Aproveita os saldos e compra equipamento adequado. Não tens onde deixar os filhos? Pede a um familiar ou uma amiga que faça de babysitter e depois faz o mesmo por eles. Não tens jantar? Ao domingo, prepara várias refeições que possas congelar e ir comendo durante toda a semana. Com ao avançar do tempo, vais ter é de arranjar desculpas para não fazer exercício!

13 - Procura apoio. Quantas mais pessoas souberem da tua decisão de praticares exercício regular, mais te vais sentir na responsabilidade de manteres a palavra. Além disso, é sempre bom teres alguém para te dar força e até te “puxar as orelhas” quando é preciso.

14 - Permite-te pequenas recompensas pelo bom comportamento! Claro que o maior prémio é o nosso bem-estar físico, mas eu acho que o concretizar de objectivos merece e deve ser celebrado. De preferência, não com comida (eu sei, ohhhhhh....). Uma massagem, uma nova t-shirt, um livro, um (só um!) brinde à tua escolha diária de seres saudável.

15 - Todos temos dias menos bons. Mesmo que não te apeteça fazer exercício ou ires ao ginásio, faz um esforço por, ao menos, saíres de casa. Compromete-te a caminhares durante 10 minutos, e o mais provável é que depois queiras continuar. Mas, se ao fim desse tempo continuares sem vontade, volta para casa, nem todos os dias temos disposição e 10 minutos de exercício são melhores que nenhum exercício.


E, um bónus:

- Pensa na sorte que tens em poderes fazer exercício. A saúde é geralmente algo a que só damos valor quando a perdemos. Vamos celebrar a vida da melhor maneira, activamente!



E, seguindo uma das minhas próprias sugestões, inscrevi-me para outra prova de 10km. Amanhã! Me-do! Foi um pouco em cima da hora, mas agora já está. Ó meu Deus, ó meu Deus! Estou ansiosa e já comi hidratos de carbono suficientes para dar energia a 5 quenianos (um dia normal, portanto).

Depois conto como foi.
Desejem-me sorte!

5 comentários:

  1. que prova é essa?
    tb quero inscrever-me numa!
    queres combinar e fazemos uma próxima juntas?
    Conheces alguma?

    adorei as tuas dicas! são todas lindas e mto importantes :)

    boa sorte para amanhã e responde-me, se quiseres, por mail: pizzadequeijoefiambre@hotmail.com

    beijinhos

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  2. Pizza: Boa ideia!!! Amanhã respondo-te com mais calma, agora vou TENTAR dormir (nervoso miudinho...) :)
    Beijinhos

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  3. Olá..vim buscar inspiração ao teu blog...vou-me colar a ele.

    Beijinhos

    Elisabete Cruz

    http://tralhasepanelas.blogspot.pt/

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  4. Boa noite! Até chegar a este post já devo ter lido todos os teus post sobre planos de treino e como iniciar. A verdade é que já ando a pensar há algum tempo começar a correr. Especialmente porque ando numa altura em que a cabeça pensa de mais. Talvez comece pelos "treinos de madrugada" e vou colar esta lista no meu pensamento!

    Muito -MUITO - Obrigado! :)

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  5. Mariana: Obrigada. O importante ao início é começares devagar e não desmotivares. Ao fim de dois ou três meses torna-se hábito.
    Beijinhos

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