9 de fevereiro de 2012

Vem ginasticar, é bom ginasticar!

(Alguém se lembra disto, ou sou eu que estou a ficar velha?)


Como para mim, ultimamente, contar repetições é uma tortura mental (as flexões estão-me a matar),  achei uma boa ideia a deste cronómetro, que nos permite seleccionar o número de segundos para cada exercício, bem como o tempo de intervalo para recuperação. Assim, apenas temos de repetir até ouvir a campainha, e somos nós que escolhemos a intensidade e durante quanto tempo.


Este cronómetro serve também como base para os exercícios de Tabata, um método que consiste em realizar um esforço de alta intensidade, com curta duração e repetidas vezes.

Basicamente, é um exercício com 4 minutos de duração, com a seguinte estrutura:
- 20 segundos de exercício na intensidade máxima que conseguirem
- 10 segundos de intervalo
- 8 repetições

O bom deste método é que podemos escolher os exercícios que queremos para completar a série. Ou seja, podemos fazer 4 minutos de uma série de 8 repetições de flexões (não aconselho!!!), de agachamentos, abdominais, etc., ou podemos introduzir variedade e fazer uma série com 8 exercícios diferentes: 20 segundos de abdominais, descansa 10 segundos, 20 segundos de agachamentos, descansa 10 segundos, e assim sucessivamente.

Como é um exercício que nos acelera o metabolismo, é muito bom para quem quer queimar gordurinhas! Meninas, toca a mexer!

Para primeira experiência, adaptei este exercício de pernas,  repetindo cada exercício recomendado durante os 20 segundos, descansando 10, e passando ao próximo. Atenção, apesar de serem apenas 4 minutos, não é fácil! Não se esqueçam de que o objectivo é fazerem o máximo de repetições possíveis, por isso aconselho que comecem por exercícios que já conheçam e saibam fazer na posição correcta, para evitar lesões, e apostem na variedade. Como descobri a custo, repetições de intensidade localizadas sempre nos mesmos membros é duro!

Aqui fica um vídeo para se inspirarem:


Esta rapariga tem vários videos dedicados ao exercício Tabata no youtube.
Se precisarem de ideias, pesquisem por Burn Fat Fast Tabata Workout.


Assim, mesmo as mais friorentas, já não têm desculpa para não fazerem exercício. São só 4 minutinhos do vosso dia, quero ver tudo a ginasticar!

1 comentário:

  1. nunca tive motivação suficiente para fzr "ginásio" em casa, mas é mto giro ver como adaptas-te perfeitamente a isso :)

    eu comprei as sementes de chia no el corte ingles, mesmo da marca lá deles pq são carotas :)

    beijinhooooos

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