25 de março de 2012

Equinócio, suor, e provas de sonho

Hoje acordei por volta das 08h, com um humor de 07h (malditos equinócios) e andei na ronha até finalmente sair de casa para a corrida de fim-de-semana.
Como saí mais tarde, pensei que fosse encontrar novamente muitas pessoas, mas, não sei se por causa da mudança da hora ou se por 1/4 da população de Lisboa e arredores estar na Mini-Maratona, não se via quase ninguém.

Sombra gigante.
Treino de hoje:
Manhã
Distância: 10,5 km
Tempo: 1:05:38

Estava com tanto sono que nem sei em que pensei durante a corrida. Acho até que devo ter adormecido lá para o km8 porque, quando dei por mim, já tinha passado dos 10km e nem reparei. E eu costumo ir bem atenta à altura em que finalmente vou poder parar.

De manhã, quando acordei, estava assim o tempo meio nublado e acho que subvalorizei o poder do sol porque levei uma sweat-shirt e, ao final do primeiro quilómetro, tive logo que a tirar e pôr à cintura, o que  não dá jeito nenhum e farto-me de transpirar na barriga e fundo das costas.

Como acho que estas minhas palavras precisavam de evidência visual para provocar o devido impacto, aqui têm o estado das calças quando cheguei a casa:

De nada! ;)

Depois fui beber o meu habitual copo de leite com chocolate e assistir à Meia-Maratona em directo na rtp.


Há uns anos participei na Mini-Maratona (8km) e foi giro, pela experiência, mas não é uma prova a que se vá para correr. É demasiada gente e já só conseguimos estar um bocadinho mais à larga quando saímos da ponte. Aconselho a quem nunca foi, e que tenha curiosidade, que vá, com amigos, tirem umas fotos no cimo da ponte, mas não vão para ver em quanto tempo conseguem fazer os 8km, porque vão passar mais tempo a ver cabeças e costas (se tiverem sorte e forem altos), a 2cm da vossa cara,  do que propriamente a sprintar para um recorde pessoal. 

Em relação à Meia, o atleta da Eritreia, Zersenay Tadese, venceu a prova pela terceira vez consecutiva, com o tempo de 59:34, mas não conseguiu bater o recorde mundial por ele próprio fixado em 2010, de 58:23.

Notem que demorei 01h05 a fazer os 10km hoje de manhã e este senhor completou os 21km em 59 minutos... Nada como uma boa injecção de moral desportiva para começar bem o dia! Mas atenção que eu ia a dormir. Tenho a certeza de que se estivesse bem acordada era capaz de ter feito os 10km em... 01h03.


E já que estamos numa de moral desportiva, aqui fica uma lista das minhas provas de sonho/provas em que um dia gostava de participar:

1. Meia Maratona de Lisboa
2. Meia Maratona do Porto

E depois, porque nunca fiz nenhuma Meia, e quase que morri a fazer os 15km, mas eu gosto de sonhar grande e tenho um positivismo que desafia a realidade:

3. Maratona de Sevilha
4. Maratona de Barcelona
5. Maratona de Londres

E, the american dream:

6. Maratona de Nova Iorque



Já me imagino na linha de partida a ouvir o national anthem, no meio de milhares de corredores de todo o mundo, a percorrer as ruas que vejo em filmes, centenas de pessoas a apoiar, terminar no Central Park e cortar a meta ao som de Frank Sinatra, New York, New York... E depois, se ainda tiver líquidos suficientes em mim, choro. E, com sorte, não morro depois.

Um dia, um dia...



Boa semana!


7 comentários:

  1. Olá!

    Engraçado, eu no Porto praticava Yoga Swasthya, mas aqui em Lisboa já reparei que é quase tudo Yoga Samkhya! ;)

    Eu também acho piada quando as pessoas dizem que o Yoga é relaxante! A meditação sim, mas o Yoga? Às vezes em algumas posições até fico com lágrimas nos olhos :P É desesperante :P

    Um dia vais conseguir correr a Maratona de Nova Iorque :D Tu própria disseste que há relativamente pouco tempo não conseguias correr nada, e agora já fazes 15 kms ;)

    Beijinhos e tem uma óptima semana!

    ResponderEliminar
  2. Também quero correr uma meia e uma maratona ainda mais! O máximo que já fiz foi 10 e acho que agora me vou concentrar a melhorar esta distancia primeiro... Quem sabe se daqui a um ano não estaremos a participar na meia de Lisboa! :)
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  3. Quando quiseres ir correr ao Porto, diz-me se faz favor! Sou fã das provas da Runporto, desde a Corrida da Mulher, até à Maratona!

    E tu menina, tens muito quilómetro para palmilhar e MELHORAR, e melhorar não é só fazer mais distância em menos tempo, mas também (digo eu) conseguires correr "n" kms num ritmo confortável e nessa altura fazes a Maratona com uma perna às costas (4 horinhas ou 5 horinhas, mas FAZES!)

    Beijinho e boa semana

    e...ah!! Excelente treino o de hoje. Principalmente porque correste, ao contrário de "outras" pessoas - quem será?

    ResponderEliminar
  4. ahahah, ainda por cima com o calor que estava hj, deve ter sido bonito deve !!!
    essa de adormecer a correr tb ja me aconteceu !!! lol mas n era capaz de fazer 10 km !! nem a dormir rapariga! eheheh

    beijinho e boa semana

    ResponderEliminar
  5. Ai, foi tão bom ler este post...
    deixou-me calma, sei lá.
    Para o ano, mesmo a sério, estamos na Meia!:)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Eu quero ler a descrição da meia maratona...
    E acho q este ano ainda é ano.. para ti e para a pizza.. ate novembro teem tempo de sobra para preparar a meia maratona... e fazer em menos de 2h...

    Objectivos audazes alegrias em dobro..

    :)

    Eu era mais maratona de londres e boston... :)

    A de new york exige como tempo minimo para homens 1h23m na meia maratona.. (penso eu )

    ResponderEliminar
  7. Humm... A meia-maratona são 21km?
    Então e a Maratona?
    (ops)

    Eu fico pela mini-meia-marotona que devem ser aí uns 8km e quando os conseguir correr de uma vez só, a uma velocidade que não seja de tartaruga e que seja confortável ja me dou por satisfeita.
    Quando isso acontecer então talvez venha a pensar (sonhar) com algo mais. lol

    ResponderEliminar