21 de março de 2012

A precisar de mais sal na minha vida?

Não é esse "sal" que estão a pensar... Estou mesmo a falar de sal, o cloreto de sódio, mais conhecido por sal de cozinha.

Eu não sou pessoa de usar muito sal na confecção dos alimentos. Já a minha mãe não utilizava muito e eu aprendi a cozinhar utilizando outras ervas e especiarias para dar sabor.

No entanto, não sei o que se passa comigo ultimamente, parece que ando com desejos de tudo o que é aperitivos salgados. A gota de água foi esta:

Pacote quase no fim.

Isto, meus amigos, são favas secas salgadas. E, reparem, eu detesto favas. Mas, desde há uns tempos para cá, se polvilharem uma pedra da calçada com sal, eu sou bem capaz de comê-la!

Adianto desde já que não estou grávida (uma mulher tem sempre de excluir esta hipótese). A que se deverá esta minha compulsão?
Já pensei que, como não uso muito sal a cozinhar e corro três ou 4 dias por semana e bebo muita água, que seja o meu organismo a tentar compensar alguma falta de sódio? Não faço ideia. Alguém?

Entretanto, vou fazendo felizes os fornecedores de aperitivos salgados de marca branca.


Hoje era para ter ido fazer um treino de 7km, mas as coisas atrasaram-se e cheguei tarde a casa. Quando estamos com pressa e sem vontade de cozinhar, pegamos em tudo o que temos na cozinha, colocamos sobre uma camada de alface e chamamos-lhe "salada".

A "salada" do jantar
(+ omelete não incluída na foto)


Amanhã, vou tentar (sublinhar o tentar) acordar mais cedo para fazer os tais 7km de hoje.
Quando acordo de manhã e abro a janela, vejo quase sempre duas vizinhas a regressarem da sua caminhada matinal. De fato-de-treino e ténis, lá vêm elas animadas e na conversa. Deve ser tão bom o dia começar com qualquer coisa em mente para além do "ir para o trabalho".

Se elas conseguem, um dia também vou conseguir! Claro que é diferente quando temos companhia, a motivação é logo outra. Alguém se quer juntar para uma corrida às 07h da manhã? Não se ofereçam todos ao mesmo tempo! ;)


Até amanhã!


10 comentários:

  1. Bem a essa hora devo estar a preparar para fazer uma volta de bicicleta, e assim descanso os músculos das corrida. E aproveita e vou estar às 10:00 na porta da Fundação EDP para levantar os dorsais para a Meia-Maratona!
    Boa corrida para amanhã :)

    ResponderEliminar
  2. Eu ia... mas é para a expo não é? :S teria q sair as 6h20 de casa!

    Olha, como é que fizeste o teu plano das corridas semanal?

    é que o meu é: correr 8km 2x por semana e pronto,não passo dai neste momento! :)

    e tu?

    beijinhos :)

    ResponderEliminar
  3. Olá! Olha pedi ajuda ao P. (porque duas cabeças médicas pensam sempre melhor do que uma) e eis o que concluímos:

    * Se corres muito e bebes muita água e não usas sal é possível que estejas com hiponatrémia (falta de sódio). Por outro lado, não está documentado que a hiponatrémia dê 'apetite por coisas salgadas', normalmente até dá falta de apetite, náuseas, vómitos, cansaço, fraqueza muscular ou cãimbras.

    Por isso é um mistério :P Por outro lado, também ninguém sabe porque é que crianças com falta de ferro têm pica (nome médico para a vontade de comer terra), mas isso acontece com muito boa gente e com muitas crianças que se transformam em adultos muito inteligentes e que preferem esquecer o seu passado de comedores de terra e não falar do assunto (ouvi dizer, tenho um amigo, contaram-me).

    É isso. Não te esclareci, mas vou pesquisar na literatura científica o que encontro sobre 'fome de aperitivos salgados' - são especificamente de marca branca, ou não tens preferência? xD

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  4. Ericeira, 08h30m, domingo, combinado??? ehehehehehhehe

    Epá, eu às vezes tb tenho esses desejos de algo salgado até porque, como tu, quase não utilizo sal na comida. Um dia destes até salpiquei meia dúzia de cajus (que compro sem sal) com sal e pimenta. Caramba...estava mesmo a precisar aquilo!!!

    Estranho, não é?

    beijinhos!!!

    ResponderEliminar
  5. estás de esperanças ??? ahahahah
    tou a brincar !!
    sei lá as vezes o nosso corpo pede-nos coisas bem estranhas !

    no outro dia esqueci de te responder eu fui federada em Judo

    Beijo

    ResponderEliminar
  6. Eu ia, com muito gosto.
    Mas tenho aquele problema dos 900km. :)

    ResponderEliminar
  7. (Sim eu pedalo com esses ténis.) lol

    ResponderEliminar
  8. (Por enquanto é só na estacionária mas quando a crise deixar hei-de investir numa "normal" e continuar a usar os que prendem. Sei eles não consigo pedalar.)
    :D

    Bjos

    ResponderEliminar
  9. Yap, é 1 de Novembro xD Sim, nós somos tolinhos :P Sim, eu tenho uma aplicação no Iphone que diz quantos dias faltam para o Natal xD

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  10. Eu só não me ofereço, porque para os meus horários, às 7 da manhã já tinha de ter terminado o treino e terminado o banho!!! Por isso estás a ver... assim, a que horas teria de sair para treinar? e sem companhia é como dizes: é sempre mais fácil ficar na cama do que ir correr! (embora no passado o fizesse, treinos a começar às 5:30 da matina por exemplo! E olha de DE VERÂO sabem muiiiiiiiito bem!!!

    ResponderEliminar