20 de março de 2012

To Nike or not to Nike

Eis a questão.

Sempre me dei bem com ténis da marca asics. Sei que há alguns corredores que não gostam muito, mas eu sempre gostei e acho que, em termos de ténis de corrida, devemos mantermo-nos dentro do que resulta connosco e com os quais nos sentimos confortáveis, daí me ter mantido mais ou menos fiel à marca, variando ocasionalmente nos modelos. Além disso, encontram-se modelos com relação preço/qualidade acessível.

Quando era pequena, no Grupo Desportivo em que andava tínhamos direito a um par de ténis novos todos os anos, e, às vezes, variava a marca. Na altura não me dei muito bem com uns Nike, por isso, quando chegou à altura de ser eu a comprar os meus próprios ténis, fiquei sempre reticente em investir nuns. Claro que isso se passou há muitos anos e, hoje em dia, existe uma maior variedade de opções com qualidade.

Um dos meus pares asics estava já demasiado gasto e achei que estava na hora de comprar um novo par de ténis. Como de momento não dispunha de um grande orçamento, sabia que ia ficar restringida em relação às minhas escolhas. Já tinha passado por estes ténis antes e resolvi dar-lhes uma hipótese.
Atenção, na altura de escolher uns ténis de corrida não podemos estar com constrangimentos! Calcem-nos e andem pela loja com eles, dêem saltinhos, façam até um pequeno jogging com eles, se tiverem espaço para isso. Não comprem nunca um novo par de ténis sem os testarem em movimento, mesmo que as pessoas na loja fiquem a olhar para vocês (nota de futuro: escolher um dia calmo durante a semana e evitar as multidões de fim-de-semana).

Na altura experimentei os Nike e outros asics mas, tendo em conta que a diferença de preço ainda era elevada e eu me senti bem com os dois, acabei por optar pelos primeiros.

Ao fim de uma semana, o balanço que faço é o seguinte:

PRÓS

  • A razão principal para a escolha dos novos ténis foi, não vou mentir, o preço. O facto de estarem com 40% de desconto foi o que, após alguma deliberação, me levou a escolher os Nike.
  • São giros! Não tão giros como estes ou estes, mas, ainda assim, giros. E toda a gente sabe que para a maioria de nós, mulheres, o lado estético do equipamento desportivo conta muito.

Atacadores cinzentos ou azuis?
Acabei por não optar por nenhum destes.

  • Além disso, sou uma mulher prática, e o facto de serem cinzentos disfarça durante mais tempo o grau de sujidade. -> Muito útil!
  • São aconchegantes, sem serem demasiado justos, no pé.
  • À frente, e apesar do design dos Nike ser mais estreito do que os asics, noto que o espaço para os dedos dos pés é maior (apesar de serem o mesmo número) e não sinto os dedos tão "apertados" depois da corrida.
  • Parecem ter um bom amortecimento.


CONTRAS

  • Até agora, o principal defeito que lhes aponto é a ausência de uma curvatura na zona superior do calcanhar. Exemplo:


Este corte a direito incomoda-me um bocado durante a corrida. Ontem raspou-me um bocado o tornozelo esquerdo. Espero que seja uma questão de hábito e com o tempo "amacie", senão não sei o que fazer. Se se tornar mesmo muito incómodo vou ter de cortar e esperar que não fique pior!

  • Não são uns ténis muito "robustos". Ou seja, não são ténis com os quais possa fazer muitos quilómetros, mas, para a média que corro, e intervalando com os que tenho em casa, servem.
  • O que acima descrevi como "aconchegantes", para algumas pessoas pode ser entendido com muito apertados no peito do pé. A mim, esta característica não me incomoda porque o meu pé é "estreito" mas, para pessoas com o pé um bocadinho mais largo ou "batatudo", estes ténis podem revelar-se demasiado restritivos.
Por enquanto, é tudo. Com o uso continuado pode ser que venha a descobrir uma nova qualidade ou defeito a acrescentar à lista.



E agora, só porque é terça, seguem-se três factos irrelevantes sobre os meus pés, que vocês não perguntaram nem estão interessados em saber mas que eu vou partilhar à mesma :):

1) Calço o nº 37, mas em calçado desportivo compro sempre meio número acima (37,5) porque acho que o 38 me fica demasiado largo.

2) Nunca tive uma lesão devido à corrida mas, na minha primeira grande caminhada, fiquei com uma lesão nos dois pés devido a uma escolha muito irresponsável e idiota de calçado. Lição aprendida!

3) A sola dos meus pés é um mapa de guerra, ou, se quisermos ser mais directos, calosidades (as coisas que eu partilho...). Muitos já vêm desde pequena, e acho que é um mal comum a todos aqueles que correm ou fazem caminhadas ou outros desportos com muito impacto nos pés. (Digam-me que não sou a única, para não me sentir tão mal. Ou então dêem-me o contacto da vossa esteticista).



Quem está agora a começar a dar os primeiros passos de corrida já sentiu alguma dúvida na hora de escolher uns ténis? Já vi algumas pessoas a correr, e uma ou outra em provas, que não usa calçado adequado. Correm com ténis de passeio ou lazer, que não estão preparados para um exercício deste impacto. Uma má escolha de calçado pode levar a lesões complicadas, por isso, em caso de dúvida, peçam sempre aconselhamento na loja (se possível, numa loja especializada).


- E vocês, que marca de ténis usam?
- Alguma preferida?


11 comentários:

  1. Bem que análise completa aos ténis ! hehhe
    Então eu compro sempre ténis nike para fazer desporto ( talvez mais pela estética ) haahah, mas eu acho que a qualidade da nike não é má ! asics por acaso nunca usei! e o meu nº já agr também é o 37,5 nas sapatilhas !
    quanto ao estado dos pés lololol bem ultimamente tão lindos, e isso é mau quer dizer que n tenho corrido mt ! porque quando corro a sério, também ficam tds esfolados etc etc, n importa o calçado, claro que importa pk uma vez experimentei correr com uns da sportzone e acabei com os pes completamente escaldados e queimados! mas eu acho que é impossivel ter uns pes impecáveis quando se corre mt.
    hehe

    beijoca

    ResponderEliminar
  2. "- E vocês, que marca de ténis usam?
    - Alguma preferida?"

    - NIKE e... NIKE! :)

    Mas eu que calço em calçado "normal" o 38 - 39, em ténis de corrida o meu "ideal" é 40,5 !!!

    Acho meio número de diferença muito pouco, como referes que fazes. Mas... se te tens dado bem assim... não mudes, como é evidente. Mas é que o pé dilata em esforço e eu acho esse meio número que pões a mais, muitíssimo pouco...

    Beijinho e bom treinos e AH! Isto de marcas e números, e etc e tal, ele há hoje em dia um leque de modelos e tipos tão variado dentro da mesma marca, que acho que fica difícil uma apreciação justa. As pessoas, onde eu me incluo, limitar-se-ão a falar da sua experiência e será sempre uma coisa muito subjectiva e parcial...

    ResponderEliminar
  3. Maria: Eu já cheguei a comprar 38 exactamente por causa disso, mas não resultou muito bem. Acho que é porque calço 36/37 e uso o 37 já mesmo para estar "mais à larga". É como dizes, temos de ir pelo que resulte connosco.
    E sim, vai ser sempre subjectivo falar de marcas e ténis porque, lá está, são gostos e preferências pessoais. Tenho um amigo que odeia asics, que são "genéricos" e blá blá! :) Eu, que do tema percebo pouco, só sei aquilo com que me acho confortável. Daí ter optado pelos Nike agora, que são da "concorrência" lol

    Beijinhos**

    ResponderEliminar
  4. eu tenho um problema com o teu blog, é que eu quero sempre responder a tudo que depois nao respondo (quando posso responder rápido)
    porque gosto muito dos teus posts. são motivadores :D
    e logo para uma naba da corrida que queria deixar de ser naba.

    Eu antes tinha uns de uma marca da sportzone (que nao é sportzone, mas é do tipo), e foi com eles que fui a santiago. e por incrivel que pareça eram muito confortaveis mesmo, levezinhos, e tinham custado 9 euros.
    agora tenho uns puma que encontrei em saldos a 19 euros. nao é da minha cor favorita (aliás, é das que menos gosto) mas são muito confortaveis. por enquanto nunca senti qualquer desconforto. e têm aquele recortado atras.
    eu nao entendo nada de marcas de sapatilhas de corrida, e sim, foi dificil decidir o que comprar. mas por enquanto até estou satisfeitinha

    Beijinhos grandes **** e uma boa noite!

    ResponderEliminar
  5. Bons dias! :D

    Eu para correr uso umas nike (bem velhinhas já por acaso) :) A mim todo o calçado me esfola o calcanhar atrás quando é novo, o que faz com que o meu calcanhar seja de facto um verdadeiro cenário de guerra (é literalmente o meu calcanhar de Aquiles!)

    Eu ontem lembrei-me que era terça, e questionei-me logo sobre o que irias escrever :D

    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  6. Olá,

    eu nunca tive ténis de outra marca que não Nike e eu pessoalmente gosto.
    No ínicio do ano resolvi comprar uns novos ténis, que fossem próprios para corrida e acabei por comprar Nike. Só os usei uma vez em corrida e sinceramente achei mto confortáveis.
    Calço o 37 e comprei 38,5 por sugestão da rapariga da loja e acho que fiz bem. Ela ainda sugeriu o 39 mas optei pelo 38,5.
    E por falares em pés, eu tenho uma calosidade no meu dedo mindinho que me doi imenso, ainda não consegui livrar dela. grrrr :D

    A aula de bike correu bem, hoje acordei com dores no joelho o que me deixa um pouco preocupada porque já tive uma lesão nos joelhos devido a estas aulas.
    Só por curiosida, para estas aulas não uso Nike, uso uns ténis SIDI de encaixe que dão muito mais conforto que os ténis normais. E além disso ajuda a prevenir lesões e eu sinto que trabalhamos melhor e mais musculos. :P

    Oppsss... desculpa, acho que já me alonguei demasiado.
    Fizeste-me uma pergunta e eu vim aqui e disse tanta coisa. :D
    Bjinhos e boas corridas.

    Ah... hoje é dia de voltar as corridas. ;)

    ResponderEliminar
  7. No meu caso não tenho muito por onde escolher, sou pronador por isso estou limitado a alguns modelos.

    Actualmente corro com uns Asics 2160, quando mudar de ténis gostava de experimentar o modelo correspondente da Nike (Air Structure Triax) mas é um pouco como dizes, não quero estar a investir bastante € e depois não me adaptar aos ténis.

    Uma curiosidade, calço habitualmente o 42, depois de uma consulta especializada (http://www.doutorpe.pt/) fiquei a saber, entre outras coisas, que para ténis de corrida devo usar o 10 Americano que equivale ao 44 Europeu.

    ResponderEliminar
  8. Eu calço 40.5 e ando com 42 da Mizuno...

    E para mim apenas Mizuno ou Asics..

    :) então a preços baixos.. 100 vezes melhor um mizuno de 60 euros do que um nike de 60 euros :D

    o mesmo com os asics.. :)

    ResponderEliminar
  9. Oi :D

    Pois, não sei quanto tempo se aguentam :P As minhas outras experiências correram mal (do género directamente-para-o-lixo-style), e estas já acabaram :P Mas não tem nada que se estrague, o sumo de laranja é ácido por isso é conservante (digo eu), acho que não há razão para não se conservarem durante algum tempo :P

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  10. Para quem quer comprar umas sapatilhas de corrida nada melhor que isto!
    Obrigado menina que corre muito e bem!

    ResponderEliminar
  11. E para quem andava a pesquisar sapatilhas de corrida este teu post é um mimo. Só te posso agradecer :) obrigado!

    ResponderEliminar