1 de abril de 2012

Falemos de corrida (para não variar) e outros desafios (para variar)

Hoje, ao contrário do que disse sexta-feira, acabei por não participar em nenhuma prova.
Não consegui passar ontem em Alcântara para me inscrever na corrida da APAV (alguém foi? como correu?), e acabei por aproveitar para ir ao ginásio, ao 2º e último open day. Assim, participei numa aula de spinning e noutra de Body Combat (coordenação procura-se! Perdida por volta de 2008/2009).
Estava um pouco (é favor) dorida do exercício do dia anterior, mas nada como curar as dores musculares com mais exercício! (Ou com descanso, se tiverem juízo).

Assim sendo, achei que não ia estar em condições de correr hoje, ainda que fosse apenas na prova de 6km.

Mas hoje acordei cedo, sem sono nenhum (o que é raro) e estava mesmo o tempo que gosto para correr: nublado, sem muito calor. Por isso, tomei o 1º pequeno-almoço do dia,


calcei os ténis,
Os velhinhos. Ainda não estou a amar os novos.
e fui correr.

Agora, o que vou dizer a seguir pode chocar-vos... Hoje não gostei muito de correr. (O quê??!) Sim, é verdade, não estou a dizer isto por ser dia 1 de Abril nem nada.
Simplesmente não estava no espírito da coisa, e perguntei-me por diversas vezes o que estava ali a fazer. Custou-me bastante. Mas, mesmo assim, acabei por correr 11km muito contrariados (mais porque, como já tinha corrido 5km na direcção contrária à da minha casa, tinha de voltar para trás de qualquer maneira, e continuei a correr).

Treino de hoje:
Manhã
Distância: 11km
Tempo: 1:10:02

Vou pôr as culpas do sucedido de hoje no facto de ter feito mais exercício no ginásio do que é costume (= nenhum) e não se fala mais nisso.


Para quem me tem dito "porque não uma Meia-Maratona?", primeiro: obrigada pelo voto de confiança! (não leram sobre a minha morte lenta nos 15km? ahah) e, segundo, a razão principal de não pensar, pelo menos até ao final deste ano, em treinar a esse nível é porque, a nível profissional, vou ter umas mudanças no início do Verão. Ainda não sei como vai ser a minha vida nos meses de Junho e Julho. Para além de que, se tudo correr bem, tenho um objectivo, do qual vos falarei se se vier a concretizar, que, lá para Setembro, me obrigaria a estar ausente durante um mês.

Ora, uma paragem de um mês a meio de um treino para uma Meia-Maratona não me parece uma boa ideia, mesmo que o objectivo seja "só" o de completar.

Em todos os casos, eu vou correr uma Meia-Maratona, porque faz parte da minha lista de "coisas a fazer na vida", que eu levo muito a sério. Podia ter-me limitado a escrever "correr 5km", mas NÃOOOOOO, claro que tinha que pôr a fasquia alta, qual era a piada? E a seguir, "uma Maratona"... completamente. Onde é que eu estava com a cabeça quando criei esta lista? Não sei.




Depois do treino contrariado desta manhã, voltei para casa e tomei o meu 2º pequeno-almoço do dia:

Todos os ingredientes, excepto o leite com chocolate, foram misturados e transformados numa papa com um aspecto
não muito atraente, mas que sabe bem.

O resto do dia só pode ser bom quando terminamos a manhã com dois pequenos-almoços, por isso fui organizar a minha agenda para Abril e, no que ao exercício diz respeito:

- Vou voltar a seguir um plano de treinos. É a única forma de me "obrigar" a ser mais disciplinada na corrida.
- Vou-me inscrever numa prova de 10k para me manter motivada e testar a minha (hipotética) evolução.
- E, para compensar o treino de força que me falta, vou participar noutro desafio caseiro. Desta vez, o desafio de 30 dias, do site Bodyrock.



Como eu não me inscrevo num ginásio porque não tenho tempo/vontade/dinheiro (é mais porque sou forreta pobre, mas as outras duas também são verdade), tenho de arranjar forma de fazer exercício muscular e localizado na mesma.

A experiência do primeiro desafio, das 100 flexões, foi dolorosa, mas consegui completar, e ainda hoje continuo a fazer flexões, embora não tantas (continua a ser doloroso)! Por isso, vou agora comprometer-me a cumprir este desafio, que consiste numa série de exercícios de força, cárdio ou flexibilidade, não superior a uma duração de 12 minutos, 5 dias por semana (2ª a 6ª). No final de cada semana faço o ponto da situação. Vamos a isso!

- Quais os vossos planos para Abril?

Boa semana!

8 comentários:

  1. Em Abril vou participar em duas corridas. Na Sempre Mulher e na da Liberdade. Estou em êxtase, depois de uma Mini-Maratona da Ponte não prevista, estas vão ser as minhas primeiras corridas programadas. E se não conseguir fazer o percurso sempre a correr? E se desmaiar durante o caminho? Estou a seguir o plano da ASICS que recomendaste, vamos ver…
    Beijinhos e bons treinos!

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  2. Boa, Carla! E vai correr tudo bem, não te preocupes! E se precisares de andar um pouco também não faz mal nenhum, o que interessa é acabares a sentires-te bem e pronta para te inscreveres noutra! :)
    Essa da Liberdade também andei a ver, mas estou indecisa entre duas provas muito próximas. Vais fazer o percurso B (5km)?

    Beijinhos!

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  3. Cordenação procura-se, a única diferente é que eu não sei se algum dia a tive. :D
    No sábado fiz uma aula de cycling seguida de uma aulinha de combat e... ai jesus. Que desastre. :D

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  4. Objectivos para Abril?!
    Já nem vou falat em perder peso. Falo antes em: Tonificar! Tonificar! Tonificar!

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  5. Duas provas muito proximas nessas distancias é positivo.. nao tem nada de negativo :)

    Eu agora so tenho prova 20 de maio...

    Vamos ver ;) Faz o plano da Asics para 4 treinos por semana ;)

    Eu comprovo q seguindo aquele plano.. os resultados pretendidos sao atingidos :)

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  6. Xinapa!!! 11 kms e n gostas t mt de correr ontem ??? Pudera de tivesses gostado raparigada!! Andas lhe a dar à grande!!! :P eu as vzes também quando n vou ao gym procuro uns videos de workouts poderosos tipo 10 + 10 min e me deixam mm ko ...
    Quanto à questãozinha, eu própria ontem perguntei o mm a mim mesma ( ? ) lol
    Então este mês quero ir mais ao gym, e correr pelo menos 5 km sem ficar a morrer ! chega ? lol

    beijinhos, boa semana e obrg por teres dado pela minha ausência hihi

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  7. Nainho, eu corro como uma menina! ;p lol Mas tens razão, eu tenho um bocado de medo de arriscar mais e, se calhar por isso, evoluo tão pouco.

    Agora comecei a seguir um plano da asics, mas apenas de 3 dias.

    Vais fazer uma prova de quantos kms?

    Boas corridas!

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  8. Sim, vou fazer a dos 5Km. A dos 11km, se tudo correr bem, fica para o próximo ano… ;)
    Vem também, nem que seja a dos 5Km, para sermos muitas gaijas!

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