8 de abril de 2012

Gula e exercícios (inclui Desafio 30 dias Bodyrock - semana 1)

Olá! Então essa Páscoa? Portaram-se bem, não abusaram nos doces? Eu abusei. Mas o culpado é apenas um:

CULPADO.

É assim, uma pessoa bem tenta, mas ele não deixa. Sobretudo nesta época, que se alia às amêndoas numa combinação tentadora.


O bom, é que também fiz muito exercício! E este já é um vício mais saudável. Ora vejamos...

Como sabia que não ia estar por casa no sábado, dia a que geralmente dedico a minha corrida matinal (a minha preferida), tentei ir na sexta. Acordei e estava um dia de sol, algumas nuvens no céu, mas nada de assustador. No entanto, no espaço de tempo que demorei a tomar o pequeno-almoço e vestir-me, isto aconteceu:
É o fim do mundo, abriguem-se!

Uma tempestade de granizo! Durou apenas alguns minutos, mas foi de tal forma intensa que a rua parecia cheia de neve.

Fico contente por teres caído na minha mão, e não na minha cabeça.


Ainda bem que não saí de casa mais cedo. Por outro lado, tenho a certeza de que a minha velocidade ao quilómetro teria descido consideravelmente. Fica para a próxima.


Assim sendo, aproveitei para concluir os exercícios que tinha em atraso (dias 4 e 5) do desafio 30 dias Bodyrock, a que eu me propus sem conhecimento profundo de causa, apenas porque achei que seria giro experimentar treinos de força em casa. Segue-se o resumo da 1º semana:



Dia 1 (Também conhecido por "dia em que tomamos consciência da nossa falta de resistência muscular"):

No dia 1 fazemos um teste físico de repetições de um determinado exercício em intervalos de 50 segundos. Para controlar o tempo, utilizei o temporizador online de que falei aqui. O resultado foi o seguinte:
  • Squat jumps - 20
  • Push ups - 15
  • Burpees (aka the devil!) - 6
  • High knees - 70 (35 cada)
  • Switch lunges - 18
  • Tuck jumps - 14
  • Tricep dips - 15
  • Straight abs - 9*

Peço desculpa por os nomes estarem em inglês, mas alguns não sei o equivalente em português e sou demasiado preguiçosa para ir pesquisar.

* De todos os resultados, o que mais me surpreendeu foi a fraca prestação nos abdominais. É um exercício que faço com frequência, mas esta variante custou-me mais.


Dia 2:

Flexões e repetições de força em pirâmide (séries de 10, 9, ...2, 1 repetições).

Neste dia, começámos logo bem porque era necessário um sandbag (literalmente: saco de areia), coisa que eu não tenho, nem tinha ideia de que existia. Mas como boa portuguesa que sou, resolvi as coisas.

Primeiro, pega-se no antigo saco de ginásio:

Feito.
Segundo, revolve-se a despensa à procura de sacos de arroz e massa:

Feito.
Terceiro, colocam-se os sacos dentro da mala, fecha-se, e estamos prontos para o exercício:

Feito.
Como não tinha assim tantos sacos de arroz e massa disponíveis, o peso total não passou dos 7kg, o que ao início pensamos que é pouco, mas a meio das repetições ficamos contentes por não ter um armazém em casa.



Novamente exercícios com o amigo sandbag e um bónus de abdominais.
Para motivar, temos várias fotos da instrutora, em biquíni, a exibir o seu corpo invejável.

She's sexy and she knows it.

Dia 4:

Não concluído. A página do exercício não abre totalmente, tentei várias vezes. Desisti.


Dia 5:

Novamente a instrutora sexy.
  • Exercícios de aquecimento (sandbag)
  • Componente de cárdio (salto à corda)
  • Arrefecimento (com variante suicida de flexões, para a qual utilizei, como alternativa, uma cadeira)

E a primeira semana está completa. Houve dias em que não me apeteceu e não fiz, tendo que acumular dois grupos de exercícios num só dia, o que foi difícil. Vou tentar ser mais consistente esta próxima semana. Siga!



E hoje de manhã terminei a semana com uma corrida matinal.

Treino do dia:
Manhã, sem música.
Distância - 7km intervalados
Tempo - 41:20

Distância total com intervalos - 10,5km

Gostei de acordar cedo, senti-me bem, mas notava as pernas cansadas dos exercícios de sexta-feira.


E vocês, prontos para aniquilar os excessos da Páscoa?


Boa semana!

4 comentários:

  1. O ano passado também tivemos tempestades dessas aqui (na zona de Benfica) mas este ano não, só chuva.. Ainda bem que não chegaste a sair! Levar com uma pedra daquelas em cima deve ser traumatizante...

    Por acaso nem me excedi muito nestes dias, o problema vai ser dar conta dos doces que me deram durante a próxima semana :x

    Beijinhos!

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  2. Isso do granizo foi uma coisa...A minha irmã saiu de casa com um solzinho lindo e a caminho de Lisboa ficou literalmente parada na A1 porque ninguém andava.
    Mas fica provado que se realmente queremos fazer exercício há sempre alguma opção dentro ou fora de casa.
    Esse programa não me parece muito fácil, exactamente porque nos revela as nossas limitações, mas pode ser desafiante conseguir supera-las.
    Excessos alimentares 0/Luciana 1 =
    Pascoa sem bolo ou chocolate, e sem uma única amêndoa. Sinceramente não fiz muito sacrifício, simplesmente me passou ao lado e nem apeteceu.
    beijos

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  3. credoooooooooooo! q loucura é essa !?? e não n falo do granizo ! falo desses treinos !! hehe e essa instrutora !?? q corpo é esse !??
    eu comi um pacote de avelãs de chocolate ontem ! pronto ! agr é correr ( literalmente ) atrás do prejuizo !!!!!!!

    beijoca

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  4. Olá olá :D

    Pois, a Páscoa passou-se bem efectivamente :D Ainda ando meia maldisposta do jantar mexicano de Sexta-feira, mas consegui comer umas amêndoas :D

    Sobre o Vital Jacket ainda :) Eu pensava que a minha mãe arranjava mesmo aquilo de borla, mas afinal não (ups). Como ela é agente, o que ela arranja são as próprias t-shirts, o aparelho tem de ser comprado à parte (faz sentido) :P Quando ela me deu a t-shirt para mim e a do P. eu não tinha ficado com essa ideia, mas agora perguntei-lhe se ela podia arranjar mais e ela lá me esclareceu :P

    De qualquer das formas, se estiveres interessada eu arranjo-te a t-shirt na boa :) O aparelho é que custa 75 euros (mais chato).

    Beijinhos :)

    Hoje fui comprar a máquina para o P., por isso daqui a nada vou adaptar um dos teus programinhas :) Tem de ser, acho que andei a abusar do hummus nas férias xD

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