18 de abril de 2012

Running Hippie

Hoje, quando cheguei a casa, começou a chover e já não fui dar a corrida programada. Raios, tenho mesmo de comprar um impermeável como deve de ser! Sendo assim, fiquei por casa e concluí mais um grupo de exercícios do Desafio Bodyrock e, amanhã, vou tentar acordar novamente mais cedo, para ir correr antes do trabalho (ao final da tarde não vou ter tempo). Da outra vez custou-me bastante acordar por volta das 6h30, porque tenho de começar a correr às 7h, no máximo, para ter tempo de voltar a casa e fazer as coisas com calma. Começar o dia atrasada e em stress é exactamente o oposto do que se pretende.
Depois dos 5 minutos iniciais em que só queremos esmurrar o despertador e dos 10 minutos seguintes em que não queremos sequer ouvir a voz do vizinho a cantar no chuveiro na casa ao lado (a sério, que tipo de pessoas canta às 6h30 da manhã? E sim, as paredes do meu prédio são muito fininhas), quanto mais falar com quem quer que seja, até que nem é mau de todo.

Já assisti muitas vezes ao nascer-do-sol em caminhadas, mas nunca a correr. Há-de ser o próximo passo.



E já que ontem gostaram tanto do meu jarro de flores improvisado, hoje vou partilhar com vocês a minha faceta ecológica. Eu sou uma apologista dos 3 R's: Reduzir, Reutilizar e Reciclar.

Talvez seja a minha veia hippie, talvez seja a minha veia poupada (haverá quem chame forreta, mas eu discordo;) ), mas gosto de fazer a minha parte pelo planeta. Reciclar é a parte mais simples, não tem nada que saber e todos a fazemos (todos a fazemos, sim?), mas também me custa, por exemplo, deitar comida fora. Tento sempre controlar as quantidades ou fazer comida que se aguente durante uns dias no frigorífico porque me dói o coração se algo azedar e tiver que mandá-lo para o lixo. Desperdício de comida é mesmo uma coisa que me faz muita "espécie" (nunca percebi esta expressão, mas não me lembrei de outra melhor), bem como desperdício de água.

Depois há sempre pequenas coisa que podemos fazer para reduzir o desperdício. Se gostaram do frasco de orégãos, que me dizem de um velho frasco de Sunquick (?):

Também conhecido por dar um belo vaso para uma planta bambu.

E de antigos frascos de compotas e manteiga de amendoim:

Cantinho dos chás e sementes.

Quem precisa de um porta-cápsulas de marca, quando pode ter...

um antigo frasco de cevada.

A minha gula por aperitivos salgados revelou-se útil para...

ter onde guardar os flocos de aveia.

São pequenas coisas que podemos lavar e reutilizar e assim escusamos de estar a comprar mais frascos.


Outra coisa: quem nasceu antes de 1990 ainda deve lembrar-se disto:


Conseguem descobrir o que é? Vou dar-vos uns segundos...

...

...



Já está?

São aquelas cápsulas onde antigamente vinham os rolos das máquinas fotográficas. (E hoje em dia também devem continuar a vir, eu é que já só uso a máquina digital, por isso não sei).

Tinha várias destas caixinhas com rolos usados no meu antigo quarto, na casa dos meus pais, e descobri que dão um jeitão para guardar anéis, pequenas pulseiras e fios.



Mais alguém reutiliza frascos? Alguém tem uma dica de reutilização espectacular?


Há uns anos, no gozo, alguém me ofereceu este livro:


Apesar de ter uma capa a roçar o erotismo, asseguro-vos de que se trata de um livro muito engraçado sobre medidas ecológicas. Foi escrito por uma jornalista canadiana, e resultou de 365 medidas ecológicas (uma por dia, durante um ano) que a mesma resolveu adoptar na sua vida, ao mesmo tempo que relatava o seu sucesso ou dificuldade, num blogue.
Algumas medidas são bastante simples e já bastante divulgadas (comprar papel reciclado, usar sacos de compras reutilizáveis...) e outras mais rebuscadas e extremas (abdicar do frigorífico, montar uma composteira...). Mas tudo isto escrito de uma forma bastante acessível e divertida, sem sermões moralistas, até porque a autora era uma leiga no assunto da ecologia.

Apesar de ter sido uma oferta de brincadeira, acabei por gostar de a receber e ler.


Estou a precisar de novos livros para ler (acabei este fim-de-semana o 1Q84, amanhã falo dele). Que livros estão a ler de momento? Alguém tem alguma sugestão?


11 comentários:

  1. Com bastante pena minha, há laaargos meses que não me consigo concentrar para ler um livro. às vezes começo mas acabo sempre por largá-lo. Antes, lia muito no comboio, quando andava de comboio diariamente, e gostava! Adorava ler, também antes disso, desde sempre! Agora que deixei de andar de comboio, parece que livro nenhum me prende :( - gosto de ler na cama, mas o sono vence-me sempre....

    Bom treino para amanhã

    ResponderEliminar
  2. Também sou apologista de reutilizar os frascos! Por aqui sobram muito aqueles frascos de compota da Bonne Maman com as tampas aos quadrados vermelhos que são super giros e reutilizo todos ou para chás, ou para aveia, farinha, às vezes até bolachas para não ficarem moles ;)

    Adoro Haruki Murakami mas ainda não li o 19Q4... O último que li dele foi O Elefante Evapora-se, não sei se já leste mas gostei bastante! Fico à espera da review!

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  3. AHAHAHAH N CONHECIAMOS ESSA FACETA EM TI ! td reciclada !! lol eu antes era assim, mas depois queria guardar tds os frascos k ja n tinha lugar para mais.... agr so guardo os da proteína, mas ainda n descobri bem a utilidade ! bem já guardei lá comida para o gato e noutra comida para o coelho ! hehe

    bjinhos e amanhã vamos a saltar da cama !!!

    ResponderEliminar
  4. :D eu tambem reciclo tudo:) ela é frascos de café e cevada para aveia, açucar:D os frascos de especiarias, compro e quando acaba compro em saquetas e reutilizo o frasco:) .... ah..quanto à maionese..:D não sei mesmo! por via das dúvidas uso pouca, ate porque sou mais de ketchup tambem:) beijinhos e estou solidária contigo quanto ao barulho :D nao se pode falar nada que tudo se ouve:D boa noite

    ResponderEliminar
  5. eu também gosto de reutilizar as coisas ;) principalmente frascos de vidro! :D

    ResponderEliminar
  6. Então e para quando a próxima corrida? Que tal a Corrida da Liberdade no 25 de Abril?

    ResponderEliminar
  7. Olá :)

    Eu também reciclo e reutilizo :) Acho que é o mínimo que podemos fazer para não agravar (ainda mais) o estado do nosso planeta. O próximo passo vai ser comer menos carne e peixe, mas isso ainda vai demorar um bocado ;)

    Eu agora estou a ler 'O Colosso de Maroussi' do Henry Miller. É muito giro mesmo (e ao contrário do resto dos livros do Henry Miller não tem palavrões desagradáveis) (pelo menos ainda não) :P

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  8. Ganfas: Eu estou inscrita na corrida da Liberdade!:) Nos 11km. Mas queria ver se conseguia alterar para os 5km para poder ir também à do Benfica. Servia assim como uma prova de teste de velocidade, em vez de me cansar muito (sou fraquinha...) :) Caso não seja possível alterar, vou só à prova dos 11km dia 25.

    ResponderEliminar
  9. Eu sou um permanente work in progress nos 3R´s.
    Faço sempre a separação dos lixo para reciclar, mas tenho como objectivo reduzir estes desperdícios. Todas as semanas levo sempre 3 sacos grandes cheios!
    Nunca desperdiço comer e os ossos vão para o cão (que adora e não deixa nada!)
    Eu tenho um fraquinho dos rolos das máquinas para meter os clips.
    Nos supermercados d zona, tento levar os meus próprios sacos reutilizaveis. No Continente é que aproveito para trazer os sacos de plástico para depois meter o lixo.
    Eu estou a ler os "Pilares da Terra I", mas já não serve para ti. Eu gostei da trilogia Millennium (apesar de só ter lido os ultimos 2). No meu blog tenho um separardor com os livros que vou lendo este ano, mais ainda são poucos :(
    Beijos

    ResponderEliminar
  10. Fogo ... vai ás duas provas.. liberdade e benfica.. és bem capaz..

    e eu acredito q podes ter uma surpresa boa :)

    perde o medo de correr...

    ResponderEliminar
  11. Tb acho que podes ir as duas, tens 4 dias entre ambas dá para descansar o suficiente e na do benfica aproveitas a embalagem que ganhas na do 25 de Abril.

    ResponderEliminar