10 de abril de 2012

Três coisas à terça # fruta

Hoje tirei o dia para descansar. Nem corrida, nem desafio Bodyrock (o que significa que amanhã me esperam dois grupos de exercícios... auch!). No entanto, quando cheguei a casa, peguei num livro e dediquei-me a outro desafio: ver quanto tempo aguento sem me levantar do sofá.
Este desafio tenho a certeza que é o único no qual nem vos dou hipótese. Dêem-me um livro e algo de comer e beber e sou capaz de passar horas estendida. Não é para todos, exige muita dedicação e uma bexiga grande. ;)



Eventualmente, lá tive que me levantar para preparar o jantar, que foi acompanhado de batata-doce.



Batata-doce é daqueles alimentos que descobri muito tarde na vida, mas que foi amor à primeira garfada. E a minha forma favorita de as comer resulta de uma forma bastante fácil de as cozinhar: cortar ao meio e colocar na grelha do forno. Aguardar cerca de 20 m. Comer.

É também uma boa fonte de hidratos de carbono, absorvidos mais lentamente do que na batata convencional, o que a torna um bom alimento para quem faz exercício, na recuperação do glicogénio. (Não que hoje precisasse).

Sabem que outro alimento também é bom para quem faz exercício? A banana.
Eu sei, eu sei... é um fruto calórico, mas, à semelhança da batata-doce, é rica em hidratos de carbono de absorção lenta, para além de ser rica em potássio (bom na prevenção de cãibras).



Mas não é a banana o meu fruto de eleição ultimamente. Enquanto não chega o Verão (melancia: tenho saudades!), tenho andado à procura de um substituto de época.

Estes são os meus casos de estudo:


1) Anonas

O monstro das anonas voltou!

Já tinha falado antes das anonas. Era uma fruta pela qual não dava nada aqui há uns anos mas, depois, um dia olhei para elas com outros olhos na mercearia, trouxe-as para casa, e elas arranjaram um lar permanente! Gosto mesmo muito, são docinhas sem serem enjoativas, só dispensava os múltiplos caroços de dois centímetros, mas pronto.


2) Abacate


Um fruto que também já referi aqui no blogue. Acho que é daquelas coisas que se tornam um gosto adquirido. Não amo, mas aos poucos está a ganhar o seu lugar cá em casa. O truque é a variedade no seu consumo e a mistura de sabores. Tenho andado a pesquisar e acho que vou experimentar algo "diferente", que depois partilho.



3) Morangos

Aqui na versão sobremesa, com iogurte e sementes de chia.
Bom e saudável.
Tenho aproveitado as promoções para comprar morangos bons e a preços acessíveis. Adoro morangos e a sua versatilidade. Podemos comê-los simples, fazer sobremesas, sumos, batidos... São uma fruta que é capaz de estar no meu top 5.



- E vocês, que exercício fizeram hoje?
- Quais as vossas frutas preferidas?


8 comentários:

  1. Adoro, adoro, adoro, adoro anonas!
    Detesto abacate (só consigo comer em saladas, com o sabor bem disfarçado!) :D

    De resto, acho que gosto de todas as frutas!

    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. fazes bem descansar miuda !!! dás-lhe muito ! :P

    fiquei a babar! adoro batata doce....
    frutas preferidas n sei gosto de todas por igual, abacate só descobri também há pouco tempo que gosto!

    beijinho

    ResponderEliminar
  3. Boas noites! :D

    Frutas preferidas: morangos, meloa e nectarinas. De resto como e gosto de tudo, tirando figos, uvas, melancia (perdoa-me), toranjas e pêras duras :P

    Hoje não fiz exercício nenhum também, estou a guardar-me para amanhã estrear o nosso novo bebé :D Além disso o tempo não tem ajudado para as corridas :(

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  4. ohmeudeus batata doce é a melhor coisa no mundo! Sempre que vou a casa da minha avó ela tem um tabuleiro cheio delas assadinhas no forno... Nem as corta: lava e põe inteiras no forno durante imenso tempo, quase 1 hora, até ficarem molinhas e caramelizadas por fora. Amo!

    Nunca provei anonas por acaso...

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  5. Há terça é dia de descanso! Quanto a frutas adoro todas! Mas as preferidas são as cerejas, anonas, mangas, papaias, melancia, melão... só há apenas uma fruta, que até hoje deve ser a unica coisa que não consigo comer, que é o abacate! Não sei, aquilo parece-me só gordura, não me sabe a nada... blhac!

    Agora batata doce!!!! Nham! Adoro, puré, assadas... de todas as formas e feitios!!!!

    Uma beijoca

    Love your blog

    PS - tenho de fazer um plano para iniciantes na corrida (gostava de me iniciar nestas coisas)... vou cuscar o teu blog até à exaustão!

    ResponderEliminar
  6. E ninguém comenta o exercício lool

    eu fiz 12.6km em 1h04min

    ah corrida :D

    vou tentar assimilar o plano da bodyrock.tv

    ResponderEliminar
  7. Antes de mais quero agradecer-te mesmo pelo teu comentário. Saber que até uma "pro" tinha os mesmos macacos na cabeça que eu faz-me pensar que um dia eu também vou vencer o preconceito e aventurar-me na estrada :). Obrigada pelo convite, mas eu sou mesmo do Norte, carago!
    Hoje eu ía fazer uma caminhada mas começou a chover e baldei-me.
    Frutos: Cerejas está no topo das preferências, nectarinas, alperces, melão, eu não sou esquisita. Beijo

    ResponderEliminar
  8. Na terça (ontem) foi o meu dia sem exercício, mas confesso que fiquei quase com a consciência pesada e com aquele sentimento de ansiedade do tipo "talvez seja melhor ainda ir fazer…". Mas o corpo também precisa de descanso e hoje é dia de aula de aeróbica. Fruta – nada esquisita e a minha preferida desde pequena : banana (ou não fosse das mais doces). Como frequentemente exactamente por causa do potássio já que tenho muitas caimbras nocturnas.
    Gosto de quase tudo, mas anonas nunca comi (acho que apenas por preconceito!)
    Beijos

    ResponderEliminar