26 de maio de 2012

14km e o encontro de peregrinos

Hoje saí de casa de madrugada (já eram 8h30, mas ficou a intenção) de forma a correr uns amigáveis 14 km ainda durante a fresca e recuperar o meu amor pela corrida recentemente tremido.


Se em vez de uma gazela fores uma preguiça... you had better start praying!


Tornei a manter um ritmo confortável, pelo menos nos primeiros quilómetros. Acelerei um pouco no final (uns segundinhos por quilómetro, nada de loucuras), pesavam-me as pernas mas terminei sem vontade de morrer. Pode dizer-se que foi um bom treino e uma relação amorosa reconquistada - uma maneira nada má de iniciar o fim-de-semana!

Treino de hoje:
- Manhã
- Condições climatéricas: sol, ameno
- Distância: 14 km
- Ritmo confortável
- Calorias: 820 (-> ena ena!)

Na corrida matinal de sábado não costumo levar música, apesar de correr durante mais de uma hora. Parece que não me aborreço tanto como durante a semana, se calhar porque acabei de acordar e os pensamentos ainda estão fresquinhos, distraio-me bastante com os meus argumentos mentais. Hoje, mais ou menos a metade do treino, avistei alguém com um bastão, uma mochila enorme às costas e uma vieira pendurada. Isso só podia significar uma coisa: estava a fazer o Caminho de Santiago! Acelerei um pouco para ir meter conversa, porque gosto sempre de falar com outros peregrinos. Era um senhor já de certa idade, que começou hoje a 1ª etapa e vai fazer os cerca de 600 km até Santiago. Contei-lhe a minha experiência de 2010 (na medida do possível e que a minha respiração permitia) e que estava a pensar fazer o Caminho Francês. Ele contou-me que também já tinha feito esse, mas que, em 2010, tinha feito a partir de Sevilha, que são cerca de 1000km até Santiago! A pé! Não admira que estivesse tão descontraído com os "apenas" 600km do Caminho Português. Desejei-lhe o habitual "Buen camino" e segui, com energia renovada.

Fico sempre contente por encontrar peregrinos de Santiago, que por Lisboa ainda não se vêem muito (no Porto deve ser habitual), porque só quem já fez entende como é uma experiência única. Já mais alguém fez? Contem-me tudo.


Ontem já não tive tempo de passar por cá, primeiro, porque era Bike Friday e tive de manter a tradição.

O que acham da minha postura estilosa e NADA rígida?

A intersecção com a estrada ficava a cerca de 200 metros, portanto eu já estava a travar, porque é isso que os ciclistas profissionais fazem.

Desta vez não controlei a distância nem as bpm, mas andei durante cerca de 1h30, com algumas paragens pelo meio.


Depois, porque tinha um jantar cá em casa e tive de pôr as mãos nos tachos.



Como a minha casa é do tamanho de uma caixa de fósforos, é sempre uma chatice quando tenho mais do que duas pessoas para jantar, mas ao menos ficamos aconchegadinhos.



E ainda tiveram direito a uma entrada de guacamole, porque estava inspirada.

Nas fotos ficou com uma cor esquisita, mas estava bom, juro.

Eu tenho de passar o meu guacamole com a batedeira, porque como não gosto de cebola, se trincar um bocadinho que seja fico com reflexos de vómito, e assim tudo triturado nem dou por ela, porque os restantes sabores disfarçam.  Mas para a próxima bato o abacate primeiro com a cebola e só depois junto o tomate picado e misturo.

Gostam de guacamole? É um molho bom e saudável, já que não leva gordura nenhuma (excepto a do abacate). O mesmo não se pode dizer dos nachos que escolhi para acompanhar...



E agora que já fiz o resumo das últimas horas vou almoçar. Este fim-de-semana vai ser em grande, porque tenho hoje o jantar de despedida de um amigo que vai trabalhar para a Argélia e amanhã tenho um piquenique com a família alargada, o que é sempre uma animação porque somos mesmo muitos. Espero que as 820 calorias dispendidas hoje me dêem algum espaço de manobra... ;)

Bom fim-de-semana!



7 comentários:

  1. Gosto mais dos nachos do que do guacamole, confesso :P Ainda bem que a corrida correu bem!

    Eu quero TANTO fazer o Caminho de Santiago, não queres fazer um post a contar a tua experiência? :)

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  2. Olá :D

    Eu cá acho que o teu guacamole tem bom aspecto ;) Que receita usas? :)

    Ainda me rio quando escreves aquela palavra no meu blog :P Mas eu vou conseguir parar de achar piada, aconteceu-me com a expressão 'esticar o pernil', por isso é possível! :P

    Já pensei em fazer nachos em casa, mas não sei se vale a pena o trabalho :P

    Beijinhos, bom fim-de-semana e bom piquenique :D

    ResponderEliminar
  3. Hello CCUM!!
    *8h30 é realmente uma agressão ao corpo. Sair de casas a esta hora da madrugada devia ser proibido :)
    *Fizeste as pazes com a corrida = bom!
    *Sou completamente leiga em relação a Santiago...Não conheço ninguém que tenha feito!(Quem vai de carro e autocarro, não conta pois não??)
    *Bike Friday - também fiz. Não sei onde é que enfiei o meu capacete e não tenho usado, mas por ver a tua fotogarfia ganhei consciencia de que tenho de comprar um novo! Uma pessoa facilita e depois os acidentes acontecem.
    *Guacamole e nachos - nunca comi! Nem na minha fase de "come tudo o que te aparece à frente" me apetecia.
    Beijos e diverte-te com a família (eu gosto tanto desses convívios!!)

    ResponderEliminar
  4. Ai.. 820calorias?
    Era mesmo disso que eu precisava!!!!!!!!!! eheh
    Em quanto tempo fizeste?
    Eu nunca mais fico boa para ir dar uma corrida bem longa :(

    Não tive condições para ir andar de bike, mas estou a ver que a tua relação com ela está cada vez melhor :P

    Beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
  5. AAAAAi Doritos, Doritos... que belo objecto nutritivo... que bom que ele é....
    e o teu guacamole tem muito bom aspecto.
    Eu nunca provei isso, mas ando muito tentada a fazer!!!

    eu ontem tb tive um picnic! lol
    (Adoro picnics!)

    Eu tb gosto de ver os peregrinos
    e acho que o meu pai anda a pensar em fazer outra caminhada este ano!!!! Tenho é de me por fina, se não acontece como no ano passado e fico toda rota!!!

    Beijinhos grandes e uma beeeela semana

    PS: muito obrigada pelo teu apoio e energia :D

    ResponderEliminar
  6. isso é vomitado ?? lol
    tou a brincar ! dv ser bom nunca comi! sou tão inculta !
    aiai esses braços !! coisa mais rigida n pode haver, sim sim estavas a travar ! lolol

    beijo

    ResponderEliminar
  7. Di: Estás a chamar vomitado à minha obra-prima??! Mauuuuuuuuu!!!! :p Realmente o molho guacamle não tem a melhor das cores (se visses a versão "original" sem ser passada então...), mas experimenta, não é mau!
    Beijocas**

    ResponderEliminar