11 de maio de 2012

A bicicleta saiu à rua em 2012 - Parte 2

No início do ano, tomei a resolução de dar mais uso à minha bicicleta. Hoje, dia 11 de Maio, foi a segunda vez que andei de bicicleta este ano. A primeira foi na altura do Carnaval. Acho que é uma boa média.

É que isto de ir andar de bicicleta exige-me sempre uma grande preparação porque, primeiro, não me sinto segura a andar e, segundo, ao contrário da corrida, que vou sozinha e a maior parte das vezes até prefiro, para andar de bicicleta tenho de ter companhia. Quem é que me auxilia caso haja algum problema técnico ou, Deus nos livre, eu caia e fique esparramada no meio do chão sob os destroços da bicicleta? Não posso ficar dependente da solidariedade de estranhos.

Assim sendo, hoje consegui reunir as condições ideais para ir andar de bicicleta: coragem e companhia, por isso não podia desperdiçar.

Uma bicicleta pró e cheia de acessórios xpto e outra bicicleta pré-histórica
e com um dos manípulos das mudanças estragado. Adivinhem qual é a minha?!

Capacete totó: segurança acima da estética.

Esta minha decisão de ir andar de bicicleta hoje não veio assim do nada. Não vos cheguei a contar, mas, na corrida de domingo, encontrei uma colega de faculdade que já não via há algum tempo e que também ia fazer os 10km. E ela não costuma correr! Vai correr de vez em quando, mas do que ela gosta mesmo é de andar de BTT e é outra daquelas que tem uma bicicleta toda pró. Já participou em algumas competições de bicicleta, mas no domingo foi a primeira vez que participou numa corrida, apenas porque era de solidariedade e ela quis contribuir e inscreveu-se, repito, para os 10km. Acho que o facto de estar habituada a fazer 10km em bicicleta ajudou à doce ignorância daquilo que a esperava.
Mas, a verdade, é que apesar de ela se ter queixado muito, acabou por se sair bastante bem! Chegou apenas 8 minutos depois de mim, que corro todas as semanas. O raio da moça e os seus pernões de ciclista!

Assim sendo, e apesar de não ter encontrado artigos que sustentem que andar de bicicleta favorece a prestação na corrida, tive a prova ocular de que ajuda a ter umas belas pernas. O que, para mim, foi motivação suficiente.


O meu circuito habitual de bicicleta consiste em 2 km a descer, em que exercito os músculos dos braços ao carregar com toda a força nos travões até se gastarem as pastilhas, depois passeio cénico junto ao rio com distância variável e novamente os 2 km, desta feita a subir. Esta última parte é a que as minhas coxas gostam mais e estão sempre ansiosas por não repetir.

Passeio de hoje:

A corrida de amanhã passa por aqui.
E por aqui também.

Depois pedalámos para a zona da marina e avistei algo ao longe, que não costuma fazer parte da paisagem habitual.


Isto:



O primeiro é o navio Creoula e o segundo o navio Santa Maria Manuela e vão estar abertos ao público durante o resto do fim-de-semana. Entrada livre.

Quem amanhã participar na Corrida Terry Fox pode aproveitar e ir fazer uma visita. Fica ali logo ao lado. Sobretudo para quem levar os filhos, é uma experiência engraçada (neste caso, aconselho ir mais cedo por causa das filas).
O ano passado visitei um que também esteve aqui atracado, não me recordo o nome, mas era uma caravela e gostei muito. Mas estes são muito maiores e, meninas, de onde estava, pareciam-me ter marinheiros atraentes coisas interessantes para ver a bordo. ;)


No passeio de hoje fiz algumas paragens e, tirando os 2 km finais, o circuito não trazia grandes desafios. Andei durante 01:13:58, mas só queimei 118 calorias e o meu bpm médio foi de apenas 97. Como comparação, na minha corrida de ontem gastei 554 calorias em pouco mais de 50 minutos, mas também estava calor e fartei-me de suar. Para passeio não foi mau, mas para a próxima tenho de estudar outros percursos.


Então, vemo-nos amanhã?


Bom fim-de-semana!


7 comentários:

  1. Boa sorte para amanhã cachopa :D
    Eu nao consigo andar de bicicleta... tenho medo...
    lol

    nas primeiras vezes que andei, o meu pai estava-me a ensinar a andar e aquilo era um espaço amplo, bastante grande, mas era altinho, mais precisamente assim: http://www.cmuportugal.org/uploadedImages/calendar/web_inf-est_feup_02.jpg
    (aquilo nao parece mas é bastante amplo) e eu estava a andar ao pé do meu pai e digo-lhe assim "ah vou tentar dar uma voltinha" e ele diz "tá bem, mas vai devagar"!!!
    mal virei a esquina pus-me a andar rapido, nao consigo parar nem virar e caio do muro a baixo. LOL
    foi a primeira vez que fiz o pino. fiquei com as mãos no chao e os pes em cima. vou ter com o meu pai a forçar para nao chorar, e a tremer, com a bicicleta na mão e digo "ja nao me apetece mais" lol
    e pronto, apartir daí sinto me mt insegura na bicicleta.

    Beijinhos miuda e bom-fim-de-semana :D

    ResponderEliminar
  2. Olá!
    Sim, sim, sim!

    Vai correr tudo bem e vamos a Peniche!!!

    :D

    beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Olá olá :D

    Espero que a corrida corra bem :D

    Eu acho que já te disse isto, mas não sei andar de bicicleta. True story. Totalmente vergonhoso. O P. já me tentou ensinar, mas eu entro em pânico e não consigo, o que é muito estranho porque sou boa condutora e sei andar de patins e tudo. Enfim, o P. diz que é de ser uma menina da cidade :P

    Quem é que não gosta da Bela e o Monstro? :D Sei as músicas todas de cor :D Embora a Bela e o Monstro 2 seja uma grande porcaria :P

    Beijinhos e bom fim-de-semana :D

    ResponderEliminar
  4. Eu uso a bicicleta para andar em ritmo de passeio e adoro, mas nunca mais andei. Tenho que encher os pneus e fazer-me à estrada! :)

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  5. ahah a forma como tu falas da bicicleta tem o seu que de engraçado :P
    tens de te fazer mais amiga dela, para construirem uma boa relação duradoura!! eheh
    eu há uns anos deixei de andar de bicicleta porque me desenvolvia imenso os músculos das pernas perto dos joelhos, e eu definitivamente não gosto muito deles, embora agora depois do gym (e não se de correr) estejam um pouco salientes.

    Por outro lado, as bicicletas que tenho cá, magoam-me o "traseiro" ou ele é que não tá habituado, o que é bem mais provável...
    Mas acho que fazes mesmo bem em aproveitar a companhia para ires andar de bicicleta, sempre varias :)

    O truque dos flocos de aveia é o máximo, experimenta sim :D
    Boa sorte para a corrida!!
    Beijinhoos

    ResponderEliminar
  6. Eu tenho uma bicicleta (com muito pó!!!), mas agora com o bom tempo uso a bike para ir à ginástica e despejar os lixos e ecopontos.
    Tenho uns calções de ciclista, com almofada no rabo, mas acabo sempre com uma doe fenomenal. Por acaso estou a pensar ir dar uma voltinha amanhã.
    O meu homem recusa-se a que eu vá com ele porque sou "fraquinha". Subir a Serra dos Candeeiros não é muito motivador para começar e acho que ele ainda não compreendeu isso!

    Terry Fox- Não me viste hoje? O meu boné devia ser o mais "ramalhoso" da área. Gostei bastante e amanhã faço menção ao teu blog porque sem a tua info, eu nem sabia que a corrida se ia realizar.

    Beijos

    ResponderEliminar
  7. Agora que pegaste na bicicleta, aos poucos, vais ver que depois é difícil passar sem ela...
    Começa-se assim devagarinho e com distâncias curtas mas depois quer-se mais...
    ;)
    Beijinhos.

    ResponderEliminar