30 de maio de 2012

Correr de manhã e um déjà vu

De manhã acordei ao primeiro toque do alarme, levantei-me num pulo, sorridente e de bom-humor, disposta a começar o dia com uma corrida energética. -> As coisas podem, ou não, ter-se passado desta forma, deixo ao vosso critério.


Comi a habitual torrada, bebi um café e saí para uma rua que já estava bastante agitada, uma vez que hoje ia trabalhar mais tarde do que o normal e por isso também dormi mais um bocadinho. Fiquei admirada por ver bastantes pessoas a correr, a uma hora em que já começa a ficar calor e durante um dia de semana. Pouco a pouco, os corredores estão a invadir a cidade, tenham cuidado (ou juntem-se a nós)!
Corri os 8 km "rápidos" e cheguei à conclusão de que prefiro as corridas do fim-de-semana, porque, apesar de maiores, são feitas a um ritmo mais lento (ahah).

Cheguei a casa, fiz o meu copo de leite com chocolate e comi uma banana, antes de ir tomar banho e preparar-me para sair.


Treino de hoje:
Corrida
- De manhã
- Sol, vento fraco
- Distância: 8km
- Ritmo rápido
- Calorias: 501
+
Sessão de alongamentos


Fico contente quando consigo correr de manhã, porque sinto que o meu dia é muito mais produtivo depois. Além disso, posso desejar um "bom-dia" energético e sorridente aos colegas que se arrastam de café na mão e contar-lhes tudo sobre o meu treino matinal. Eles ADORAM.

:)

Assim sendo, vou fazer um esforço para isto se repetir mais vezes. Juntem-se a mim.



Porque é melhor correr de manhã:

- Não há desculpas. "Não tenho tempo", "estou cansado", tenho de estar com a família/amigos"... Se te deitares mais cedo, podes acordar antes de toda a gente e ir correr com tempo e antes das obrigações familiares e/ou laborais do dia.

- Por conseguinte, se "despachares" a corrida logo de manhã, ficas com os finais de tarde livres para outras ocupações e não vais sentir-te culpado por chegares tarde a casa e já não teres tempo de treinar.

- Começas o dia com energia e activas desde logo o metabolismo, o que te vai manter bem-disposto o resto do dia.

- Contribui para a tua perda de peso. Como activas o metabolismo cedo, este fica  mais elevado e queimas mais gordura.

- Não apanhas tanto trânsito na rua.

- Não há tanta poluição no ar.

- E, para quem entra em competições, a maioria das corridas são de manhã, pelo que se não estás habituado a tua performance pode ser afectada.



Claro que tudo isto é muito bonito... mas e a tentação dos lençóis confortáveis? Se não és uma pessoa madrugadora por natureza (eu não sou, mas gostava), eis algumas dicas para facilitar a transição:

1. Tenta deitar-te mais cedo. Básico. Nem sempre é fácil, mas eu, por exemplo, tenho noção de que não me deito mais cedo por falta de hábito e fico a fazer coisas até às tantas quando podia fazê-las de manhã, se acordasse mais cedo.

2. Prepara o que vais usar de véspera, para não perderes tempo de manhã à procura ou, pior ainda, começares a manhã irritado porque não encontras os teus calções e depois descobrires que estão para lavar... Aprende com os meus erros.

3. Não carregues em "Adiar" quando tocar o despertador. Se carregares uma vez vais carregar duas, três... Melhor ainda, coloca-o fora do teu alcance, para seres obrigado a levantar-te para o desligar. Ou...

4. Usa mais do que um despertador, com mais ou menos 1 minuto de intervalo. Desta forma, mesmo que desligues um e fiques na ronha, toca logo outro a seguir. O meu irmão costuma usar esta técnica para acordar, porque tem medo de que um despertador não seja suficiente (ele dorme como uma pedra!). Claro que, se recorreres a esta táctica, convém dormires sozinho... a não ser que queiras passar a dormir sozinho muito em breve!

5 - Segue um plano de treinos. Se tiveres uma prova ou um objectivo, é mais fácil manteres a motivação necessária, por não quereres falhar contigo próprio.

6 - Planeia a corrida na noite anterior. O percurso, a distância, o tempo que pretendes fazer. Assim não só te inspiras como te asseguras de que tens tempo suficiente para não chegares atrasado ao trabalho.

7 - Arranja um companheiro para os teus treinos matinais. Não só é mais divertido como também vai ser mais difícil falhares o treino, por não quereres deixar alguém à tua espera.

8 - E, por último, não penses muito nisso. Acorda, veste-te e sai. Aproveita o teu cérebro semi-adormecido para tornares a corrida matinal uma rotina, como penteares-te ou lavares os dentes.


Sobretudo, é importante sermos realistas e aceitar que, de início, custa mesmo muito e as mudanças podem não se dar de um dia para o outro. Nem sempre vai ser: "Acordar às 06h da manhã para fazer exercício! Yay, que energia e felicidade!"... Mas se outras pessoas conseguem, porque não tu? (E eu).




E agora uma pequena referência ao meu "déjá vu".

Ontem, antes de deitar-me, fui buscar o escadote para tirar uma coisa de um armário mais alto (é nestas alturas que faz falta um hóme em casa). Quando estava a descer, coloquei mal o pé e senti uma dor que já não sentia há muitos anos mas que me transportou logo a uma certa época e situação: uma das minhas caminhadas longas que já tinha mencionado aqui, o Hadrian´s Wall Path. Amanhã conto essa experiência, para ficarem a conhecer o que foi uma das minhas experiências mais incríveis mas que também acabou por me provocar uma lesão nada agradável (totalmente minha culpa)...

E foi essa dor que senti ontem, ao colocar mal o pé no escadote, e novamente hoje de manhã, ao descer as escadas. Decidi logo que se a sentisse durante a corrida iria parar de imediato, porque não queria tornar a passar pelo mesmo. No entanto, não sei se por ter o pé quente, durante a corrida não senti nada. Tornei a sentir outra picada quando subi as escadas, de regresso.

Amanhã faço uma corrida leve, para ver como me sinto, é que, não é por nada, mas tenho uma corrida este fim-de-semana e não me dava muito jeito qualquer dor adicional que seja.
Pé, põe-te fino!

A dor é sensivelmente aqui.

Volto amanhã para uma história emocionante e o actual ponto da situação.

Boa noite!

7 comentários:

  1. eu acho que a dor existe (tendo em conta um pé e o outro) porque a tua veia se esconde! ela é timida, e ás vezes tende a esconder-se, e a fugir, o que te provoca as picadelas. lol

    quero ouvir sobre a experiencia :D

    Devo dizer que o ponto 3e o 4 são me muito familiares! lol
    quando vou para a aldeia ponho 2 despertadores, um na mesinha de cabeceira, outro na sala (que é quase na mesinha de cabeceira, mas tenho de me levantar. lol)

    Eu vou ter de tirar uns apontamentos do teu blog, porque apartir de 6f tenho de fazer um pano de treinos, e vou me apoiar no teu blog, visto que nao entendo nada no assunto e confio em ti! :)

    Beijinnhos e uma bela noite!!!

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  2. Olá :D

    Gostei principalmente da foto do teu pé com a setinha do sítio onde dói ;)

    Eu conheço essa sensação de 'já tive esta dor antes', mas no meu caso é no pé direito e quer dizer 'Joana, pára de andar quatro horas a pé sem calçado apropriado!' ;)

    Correr de manhã simplesmente não funciona muito bem para mim. Andar sim, mas correr... Hmmmmm chato ;) Mas isso é porque eu sou mesmo dorminhoca e preguiçosa: para teres noção, é por isso que tomo banho à noite e não de manhã! :P

    Espero que a dor não volte a aparecer ;)

    Beijinhos :D

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  3. Que incentivo e principalmente amei as dicas sobre as vantagens de se treinar pela manhã..!! Bjs. Sandra

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  4. Eu também prefiro fazer exercício de manhã, mas sinto que me custa 200 vezes mais do que se fizer por exemplo ao fim da manhã ou ao fim da tarde.
    Quanto aos iogurtes, costumo fazer 7 e como como 1 por dia, nunca estraguei nenhum, mas penso que devem aguentar até 2 semanas. Beijo

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  5. "...a não ser que queiras passar a dormir sozinho muito em breve!", adorei :D
    E adoro os teus posts, são sempre bem dispostos!

    Também acho que fazer exercício logo de manhã é uma óptima forma de começar bem o dia e de nos sentirmos realizadas e com energia!

    Obrigada pelas dicas :)

    Beijinhos!

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  6. Hello!
    Eu gosto de fazer exercicio logo de manhã e ficar com aquela sensação de dever cumprido. Hoje foi um desses dias, mas vou variando consoante a minha disponibilidade e o que vou fazer.
    Engraçado é que às 7h00 encontrei colegas de trabalho do meu homem que...me mandaram voltar para a cama!
    Não me custa nada levantar às 5h45 ou ás 6h00 para fazer as minhas actividades (mas tenho de ter dormido as minhas 7 horas!!).
    Beijos

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  7. Adorei o post!!! Quando eu correr 8 km de manha vou-me sentir realizada!!!!

    http://estilohedonico.blogspot.pt/

    xoxo

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