20 de maio de 2012

Crónica de domingo à noite


Então, como foi o vosso fim-de-semana, portaram-se bem? O meu começou logo com a falta de vontade de me levantar cedo no sábado.

Deitei-me tarde na sexta-feira e passei a noite às voltas, a ouvir a chuva que caía. Quando o despertador tocou, poucos minutos antes das 8h, e ainda a chuviscar lá fora, a minha motivação para ir treinar era próxima de zero.


Depois, coloquei-me a questão:

Correr, claro!

Saltei da cama, comi uma torrada com um café e lá fui para os 12 km de que vos tinha falado na sexta.

A ideia era corrê-los a um ritmo confortável (pfff, 12 km e "confortável" é relativo...) e por isso fui sempre atenta, para não exceder a frequência cardíaca. A verdade é que os quilómetros foram passando e eu continuava a sentir-me muito bem. 9 km, 10 km... e parecia um passeio! Concluí os 12 km devagarinho, claro, mas com muito menos sofrimento do que estava a contar. Tirando sentir as pernas pesadas já nos últimos quilómetros, acho que poderia continuar mais um bocadinho. Não estou a dizer isto para me "exibir", até porque vocês sabem que sou sincera com as minhas dificuldades na corrida e a primeira a "chorar-me" (e depois rir-me de mim mesma) quando as coisas me correm mal... Mas o truque nas corridas longas é: controlem o vosso ritmo cardíaco.
Sei que estou a descobrir a pólvora depois da guerra, mas no sábado não passei de 65% da minha fcm (frequência cardíaca máxima) e por isso não me cansei tão rapidamente. Basicamente o oposto das corridas mais curtas e rápidas, em que ao fim dos primeiros 5 minutos se sente os pulmões a arder. Quem tiver banda cardíaca experimente.

Para a semana, em que tenho outra corrida um pouco mais longa, torno a testar este método e logo vos conto. Velocidade nunca há-de ser a minha cena, mas ultra-maratonas: aguardem-me! (ahah... está bem.)


Treino de sábado:
- De manhã
- Condições climatéricas: Chuviscos, vento moderado, sol... (houve de tudo)
- Distância: 12 km
- Ritmo confortável
- Calorias: 744


Da parte da tarde fui à exposição da World Press Photo, em Belém (terminou hoje), depois fui jantar a um chinês  onde comi como uma alarva e terminei a noite a ver este filme:


Fico sempre sem saber o que achar da maior parte destes filmes dupla Burton/Depp... Mas há coisas muito piores do que assistir ao Johnny (ainda que fantasiado) durante 2 horas, por isso não me queixo.


O dia de hoje foi calminho. Aproveitei para dormir até mais tarde (iupi!) fazer limpezas (bah...) e assistir ao final da Taça de Portugal (no comments...).


Depois, finalmente fiz o último exercício da 4ª semana, concluindo o Desafio 30 dias Bodyrock.


Desafio 30 dias Bodyrock - 4ª semana
(ver 3ª semana)
(ver 2ª semana)
(ver 1ª semana)


Esta semana já vem com algum atraso porque em Abril acabei por participar em algumas provas e estes exercícios ficaram para segundo plano. Na verdade, é porque não gosto mesmo nada de exercícios de força e repetição, pronto já disse. Mas o Desafio eram 4 semanas e eu não podia ficar-me pelas 3 porque devo ter um transtorno compulsivo qualquer que me obriga a concluir as coisas que iniciei, mesmo que sejam uma tortura. Acontece-me o mesmo com livros que não estou a gostar muito de ler, mas que tenho de acabá-los. Acho que na minha vida toda deixei uns dois livros por terminar, mas ainda hoje, sempre que me lembro disso, penso que deveria dar-lhes outra oportunidade. Internem-me já.

Mas vamos ao que interessa:

Como introdução, a instrutora anuncia a futura operação de aumento às mamas. Forma inteligente de captar a atenção.
Preparem o cronómetro e tentem fazer o maior número de repetições possíveis no tempo de 50 segundos. Exercícios "bónus" de abdominais.


Vídeo em que assistimos ao sofrimento do próprio instrutor... Não augura nada de bom. O texto conclui com uma frase verdadeira, embora confusa: "If you do what you have always done, you'll always get what you always got".
Hot Girls Sweat Workout -> somos nós, meninas! ;)
17 exercícios de repetições, 30 segundos cada um.

Não fiz. Mas fiquei a olhar para o vídeo com muita atenção durante os 7:30 de duração. Acho que deve contar alguma coisa...

... Não.

Dia 5:
Teste final.
  • Squat jumps: 35
  • Push ups: 33
  • Burpees: 13
  • High knees: 135
  • Switch lunges: 75
  • Tuck jumps: 33
  • Tricep dips: 35
  • Straight abs:  15

Houve evolução, mas se calhar não tanta como haveria se não tivesse feito uma interrupção de duas semanas. Também tenho a noção de que não me esforcei ao máximo.

Conclusão: Não sei se estas 4 semanas foram suficientes para alguma coisa, mas ao menos "obrigaram-me" a fazer exercício para além da corrida. Custa-me taaanto... Mal por mal, acho que prefiro a bicicleta.

Nota: Quem estiver interessado, no site Bodyrock estão a organizar outro desafio durante o mês de Maio. Podem aproveitar para experimentar um ou outro exercício, não precisam de se comprometer com o mês todo.


E agora vou preparar as coisas para o dia de amanhã. Os fins-de-semana estão a ficar cada vez mais pequenos ou é impressão minha?


Boa semana!



10 comentários:

  1. também fui ver o filme ! achei que seria melhor ! mas gostei :P
    realmente os fds passam a correr :(
    eu tb controlo smp o meu ritmo com o meu colarzinho :P

    beijinho e boa semana

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  2. Não é impressão tua, os fins-de-semana cada vez estão mais pequenos! :P

    Engraçado, eu também sou um bocadinho 'tenho... de acabar... isto' :P Não é um transtorno, é um traço xD Aprendemos nas aulas de Psiquiatria :P Para a próxima já sabes, tens um traço :P Até soa chique ;)

    Por acaso fiquei assustada com a questão da falta de sal, porque quando eu estou sozinha não ponho sal NENHUM na comida :P E pelos vistos isso também não faz muito bem parece :P

    Beijinhos e tem uma boa semana :D

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  3. Bom treino :)
    Agora é continuar a evoluir força nos treinos :)

    A minha meia do douro (1h39min04seg) .. foi razoável,
    melhorei 48 seg o meu melhor tempo lol.. mas estava / estou doente com uma otite, nas duas noites anteriores mal dormi.. :)

    Podia ser melhor.. mas o melhor está sempre para chegar :)

    Tudo de bom

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  4. Nainho: Parabéns! Muito bom tempo!
    Na minha opinião, é melhor rp's de 48 segundos, porque isso aumenta as hipóteses de teres outro rp na próxima Meia! :) Se agora tirasses logo 5 minutos do teu melhor tempo, isso dificultava-te a tarefa na prova seguinte! lol Há que ver sempre as coisas pelo lado positivo! ;)

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  5. Olá,
    Cada vez vais conhecendo melhor o teu corpo e portanto tolerando os limites.
    Também gostava de ir visitar a exposição, quem sabe se consigo :)
    Boa semanita!
    Bjo

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  6. Gostei do seu post onde você faz um resumo do dia...qualidade de vida é isto, equilíbrio em todos os sentidos( atividade física, alimentação saudável, lazer, descanso do corpo..)você me passou isto no post, e dessa maneira que quero levar minha vida...já estou te seguindo, gostei muito do seu blog. Bom começo de semana. Abraços. Sandra

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  7. Gosto muito de Tim Burton e de Johnny Depp, mas este filme ficou aquém, na minha opinião :/
    O meu problema com as corridas é exactamente esse, o meu ritmo cardíaco sobe demasiado e não consigo controlá-lo... suponho que seja uma questão de prática.

    Beijinhos e boa semana! :)

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  8. O meu f-d-s também encolheu. Estou sempre à espera do próxima para ver se rende mais e ainda é pior.
    Eu estive a ver o trailer do filme e dizia "terror", mas parecia mais "comédia". Gosto muito do J.Depp , mas acho que este não vou ver.
    O teu dia 4 foi excepcional!!! Nota 5 pela atenção!!
    Beijos

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  9. Anónimo15/7/13

    Olá!
    Não sei se ainda tens esse problema, mas acho que fazer vídeos de exercícios é muito mais tortuoso... Eu tenho pesos de 3 e 6 kg, caneleiras, tapetes e três "máquinas" que me deram porque não usavam (!!!), e nos chineses as caneleiras e pesos não são tão caros... para complementar a corrida, costumo fazer 4 dias/semana exercicios com pesos, cerca de 1 hora, e acho que é menos aborrecido... É uma questão de experimentares ;)
    Ass: Pessoa que está a ler o teu blog.

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  10. Olá! Nos vídeos ainda tenho, um BOCADINHO, aquela sensação de "ginásio", de estar a fazer exercício acompanhada.
    As repetições de exercícios e/ou pesos, só por si, é para mim o mais difícil e aborrecido. Mesmo em frente à tv, é raro motivar-me! :)

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