21 de maio de 2012

Prendinhas da Serra e Roupa de compressão

Era este o aspecto do céu ao final da tarde.

Ali chove, aqui faz sol.

Hoje lá saí eu, mentalmente preparada para os 8 km "rápidos" do dia. Claro que foram mais difíceis do que os 12 km "confortáveis" de sábado, quanto mais não seja pela respiração alterada. A partir do km6 ainda "apanhei boleia" de um senhor, que me vinha a seguir já há algum tempo e que lá acabou por me passar. Para não dar parte de fraca, tentei ir na pegada dele (ihih). Como é óbvio, a distância foi aumentando lentamente, mas ainda me aguentei bem até à minha meta. Adeus senhor, e obrigada (próxima 4ª, à mesma hora, ok?).

Treino de hoje:

- Final da tarde
- Condições climatéricas: Chuviscos, nuvens
- Distância: 8km
- Ritmo rápido
- Calorias: 488



O meu jantar foi uma mixórdia à brás, a que vos poupo a foto, mas a sobremesa merece um destaque:

Cerejinhas, venham à mamã!

Gosto muito de cerejas, e como os meus pais foram passar o fim-de-semana à terrinha, hoje trouxeram duas caixas para a filha favorita -> o meu irmão não lê o blogue, acho, por isso estou à vontade para fazer esta afirmação.
Estavam bem bouas, como as gajas de Ermesinde (se não entendes esta referência, vai ver este vídeo já, a bem da nossa amizade).



Roupa de compressão

Depois do trabalho tinha passado pelo LIDL, porque embora não compre roupa nova há séculos e seja uma pessoa muito pouco influenciada por publicidade em geral, basta ver qualquer anúncio de promoções na área desportiva para ficar atenta. Claro que este meu fascínio tem limites, limites sobretudo monetários, por isso só me desloco aos locais se achar que as coisas estão ao alcance do meu bolso. Assim sendo, esta segunda-feira rumei ao LIDL para ver as meias e calções de compressão publicitados nesse grande jornal que dá pelo nome de Dica da Semana.

Em relação aos calções, só havia para homens, mas pareceram-me de um tecido leve e respirável. Provavelmente, a nível da compressão propriamente dita, não serão os melhores, mas pelo preço que estavam acho que vale a pena experimentarem. Já vi calções de compressão com valores acima dos €60... Mais facilmente enfiava as minhas pernas numa banheira de gelo a seguir ao exercício, do que dar esse dinheiro por uns calções de licra. Além disso, os estudos revelam que a roupa de compressão não influencia a performance, por isso, se não me vai ajudar a correr maratonas como a minha Chrissie, não vale a pena o investimento.

Já em relação às meias, razão principal porque fui, acho que, embora não influenciando a performance, ajudam de facto na recuperação muscular. Digo isto porque tenho dois pares, de uma marca barata (boas meias de compressão também são muito caras), que costumo usar a seguir aos treinos e às provas e já não sinto as pernas tão cansadas. Geralmente uso-as às segundas-feiras, quando vou trabalhar (escondidas debaixo das calças, claro) porque passo as manhãs todas de pé. Pode ser efeito placebo, aceito, mas mal também não tem feito.

Meias de compressão para mim e calções de compressão para oferecer ao meu pai.
(Mais pontos de filha favorita - sorry mano).

Tenho as meias calçadas agora e assim de início, gostei mais do tecido destas do que o das que já tenho. São mais frescas e ajustadas.



O que diz a caixa:

- Melhoram o desempenho ( <- publicidade um pouco enganosa, os estudos são inconclusivos)
- Protegem e climatizam
- Vibrações musculares reduzidas
- Circulação sanguínea ideal
- Restabelecimento rápido (isto já é capaz de ter certo fundamento)

Não costumo usar as meias para correr, porque as acho muito quentes, mas estas parecem-me ter um tecido melhor e vou experimentá-las. Para a semana faço um review.


A roupa desportiva de compressão é utilizada para:
  • Redução de dores musculares e recuperação mais rápida

Um estudo revelou que, embora não se tenham registado alterações a nível da performance, os atletas que usaram as meias de compressão reportaram menos dores musculares nas 24 horas que sucederam aos testes.
As roupas de compressão parecem também melhorar a circulação sanguínea, permitindo uma maior eficiência na remoção do sangue venoso.

  • Redução de lesões
  •  
Ao nível dos atletas de velocidade, as roupas de compressão aumentam a temperatura do corpo, permitindo um aquecimento mais rápido. Facilitam também os movimentos de flexão e extensão, podendo auxiliar os isquiotibiais, conjunto dos músculos da coxa, na fase final do sprint.


O uso de roupa de compressão é aconselhada, mesmo que apenas no(s) dia(s) que sucede(m) o treino ou a competição.




Usam ou já usaram alguma roupa de compressão? Qual é a vossa opinião?

 


10 comentários:

  1. Este fim-de-semana as cerejas perseguiam-me: elas eram em cada esquina, e sim, também trouxe umas caixas.

    Não uso esse tipo de vestuário, e se calhar até devia, pois tenho varizes, mas... ainda não experimentei.

    ResponderEliminar
  2. Eu tenho uma amiga de Ermesinde e passamos a vida a dizer isso :P Ai ai, onde estão esses Gato Fedorento que nos faziam rir às gargalhadas só por dizerem 'Pernadeperuassadeiros de Miranda'? :P

    Eu reparo em TODOS os erros ortográficos das pessoas :P E a falar também. A sério, é mesmo o meu pior defeito. De todas as vezes que eu digo 'é O grama e não A grama' lá em casa a minha mãe fica com uma cara que até tenho medo que ela me bata :P Por isso estás à vontade para reparar nos erros (e já agora se eu fizer algum avisa, eu também tenho o pânico de fazer erros ortográficos) :P

    Roupa de compressão só uso mesmo quando tenho bancos ou cirurgias mais demoradas. Mas também há desvantagens: melhor circulação sanguínea e menor retenção de líquidos = mais vontade de fazer xixi durante cirurgias de cinco horas = muito muito aborrecido :P

    Beijinhos :D

    ResponderEliminar
  3. Nunca usei!
    Mas foi uma boa compra de certeza!!

    beijinhos :)

    ResponderEliminar
  4. já tinha reparado nisso no folheto do LIDL ! talvez passe lá hoje, ver se ainda há :)
    cerejas ! nhamiiii ainda não comi este ano :(

    beijinho

    ResponderEliminar
  5. Eu sou grande amiga do Lidl no facebook, e tb vi essa promoção, mas nao tinha lá o preço... quando custa?

    (estou com inveja de ti.... já comeste cerejas... lol)

    Beijinhos e um bom dia :D

    ResponderEliminar
  6. Bem eu não uso.. nunca usei.. mas estou tentado a começar a usar lool

    Estou todo empenado .. se usasse talvez estivesse bem melhor lool e um banho numa banheira cheia de gelooo

    :D

    bons treinos :)

    ResponderEliminar
  7. Nunca tinha percebido qual o objectivo de usar meias de compressão, fiquei a saber agora. Bom post :)

    ResponderEliminar
  8. Muito obrigada pelo apoio =)
    Em relação à roupa de compressão, nunca usei e para ser sincera desconheço quais os seus efeitos ou beneficios. Mas muita gente lá do meu ginásio usa.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  9. Por acaso, para a Corrida do guincho, vou usar pela 1ª vez meias de compressão. Como o terreno é irregular, vou experimentar.

    ResponderEliminar
  10. Amo cereja, muito, muito, pena que no Brasil são super caras. Só dá prá comer um pouquinho, prá matar a vontade!
    Beijão,
    Mel

    ResponderEliminar