8 de maio de 2012

Terry Fox

Terry Fox era um jovem canadiano a quem, aos 19 anos, foi diagnosticado um carcinoma ósseo. Na altura, Terry corria e jogava basquetebol universitário e teve de se submeter à amputação da perna direita, mas isso não o fez desistir, pelo contrário. Terry continuou a correr com recurso a uma perna artificial e foi mais longe: dispôs-se a percorrer o Canadá a pé, de forma a angariar fundos e alertar consciências quanto à importância da investigação na área da oncologia.
O seu objectivo era angariar um dólar por cada canadiano, na altura 24 milhões. Terry corria/caminhava em média o equivalente a uma maratona por dia, numa jornada que acabou por ficar conhecida como "Marathon of Hope", Maratona da Esperança. Após 143 dias consecutivos e aproximadamente 5.300 quilómetros percorridos, Terry Fox foi obrigado a parar, quando o cancro se alastrou aos pulmões. Morreu nove meses depois, pouco tempo antes de completar 23 anos.

Wikipedia


Isto passou-se em 1981, mas o legado que deixou suplantou os seus poucos anos de vida. Nesse mesmo ano, realizou-se a primeira Corrida Terry Fox, no Canadá. 30 anos depois, esta corrida reúne milhões de participantes em mais de 60 países e tornou-se uma das maiores fontes de angariação de fundos para a pesquisa oncológica.


Dia 12 de Maio de 2012, ou seja, este próximo sábado, também podes fazer parte da Maratona da Esperança, e continuar a luta por alguém que já não pode. Não deixes a palavra "Maratona" assustar-te, são apenas 5km, num circuito de 3 voltas em que, quem não conseguir, pode fazer apenas uma, ou duas. A ideia não é competir, não há chips nem controlos de tempo, nem prémios. O prémio é saberes que contribuíste para um dia ser possível salvar a mãe, o filho, o irmão de alguém, ou a ti.
O valor da inscrição é de €5, que revertem na íntegra para a causa, e até tens direito a uma t-shirt. Aqui está a do ano passado (peço desculpa, está amarrotada, não me apeteceu passá-la a ferro para a fotografia):

Parte da frente
Parte de trás.

É uma corrida familiar, por isso traz familia e amigos. A corrida começa às 11h00, ao pé do Pavilhão de Portugal, no Parque das Nações, mas chega mais cedo porque as inscrições são feitas no local e no próprio dia.

Se não puderes/quiseres trazer família e amigos, vem na mesma, e faz desta prova um pequeno treino. Se quiseres, vem mais cedo e corre os quilómetros que tens programados antes, como um "aquecimento" antes da corrida. O local é agradável.






Nada mau, não é?

Eu vou lá estar, porque também tenho "alguéns" que já não podem. E enquanto puder, vou estar lá sempre.



"I´m no different from any of you - I'm no better, no worse. You are cheering and clapping for me but if you have given $1, then you are part of the Marathon of Hope. Even if I don´t finish, we need others to continue. It's got to keep going without me."

Terry Fox - 11 de Junho de 1980
(citação retirada do diploma do ano passado)



Venham também!




PS: Obrigada a todos os que também ficaram contentes comigo no "sub-01:00:00 or die";)! Espero conseguir continuar a progredir. Amanhã partilho os meus próximos objectivos.

11 comentários:

  1. Fazes mesmo bem em ir :)
    se pudesse também ia.

    quero ver esses novos objectivos :D

    Beijinhoos

    ResponderEliminar
  2. Hello! Achas que todas as pessoas vão correr, ou podem ir a andar? Isto porque, as minhas "potenciais" companheiras não são de corridinhas. E sabes se as crianças (quase 5 anos...) também podem participar?
    Não és da organização, mas tens seguramente mais experiência que o je...!?
    Thanks in advance!
    Beijos

    ResponderEliminar
  3. que história !! ainda nos se queixamos ! realmente, dá que pensar! FOI UMA GRANDE PESSOA SEM DÚVIDA! tenho tanta pena nestas alturas de n morar em Lisboa !! :||

    beijoca

    ResponderEliminar
  4. adoro conhecer pessoas como essas, tão inspiradoras! :)

    ResponderEliminar
  5. Olá,
    Tive conhecimento desta maratona porque a escola da minha filha organiza todos os anos uma "excursão" e motiva pais e filhos a participarem.
    É uma causa mto nobre :)

    ResponderEliminar
  6. Olá!

    Fiquei muito sensibilizada com o teu post. Não tenho ninguém com cancro na família (graças a Deus, e porque a minha família é mesmo pequena), mas infelizmente convivo com o cancro todos os dias.

    No Domingo não estou cá porque vou a casa (a semana passada não fui), mas já mandei mail aos meus amigos a avisar ;)

    Obrigada pela partilha :)

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  7. Olá!
    Ainda estou na duvida se vou ou não…
    Até gostava de ir pela iniciativa, mas no sábado vou ser “abandonada”.
    Para ir de transportes públicos sozinha o mais provável é perder-me, e para levar o carro deve ser um stress…
    Fazer a inscrição no dia da corrida também não está a ajudar muito.
    Se não for aviso-te e, se não te importares, dás mais 3 voltas por mim, ok?
    Beijos

    ResponderEliminar
  8. Pena que seja em Lisboa, senão eu ía. Mas já estou a pensar em inscrever-me numa cá no Porto, nem que seja para caminhar a maior parte do percurso. Beijo

    ResponderEliminar
  9. Boa divulgação.. é daquelas provas para fazer em convivio:) passear correndo ou caminhando :)

    E para os teus objectivos.. eu apenas aceito a meia maratona.. porque qualquer objectivo inferior a isso é muito pouco...

    Sem desculpas ou motivos para não a fazer :)

    ResponderEliminar
  10. Fazes bem em ir, força :)

    Obrigada pelo apoio, hoje já me sinto melhor!

    Beijinhos!*

    ResponderEliminar