15 de maio de 2012

Treinos suados e 3 acessórios de corrida

Hoje saí para correr já passava das 19h. Pensei que fosse estar menos calor e menos gente. Enganei-me. Tive também, mais uma vez, a prova de como a minha já de si fraca performance é afectada pelo calor. Tinha programados 8 km a um ritmo confortável mas, pouco depois do quilómetro quatro, e apesar de ter mantido o ritmo baixo, a frequência cardíaca estava muito mais alta do que o normal para a velocidade. Quando cheguei a casa, consultei novamente o Dr. Google e vi que era uma coisa comum, acabando por descobrir vários artigos sobre o tema. Falo um pouco mais disso amanhã.

Depois, como é um calor húmido, o suor não evapora com tanta facilidade, o que juntamente com o protector solar semi-derretido forma uma pasta que atrai mosquitos e demais insectos esvoaçantes. Uma bela imagem.

A minha gordura farta-se de chorar.

E como se já não bastasse o coração ameaçar saltar-me pela boca e ter mosquitos colados na testa, ainda há pessoas que vêm de frente, em direcção oposta a mim, e não se desviam um passinho sequer para o lado, obrigando-me quase que a ter que subir o muro para me desviar. É muito irritante e desperta-me pensamentos homicidas, que ficam abafados pelo meu cansaço extremo, é o que vale.
 
 
 
Treino de hoje:
- Final da tarde
- 56 graus e 230% de humidade (<- possível exagero)
- Distância: 8km
- Ritmo confortável (entre 6:10 e 6:59 min/km)


Agora, e porque gaja que é gaja tem que ter os seus acessórios mesmo quando parece um pimento cozinhado ao vapor, ficam aqui três de vários que uso quando vou treinar (não todos ao mesmo tempo, claro).

Nota: Por "acessórios" entendo algo que não é indispensável quando corremos, mas que às vezes dá jeito.


1) Armband ou Braçadeira (?)*

* Não tenho a certeza do nome em português.


Comprei, se não me engano, na Decathlon e serve para transportar o telemóvel ou mp3 (mp4, iPod, etcs). Ou, se forem como eu, os dois ao mesmo tempo e tudo o mais que lá consiga enfiar e depois, no dia seguinte, estarem com uma dor no ombro direito e não fazerem ideia porquê...

Foto antiga e desfocada, mas a armband está lá.


2) Carteira de pulso (<- Estou a gozar, não faço ideia de como se chama, mas a função é essa).


Serve para guardar as chaves, duas ou três gomas e também a carteira, naqueles dias em que passo na mercearia antes de vir para casa (coisa que tenho evitado nos últimos dias, por não querer afugentar a restante clientela).


Tenho calças e calções que já vêm com um bolsinho, que faz o mesmo efeito para quando só preciso de guardar as chaves.


3) Música



Ultimamente nem me reconheço, mas tem sido raro ouvir música nos meus treinos. No fim-de-semana, às vezes levo o mp3 para ouvir a rádio, mas nem isso tenho feito.

Se corro sem telemóvel, levo o mp3 vermelho, à esquerda, mas quando já vou carregada com o telemóvel, carteira, máquina fotográfica, uma cadeira e duas almofadas, levo o mais pequenino, que prendo no cimo das calças ou calções.


E pronto, aqui ficou uma amostra da quantidade de tralhas que uma mulher pode levar quando sai para correr. Como o tema não se esgota aqui, um dia destes partilho mais três acessórios.

(Mas só para terem mais uma prova de como o calor me afecta, na última semana nem aguento levar a armband, nem coisa nenhuma, porque me faz calor no braço... Tenho levado o relógio e já é muito.)


Mais alguém costuma levar coisas indispensáveis/dispensáveis quando faz exercício?


15 comentários:

  1. Tenho uma armband igual :P
    o meu dilema é com as chaves definitivamente.. nunca sei onde as por e as minhas calças não têm bolsos.. :|

    acho que preciso é de umas calças novas eheh

    Beijinhoos

    ResponderEliminar
  2. a minha gordura não chora de forma tão sexy como a dessa menina... aliás, um dia destes no ginasio, estava eu a fazer ginastica com um espelho à frente e assustei-me
    LOL

    assustei-me também com o Dr Google, e com as conclusões que ele dá para a minha falta de ar...... :| porra...
    (quando eu estava a pesquisar a falta de ar só pensava "tu vais-te arrepender" e nao é que arrependi!!! fiquei assustadissima!!! LOL)

    o acessorio que levava para as caminhadas e mini corridas eram as chaves presas ao fio das calças (sim, eu sou quase gajo... :P )

    Beijinhos grandes e continuação de boa semana :)

    ResponderEliminar
  3. Batata: LOL! Pois... a minha gordura também não chora de forma assim tão sexy! :) Aliás, a foto foi mesmo um contraste com a maravilhosa descrição do suor feita acima... ;)

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  4. Olá olá :D

    Beber batidos em canecas de cerveja é à Hóme, toda a gente sabe disso :P Não, é só porque é o maior copo cá de casa :P

    Ora a gasimetria :P Sabes quando vais tirar sangue? É igual, mas em vez de tirarmos sangue da veia tiramos da artéria. Normalmente fazemos no pulso, a apanhar a artéria radial ;) Há pessoas que se queixam muito, outras que não se queixam nada, vai variando. Nunca tive de fazer nenhuma, por isso não sei ;) Ontem nós os três falhámos umas quatro, já estávamos preocupados que estivéssemos a perder o mojo :P Mas afinal devia ser do calor ;)

    Eu quando vou correr levo sempre um ipod numa mão e a garrafa de água na outra, o que não dá jeito nenhum!

    Não costumo levar chaves porque há sempre gente em casa, mas gostei muito dos acessórios que mostraste :) Já agora, como fazes com a água? :)

    Beijinhos :D

    E pára lá de consultar o Dr. Google, vais ficar preocupada sem necessidade :P Com o aumento do calor há uma maior vasodilatação, a tensão baixa e para haver um correcto suprimento sanguíneo aos músculos (principalmente enquanto fazes exercício) a frequência cardíaca aumenta. É fisiológico e não há qualquer problema ;)

    ResponderEliminar
  5. Olá eu vou correr no campo de futebol da terra mais próxima que tem uma pista de tartan, portanto tenho de ir de carro porque ainda vivo um pouco longe, e não levo nadinha, só as chaves do carro. Gosto de me entregar á corrida sem mais nada, sem musica, sem relógio sem telemóvel, e sentir a verdadeira sensação de liberdade. Manias deves estar tu a pensar!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. bem eu farto-me de rir com o que me contas:D essa das pessoas virem contra nós acontece-me muito frequentemente nos passeios e shopping! mas por alma de quem é que só eu é que tenho de me arrumar do caminho??whyyy? fico a praguejar uns 10segundos sempre que isso acontece:D e os acessórios..eu sou mesmo á gajo, nem de malas gosto de andar no dia a dia, só se for mesmo impossível deixá-la no carro( ups...ladrões, eu não disse isto hein?!) e para caminhar não levo nada. deixo a agua no carro do mais que tudo e sempre que volto a passar pelo carro bebo..:D mas tambem porque nunca encontrei acessórios desses...talvez comece a procurar melhor agora:) o suar eu ainda tolero...ate porque suo pouquíssimo:s mas o facto de ficar com tom vermelho semáforo com manchas brancas e rasgões nos lábios(por ficarem secos)...isso sim é que é sexy :D :D

    ResponderEliminar
  7. Olá! Na corrida Terry Fox fui tão artilhada que jurei que da próxima iria minorar os acessórios!
    Eu sou "muito sexy" e por isso meto o meu mp3 velhinho dentro... do top (no meio do peito!) De higiénico não tem nada, mas é o sitio onde não sinto o peso.
    Se é num dia mais frio, levo tudo no bolso do casaco.
    Cada vez há mais gente na rua...sinto-me feliz das pessoas saírem de casa para ir caminhar e correr, mas ao mesmo tempo, sinto o "meu espaço" invadido e tento não ir às horas mais movimentadas!
    Beijos

    ResponderEliminar
  8. He, eh, eh! O que eu me ri com o teu post e as tuas descrições.
    Quanto ao desviar, tu nem me digas nada, e tu vais a correr e as pessoas também, agora eu na bicicleta também fico possessa e com esses instintos quando as pessoas não se desviam e, pior, vão a andar em grupo e a ocupar o espaço todo...
    Já cheguei a quase cair por ninguém se desviar e fico cá com uma irritação que vou-te contar.
    Quanto a acessórios, na bike não dispenso a mochila com água, uma barra e um cubo de marmelada lá dentro, lenços e óculos escuros, mais um cantil na bicicleta e o telemóvel a 'contabilizar' o percurso no bolso da minha blusa de ciclista.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  9. Nem te digo nada!
    Esta semana estou a desanimar completamente, só me vem á cabeça “Nunca vais conseguir chegar aos 10Km”.
    Este calor mata-me!!! Ontem era para fazer 5Km e acabei morta nos 4Km…
    Parabéns pelos teus 8Km!
    Quanto aos acessórios, também levo a “Coisaparaobraço” onde coloco o tm, a mp4 vai no bolsinho dos corsários, o relógio com a fita para os batimentos cardíacos e mais nada que já vou bem artilhada.
    Agora ando a ver se arranjo um garrafão de 5L para levar ás costas, já te disse que este calor mata-me?
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Tanta tralha.. lool só falta levar a pochette e o salto alto para calçar logo no fim da corrida lool

    eu não levo nada.. apenas no dia de prova é mais complicado com o raio das chaves do carro lool

    mas posso dizer q eu corro despido lool

    ResponderEliminar
  11. Eu só levo a chaves do carro metida na parte de cima das cuecas :D). E por falar nisso, elas não se metem em todo o lado e mais algum?! Há dias que até tenho de parar para as "tirar da gaveta"! Raisparta

    ResponderEliminar
  12. Carla: Vais chegar aos 10km, sim! Temos de ir mais devagarinho, mas chegamos lá!

    Nainho: Não sei se ainda te lembras disso, mas o ideal seria uma mala à Sport Billy! ;)

    Sweet68: :) Depende muito do tecido e do formato. Há toda uma ciência por detrás das cuecas no desporto! lol ;p

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. preciso mt dessa braçadeira para o mp4 mas ainda n tinha achado, tenho de ir ver isso !!
    que corredora !! :P mt bem !!!
    olha no outro dia tive aquela dor no rabo durante um dia lol e lembrei me de ti lolol
    beijinho

    ResponderEliminar
  14. oi again:p eu confesso que nao fiquei fã numero 1 das favas, mas para variar comprei e adaptei de modo a nao as sentir muito e saber que estou a comer bem:p e misturadas no tomate passam bem despercebidas:) mas que enjoa o cheiro é verdade, mas aquele molho de tomate faz mesmo milagres!:) hum, ja ouvi falar muito desse filme tambem, mas acho que nao vi, plo menos agora quando fui ver o trailler nao me lembro:p beijinhos!

    ResponderEliminar
  15. Para mim ter a armband para o iPod é absolutamente indispensável. Acho que não fazia mais de 500metros se não tivesse música LOL A questão de onde meter as chaves, telemóvel, etc chateia-me imenso! Ainda não descobri a solução perfeita...

    PS - sim tinha tirado a foto antes da aula começar, é impossivel parar durante aquelas aulas :P

    Beijinhos!

    ResponderEliminar