17 de junho de 2012

16+5 faz 21

"Olha esta agora a ensinar-nos matemática da básica", estão vocês a pensar. Na verdade, 5 km são os quilómetros que me faltam para correr uma Meia. Corri 16 km este fim-de-semana, no meu treino mais longo de sempre! Sim, estou doida! "Então mas não andavas com uma dor no pé e a massacrar-nos em todo o santo post com isso?" Arrrr... siiim...
O pé não me doeu a semana toda, e não quis correr antes para não "estragar", mas no sábado acordei com a sensação de que ia ser um bom dia. 

O tempo estava nublado, o meu favorito para correr, embora a humidade do ar estivesse um pouco elevada.



Abro aqui um  parêntesis para uma troca de (demasiada) informação: eu não sou de transpirar muito, no entanto parece que o suor todo se concentra ao fundo das costas e no peito... No peito ainda entendo, com o soutien e a banda cardíaca (quando a levo), agora nas costas?? Acabo quase sempre o treino com duas manchas de extrema sensualidade na t-shirt :|... Graças a Deus pelas t-shirts técnicas! E vocês, transpiram muito? Vá lá, não tenham vergonha de partilhar informação sobre as vossas glândulas sudoríparas, é uma coisa completamente normal de se fazer.

Tomei o primeiro pequeno-almoço do dia: torradas, meia banana e um café. Em equipa vencedora não se mexe.

Esta já é uma foto antiga, mas o PA é semelhante.

A ideia era tentar fazer 15 km, porque, se bem se lembram, fiquei de participar numa prova no fim deste mês para ultrapassar o "trauma dos 15", mas como os treinos têm sido prejudicados devido à dor no pé, queria saber se aguentava a distância, mesmo que muito devagarinho, antes de me inscrever.
Até ao km11 foi mais ou menos pacífico, porque é a média que costumo correr ao fim-de-semana e há sempre muito com que me distrair àquela hora da manhã (vi um dos pescadores que costumam estar junto da marina da expo pescar um peixe de quase um metro! Nem sabia que havia peixes assim tão grandes ali para aqueles lados. Não faço ideia de que tipo de peixe era, mas era assustador!). Depois, se calhar por ter começado a uma velocidade tão lenta e os quilómetros demorarem mais a percorrer, comecei a sentir o peso das passadas nas coxas e nos joelhos, sobretudo a partir do km13. Relativamente ao cárdio estive sempre bem, e só já para o fim é que passei das 160 bpm, por isso é que continuei até aos 15km, que eram o meu objectivo. É-me mais fácil insistir em correr com pernas cansadas do que com o cárdio em esforço (suponho que seja assim com toda a gente, não sei). Quando finalmente atingi o objectivo pensei: "e porque não mais um?" e arrastei-me por mais mil passos, mais coisa menos coisa. Não foi bonito, mas ainda consegui fazer aquele último quilómetro.

E foi assim que concluí o meu treino mais longo de sempre (desta vez sem necessidade de aspas, porque 16km é longo, agora não venham para aqui maratonistas dizerem-me o contrário e estragarem-me a glória!;) ), em distância e, penso eu, também em tempo.

Treino de sábado:

- De manhã
- Tempo nublado
- Distância - 16km
- Ritmo lento
- Bpm médio - 161
- Calorias - 901




Segundo pequeno-almoço do dia:

Fiquei sem cacau para o meu leite com chocolate pós-corrida.

Resumo do resto do dia:

Ahah.

Quando comecei a correr o meu objectivo era terminar uma prova de 10km, que para mim já eram uma carrada deles. Nunca pensei chegar ao ponto de considerar uma Meia Maratona nem estar a fazer treinos de 16km. É bom ver como o nosso corpo vai mesmo ficando mais resistente e conseguimos começar a fazer coisas que achávamos que não éramos capazes -> aqui está um pensamento a que tenho de me agarrar naqueles dias em que quase morro para fazer 6km (porque também os há).



No entanto, há uma coisa que me preocupa. Não sei se repararam em cima, mas eu perdi 901 calorias neste treino. São muitas calorias, praticamente as de uma refeição completa. Se por um lado é bom perder assim tantas calorias, por outro lado é uma coisa que vou ter de planear muito bem quando começar a treinar para uma Meia Maratona. Com esta média, significa que posso chegar a perder mais de 1000 calorias em treinos mais longos e vou ter de encontrar uma forma de compensar este dispêndio energético de forma saudável.
Já perdi muito peso com a corrida e o meu objectivo não é perder mais (a não ser que fosse possível perder 1,5kg apenas na zona da barriga...agradecia muito!) mas também sei a fome com que fico após estes treinos e é muito fácil optar por comida "mais rápida", apenas porque está logo ali à mão, ou então cometer excessos, porque "depois compenso". Também não quero engordar e ter de correr com mais 4 ou 5 quilos em cima.
É a parte da manutenção do peso, ao mesmo tempo que construo uma base resistente, que vou ter de gerir. Acho que a par de um plano para os 21km vou ter de conceber um "plano" nutricional. Na altura depois ponho-vos a par. Entretanto, estive a ler este artigo, que achei muito interessante. Aconselho a quem tenha interesse em nutrição desportiva.


Falando de algo que adoro e em que as calorias não são um problema, porque deve ter umas 15 por cada 100 gramas...



O que significa que, só na tarde de sábado, enquanto via o Indiana Jones e a Grande Cruzada na sic pela 13425ª vez (grande fã do Indy), devo ter ingerido umas 300 calorias. Façam as contas...



Ao menos fiquei bem hidratada.



Curiosamente, hoje acordei sem dores nenhumas nas pernas, o que significa que isto:

creme para as pernas fresquinho e com cheiro a medicamento

+ isto:
meias de compressão

+ isto:

quantidades abusivas de melancia

= remédio milagroso para as dores musculares.


Não vou registar a patente ainda, quero fazer mais um ou dois testes, mas quer-me parecer que vou ficar rica com esta ideia. Não tentem roubar-ma. 


E hoje fui novamente ver o jogo a casa dos meus pais (mais uma vez, em equipa vencedora não se mexe). Foi um belo final de tarde.



Para terminar, a pedido de muitos leitores (na verdade foi só de uma, mas ponho na mesma) aqui vai a foto da Sagres do jogo:




Uma boa semana!

16 comentários:

  1. Ah, adorei a ultima foto!

    Parabéns pelos 16 Kms, é extraordinário. Eu nunca serei capaz de correr 16 Kms e o pouco que faço para mim já é um feito tremendo, para quem praticamente não corria...!

    Também adoro melancia!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Acho que tens de ir para casa dos teus pais e beber Sagres na Quinta também, porque acho que é isso que dá sorte! :D

    Achei a questão da alimentação correcta muito relevante, e a maior parte das pessoas não se preocupa com ela ;) Vou ler o site que indicaste (assim que acabar de fazer a minha história clínica!) :P

    Parabéns pelo treino! :D Um dia quando for grande também vou correr assim ;)

    Beijinhos e tem uma boa semana :D

    ResponderEliminar
  3. hehehe...já me ri com o teu post e com as tuas imagens, lololol
    parabéns pelos 16km, que grande meta :) bjts e boa semana

    ResponderEliminar
  4. 16 km, parabéns!! Já estás apta para a Meia. Porque não a se setembro??
    eu ainda não comi melancia este ano, como é possível?? :D

    Se continuas a perder peso por correr (isso não me aconteceu lol), deves mesmo pensar num plano mais equilibrado no que respeita a alimentação, para teres energia suficiente e para repores todos os gastos! :)

    beijinhos e boa semaninha!

    ResponderEliminar
  5. Antes de mais muitos parabens pelo feito. Realmente se quisermos muito uma coisa acabamos por a conseguir. Depois conseguuste comer 2Kg de melancia?? Vai comer melancia la fora!! Acho que ia andar a mijar durante tres dias de meia em meia hora... Beijo

    ResponderEliminar
  6. Pizza: Tu já és magrita, estás bem assim, não precisas perder mais peso!
    Em relação à Meia, não tenho pressa! 1º porque provavelmente não vou estar cá na altura da de Setembro e depois porque uma Meia nessa altura ia obrigar-me a fazer treinos longos em pleno verão e eu gosto de correr... e quero manter-me assim! lol ;p
    Bjos**

    Sweet68: Os rins também precisam de ser exercitados! eheh ;) Bjos**

    ResponderEliminar
  7. Não posso deixar de dar os parabéns pelo teu percurso de 16km. Mais uma prova de que mesmo atrapalhadas... quando queremos conseguimos mesmo chegar mais além. Ou seja, aos 15 e porque não mais 1??? E foste, e conseguiste! Muitos parabéns :)

    ResponderEliminar
  8. AHHHH, GRANDA MULHER!!!! E QUE BELAS CANETAS AS TUAS!!!!

    ai essas 3 coisas funcionam para as dores musculares? :D

    já viste que sorte que tens? podes comer massa à vontade!!
    960kcal é muita coisa, caramba....

    Muitos parabens :D

    Olha, sabes que no domingo me lembrei de ti para vires connosco comer o pão de malte? (não sabia que era pão de malte, mas para vires connosco)
    mas depois pensei "ela tem uns sabados e domingos tão animados, con certeza já tem coisas..."
    Agora olha, para a proxima que for comer o pão chateio-te para vires :D

    Beijinhos grandes e boa semaninha :D

    ResponderEliminar
  9. ahah eu tb li em alguns sitios que proibia carne (e peixe!)
    a minha M.M só proibe carne a partir de hoje LOL
    :)
    fico a espera q mudes de ideias!
    eu so estou a planear fzr uma corrida longa por semana... não há tanto mal assim! E além disso, não conheces aquela máxima: "quem corre 15 em treino, corre 20 em prova!"
    alegra-te amiga, tu já corres mais q isso! :)

    ResponderEliminar
  10. Pizza: Eu desconfio MUITO dessa máxima... lol :)

    ResponderEliminar
  11. Beeeem...tiro ja daqui a receita das 901 calorias perdidas!!! ora aí está uma excelente forma de perder peso e poder comer:p grrr se fizer 16km independentemente do tempo, perco isso?:p ehehe beijinhos e amei essa patente, irei usar:)

    ResponderEliminar
  12. uauu ! 16 kms ! tu és doida ! :P
    rosa mota !
    ya melância é do melhor, enche bem a pança e calorias quase nada ! lol pior é as visitas ao wc !

    bj

    ResponderEliminar
  13. Carla: Só para te superar, 4 palavras para ti:
    O BRI GA DA! :D

    Bjs

    ResponderEliminar
  14. que boa distância :) aos poucos e poucos vamos notando evolução nas nossas corridas e isso é tão bom não é? mas não tanto como melancia ;) adooooro :)

    ResponderEliminar