29 de junho de 2012

Da biblioteca ao ginásio e os "30 minutos"


Hoje foi dia de passar na biblioteca. Como já tinha falado aqui, eu adoro livros. Este ano, por motivos de força maior (e que penso que valerão o sacrifício), tive de tomar a difícil decisão de não comprar (muitos...) livros, mas se pudesse gastava um décimo do meu ordenado em livros todos os meses e se me perguntarem se prefiro comprar livros ou roupa, eu nem hesito!
O meu sonho é ter uma biblioteca em casa, daquelas grandes que ocupam uma divisão inteira e em que é preciso um escadote para ir buscar livros às estantes mais altas. Depois teria também uma lareira e uns cadeirões e puffs confortáveis para uma pessoa se sentar a ler, à luz de uma ampla janela... Mas enquanto isso não acontece, há uma biblioteca na qual estou inscrita e de que gosto especialmente.


imagem

Fica no Palácio do Contador-Mor, que é um antigo palacete com um jardim em redor. Como era um edifício de habitação, por dentro tem muitas divisões, o que torna o local muito acolhedor. Nem parece que estamos numa biblioteca, mas sim em casa de alguém com muitos livros! É também conhecida por Bedeteca, por ter uma divisão dedicada inteiramente a livros de banda desenhada. Tem também uma parte de aluguer de dvds e jogos e uma sala de "convívio" com tabuleiros de xadrez e cadeirões à moda do século XIX! Naquela torre à esquerda, que podem ver em cima, costumava haver um café, que agora está fechado indefinitivamente, o que é pena porque se tinha uma visão a 360º das redondezas e podíamos sentar-nos ali a ler livros e a tomar um café, que é coisa que não se pode fazer em todas as bibliotecas!

Uma curiosidade: para quem leu Os Maias, (ou o resumo das Edições Europa-América, no Secundário!) e se lembrar da "Toca", que era o local onde o Carlos da Maia e a Maria Eduarda se refugiavam para ter os seus encontros amorosos e incestuosos (embora esta última parte não soubessem, coitados), foi no Palácio do Contador-Mor que Eça de Queirós se inspirou!  Eu confesso que li o livro todo e gostei muito, por isso achei engraçado quando soube disto.

Eu queria mostrar-vos umas fotos por dentro e até já estou um ás em tirar fotos à socapa com o telemóvel, só que quando tirei esta primeira foto:


esqueci-me de tirar o som ao telemóvel e ele fez aquele som característico e muito alto (tendo em conta que estava num local silencioso) de uma máquina a tirar fotos e uma ou duas pessoas ainda se viraram para mim, a ver o que estava a fazer... Não liguem, estou só aqui a tirar umas fotos dentro da biblioteca para pôr no meu blogue, podem continuar a ler... Assim sendo, depois senti-me constrangida e já não consegui tirar mais fotos. Ok, só mais uma, pela piada:

"O Meu Frigorífico e Eu".

Encontrei este livro numa estante e tive de fotografar! (Nota: Não são as fotos que estão desfocadas, vocês é que beberam muito ao jantar... ;) )

Os que trouxe para casa:



Comida, viagens, meios de transportes alternativos, histórias da Idade Média... Mais um ou dois temas e está praticamente feito o meu perfil literário.

Agora, este livro em específico


fui buscar porque já tinha lido sobre o mesmo em alguns sites estrangeiros. Como sabem, ou já devem ter reparado, eu não sou de fazer dietas, mas gosto de ter cuidado com o que como. Para mim, mais importante do que as gorduras ou calorias, preocupa-me a origem e o processo de fabrico da comida que metemos para o nosso organismo.
Embora não seja vegetariana nem esteja a pensar ser (apesar de respeitar todas as opções conscientes de alimentação), o tema da manipulação genética dos animais para abate interessa-me. Isto porque, se nos derem a optar entre carne de vaca ou carne de galinha, em princípio a escolha da maior parte das pessoas (eu incluída) assentaria na galinha, porque carne de vaca é "carne vermelha" e toda a gente sabe que não se deve abusar. Mas e se a vaquinha tiver sido criada ao ar livre, alimentando-se de ervinhas em extensos prados na montanha e a galinha tiver sido engordada a ração química em cativeiro para crescer a níveis anormais e ficar "mais vistosa" no acto de compra? Já nos deixa a pensar.
Este livro aborda um pouco o tema da agricultura biológica, que é algo sobre o que me interessa saber mais, aparte da restante polémica sobre a crueldade animal em que assenta.

Depois de ler partilho as conclusões (se chegar a alguma).

Não costumam pensar sobre a origem dos alimentos, sobretudo quando se deparam com aquelas listas de ingredientes intermináveis das quais só conhecem um terço das palavras?


A seguir à biblioteca passei pelo "meu" ginásio ao ar livre, que é logo ali ao lado. Fiz novamente 3 séries, desta vez de 25 repetições ou 1,15 min cada e foi o meu exercício por hoje, já que estava a ficar tarde para ir buscar a bicicleta (e toda a preparação envolvente) e amanhã é dia de corrida longa.

Agora só uma coisa que descobri enquanto folheava a minha agenda do ano passado:


Estão a ver aquele "30m" ali em cima? O "30m" = a 30 minutos de corrida. 30 minutos de corrida era o que eu aguentava a 04 de Julho do ano passado (na altura ainda não contabilizava os quilómetros, mas ao ritmo que ia deveria corresponder a uns 4km). E no final desse ano consegui fazer a S. Silvestre dos Olivais (10km) e sobrevivi para contar. Além disso, tendo em conta que estive parada todo o mês de Agosto e só comecei a treinar "à séria" em finais de Outubro, isso significa que qualquer menina que diga que "apenas" consegue correr 20 ou 30 minutos seguidos (ahem Batata...), no final do ano pode estar a correr 10km ou muito mais! Acreditem em vocês!

Bom fim-de-semana!

11 comentários:

  1. Eu ainda vou na parte inicial, do Dragonball mesmo. Acho que a parte da conversa acontecia mais no Dragonball Z ;) Quando eu lá chegar digo-te o que acho, já só me faltam uns 310 episódios :P

    Eu também adorava ter uma biblioteca enorme lá em casa, ao estilo Bela e o Monstro ;) Enquanto não posso ter contento-me com os 32312129 livros para totós que tenho no portátil :D

    Mas a biblioteca pareceu-me mesmo fixe, é onde? A parte dos tabuleiros de xadrez agradou-me particularmente e acho que o P. ia gostar :)

    A questão toda de comer animais faz-me um bocado de confusão, principalmente desde que comecei a fazer as minhas próprias compras e a ir ao talho (e a ficar enjoada com isso). Eu só compro mesmo carne no talho (nada de carne embalada cheia de aditivos), mas mesmo assim há coisas que me fazem confusão: acho que já deu para perceber que sou a tolinha das vaquinhas, e para mim comer vaca faz-me tanta confusão como comer coelho por exemplo. Para mim as vacas são fofinhas ;) Já as galinhas são um bocado feias ;)

    Depois diz o que concluíste então :)

    Beijinhos e tem um bom fim-de-semana :)

    ResponderEliminar
  2. eu por acaso não tenho o habito de ir a bibliotecas...

    ResponderEliminar
  3. ah, eu quando comecei a correr só o tempo de uma música (3 min, mais ou menos) me deixava de rastos LOL

    ResponderEliminar
  4. "O meu sonho é ter uma biblioteca em casa, daquelas grandes que ocupam uma divisão inteira..." - eu estava a ler e estava a pensar.. fogo, fui eu que escrevi isto ou quê? ahahhah Também tenho esse sonho!!! adoroo ler. Já deu para reparar..
    E essa ultima frase da corrida também me chamou a atenção.. Ando a atrasar, mas tenho que levantar o rabinho da cadeira..


    E a frase "agora é andar para a frente que atrás vem gente" até me fez rir de tão verdadeira.. E é esse o espírito :)

    Beijinho e bom fim de semana :)*

    ResponderEliminar
  5. Eu sou como tu, adoro ler e se pudesse também tinha uma biblioteca em casa.

    Mas uma coisa que me deixa muito triste mesmo é que eu gosto de partilhar os meus livros com outras pessoas mas fico furiosa quando nunca mais os devolvem ou não têm cuidado e vêem sujos e dobrados. Fico mesmo muito triste :(

    Recentemente decidi comprar um livro por mês, acho que é uma boa opção. :)

    Beijinho e bom fim-de-semana*
    Alice

    ResponderEliminar
  6. Olá =)
    Eu também adoro ler e por mim andava sempre a comprar livros, só que infelismente não são muito baratos e não os posso comprar a todos. Mas essa ideia de ir buscá-los à biblioteca agradou-me bastante. Tenho uma biblioteca aqui onde vivo, tenho de ir lá investigar =)
    Beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  7. Hello! Ainda tentei comentar ontem à noite, mas para não variar, a internet deixou de cooperar!
    Como tu sabes eu também gosto muito muito (duplamente muito) de livros e tenho a minha bibiotecazinha montada. O pior é limpar o pó!Aqui na Benedita também há biblioteca (faz parte do Externato Cooperativo da Benedita), mas nunca lá fui! E porquê? Porque desde que deixei o secundário não precisei e tive preguicite aguda (shme on me!!!)
    Também tenho a minha agenda e gosto de rever o que aconteceu no ano anterior para saber os progressos (ou retrocessos!) da minha vida!
    * Quando for ao Parque das Nações stenho de ir cuscar melhor esse teu percurso!
    Beijos e bom f-d-s

    ResponderEliminar
  8. também partilho esse sonho...e ieri ter uma biblioteca como referiste :)

    Beijinhos
    Elisabete Cruz
    http://tralhasepanelas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  9. Que maravilha esse post...se todo mundo gostasse de ler e tivesse o hábito de ler um livro por mês nossa educação estaria muito melhor. Viajei você falando sobre os livros, bibliotecas, café...coisa melhor? Bjs. Sandra

    ResponderEliminar
  10. Quero mesmo ver as conclusões que vais tirar do livro, não te esqueças de as postar!! :PP

    Fiquei mesmo motivada com a tua evolução, isso é exactamente o que eu corro actualmente e hoje mesmo pensei " eu nunca mais vou conseguir correr 8 km, este treino é pouco.."..
    Talvez esteja engada :)
    Hoje a dor do tornozelo voltou a assombrar-me a corrida no final, enfim..

    Beijinhoos

    ResponderEliminar
  11. Essa biblioteca parece mesmo engraçada!
    O F. tb iria gostar, que ele é louco por BD

    A descrição da biblioteca que tu querias, fez me lembrar a descrição da biblioteca do conde Dracula! lol

    O meu tlm nao dá para tirar o som da cena de tirar fotografias :(

    isso dos animais é dó caraças... dos animais e dos legumes, muitos deles cheios de pesticidas e porcarias... uma maçã com minhoca normalmente é mais doce do que a sem minhoca (o que uma pessoa conclui que as minhocas têm bom gosto!)

    Bem!!! ca ganda evolução!!!
    Mas eu nao corro como uma menina, eu corro como um recem-nascido. lol acho que se fizer 3km em 30 minutos, é muito!!! LOL
    Mas irei terinar a ver se para o ano vou a uma mini! lol (à de S. Silvestre nao consigo....)

    Beijinhos grandes cachopa **** :D

    ResponderEliminar