28 de julho de 2012

A emocionante noite de sexta (e filmes)


Hoje passei a manhã a terminar uns trabalhos e a tarde a arrumar a casa. Belas férias, aposto que é o que estão a pensar todos invejosos! Depois, fiz uma série de exercícios em casa: 5 séries de abdominais, 4 de glúteos, e duas de flexões. Bati ainda o meu mais recente recorde em prancha: 02.37. Ainda longe dos antigos 4 minutos que conseguia aguentar... mas quem era eu naquela altura??! Estes 2 minutos e meio já me custaram bastante.
Tudo isto para não me sentir completamente inútil em termos de actividade física, embora já tivesse suado bastante ao lavar o chão (mas não soa tão bem dizer: exercício do dia - 10 min. a lavar o chão, 2 séries de estender e apanhar a roupa, flexões e extensões a arrumar a cozinha, etc.)

Ao final da tarde fui até ao Freeport para ver se tratava de vez do assunto dos ténis. Será que encontrei alguns decentes? Tantantantaaaaann (som de suspense)... Depois mostro-vos o resultado.


Entretanto, fiquem com o belo pôr-do-sol que apanhei em plena Ponte Vasco da Gama. Enquanto conduzia vinha a pensar se  daqui a dois meses estarei em condições de correr uma parte dela.


Antes que comecem a pôr em causa a minha condução segura,
não fui eu que tirei a foto!


Cheguei a casa mesmo a tempo de fazer qualquer coisa para comer e alapar-me no sofá a ver o início dos Olímpicos.



E aqui estou eu, com o portátil à minha direita, a comer uvas e a assistir à cerimónia de abertura. As minhas sextas à noite são mesmo uma emoção.

Na verdade, por volta das 21h30 uma amiga/vizinha interrompeu o meu fantástico programa ao mandar-me uma sms a perguntar se queria ir beber um café... Como não queria ser uma anti-social disse que sim, mas como sou uma velha de 90 anos disse que queria voltar cedo para casa porque estava cansada. Recordo-vos que eram 21h30.

Geralmente as noites de sexta são reservadas ao relaxe, porque acordo cedo no sábado para ir correr. No entanto, ainda estou a pensar se não será melhor ir só correr no domingo, derivado ao joelho "difícil", chamemos-lhe assim.
Assim aproveito e acabo de ver o 500 Days Of Summer, que comecei a ver quando me aborreci da marcha de entrada no estádio dos diversos países (neste exacto momento estou a ver a Papua Nova Guiné, já não falta muito para Portugal). Já viram este filme? Eu já vi há alguns anos e agora apeteceu-me rever, porque apesar de ser uma "comédia romântica" não é uma história de amor comum e não tem o habitual final feliz. Ou melhor, eu acho que tem um final feliz, simplesmente não é o que estamos à espera. Para além do mais, tem o Joseph Gordon-Levitt e a Zooey Deschanel, casal mais irritantemente fofinho que este não há. A história é contada em duas partes que estão constantemente a entrecruzar-se, não segue uma linha temporal e isso torna a história interessante, porque sabemos como acaba (ou não...) mas não sabemos o que levou a isso. Não é a habitual história de amor, estão avisados. E por isso é que gosto deste filme.

No outro dia perguntei-vos quais os vossos filmes favoritos porque gosto muito de cinema. Não me considero uma cinéfila, mas antigamente via bastantes filmes. Hoje, infelizmente, já nem tanto. Fica aqui uma amostra da minha colecção:

A colecção "legal" e a colecção "ilegal" (na caixa de dvds em cima).

Como sou forreta foram raros os dvds que comprei. Alguns saíram em colecções de revistas ou jornais e outros comprei a preço especial. Os únicos que comprei ou exigi que me oferecessem foram os meus favoritos que incluem, entre outros:

- A Vida é Bela - Se não virem mais nenhum, têm de ver este filme. É muito longo, mas passa-se durante o Holocausto e mostra o que o amor de um pai pelo seu filho o leva a fazer no pior cenário de um campo de concentração.

- O Fabuloso Destino de Amélie - Tem uma fotografia excelente e uma história original. Como a Amélie, também faço listas de pequenas coisas. É a história de uma jovem francesa que resolve começar a tornar a vida das outras pessoas melhor, começando, exactamente, pelas pequenas coisas.

- Fight Club - Gosto por também não ser o que se está à espera. É um filme muito mental, ao contrário do que aparenta. Além disso, o protagonista é o Edward Norton (Brad Pitt quê?)

- Clube dos Poetas Mortos - Vi este filme na minha adolescência que, a meu ver, é a melhor altura para se ver este filme. Mas se já fores adulto, vale a pena também. Foi este filme que despertou o meu amor pelo ensino (claro que uma escola pública portuguesa não é o mesmo que um colégio interno nos anos 60/70... Já devia saber.)

- América Proibida - Outro filme com excelente interpretação de Edward Norton. Tem algumas imagens fortes e foca-se no tema do racismo de uma forma crua, sem demagogias.

...

(to be continued)


Já viram algum destes filmes? O que acharam?



 Bem, vou voltar para o meu filme. Tenham um bom fim-de-semana!



14 comentários:

  1. Claro que daqui a 2 meses estarás nessa mesma ponte a correr para alcançares a meta dos 21 e lá chegarás!

    A minha 6ª feira de férias também foi hiper emocionante ;)

    Bom fim de semana e que o joelho deixe de te incomodar depressa.

    ResponderEliminar
  2. Olá :D

    Viste o vídeo de Zumba? Que achaste? :) Aquilo é divertido ;)

    Eu vi partes da cerimónia de abertura, e gostei bastante :) Mas eu também acho sempre os Jogos Olímpicos interessantes, por isso sou suspeita :P Eu não sei se já reparaste, mas eu sou mesmo uma nerd crominha :P

    Nunca vi o 500 Days With Summer, mas vai para a minha lista :D Agora nas férias ando a ver alguns filmes ;)

    Dos filmes que falaste já vi o primeiro e o quarto, que fraquinha ;) Mas lá está, não sou muito cinéfila ;) Ando a tratar disso :P

    Beijinhos e bom fim-de-semana :D

    ResponderEliminar
  3. Olha que arrumar a casa já queima calorias! Claro que não tantas como correr, flexões, etc... mas conta ahaha
    Também estive a ver a abertura dos jogos olímpicos mas não apanhei o início, que aparentemente foi a melhor parte ggrr
    Será que dá repetição?
    Beijinho e bom fim de semana :)

    ResponderEliminar
  4. é tou bem animadinha prá correr/caminhar...esses dias que eu sai prá fazer atividade física eu pensei em vc e no teu blog...e pensei que no meu caso o título do blog seria: "corre como um bebe!"
    Ah, muito animada sua sexta, cuidado prá não se cansar demais e chegar a exaustão...
    Beijão!

    ResponderEliminar
  5. Acerca dos filmes já os vi quase todos e um deles também é dos meus favoritos "América Proibida". É o racismo puro e duro. Grande filme.

    ResponderEliminar
  6. Maria: Obrigada, espero que sim! Bjos

    Joana: Então também devo ser geek porque também vi a cerimónia (partes, pelo menos) e passei a manhã a ver o ténis de mesa feminino que tinha uma atleta portuguesa. E eu nem gosto de ténis de mesa... ;) Vi o vídeo sim, aquilo deve pôr o sangue a circular com força! Bjos

    Lady V: Devem repetir partes ou fazer um resumo alargado (como nos jogos ;p). Limpar a casa queima calorias e não é pco, sobretudo quando a nossa casa é um forno! Bjos

    Mel: Ahah o que interessa é andares animada! Bjos

    Fernando: É muito bom, sim. E gosto por mostrar os dois lados, sem diabolizar nem vitimizar nenhum em particular. Não há vencedores no racismo.
    Como vão os treinos? ;)

    ResponderEliminar
  7. CCUM,
    Vou fazer um mix neste comentário sobre os dois últimos posts...
    *Jogos Olímpicos - estava no restaurante virada para a televisão e no café também :) por isso "fui acompanhando" já que o objectivo da noite era estar com as amigas.
    *Se fosse no meu caso, as uvas não passariam da primeira meia hora. É por isso que não compro!
    *500 Days of Summer - confesso que não gostei. Não podemos ser todos para o mesmo! Nem foi o facto de acabar de modo "não normal", mas achei aborrecido :(
    * O que achas do "Romeu + Julieta" de 1996. Adorei!e a banda sonoro é impecável! (isto a propósito de filmes que acabam de maneira diferente.
    * Da tua lista nunca quis ver o "América Proibida" apesar do E.Norton ser dos meus actores predilectos. Isto é uma espécie de mariquice que tenho. Não gosto de ver filmes sobre injustiças...faz-me doer a alma. Normalmente estes filmes são todos de grande qualidade!!
    *"A vida é Bela" é...um belo filme. Gosto muito da história da primeira metade do séc XX, especialmente de histórias de esperança onde se tenta ver o lado bom das coisas más (e das injustiças!!!)

    *Também não sou muito menina da salsicha. Como mas...
    *A minha net continua tão fantástica que chego ao gelado e não vejo mais nada do post...

    *4 minutos de prancha?? Morria. Faço um bocadinho e já não posso mais! Para a próxima vou contar o tempo e concentro-me tanto naquilo que ultrapasso os 31 segundos.

    *Corrida - a próxima será melhor :)

    *Também gosto do meu jardim, especialmente porque não tenho de tratar dele... já que as ervas estão a cargo do homem! e queremos manter a "vegetação natural";

    Beijinhos e bom fds...

    ResponderEliminar
  8. oii :)eu também estou cada vez mais cota, adoro ficar em casa a vegetar, mas quando saio só custa sair de casa, depois adoro :) já vi esse filme, é muito giro. agora ando mais numa de séries, mas também tenho alguns filmes em lista de espera, nomeadamente o into the wild. já viste? desses que nomeaste só conheço os dois primeiros, são muito bons. acho que não tenho assim nenhum filme preferido... pelo menos que me lembre ;p
    depois mostra os ténis (se é que os compraste eheh) ***

    ResponderEliminar
  9. Luciana: Tens de ver o América Proibida! Se aguentaste A Lista de Schindler também aguentas este. Até porque acaba por não haver um lado que seja vítima por oposição a outro (embora haja violência, sim).
    Do Romeu + Julieta achei... estranho! :) Acho que manterem o texto original num contexto actual resultou bem, mas não me impressionou.
    Eu gostei do 500, mas isso é porque não me importo que os filmes sejam parados, desde que me surpreendam, não gosto de guiões/finais previsíveis.
    4 minutos de prancha era quando era jovem... ;p
    Também prefiro jardins mais "naturais". Bjos e bom fds!

    Hermione: Sim, o que custa é sair de casa.
    Vi o Into the Wild depois de ter lido o livro (aconselho-te a leres antes). Adorei a banda sonora!
    Depois falamos dos ténis... ;) Bjs

    ResponderEliminar
  10. Já os vi a todos e poderia ficar aqui pelo menos dia e meio a falar sobre eles...são todos de estilos diferentes...
    O meu filme favorito de sempre é o Blade Runner com o Mel Gibson.
    Há 20 ano que volta e meio o vejo e descubro sempre qualquer coisa nova;
    Tenta ver porque vale muito a pena.

    ResponderEliminar
  11. O Sexo e a idade: Olá! O Blade Runner não é com o Harrison Ford? Já vi há muitos anos. Apesar de ser Ficção Científica, que não é muito a minha onda de filmes, achei que estava bem feito! Bela sugestão, obrigada!

    ResponderEliminar
  12. Bela seleção de filmes..Vida social, você não tem , devido ter que acordar cedo para os exercícios físicos? Ou é caseira? Necessidades humanas básicas incluem tempo para lazer..Bjs. Sandra

    ResponderEliminar
  13. Reinventando: É claro que há tempo para tudo! Simplesmente não falo muito disso (com algumas excepções)porque não é o tema do blogue. E eu sou toda pró-lazer! ;) Bjos

    ResponderEliminar
  14. Vi o "A vida é bela" e adorei.
    Acho que é daqueles filmes que todos devem ver.
    :)

    ResponderEliminar