4 de julho de 2012

A bola de ténis

Esta semana vai ser complicado postar a horas decentes, porque para além dos meus mil trabalhos (mentira, é só um principal e outro freelance) resolvi tornar a colaborar na FIL e vou lá estar até ao final da FIA (Feira Internacional de Artesanato) que, por sorte, é já no próximo domingo. Quem morar em Lisboa apareça por lá, que tem sempre coisas giras para ver e comprar.
De qualquer forma, ainda consegui encaixar um treino pequenino no dia de hoje, sinal de que, quando se quer, arranja-se sempre tempo (isso e o facto de morar sozinha e poder jantar à meia-noite, se for preciso).

Treino de hoje:

- Manhã
- Distância: 5km
- Jogging
- Bpm médio: 156
- Calorias: 301

+

Exercícios de fortalecimento do core.

Estes exercícios de "fortalecimento do core", que fiz já ao final do dia, consistiram em tentar aguentar a posição de prancha o máximo de tempo possível (1,43min - fraquinha...) e depois sentar-me em posição de lótus sobre a esteira e ler várias revistas de desporto e nutrição atrasadas, à procura de um artigo em específico.



Quem estiver a perguntar-se o que raio faz ali uma bola de ténis, é por isto:


Um truque de auto-massagem para as dores musculares e tensões localizadas. Não era isto que andava à procura, mas fiquei com curiosidade em experimentar e não perdi tempo. Aquela com o pé é mesmo relaxante e a auto-massagem da imagem 3 também é um alívio para a tíbia (há corridas em que fico com essa zona muito sensível), mas convém fazer uma pressão leve. Parece que o Massinhas encontrou competição!

Quem é que precisa de uma massagem quando se tem uma bola de ténis? Na verdade, continuo a preferir as massagens, mas é o possível de momento.

Já conheciam este truque?

Outra pergunta que não tem nada a ver com o tema: para as meninas da alimentação saudável, como contabilizam as calorias dos vosso alimentos, valores nutricionais, etc? Algum site com mais informação que me recomendem?



Mostra-me o teu frigorífico #10

Psssst! Vão ver a mais recente contribuição para a galeria de frigoríficos, aqui!



Agora estou de rastos, mas amanhã conto voltar com mais tempo e novidades. Até amanhã!

13 comentários:

  1. Realmente és uma rapariga bem empenhada nos treinos :)
    Admiro a tua motivação e empenho!
    E não te preocupes com os posts tardios, eu deito-me sempre tarde dou sempre uma olhadela no blog antes de dormir ahaha
    Beijinho V*

    ResponderEliminar
  2. também tenho essa sportlife ;p já conhecia e há situações em que ajuda muito, mas eu defendo a massagem de recuperação (sou fisioterapeuta, ora ;p). Eu as calorias ao longo do dia não costumo contar, mas tento equilibrar as kcal das refeições. mas vou ficar atenta Às respostas ;p

    ResponderEliminar
  3. Olá!

    Gostava tanto de ia à FIA, ainda falei com o Pedro, mas ele, como é um querido, disse-me “vai com a tua mãe”.

    Não conhecia o truque da bola de ténis, será que resulta para as dores do meu joelho?

    Vou experimentar!

    Tenho que te mostrar o meu frigorifico, assim ficas logo a perceber que a pergunta da “alimentação saudável” não é bem o nosso forte…

    Beijos

    ResponderEliminar
  4. Olá! :)

    Antes de mais, a Feira de Artesanato é só no Domingo? É que eu ouvi falarem sobre isso na rádio, mas não captei em que dia é que era. Espero que não seja só no Domingo, porque não estou cá :(

    Nunca tinha ouvido falar dessa dica da bola de ténis, mas parece-me uma dica fantástica :D Obrigada :D

    Em relação às calorias: actualmente já quase todos os alimentos têm calorias na embalagem. Em relação a frutas, legumes e outras coisas costumo usar uma aplicação bem jeitosa que tenho no Iphone, o MyFood ;) Mas há imensas tabelas na net ;)

    Bom trabalho :D

    Beijinhos e tem um bom dia :D

    ResponderEliminar
  5. Olá :)
    Bem, eu não conhecia essa da bola de ténis.. Mas parece-me uma óptima ideia eheh :)

    Aqueles frutos da fotografia são ameixas (muito boas diga-se de passagem :p)

    E tens razão quanto ao cabelo, ele cresce...

    Beijinho :)*

    ResponderEliminar
  6. Olá!
    Com que então...mulher dos mil ofícios :)
    Eu não vou à feira porque posso ver alguma coisa que goste, não resisto e compro! Preciso de reestabelecer as finanças! A sério... se estivesse em Lx até dava ai um pulinho!
    Quando vi isso da bola de ténis, lembrei-me que seria bom para o pé da Joana :)

    Alimentação Saudável- já passei a fase em que contava calorias e guardei bastante info na minha cabecinha, mas também guardei umas tabelas (já a cair de tanto uso).
    A Roche tem um site muito bom sobre alimentação saudavel : Por exemplo, tabela para alimentos comecados com a letra B= http://www.roche.pt/emagrecer/alimentos/pesquisa.cfm?letra=b ; Se tiveres um bocadinho cusca melhor, mas desde há muitos anos que é uma referência para mim.
    Beijos e bom trabalho(s)!

    ResponderEliminar
  7. olá minha linda :D
    por acaso um dia destes encontrei este site: http://www.movermais.com/
    e lá tem uma parte que dá para fazeres uma refeição e escolhes os ingredientes e o peso deles.
    eu normalmente vou ver a embalagens e divido as kcal pelo que como.

    nao conhecia essa tecnica da bola de tenis! tenho de experimentar...

    já tens as pernocas morenas... :D

    Beijinhos :D

    ResponderEliminar
  8. Hermione: Sabes que naquela da loucura já me passou pela cabeça ir tirar uma 2ª licenciatura em fisioterapia? Mas depois todos me dizem que está complicado, que não se arranja trabalho em lado nenhum e é mal pago, blá blá... o costume! (Hj em dia, sem ser engenharia, há alguma coisa que não esteja complicado?) Bjs

    Carla: Eu, se tivesse horário, ia ctg, mas o tempo que estou lá é a trabalhar(quase todo, que às vezes pisgo-me! ;p). Não se pode ir a estas feiras com um hóme, porque eles não têm paciência!;) O teu joelho deve ser mais problema de articulações... Tens posto gelo? Bjs

    Joana: A FIA já está aberta desde o passado sábado, encerra domingo! Bjs

    Luciana e Batata: Obrigada pelas infos! O movermais já conhecia e usava para registar o exercício físico, mas nunca utilizei essa parte da alimentação. Vou ver. Bjs (Ah, e Batata, o bronze é só da linha dos calções para baixo ;p)

    ResponderEliminar
  9. Gostei muito dos exercícios de fortalecimento! A tua dedicação é exemplar =) mesmo!

    quanto ao cálculo de calorias, costumo guiar-me sempre pelas embalagens e faço um cálculo aproximado. Algum alimento em particular costumo procurar na Internet até encontrar algo que me pareça fidedigno. Mas podes dar uma vista de olhos neste blog http://aminhadieta.blogs.sapo.pt/65246.html, não sei se já conheces, ela tem informação muito útil sobre os alimentos.

    Beijinho e boas corridas!

    ResponderEliminar
  10. A massagem com a bola no pé já conhecia, mas as outras não. Tenho de experimentar poque sou perita a acumular tensões...

    Big Kisses

    ResponderEliminar
  11. Olá,
    Encontrei o teu blog através do da Joana.
    É inspirador!! Gostei.
    Recomecei a correr/treinar há cerca de um mês, após longos anos de pausa e de não fazer nada "consistente".
    Até fiquei com vontade de fazer a mini-maratona...
    Corro descalça, à beira-mar... mesmo com os pés na água. Não escrevo muito sobre isso, mas podes ver umas fotos disso e doutras coisas no meu blog: http://www.criacoescaseiras.blogspot.pt/
    Quanto à alimentação... bom, já andei a contar calorias e também as comida (pesar/colheres) e tal. Fartei-me!
    Sou "paleo" há quase um ano e ADORO! Faz muito sentido para mim, é natural e sinto-me melhor que nunca, cheia de energia, força, boa disposição...
    Até já e um beijo,
    Ana Caseiro

    ResponderEliminar
  12. Olá Ana! Obrigada pelo teu comentário.

    Correr "livre" é do melhor! Descalça, na praia ou sobre a relva... :)

    Preciso de me informar melhor a nível nutricional porque não quero que me falte energia agora que vou treinar mais, mas não faço questão de contar calorias! Até porque nem me peso.
    Sabes que já li sobre a dieta paleo no blogue de outra corredora, que diz que se sente com muito mais energia agora? Eu não sei se estarei preparada para abdicar assim do queijo (entre outras coisas), mas fiquei intrigada... ;)

    Beijinhos e volta sempre!

    ResponderEliminar
  13. Olá de novo :)
    Pela net há imensa informação e no facebook há um grupo muito bom que ajuda bastante sobre esse tema, chama-se Revolução Paleo - recomendo!!
    Quanto à energia... pensei que ia ficar mal, cheia de sono, cansada, dores de cabeça, etc. No meu caso, não tive nada disso, só uma mega energia, força que te dão aquele sorriso parvo que tu quase não entendes de onde vem... ok ok, sempre fui alegre e positiva. Mas notei muitas diferenças e para melhor, tanto que comprometi-me a experimentar só por 30 dias e nunca mais parei!! Lá está, por opção :)
    Quanto ao queijo, de facto no início (30 dias) é bom cortar com tudo e depois vais adicionando alimentos aos poucos para veres como o teu corpo reage. Eu estive uns 3 meses sem comer queijo, mas como adoro recomecei a comer e felizmente dou-me muito bem! Agora trigo e milho... ui, fazem-me tão mal! E atenção que não tenho qualquer historial de alergias ou intolerância.
    Bom e depois o corpinho seca, perdes gordura num ai :) dá gosto ver!
    Se quiseres mais informações pede para aderir ao tal grupo ou falamos por e-mail: caseiro.ana@gmail.com
    Bons treinos e boa continuação!
    Beijo, Ana C.
    ps - vou voltar

    ResponderEliminar