9 de julho de 2012

Comer para emagrecer vs comer para ter resistência

Foi tão bom começar a semana sabendo que tinha os finais de tarde livres! Até tira um bocadinho a pressão de segunda-feira.

Aproveitei para reabastecer a despensa (já posso riscar esse objectivo da lista semanal) e fazer a primeira corrida da semana, uma vez que amanhã já combinei com uns colegas ir praticar aquele belo desporto conhecido por "esplanar". Espero não me ter desgastado muito com o treino de hoje, que amanhã quero estar à altura.

E conto com que não esteja a ventania que esteve hoje.

Esta foi uma foto que tirei ao vento. Estão a vê-lo? :)


Aproveito para agradecer às rajadas que se debatiam contra mim e que me obrigaram a puxar mais pelas pernas nos quilómetros finais do treino de hoje, de forma a cumprir o ritmo designado. Muito obrigada rajadas, de coração.


Treino de hoje:

Final da tarde
Sol, vento
Distância: 8km
Fortalecimento
Bpm médio: 166
Calorias: 497


Depois fiz o jantar aproveitando uns restos de frango (os restos de frango parece que estão constantemente a reproduzir-se dentro do meu frigorífico) e umas ervilhas congeladas que já tinha há muito tempo, porque ervilhas é coisa que não me seduz muito, mas come-se. Sendo assim, aqui fica a minha Espécie de Ervilhas Escalfadas com Restos de Frango -> é o nome da receita.

Foto tirada com o tlm. Está escura, mas o aspecto com luz também não era muito melhor.
Mas estava bom!

Como sabem, eu não faço dieta. Tento optar por não comer coisas que sei que a longo prazo me deixam mole e sem energia, mas não me restrinjo se me apetecer muito. Mas isto porque acabei por perder peso naturalmente ao começar a praticar mais exercício. Estamos a falar de uns 6 ou 7kg, não era muito, embora também não os queira de volta (talvez 1 ou 2 em massa muscular, vá...). No entanto, também não quero perder mais. É nesta fase da manutenção que me encontro, entre o apetecer-me devorar tudo e depois "compensar" com o exercício. Errado.

Depois falo mais sobre oscilações de peso e "dietas" quando me for pesar, coisa que quero fazer ainda esta semana. Mas, basicamente, o que me interessa é que de forma posso contribuir para o aumento da minha resistência através da alimentação, mantendo-me saudável.
No fundo, no fundo, o que eu queria era a poção mágica do druida do Asterix. Bebia uma concha e era verem-me por aí a correr a 100 à hora, (sem os javalis, nem os romanos). Mas na vida real uma pessoa tem de se informar de tudo e fazer opções... uma chatice.


Regra geral, toda a gente conhece as regras alimentares para a perda de peso, mas ao nível de resistência desportiva as opções são um pouco diferentes.

Sabem que quem tem por objectivo perder peso deve apostar em esforços de capacidade cardiovascular (aeróbios), em que a queima de calorias é mais eficiente, como é o caso da corrida contínua, e moderar os exercícios de musculação ou muito intensos (anaeróbios), que potenciam o aumento muscular e ainda uma sensação de fome acrescida? (Esta última parte não sei se é assim tão linear, porque eu é raro fazer exercícios musculares, embora devesse, e a minha sensação de fome está sempre acrescida na mesma...)

Por outro lado, para uma melhoria da performance desportiva a importância do reforço muscular é fundamental e a fonte de energia vem essencialmente de alimentos ricos em hidratos de carbono (os mal-amados nas dietas!), mas também das proteínas, que devem ser consumidas em quantidades superiores às de quem tem por objectivo essencial perder peso.
Li também  aqui, que uma forma rápida de combinar estas duas necessidades, antes ou após o exercício físico, é beber um batido de leite magro com aveia e fruta, pois fornece energia para os músculos e ajuda na recuperação e rápida reposição da energia dispendida. (No meu caso teria de ser após, já que me dou mal na digestão de lacticínios, quanto mais ainda ir correr com aquilo aos saltos no estômago).


O que acham? Acreditam nestas teorias? Eu acho que a genética conta muito nestes casos. Aposto que os quenianos não andam a comer papas de aveia ao pequeno-almoço e correm como gazelas. Mas bom, uma pessoa faz o que pode para melhorar. Uma poção mágica seria muito mais giro, não era?


Até amanhã!



PS: Questão técnica/ecológica - o que fazem com os vossos cartuchos de tinta da impressora vazios? Podem ir para o ecoponto amarelo? Dantes havia um contentor na Worten, aqui perto de minha casa, onde se podia deixar os tinteiros vazios, mas agora ou se sumiu ou esconderam-no muito bem e eu sou uma pessoa que gosta de fazer a sua parte pelo ambiente.





11 comentários:

  1. Olá! :D

    Querias mesmo escrever 'Comer para emagrecer' no título ou enganaste-te? ;)

    A tua Espécie de Ervilhas ficou com bom aspecto, mas eu sou suspeita porque adoro ervilhas :P

    Eu já sabia que para perder peso se devia fazer mais cardio, e por isso é que não faço :P Quando fui para o ginásio tinha 13% de massa gorda e a minha nutricionista proibiu-me de fazer cardio e disse para eu só fazer musculação :P

    Entretanto a minha massa magra aumentou e a minha massa gorda também (acho que agora tenho 16 ou 17%), por isso acho que vou voltar a fazer algum cardio, principalmente agora que estão a chegar as minhas férias e posso fazer as minhas caminhadas :D

    Beijinhos e boa noite :D

    P.S: Desconheço o que se faz aos tinteiros, é sempre o P. que trata disso :P

    ResponderEliminar
  2. Eu gosto muito dos teus posts... tenho dito...

    Gosto tanto que até me deste vontade de reler o asterix.
    :D

    (e na parte do vento pensei "ohhhh, tão fofa") -> é meio apaneleirado, eu sei... mas sou gaja!!! e foste fofa! LOL

    O meu pai vai a meias maratonas, e costumam correr quenianos, e um dia vi o fina da prova de 1 deles, e ele acaba de correr e foi logo para uma bancada servir-se de papas de aveia quentinhas e 1 banana.
    (ok, é mentira... vi-o acabar a prova mas ele tremia por todos os lados e metia confusão. bebeu água e fez uns alongamentos esquisitos. achei que o homem ia cair para o lado)

    eu acho que há lojas que fazem reciclagem de cartuxos... mas nao sei onde...

    Beijinhos cachopa

    ResponderEliminar
  3. hoje apercebi-me que tenho mesmo de parar de correr por uns dias, e isto fez-me pensar que não ando a trabalhar corretamente se quero fazer a meia. não é só correr para a frente, envolve muito trabalho de ginásio também... a ver vamos...

    olha, eu ao inicio comecei a correr porque queria perder 2kg. depois comecei a aliar isso a uma alimentação mais regrada. agora vejo isto tudo como um estilo de vida, já não penso muito em calorias, penso em nutrientes. não penso em emagrecer, penso em tonificar.

    os tinteiros... costumo deitar fora no lixo comum :$ não me batam, please.

    ResponderEliminar
  4. Oi querida!! Participar de uma corrida é uma verdadeira maratona, viu? Para mim, só com acompanhamento nutricional e professor ao lado, se não iria pirar sem os profissionais me orientando adequadamente. Bjs. Sandra

    ResponderEliminar
  5. eu tenho feito batidos com fruta e proteína depois dos treinos! Sinto-me bem com eles :)

    ResponderEliminar
  6. Olá :)
    Eu reutilizo os tinteiros :) Existem empresas que os enchem! Mas acho que se podem pôr no ecoponto amarelo...

    Eu acho que alimentação para emagrecer e alimentação para ter resistência têm que ser diferente. Eu acho que a alimentação por exemplo da Joana (pizza), dá para ver bem isso. Agora a forma como ela se alimenta para ter resistência, nunca poderia ser seguida por alguém que quer perder peso (a menos que esteja também a fazer treinos intensos! i guess) :P

    Beijinho :)*

    ResponderEliminar
  7. Quanto a alimentaçao nao te posso ajudar. Cheira-me que nunca na vida irei ter esse dilema porque para mim o exercicio e um mal necessario e nao uma fonte de prazer.
    Quanto aos cartuxos eu por acaso ponho-os no ecoponto amarelo mas nao sei se faço bem. Podes sempre poupar e mandar enche-los em lojas da especialidade. Beijo

    ResponderEliminar
  8. Já tinha visto lojas de recargas de tinteiros, para a próxima passo numa. Obrigada!


    Joana: Sim, era mesmo "comer para emagrecer". Agora que falaste nisso, soa-me um bocado dúbio... :) Mas o que eu queria dizer era "O tipo de alimentação que devemos fazer para emagrecer vs a alimentação que devemos ter para ganhar resistência", mas ficava um título muito grande... ;) Bjs!

    ResponderEliminar
  9. começando pelo fim, os tinteiros eu costumo entregar em lojas onde vendam tinteiros, normalmente aceitam tinteiros vazios :P e até te podem fazer desconto na compra de uns novos...
    adorei a foto do vento, mas por acaso notase que as "plantas" n m lembro do nome daquilo, estavam abanar lol
    eu acho que devias de beber um batidinho depois da corrida para repores as energias !

    beijinho

    ResponderEliminar
  10. looooooool adoro a tua forma de escrever :D

    ResponderEliminar
  11. Hello...
    *Receita - podia ter-me lembrado desta a semana passada quando andei a comer frango de castigo! Gosto muito de ervilhas com ovos escalfados mas faço para ai, 2 vezes por ano :)
    *Já fiz alimentação para emagrecer, mas para ganhar resistência penso que não...
    Agora a minha alimentação é para viver bem :)
    *Todos os organismos reagem de maneira diferente, por isso, tomo em consideração as teorias, mas depois tenho de as aplicar e alterar de acordo com o je!
    *Eu também deixo na worten...
    Beijinhos

    ResponderEliminar