16 de julho de 2012

Do calor ao gelo


O dia começou cedo. Estava uma manhã agradável e embora estando um pouco de vento, nada comparado com a ventania do fim-de-semana. Cheguei à praia ainda não eram 09h e o cenário era este:

Assim é que eu gosto!

Se repararem, está um senhor a correr junto à água. Contando com ele, devia estar mais uma meia-dúzia de pessoas na praia. Claro que por volta das 09h30 o número aumentou exponencialmente e ainda não eram 11h30 quando saí da areia em direcção à esplanada, queria beber um café e não podia voltar muito tarde para casa, porque ainda ia trabalhar à tarde. Durante o tempo que estive na esplanada deve ter passado o "Ai se eu te pego" umas 3 vezes, não estou a exagerar. Acho que os funcionários deviam gostar bastante daquilo. O raio da música entra na cabeça e passei o resto do dia a cantarolá-la. Para verem como a situação estava, cheguei a perguntar-me se a canção resultaria bem na playlist para as minhas corridas... Não.

E por falar em playlist...


Playlist #5




Como já vos tinha dito, ficam aqui então algumas das músicas que fazem parte da minha actual playlist nas corridas matinais:

  1. Para saltar da cama: Van Halen: Jump - Já é velhinha, mas resulta muito bem para despertarem com energia! "I get up, and nothing gets me down..."
Estas são todas músicas relativamente calminhas, para irem despertando ao longo da corrida, mas ainda assim com um bom ritmo. O ideal para um treino que ronde as 140-150 bmp.
(Como podem reparar, a minha preferência pessoal recai mais sobre o rock, mas se tiverem outras músicas que achem que vos dão uma grande motivação a correr/fazer exercício, estão à vontade para partilhar!)

Para terminar, outra velhinha, que por falha minha nunca constou de nenhuma das minhas playlists, mas que tem de constar de qualquer playlist de desporto que se preze:

    8. Survivor: Eye of the Tiger - (a mim só me lembra o Rocky! :) )


Ver mais playlists aqui.



Entretanto, recém-chegada da praia e com pouco tempo para fazer o almoço, fiz o que faço sempre que estou com pressa: ponho batata-doce a assar no forno e só depois vejo o que tenho para acompanhar.



Às vezes resulta bem, outras vezes resulta em combinações esquisitas.
Adivinhem qual foi desta vez...


E claro que há sempre tempo para:

Sobremesa!


Enquanto as batatas assavam tive tempo de tomar banho e preparar as coisas para as reuniões. Imaginam a vontade com que eu estava de ir trabalhar depois da moleza da praia...


Imaginem então quando finalmente terminou a última reunião (quase de férias! Semi-férias, pelo menos) e eu saí e ainda estava um calorzão... A vontade de ir correr era nula, mas não posso começar logo ao início do plano a baldar-me.


A ideia era hoje correr 8km a um ritmo "rápido", mas isso só aconteceu nos primeiros 4 km e porque ainda parei duas vezes para beber água. Depois, achei que das duas uma: ou continuava a correr ao ritmo mais alto e a parar ou continuava sem parar mas abrandava. Optei pela última. No entanto, tive de dar a corrida por terminada aos 7,4km porque comecei a sentir umas pontadas no joelho esquerdo. Não gosto nada de deixar os treinos incompletos, sobretudo quando faltava tão pouco, mas achei melhor prevenir-me.
Como ao início tinha começado tão rápido, apesar de ter abrandado nos últimos quilómetros ainda consegui terminar dentro da velocidade média esperada. Parece que nem tudo foi mau neste treino para esquecer...


Treino de hoje:

- Final da tarde
- Sol
- Distância: 7,4km
- Ritmo rápido
- Bpm médio: 172
- Calorias: 505


Quando cheguei a casa fui logo sacar os brócolos do congelador:



E foi assim que passámos do calor ao gelo.


Como começou a vossa semana? Já estão de férias? Conseguem manter o vosso regime alimentar e de exercícios na mesma, ou quando estão de férias é mesmo férias?


Até amanhã!


13 comentários:

  1. eu amanhã também quero ir à praia de manhã, porque à tarde aqui na minha zona mesmo com calor fica uma ventania... eu corro sempre com a minha playlist, músicas com ritmo e que me digam alguma coisa. acho que não sei correr sem música, como vou sozinha é a minha companhia :)
    nunca provei batata doce...
    eu hoje também fui correr depois de uma semana parada. soube-me TÃO bem, mesmo estando um calor infernal... corri pouquinho para não esforçar muito e começou-me a doer um bocado a perna (acho que era a ferrugem a sair LOL. estou quase de férias, mas das corridas chega de férias, quero CORRER :):)

    ResponderEliminar
  2. Deste-me inspiração para ontem ir correr! :D
    Faço sempre uma caminhada de meia hora por dia mas ontem estava mesmo a precisar de ir correr... claro que não aguentei muito mas hoje tinha partes do corpo doridas.
    Não fui correr, mais por preguiça do que por outra coisa. Talvez amanhã :)
    Quanto à alimentação, posso comer mais uns geladinhos no verão mas de resto é igual. Sempre controlo no que como!
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  3. Adorei as perninhas sexys com os brocolos eheh vale mais prevenir mesmo, mas é uma treta quando os joelhos não nos deixam correr o que queremos :(
    Eu ando vai nao vai com o regime, não tá fácil, mas as tentações do costume ( gelados, ice teas e etc) têm ficado de parte e já nem me custa :D
    As músicas que eu oiço são mesmo diferentes das tuas xD Eu só consigo correr com música Dance :O

    Beijinhooos

    ResponderEliminar
  4. Olá :D

    Eu lembrei-me logo de ti quando fomos para o Parque das Nações, e quando vi o livro então confesso que pensei 'É o destino!' :P

    Mas aquilo é mesmo verdade ou é história? Porque o P. apostou comigo que era tanga ;)

    Ainda bem que a manhã na praia te soube bem, e já falta pouco para as tuas férias ;)

    Eu quando estou de férias o meu regime alimentar continua como sempre, mas o exercício torna-se diferente porque ando mais e nado mais ;)

    Hoje já me rendi às evidências e comecei a tomar o anti-inflamatório para o pé. Entre as caminhadas até ao Castelo dos Mouros, as caminhadas pelo Parque das Nações e andar a saltitar em pedras hoje o panorama começou a ficar dramático, e esta semana tenho o Festival Marés Vivas e não quero arriscar ;)

    Beijinhos e as melhoras para o joelho :D

    ResponderEliminar
  5. Bom dia! :) É tão bom ler estes post cheios de energia. Respondendo às perguntas por ti colocadas, entre projectos, arrumações e organização das férias, mais o tempo para o blogue, não arranjo tempo para exercício. (mas devia.. ) Como tal tenho apostado mais em deixar o carro em casa e ir caminhando. É pouco, mas é o que se consegue. Ainda hoje acordei às 7h com um telefonema para tratar de umas coisas e pensei assim "boa, acordei mais cedo posso ir dar uma corridinha", a questão é que o motivo pelo qual me acordaram vai-me ocupar a manhã toda, e lá se vão os planos. Gr.. Vamos lá ver se amanhã consigo.

    Um beijinho de bom dia! :)

    ResponderEliminar
  6. Bem eu vou tentar seguir tudo "direitinho" MAS não sei...ainda falta 1 mês para as férias :o)

    Beijinhos
    Elisabete Cruz
    http://tralhasepanelas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. não há férias por aqui! :(

    ResponderEliminar
  8. Ainda me falta um mês para ir de férias… :’(
    Como é que conseguiste ir correr ontem? Eu nem tentei, e hoje devo ir pelo mesmo caminho….
    Eu bem queria seguir o plano, mas assim é complicado. Já começo a ponderar ir correr de noite.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Este calor é mesmo o pior para correr :/

    Nas férias, geralmente como muito melhor porque tenho mais tempo para pensar no que como e gerir a alimentação com os exercícios :)

    Beijinhos e bons treinos *

    ResponderEliminar
  10. So tu para ires correr com a caloraça que estava ontem... isso sim e persistencia e motivaçao. Hoje se fores ainda desmaias com o calor.. Beijo

    ResponderEliminar
  11. Joana: A tribo referida no livro existe mesmo, até já vi um documentário sobre isso. Mas há quem diga que o livro não passa de uma publicidade encoberta aos Vibram FiveFingers (aqueles ténis muito feios com dedos!). Como nunca li, não posso formar opinião ainda! :) Bjs

    Mariana: Obrigada! 7h da manhã era uma boa hora para aproveitares, antes de começar o calor... fica para a próxima! ;) Bjs

    Carla: Já fui perto das 20h. Mesmo assim estava calor na mesma. O problema é que se não treinar agora com calor e depois chegar ao dia da prova e estiver um forno? (NÃOOOO!!!) Nem quero pensar nisso... Bjs

    ResponderEliminar
  12. hey boa vidaaaaaaaa ! :P tb estou de férias e falei nessa questão que fizes te no blogue ! enfim tudo tem limites :P
    e sim tenho treinado !
    beijinho e boa semana =)

    ResponderEliminar
  13. Olá Menina!
    Começo pelo fim....
    *os bróculos deve de estar muito satisfeito de verem a luz do dia sem terem de ir para a panela :)
    *férias, férias...não há. Vão aparecendo uns dias e os próximos serão 2 no final de Agosto.
    Confesso que sou mais certinhas nas estações intermédias : primavera e outono.
    Que inveja de poder ir assim à praia :) mas depois também não me apeteceria ir trabalhar :(
    A praia mais próxima fica a uns 25 minutos de carro e como trabalho das 8h30 às 18h30 fica impossível de ir durante a semana. Resta-me esperar que o fds deixe de ser uma ventania pegada!
    Gostei do relógio em countdown!
    *Eu sou a "velha nº1"! Normalmente depois das 22h00 começo a abrir a boca e não paro, mas é tão bom falar com a Joana que o meu sono teve uma reacção positiva a ela e sem dar por isso, já era 1 da manhã!
    *Máquina de fazer pão- tenho pois! Uma Tefal XXL (exigência do meu homem!)e sou eu que faço o meu paozinho.

    Beijos :)

    ResponderEliminar