25 de julho de 2012

Escapadinha: o exercício físico

Hoje, não fosse a necessidade de abastecer a despensa, nem teria saído de casa. Às vezes é tão bom ficar só a preguiçar no sofá... Claro que não é só "preguiçar" porque tinha coisas para fazer, nomeadamente adiantar umas traduções para poder ir para a terrinha descansada em inícios de Agosto. Isto de fazer trabalhos em casa tem muito que se lhe diga, porque é preciso uma organização e força de vontade que nem sempre existe.
Ora vejamos: tomar pequeno-almoço - trabalhar - pausa para ver os jornais online - trabalhar - sair para ir às compras - almoçar - trabalhar - pausa para visitar blogues - trabalhar - ir ao facebook - fingir que se trabalha - ir comer qualquer coisa - tencionar voltar ao trabalho mas ir descansar a vista à janela - sentar-se a trabalhar - reparar que o pó precisa de ser limpo - olhar para o monitor disposta a trabalhar - um episódio de uma série que se gosta está a começar na tv, é repetido mas temos de ver - adormecer no sofá - voltar a trabalhar ... e este ciclo pode intensificar-se mais quanto menor for a nossa vontade. Claro que não tenho um prazo de entrega apertado, senão não poderia lidar com tantas interrupções forçadas.

Mas voltando às férias. Hoje vou falar sobre a actividade física realizada durante estes dias. Foram poucos, mas encarei-os como uma pré-epoca para a temporada que vou passar na Serra, embora sejam situações diferentes, porque na Serra tenho uma casa e em Milfontes estive num parque de campismo. Estive numa roulote daquelas com avançado que parece praticamente uma casa (tínhamos sofá e televisão e tudo), que tem morada permanente no parque e foi gentilmente cedida pelos pais de um dos amigos que foi também. Claro que uma roulote ou uma tenda, por melhores condições que tenham, não são uma casa. O barulho das pessoas a falar, ainda que baixinho, durante a noite, mais a animação das famílias com crianças logo pela manhã, aliados ao cansaço que a praia, o sol e as noitadas nos trazem, não são a combinação ideal para ter muita vontade de ser mais activa. Mas há sempre maneiras de contornar isso.


- Primeiro: a corrida.

Esperei até segunda-feira ao final da tarde para correr, para dar algum tempo de descanso ao joelho. Como queria correr numa zona de terra batida que eu já tinha visto junto ao mar mas que não conhecia, convenci o R., que já conhece bem a zona por ir lá passar férias desde pequeno, a vir comigo.
Correr com companhia é muito bom, mas o ideal seria as duas (ou mais) pessoas terem mais ou menos o mesmo ritmo e resistência, senão acontece o que aconteceu: por causa do meu amigo, tive de encurtar o treino programado de 8km para 6,5km, com alguns metros de intervalo de caminhada.


No entanto, foi um bom treino na mesma. Passámos por zonas de maior dificuldade técnica, com alguma areia e desnível, quase que parecia que estava numa prova de trail junto às falésias. Justifica a menor distância pelo nível de exigência (eu em Lisboa corro quase sempre junto ao rio, sempre a direito, apenas com subida no regresso a casa, se estiver para aí virada).

Treino de segunda:

- Final da tarde
- Sol, vento
- Distância: 6,5km
- Bpm médio: 158
- Calorias: 356


Fiquei surpreendida pela quantidade de pessoas que vi por lá a correr. Não sei se apenas pessoas da terra ou outras pessoas que, como eu, estavam por lá de férias, mas decididamente mais do que em anos anteriores. Gostava que também fosse assim lá na Serra, para não me sentir tão alien quando for a única pessoa a correr. A sério, não estão bem a ver como é uma situação insólita por aquelas bandas. Há alguém por aí a ler que seja de uma terra pequena (vilazinha/aldeia) e que possa atestar que, de facto, nas terras pequenas nunca se vê ninguém a correr ou é só na minha?


- Segundo: a bicicleta.

Nem estava programado andar de bicicleta nestes dias, apenas aconteceu porque na terça de manhã (o último dia por lá) acordei bem cedo porque queria aproveitar bem o que me restava de um dia de praia e o tempo estava assim


Achei que, já que estava acordada, devia fazer qualquer coisa de útil para a sociedade e como já tinha corrido na tarde anterior e tínhamos duas bicicletas à disposição, aproveitei.

Como podem ver, tinha o calçado completamente adequado à ocasião...

Fomos andar até à zona onde estão os barcos de pesca que é muito bonita, pena não poderem ver bem por causa do nevoeiro.



Depois, voltámos para trás até à zona das praias.


Podem não  acreditar, mas por volta das 09h15 da manhã o céu começou a clarear e às 10h já estava outra vez um solzinho maravilhoso! Fiquei contente por ter acordado cedo na mesma e ter começado o dia de forma activa.


- Terceiro: desportos aquáticos

 
Este ano não dava para alugar canoas nem gaivotas como em anos anteriores, mas como levei a minha máscara e tubo de apneia, ainda queimei algumas calorias boas nas minhas explorações marítimas, sobretudo quando nadava contra a corrente.


À falta de material de investigação subaquática, podem apenas nadar, o que também queima boas calorias.


 
Ou então podem sentar-se no pontão com as pernas dentro de água e dar aos pés.



A sério, olhem que é um exercício óptimo para os músculos das coxas. No dia seguinte doiam-me as pernas e eu acho que foi da boa meia-hora que estive nisto.

Tirar fotografias à nossa sombra também queima algumas calorias... ;)


- Quarto: andar a pé.

Depois, todas as subidas e escadas que tive de percorrer diariamente também ajudaram a manter a nível de actividade.




E as caminhadas, tanto à beira-mar


 

como pela vila.

Espantalho pendurado a meio de uma das ruas.
A vila estava cheia de espantalhos, acho que devido a um concurso que houve na escola primária.



Nota: As havaianas, por muito práticas que sejam, não são a melhor opção para grandes passeios. Os vossos pés não vão gostar e vão queixar-se, acreditem em mim.


 
- Quinto: O apoio moral


Quando estiverem cansados de fazer exercício, vejam os outros a fazer exercício.

Campeonato de Voleibol durante o fim-de-semana.

E pronto, penso que não me esqueci de nada. Como podem ver, com um bocadinho de imaginação há exercício físico para todos os gostos.

Que exercício fazem durante as vossas férias? O habitual? Algum que seja exclusivo de Verão?

Amanhã regresso com a segunda e última parte da escapadinha alentejana: as comidinhas (e outros eventuais assuntos).



Até amanhã!


12 comentários:

  1. No ano passado fui acampar para porto covo, em tenda.
    gostei muito do parque.
    Nós feitos monguitos montamos a tenda num sitio onde lhe batia o sol logo ás 6h, ou seja, ás 8h estava uma estufa onde não dava mesmo para se respirar...

    pois... trabahar em casa nao é nada facil... quando o tenho parece que fico com consciencia, e depois arranjo um fim-de-semana inteiro (depende do tamanho do trabaho) e penso "tem de ser" e vai todo numa tirada só. (aconteceu isso com os convites de casamento de uma amiga, que convinha ter pronto na proxima 2f, e ontem e hoje pensei "bora lá!!!" e acabei-os hoje)

    A bicicleta nao te fez pior ao joelho?

    Beijinhos cachopa, bom trabaho, nas boas ferias :)

    ResponderEliminar
  2. Milfontes é um sítio tão bonito :D Um dos meus melhores amigos é daí ;)

    A mim parece-me que aproveitaste bastante bem as férias :D

    Amanhã já vou voltar ao meu exercício - Iei :D

    Beijinhos :D

    ResponderEliminar
  3. Normalmente nas férias faço mais e diversifico mais o exercício, mas estas férias, a normalidade tem sido exercício escasso e grandes comes e bebes :) - mas ainda tenho 2 dias de férias . o resto desta semana para mudar isso... - o problema é que não sei se me apetece ;)

    ResponderEliminar
  4. Quanto as estrelas do mar pelo menos a roxa ja esta meia acastanhada espero que a outra mantenha a cor. Nem queria acreditar na minha sorte se bem que estava com sentimentos de culpa por roubar um animal ao seu habitat... mas se nao fosse eu alguem as trazia certo?...(isto sou eu a tentar ficar bem com a minha consciencia).
    Quanto a exercicio nas ferias confesso que ate ao ano passado o meu unico exercicio era o de levar-o-gelado-a-boca...
    Mas no ano passado com a Bibi maior ja faziamos grandes caminhadas e jogar raquetes e subir rochedos... enfim da sobretudo para minimizar as asneiras alimentares das ferias.
    E ja agora- campismo forever!! Tenho muito boas recordaçoes e adoro!!

    ResponderEliminar
  5. Olá :D
    Não, não estive por Milfontes estes dias. Nem sequer no fim-de-semana :( Durante a semana trb por Évora! Foste correr para o cais :D Esse caminho de terra batida, de certo, é o caminho para o cais! Nós lá adoramos correr! Sério!

    ResponderEliminar
  6. adorei ler este post. para a semana vou para milfontes uns dias ;) claro que também conto de fazer umas corriditas por lá, e já fiquei a saber como é o piso LOL olha na minha terrinha (pequenina, aldeia) agora as pessoas já estão habituadas a ver-me correr (acho que sou das únicas pessoas que o fazem com regularidades, às vezes lá aparece um ou outro wannabe mas pronto). mas no ínicio toda a gente ia dizer aos meus pais 'então a tua filha anda a correr porque, anda com a mania das dietas?' LOL enfim, i don't even care, adoro correr, faço-o quase sempre sozinha e não é por olhares constragedores que vou parar ;)
    mesmo assim tiveste umas férias bastante 'ativas' :) agora compensas no sofá ;) beijinho
    (p.s - vou esperar pelo post de amanhã :)

    ResponderEliminar
  7. Mas olha que foram umas férias bastante activas! :)

    Quando vou de férias tento sempre caminhar e fazer desporto na praia, como voleibol ou futebol.

    Beijinhos *

    ResponderEliminar
  8. ahahha eu adoro vir aqui! tenho sempre de me rir e adoro isso!antes de mais bigada pelo comentário:) e agora...vou confessar! para a a semana nao vou estar por ca e sendo tu aquela pessoa que me inspira para o exercicio pensei: durante a semana vou tentar ir correr, sim correr, à beira mar logo pla manha!!:) obvio que nao vou aguentar nem 30min...ja nao corro ha mais de 10anos..so caminho em passo acelerado mas é diferente...mas graças a ti, há dias tive de correr para apanhar o bus e pensei tipo o forrest(eu sei correr!!!:D) por isso vou tentar! ri-me imenso com o facto de andares de bike de chinelos, sei bem o "jeito" que dá:D e aquele exercicio no pontao é mesmo fixe!é o meu prefrido quando posso fazer:D aaahhh
    correr-terrinha-alien...check!!:D tal e qual...e se for rapaz...é naquela...mas rapariga...alien sem dúvida:D beijinhos e venha daí a gastronomia adoptada nesses dias:p

    ResponderEliminar
  9. Hello!
    Podias fazer um post: "umas havaianas para qualquer ocasião"...
    Afinal sempre tinhas umas para meio do dia!
    A minha terrinha (aprox. 10mil habitantes na frehuesia) tem uma avenida larga e ve-se bastante gente a fazer desporto incluindo as corridinhas. Na noite em que fui beber café com a Joana, estimei 70 pessoas a andar na avendida às 21h30. A estas hora há mais gente na estrada do que carros!
    Acho que conseguiste enquadrar bem o exercicio com as férias.
    Bom trabalho :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Batata: Também já estive em Porto Covo uma vez, mas não gostei tanto do Pq. de Campismo de lá. Sim, quando estou sob pressão também é "aqui vai disto"! :) Pior não fez, mas ainda sinto qualquer coisa estranha com o joelho... Bjs

    Sweet: Também gosto de acampar, mas agora por menos dias do que antes! ;) Jogar às raquetes também é uma boa dica. Bjs

    Mia: Sim, deve ser esse o caminho, porque fomos até ao cais. Depois ainda dava para continuar por terra batida, mas voltamos para trás. Bjs

    Hermione: Acho que se os velhinhos lá da terra me virem a correr também dizem "Oh menina, está a correr para quê, já é tão magrinha..." lol ;) Bjs PS: Afasta-te dos croissants do Mabi!! :)

    Amoridoce: 30 ou 15 minutos, sempre é melhor que passar-los deitados na toalha! :) Sim, sendo rapariga torna-se ainda mais alien, pelo menos ali. Bjos

    Luciana: Estas havaianas não eram minhas! :) Pedi emprestadas à minha amiga porque têm daquelas tiras atrás que sempre seguram o pé. Lá na terrinha vê-se mta genta a andar, mas a correr AINDA não (mas tenho esperança! ;p) Bjs

    ResponderEliminar
  11. Ai quem me dera ter apanhado uma manhã assim. É que eu adoro manhãs com nevoeiro. E quando tive em Milfontes fui sempre correr de manhãzinha e já estava sol e algum calor.
    Gosto muito dos teus posts, são divertidos e sempre com umas fotos a acompanhar.
    Também tirei fotos aos espantalhos =)
    Bons treinos!
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  12. bom, antes de mais é impossivel nao se gostar aqui deste teu blog :p gosto muito e ja sigo :D

    convido te a visitares o meu cantinho e a seguires, se gostares :) muitos beijinhos

    ResponderEliminar