19 de julho de 2012

Modo Férias (quase) On

"Esplanar" v. - Eu esplano, tu esplanas, ele esplana... (Não existe no Dicionário de Língua Portuguesa, mas fica a dica).

Nesta última semana de trabalho o verbo tem sido "esplanar". Sair do trabalho e irmos beber um copo numa esplanada junto à praia/virada ao rio dá-nos a sensação de já estarmos de férias, o que é bom.

Esplanando

E hoje foi o segundo dia seguido sem correr. Não senti no joelho as dores que senti ontem, mas ao andar ainda senti que algo não "estava bem", por isso vou adiar mais um dia e volto a fazer um teste na sexta. Como no sábado vou partir para uns dias (poucos) na costa alentejana, isso significa que a minha semana de treinos vai ficar reduzida a apenas dois. Racionalmente, eu sei que não é por falhar um treino que vem daí mal ao mundo, ou melhor, à minha forma física, mas emocionalmente já estou a fazer filmes, em que este treino em específico vai ser o responsável pela minha fraca prestação na Meia Maratona. Vai ser este treino que não fiz, a 11 semanas da Meia, que vai abrir precedentes e me vai conduzir ao falhanço. Eu sei que vai. Dramática, eu? Não...

Bom, só espero que se trate mesmo de um caso isolado, até porque vou levar os ténis comigo para o Alentejo. Paredões junto ao mar, me aguardem!

Vai ser a primeira experiência de seguir um plano de treinos fora da minha rotina e percursos habituais. O ano passado cheguei a correr em férias, mas era uma coisa de tempos a tempos, em jeito de passeio. Desta vez vou ter de ser mais disciplinada mas sem deixar que isso interfira com a minha diversão e descanso, que é para isso que servem as férias, não é verdade?


Por falar em férias, e por causa da visita de passagem desta menina a Almourol, quando passarem por lá, apanhem o barquinho

€1,5 e saem de 30 em 30 min.


e vão explorar o castelo.



Mouros à vista!


É pequenino, vê-se num instante, mas vale a pena.


Eu tenho em mim a alma enclausurada de uma dama medieval e adoro castelos. Quando tirei a carta, nas primeiras férias que tive obriguei os meus pais a irmos fazer a Rota dos Castelos a caminho da terra da minha mãe. A seguir ao de Tomar já estavam fartos! Fraquinhos... Ou isso ou não viam a hora de chegar sãos e salvos ao destino, por inseguranças completamente infundadas relativamente aos meus dotes de recém-condutora ao subir os acidentados trilhos de acesso.


A minha mente já está mesmo em modo-férias! Apesar de ainda manter o part-time freelance até à primeira semana de Agosto, é algo que posso organizar em termos de volume e horário de trabalho, por isso é como se ficasse de férias já no final desta semana.

Apesar de não abdicar dos meus diazinhos de praia, não vejo a hora de voltar às minhas montanhas...







Onde acaba a rocha e começa o reflexo da água?

E espero correr por aqui...





De preferência a descer e sem javalis.



Para onde vão nas vossas férias? Preferem praia ou campo?




15 comentários:

  1. Oh eu já tive nesse castelo :) Gostei tanto de estar lá, lembro-me que fiz a travessia num barco grande com a minha família. Quem me dera lá voltar!
    Nas férias tanto me dá, seja campo ou praia, férias são férias :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. adooooro esplanar :) e se for com um fino e uns tremoços, olaré :)
    sim, talvez o melhor seja ficares bem e não esforçares demasiado. eu parei uma semana e fiquei a sentir-me assim, mal comigo mesma por não cumprir o plano de treinos, porque vai fazer falta, porque vou perder o que ganhei... mas primeiro está a saúde, de certeza que apanhamos à frente, afinal, ainda faltam 2 meses :) quando for de férias também tenho de levar o equipamento de corrida, já faz parte e há tempo para tudo :)
    essa zona é bonita e calminha, passei aí muitas vezes quando estagiei em alcanena e em portalegre...
    eu gosto de praia e de campo, o ideal é juntar as duas... mas férias de verão têm de ter praia :) beijinhos

    ResponderEliminar
  3. O que eu prefiro mesmo é...Férias fora de casa!!! Mudar de ares! Praia, montanha, rio, piscina, tudo fora da cidade por favor!!! Quanto mais sossego melhor!!!

    E leva os ténis contigo pois! isso de ires para fora servir de desculpa para não correr, ai ai ai! E é tão bom correr em sítios novos, diferentes do nosso local habitual! Aproveita as férias e também aproveita para correr nessas paragens novas!

    Beijinho

    ResponderEliminar
  4. Ainda sem destino :o) tipico português...à útima hora vê-se...

    Beijinhos
    Elisabete Cruz
    http://tralhasepanelas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Eu adoro esse verbo =P... no fim do trabalho, às vezes, também gosto de esplanar com um fino bem gelado à frente, hmmm... há lá coisa melhor no Verão? =)

    Também gosto imenso de castelos...e de montanha. Se bem que no Verão a praia vence sempre... serrinha tenho todo o ano =)!

    Boas férias e boa recuperação!
    beijinho

    ResponderEliminar
  6. Eu também sou um bocado dramática, se não treino um dia já está tudo estragado lol

    Eu sou mais de praia mas essas paisagens do campo são muito bonitas! :P Correr aí deve ser uma maravilha!

    Beijinhos *

    ResponderEliminar
  7. Olá olá! :D

    Bem, estou de rastos :P Ainda bem que comecei a tomar o anti-inflamatório antes do festival, porque senão já andava aqui com o pé aos gritos! :P

    Eu já tinha entrado no Castelo de Almourol há uns 3 anos :D Mas na altura havia muito mais água, e à Segunda-feira o barco não passa! ;)

    Eu e o P. também adoramos fazer essas coisas de percursos pelos castelos, de andar a ver as antas todas no Alentejo, de quase morrer em penhascos porque achámos que aquela estradinha de cabras devia levar a um qualquer sítio fixe... ;)

    E sabes que mais? Isso é mesmo muito engraçado, e deixa-nos com óptimas memórias :D

    Eu confesso que prefiro o campo, é mais variado ;)

    Beijinhos e tem um óptimo dia :D

    ResponderEliminar
  8. se há verbos q eu adoro são: "esplanar" e "sofalizar". é do melhor!

    ResponderEliminar
  9. CCUM,
    O meu verbo é mais: "eu não esplano, tu esplanas, nós não esplanamos" (és só mesmo tu!)
    Mas sabes o que eu te digo? Aproveita bem que se tens direito a isso, é porque mereces!
    Não digo com isto que, eu não tenho direito, mas parece que o tempo foge por estas bandas.
    os teus pais são umas pessoas corajosos!!!!mas sobreviveram para contar a história.
    Beijos :)

    ResponderEliminar
  10. Em ferias grandes praia sempre. Mas de vez em quando gosto de ir passar uns dias a aldeia. A paisagem da tua terra e linda!! Beijo

    ResponderEliminar
  11. Lady V.: Desde que possa sair uns dias de casa já é bom! Bjs

    Hermione: Ficaram a faltar os tremoços, é verdade! :) Bjs

    Maria: Mudar de ares, conhecer coisas novas ou descansar nos locais "novos" que reconhecemos desde sempre... Estou mesmo a precisar de férias! :) Bjs

    Elisabete: Desde que em boa companhia, hão-se ser boas férias na mesma! Bjs

    Andreia: Também queria ter a minha serrinha mais por perto... Bjs

    Joana: Ahah são tão bons esses passeios! Eu também acho que no campo se podem fazer mais coisas (lol) até porque os desportos de mar, no geral, me aterrorizam! :) Mas ainda não desisti do surf... ;) Bjs e boas férias!

    Ana Cooks: Sofalizar também é um bom verbo a propor! :) Bjs

    Luciana: Mas tu tens um jardim maravilhoso! Podes esplanar por lá! Ou, melhor ainda, "espreguiçar" ;) Que falta me faz um terracinho... Bjs

    Sweet68: Eu é as duas fases: 1º praia, depois campo. :) Bjs

    ResponderEliminar
  12. Prefiro campo nas férias..que paisagens lindas, também tirei uns dias de férias mas em vez de me programar para fazer uma pequena viagem, fiquei em casa..pode? Bjs. Sandra

    ResponderEliminar
  13. Reinventando: Às vezes é preciso uns dias em casa também, para organizar a vida. E fazer de turista na própria cidade! Bjs

    ResponderEliminar
  14. Ai ja somos duas a gostar de crocante entao e...a ter a alma de medieval ehehe! quem me conhece bem sabe que adooooro a epoca medieval e está pra chegar aqui a feira medieval e ja estou em pulgas! calma...nao é literalmente:D adorei esse novo verbo estou desejosa por ir por aí esplanar:D quanto às férias...desde que nao esteja em casa estou bem:p seja campo, praia...tem é de ter água...riacho, lagoa, um tanque...qualquer coisa onde possa fazer splash:D beijinhos e boa noite

    ResponderEliminar
  15. Amoridoce: Adoro feiras medievais (claro!) Agora vai haver é a de Óbidos também. A ver se passo por lá nas férias. Bjs

    ResponderEliminar