31 de julho de 2012

O treino, o acidente, os ténis e mais 5 minutos de exercício

Ontem finalmente um treino mais rápido em que me senti bem do início ao fim. AAAAALELUIA. Foi uma corrida de teste aos novos ténis, por isso fiz 1km de jogging como aquecimento e depois baixei a velocidade e não tive de parar nenhuma vez para recuperar. Só parei uma vez para ajeitar uma das palmilhas que me estava a magoar, eu tenho sempre problemas com as palmilhas de ténis novos.

Treino de segunda-feira:

- Final da tarde
- Sol
- Distância: 8km
- Ritmo rápido
- Bpm médio: 168
- Calorias: 479


Durante o meu treino tive o meu primeiro acidente "pedoviário" (tenho a certeza de que esta palavra não existe, mas faz falta). Estão a ver quando vão a andar e vem alguém em sentido contrário na vossa direcção e depois um chega-se para um lado e o outro chega-se para esse lado ao mesmo tempo e ficam ali durante um bocado nessa dança? Embaraçoso, mas sem gravidade de maior. Agora imaginem a mesma situação mas a correr.
Eu vejo o homem a vir e desvio-me para a minha direita, ele vê-me a vir e desvia-se para a sua esquerda. Eu hesito se viro para a minha esquerda e ele hesita se vira para a sua direita e continuamos a correr e a fazer tentativas falhadas de fintas enquanto ficamos cada vez mais perto e PUMBAS! Um contra o outro... Eu rio, ele ri, pedimos ambos desculpa e continuamos caminho, que não se pode perder o ritmo.
Ainda bem que íamos os dois a respeitar os limites da velocidade, senão o embate poderia ter sido bem pior. A conclusão a tirar de tudo isto é: moderar sempre a velocidade e mantermo-nos o mais à direita possível. Sim, mesmo quando andamos a pé. Estão avisados.


Ontem, por causa dos Jogos Olímpicos, andava a ver uns sites e deparei-me com a história de um homem que corre há mais de 16.000 dias seguidos. Ou seja, treina todos os dias um bocadinho, sem ter falhado nenhum, há cerca de 44 anos. Ora, eu não sei como é que se consegue provar uma coisa destas, como é que se tem a certeza de que ele não falhou um único dia? De qualquer forma, não deixa de ser impressionante. Haja vontade e pernas para isso. Da entrevista: "I truly look forward to putting my [running] shoes on every day. ... It's something that makes me feel better, something that in a lot of ways is therapeutic -- not only physically but mentally. It's something I enjoy".


E agora dos ténis novos, aqui estão:



Quando fui à loja da Asics no Freeport ia com outros ténis na ideia. Mas quando lá cheguei estes estavam com 50% de desconto e também tinham um sistema de maior suporte e estabilidade (eu tenho tendência a pronar). Falei com os senhores, fiz novamente os testes e medidas lá no aparelho deles e acabei por trazer estes. Claro que também me falaram dos outros que eu levava na ideia primeiro, mas que estavam mais caros. Provavelmente até seriam ligeiramente melhores, mas as características não são muito diferentes e sinceramente a diferença de preço ainda era alguma e eu infelizmente tenho de estabelecer um limite em relação ao valor a pagar por uns ténis.
No fim o senhor até me disse que levava uns bons ténis e que quando tornasse a precisar de uns novos, dali a 6 meses, poderia sempre experimentar os outros se entretanto estivessem com um bom desconto... Eu até fiz um sorriso. Sinceramente, quem compra ténis de 6 em 6 meses?? (Tirando os profissionais?) Eu não, de certeza. Pelo menos 1 ano vão ter de durar e o mais que for necessário.

Entretanto senti-me bem com eles neste primeiro treino (provavelmente apenas terei de trocar as palmilhas como de costume) e isso é que interessa. Ainda não me desfiz dos meus antigos. Quem é que ganha amor por uns ténis velhos e rotos? Eu.


Para terminar, da outra vez foram 5 minutos para um rabinho de Verão e agora são 5 minutos para um corpo de biquíni. Já estamos quase em Agosto, mas não se perde nada em tentar.

SparkPeople



Até amanhã!


19 comentários:

  1. Olá menina-que-corre,

    Eu vi a emissão das furnas mas não vi ao vivo porque tive medo do João Baião! ahaha, mentira! Adoro-o ehehe.

    Adoro corrida, adoro! E sim é-me bem mais mental do que físico! Se é que se pode distinguir.
    Efeito espectacular em mim e nas depressões e agasturas e coisas assim.

    :D

    ResponderEliminar
  2. Alô :D

    Antes de mais muito obrigada por teres falado do (500) Days of Summer. Vi hoje e achei mesmo giro :D Estás à vontade para me aconselhar mais filmes :P

    Ainda bem que te deste bem com os novos ténis :D Boas corridas ;)

    Alguém me devia ter avisado que andar de bicicleta toda a tarde faz doer o rabo no dia seguinte :P

    Beijinhos :D

    ResponderEliminar
  3. Hilariante o teu "choque" contra o senhor. Fartei-me de rir.
    E parabéns pelo teu optimo treino!

    ResponderEliminar
  4. olá
    eu tambem sou como tu... uso os ténis até deixar de ter o conforto minimo. já li algures que o máximo será uns 500 kms para os melhores ténis... isso seria 3 ou 4 meses no máximo, o que para os nossos dias de crise é inviável, e tambem porque os ténis ainda estão bons em termos de amortecimento e proteção ( eu acho).
    até mais...

    ResponderEliminar
  5. CCUM,
    *Estou em divida com a resposta sobre a elíptica e os joelhos. O meu aparelho foi assim para o carote, mas acho que valeu a pena. Já tinha experimentado alguns com menos estabilidades e acho que me faziam mais mal que bem. O meu joelho "ranhoso" AKA joelho direito, ainda não se queixou.
    Li o teu balanço do 1º mês - Sabes que não pode correr tudo sempre bem, não sabes?!
    Sapatilhas - O ano passado (em Agosto) também comprei umas Asics em promoção e gosto bastante delas. Têm aguentado bem (boa qualidade ou pouca utilização????)
    Vais amanhã "correr" para a Serra... cuidado com as pedras e leva sempre o telemóvel contigo para o caso de caires e precisares de ajuda. Oh god! Estou oficialmente transformada na minha mãe, que faz logo um filme a partir de uma coisa simples...
    *Alentejo - Achaste que andava por lá muita gente ou estava tudo para o calmo?
    Beijos

    ResponderEliminar
  6. Sam: os meus antigos duraram-me muito mais, mas também não corria com a frequência de agora. Só os deixei porque comecei a sentir dores e temi que pudesse ser disso. Mas comprar dois pares de ténis (bons) por ano é complicado...

    Luciana: Eu acho que asics é uma boa marca, mas claro que é tudo subjectivo.
    Na Serra estou a contar com a companhia do meu pai nas corridas, para sermos dois aliens em vez de uma. E para afugentarmos eventuais javalis. ;)
    Em Milfontes estava animado! Mas não como as enchentes do Algarve. Agora em Agosto não sei como será... Bjs

    ResponderEliminar
  7. olá ! :D estive a ler os eus últimos post e vejo que para além das ramboias continuas a dar~lhe :P
    bons exercicios para o bum bum ! só o que n faz efeito é ficar no sofá ! :P e cm nos n somos meninas para isso ( ai q mentira )....temos um bumbum de sonho! ahahahah

    beijoca

    ResponderEliminar
  8. Fartei-me de rir com o teu acidente "pedoviário", ehehehe
    Realmente investir demasiado em sapatilhas fica complicado, mas precisamos de colocar o nosso conforto como prioridade.
    Gostei do treino "para corpo de biquini"...mas ainda ando longe disso, ehehehe. Bjts

    ResponderEliminar
  9. Di: Pois, eu tenho um bumbum de sonho, quando estou a dormir... ;) Tu é que és a mulher da força e não estás nada mal! Bjos

    Mokas: Pelo que tenho lido no teu blogue, estás num bom caminho! Bjos

    ResponderEliminar
  10. Fico feliz por teres conseguido correr os 8Km assim tão bem :) Acho que os ténis ajudaram ahaha
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  11. Bem achei piada ao embate. Desculpa, mas deve ter sido divertido para quem estava a ver...

    Sabes que eu também ganho " amor" ás sapatilhas velhas, não é fácil desfazer-me delas, afinal percorremos um longo caminho juntas. tenho umas novinhas e continuo a andar com umas num estado deplorável.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Também estreei hoje uns ténis novos. E também comprados no Freeport, com excelente desconto!

    E sobre a dança do passa tu passo eu... por acaso há muito tempo que não me acontece mas... tenho vários episódios desses :).... mas acho que a correr... só 1 ou outro em aquecimento nas provas.

    ResponderEliminar
  13. Quero aproveitar para agradecer o teu apoio face ao meu objetivo de vida e espero que espreites o meu novo post, já que menciono-te :)
    Já agora, essa frase que me disseste, é da tua autoria ou de algum sítio?
    Beijinho e muito obrigada*

    ResponderEliminar
  14. Com certeza do jeito disciplinado como está realizando AF estará maravilhosa neste verão..!!Bjs.Sandra

    ResponderEliminar
  15. Já agora por curiosidade qual o modelo da asics que usas?

    ResponderEliminar
  16. ahah obrigada :D +.+
    boas corridas ;D

    ResponderEliminar
  17. Atenção aos acidentes "pedonários", convém utilizar os piscas.
    Parabéns pela aquisição dos novos "ténis". Que façam muitos e bons quilómetros e sem dores de joelho. :)

    ResponderEliminar
  18. Tiago: Obrigada! Às vezes uns piscas davam jeito, sobretudo em passeios mais estreitos. :)

    ResponderEliminar
  19. os meus ténis são adidas, mas os do meu namorado são asics e ele adora. nunca fiz esse teste do apoio do pé, mas gostava. acho que a minha passada é normal, mas...
    espero que não te tenhas magoado no pequeno acidente ;p

    ResponderEliminar