6 de julho de 2012

A semana sem fim e a manteiga de amendoim*

Ontem estava KO de manhã, por isso não consegui levantar-me mais cedo para correr. Aproveitei  o intervalo que tenho à tarde, entre o sair do trabalho e ir para a FIA, de onde já saio muito tarde, para ir fazer os 8km do dia. Geralmente aproveito esse bocadinho para fazer o jantar (e almoço do dia seguinte) e para vir à net, claro. Mas ontem não foi possível. Felizmente a feira acaba já este domingo e para a semana os níveis de stress já devem regressar à normalidade (baixos, com picos de médio-alto dependendo da situação ou da pessoa com que lido).

Treino de ontem:
- Tarde
- Sol
- Distância: 8km
- Jogging
- Bpm médio: 150
- Calorias: 485


Tem sido bom retornar ao jogging, embora também seja causa de stress porque esta semana não tenho tempo para correr devagar e este plano que estou a seguir agora para a Meia Maratona (vamos ver quantas vezes vou fazer referência à Meia Maratona nos próximos tempos, vão contando!) obriga-me a isso.



Mas hoje não estou aqui para falar do plano de treinos (ainda), mas sim das barrinhas que fiz, inspirada pela Joana. No início da semana pensei fazer umas barrinhas para poder levar na mala e comer entre deslocações, porque estar sempre a comprar comida, sobretudo no recinto da FIA, fica caro. E, num momento de inspiração culinária pouco habitual em mim, resolvi que era o dia de experimentar as famosas barrinhas.
Primeiro: Vou para a cozinha cheia de vontade. Segundo: Começo a vasculhar os armários à procura dos ingredientes. Terceiro: Não tenho quase metade das coisas que são necessárias. Boa! (ou #%%&/?=&!!). No entanto, tinha a aveia, os flocos de trigo, as sementes de sésamo, as passas e o mel. Não tinha frutos secos mas tinha manteiga de amendoim com pedaços de amendoim (praticamente o mesmo) e arrisquei.
Sendo assim, a receita das minhas barrinhas muito improvisadas foi:
- 1 chávena de flocos de aveia
- 1/4 chávena de flocos de trigo (esmagados)
- 2 colheres de sopa cheias de sementes de sésamo
- 1 mão-cheia de passas (mão-cheia é um termo culinário, não é?)
- 3 ou 4 colheres de sopa bem cheias de manteiga de amendoim com pedaços
- 2 colheres de sopa de mel
- canela a gosto
Passo 1:
- Misturar todos os ingredientes secos e adicionar a canela
Depois de ter feito esta mistura pensei que também seria muito boa para guardar num frasco e utilizar ao pequeno-almoço, para comer com iogurte ou leite. Fica para a próxima.
Passo 2:
- Adicionar o mel e a manteiga de amendoim e amassar bem. Eu resolvi manter o mel da receita original porque a minha manteiga de amendoim não é doce. Se tiverem uma que leve mais açúcar acho que podem dispensar o mel.
Passo 3:
- Dispor bem compactado numa travessa e levar ao forno durante 25 minutos.
Como estava tudo a correr muito bem, depois nesta parte distraí-me um bocadinho e deixei passar do tempo. Foram só uns minutinhos e não chegou a queimar, mas não sei se foi por isso que ficaram um pouquinho secas e depois, ao cortar, partiram-se um bocado.
Uma amostra depois de uma dentada:


Resumindo: Joaninha, apesar de não terem ficado tão bonitas como as tuas, estavam óptimas! Obrigada pela inspiração! E são um perigo porque, apesar de ter feito pouca quantidade (deu para 10 barrinhas) são viciantes e estava sempre a ir buscá-las para só mais uma trinca.
E agora perguntam-me como e porque é que me lembrei de utilizar manteiga de amendoim nesta receita? (Referência -indirecta- nº 2 à Meia Maratona): Porque a manteiga de amendoim é rica em hidratos de rápida absorção, o que é bom para dar energia antes de um treino intenso! Às vezes já a utilizava nas minhas torradas antes da corrida matinal, mas assim sempre vario um bocadinho.
Desta remessa já só restam 2, mas pode ser que daqui a uns tempos desperte novamente um chef em mim e faça mais, até porque não dão muito trabalho (factor culinário essencial no meu livro de receitas).
Em relação ao restante exercício físico, esta semana não deu para aproveitar as minhas máquinas de manutenção gratuitas mas para a semana vou aumentar o nº de séries. Entretanto, tenho feito pranchas like a boss - 2:24 minutos hoje!
E agora deixo-vos com esta imagem que uma amiga partilhou no facebook e que eu achei linda!
:)

É bem verdade e identifico-me completamente, tartaruga e tudo. (-> Quase que podia fazer agora a referência nº 3 à Meia Maratona, mas vou deixar para depois...)
Bom fim-de-semana!
* Rima não propositada

11 comentários:

  1. eu no outro dia também fiz as barrinhas mas como não pus mel elas ficaram todas despedaçadas e nada saborosas. tenho de experimentar novamente. não sabia que a manteiga de amendoim era assim tão rica em HC, vou passar a comer um bocadinho antes dos treinos (a minha é sem adição de açucares, naturalíssima) :)

    ResponderEliminar
  2. Ainda bem que gostaste :D Eu fico sempre contente quando as pessoas testam as minhas receitas :D

    As tuas barrinhas ficaram com bom aspecto ;) As minhas às vezes também ficam um bocado 'instáveis', mas acho que é uma questão de prática e de equilibrar os ingredientes secos com o material de ligação :D

    Eu não gosto de manteiga de amendoim, o que é estranho porque gosto de amendoins! Não sei, acho a manteiga de amendoim muito estranha ;)

    Na altura ainda pensei em candidatar-me ao MasterChef, mas eu tive uma experiência um bocadinho traumatizante na tv :P Fui ao Jogo Duplo uma vez e odiei tanto estar na televisão que fui a primeira a carregar no botão para vir embora depois de uma ronda onde tinha acertado as cinco perguntas :P O P. estava no estúdio e nem queria acreditar :P

    Não sei, a ideia de toda a gente me poder ver deixa-me um bocadinho a fritar ;)

    Adorei a imagem :D Está mesmo engraçada ;)

    Beijinhos e bom fim-de-semana :D

    P.S: Eu cá acho que vou experimentar começar a fazer a prancha. Eu no ginásio era tão má nisso que fazia de conta que o exercício não estava no meu plano (ups) :P

    ResponderEliminar
  3. Sempre em grande forma, mesmo quando acordas KO! És grande inspiração, já te tinha dito? :)
    E olha só mais uma funcionalidade para a espetacular manteiga de amendoim ahaha as barrinhas parecem deliciosas!
    Beijinho V*

    ResponderEliminar
  4. possas mulher!!!! pancha de 2:24!!!!! é mesmo like a boss!!!! :D

    As tuas barrinhas ficaram mesmo bonitas :D
    e com manteiga de amendoim devem ter ficado meeeeesmo boas carais!!!

    Olha, na terra da minha avó diz-se
    "mãh-cheia" e "vareio" LOL

    Beijinhos minha linda e muito bom trabalho!!!!

    Adoro a tua tartaruga :D <3

    ResponderEliminar
  5. Como sempre firme e forte no seu objetivo. As barrinhas são ótimas, porém prefiro comprar já prontas, facilita muito para mim. Bom final de semana. Bjs. Sandra

    ResponderEliminar
  6. as barrinhas estão lindas e com optima textura, e n digas o contrário ! :P

    gostei da imagem !! :P

    beijinho e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  7. Eu gostava muito de ir à FIA, deve ser bem interessante :D adoro essas coisas, mas estar a trabalhar lá deve ser bem menos giro...

    Se eu já acho que fazer as barras da Joana seriam um perigo para mim, fazer as tuas seriam um ataque à minha sanidade mental. Adoro cereais e adoro manteiga de amendoim. É melhor manter a ideia longeeee! :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  8. Olá :)
    Eu estava a ler o titulo e pensei, hmmm vou ter que dizer que isto rimou.. cheguei ao fim e já tinhas chegado a essa conclusão ahahaha

    Eu também já pensei em fazer as barritas da Joana, mas, como tu, faltam-me sempre ingredientes...Já vi que isso não pode ser desculpa... :P

    E as pranchas, OMD 2:24??? Like a bigggg boss.. Eu nem 1 minuto aguento ahaha

    Beijinho e bom fim de semana :)*

    ResponderEliminar
  9. Opá! a net deu erro e não sei se o comentário ficou ou não. Vou ter de esperar que publiques os comentários para ver se o meu está lá :(
    Agora escrevo um comentário e copio...não vá dá erro outra vez!

    ResponderEliminar
  10. Que bom aspecto, quero experimentar, obrigada Joana!
    Pronto, obrigada a ti também…
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Olá! Foi mesmo esse parvo do 503!!!!
    *Adorei a imagem da tartaruga :) À primeira vista pensei que a tinhas metido ao contrário!
    *Pranchas - antigamente não aguentava nada de nada, mas estou a melhorar e agora acho que são poderosas!!
    *5.5Km...é a ponderar :)
    *Fruto cor de laranja - era meloa cantalupe. Gosto muito porque é rijinha, mas doce.
    Beijos...

    ResponderEliminar