10 de julho de 2012

"Sugar coma" e cidades corridas


Hoje foi um dia cheio de actividades físicas.

Actividade física nº 1: esplanar num centro comercial perto de si.



Não devia estar em mim, porque em vez da minha habitual e fresquinha bebida de malte (aka cerveja), pedi uma daquelas coisas "light", a medo. Tudo porque era uma bebida de morango e melancia, fruta que já não consumia há cerca de 18horas e estava a entrar em ressaca. Afinal, este sumo é bastante bom e doce! Já provaram?

Actividade física nº 2: deslocarmo-nos para um outro local da cidade e esplanar novamente, desta vez ao ar livre.
Adivinhem de que fruta é este sumo...


- Se responderam "melancia" acertaram! São mesmo bons neste jogo.;)


Foi o dia de anos de um colega, por isso acabámos por ficar até ao anoitecer na conversa e o nosso jantar foi "goffres"... Ainda bem que foi um dia de exercício físico tão intenso, para compensar o coma de glicose.



Depois fiquei com peso na consciência, que juntamente com o peso na pança me levou a passar por casa dos meus pais e procurar nos recantos do meu antigo quarto por um elástico de fitness que aqui há uns anos veio como oferta na compra de uma revista. Na altura não lhe dei o devido valor e nem sabia bem o que fazer com ele, mas uma vez que tenho lido sobre os benefícios dos exercícios com elástico, vou-me aventurar nesse terreno desconhecido. Algumas dicas?



Quando finalmente cheguei a casa, fiz uma saladinha fria para o almoço de amanhã (lei da compensação esforçada).


Esta foto acima não é da salada, mas sim de uma experiência culinária que eu ainda não provei porque tem de ficar algumas horas no frigorífico, mas de que depois vos falarei caso o resultado final seja bom. Se não for bom conto-vos na mesma, porque os erros são bons motivos de risota didácticos.



E agora deixo-vos com a entrevista a um dos meus escritores favoritos e colega de faculdade*, José Luís Peixoto:

(* Na verdade, ele andou na mesma faculdade que eu mas vários anos antes. Não foi mesmo colega, colega, mas são pormenores.)




Fiquei agradavelmente surpreendida por saber que ele também corre e que gosta de conhecer a correr (literalmente) os lugares a que viaja. Diz que o local em que mais gostou de correr foi Boston, que, curiosamente, é a cidade onde se realiza uma das mais célebres Maratonas do mundo.

Eu também tenho o "hábito de correr em quase todos os lugares para onde viajo"! Não tenho. Mas vou passar a ter, daqui para a frente. Só de pensar que quando estive em Barcelona desperdicei aquele paredão de Barceloneta que estava mesmo a pedi-las... :)

Acho que correr é uma forma de conhecer as cidades como um "local" o faria. Da mesma forma que gosto de comer em restaurantes e tascas de bairro, descobrir recantos em ruas típicas e aconselhar-me com as pessoas da cidade relativamente a coisas a conhecer fora do circuito turístico habitual, correr um lugar é vê-lo através dos olhos de quem o vive, e não apenas de quem o visita. Gostei do conceito e vou adoptá-lo.


Como gostam de conhecer as vossas cidades? Qual a vossa próxima viagem?

14 comentários:

  1. eu adooooro esse suminho :)
    é um conceito giro, mas quando se vai de viagem tem de se levar o essencial e não sei se já estou preparada para fazer dos ténis de corrida o meu essencial ;p quando fui a londres vi imensa gente a correr, no hyde park, pelas ruas, fiquei com inveja ;p

    ResponderEliminar
  2. Esse compal é muito bom, também gosto! Jantaste goffres? Hoje foi o dia dos pecados ehehe
    Isso parece-me bolachas de alguma coisa :p depois diz então se ficaram boas!
    Uma vez fui a Madrid e na tentativa de ficar a conhecer a cidade e os seus marcos, para cada dia que lá fiquei fiz um trajeto daquilo que queria ver :)
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  3. Eu sou daquelas pessoas que faz viagens bem violentas, do género 'só paramos quando tivermos que rebentar bolhas com brincos lavados com água da torneira' - não que isto já tenha acontecido, por exemplo, em 2010 em Londres nem nada :P Sou a tolinha dos museus, das igrejas e dos monumentos :P

    Por acaso agora já estou muito melhor, mais serena e menos stressada :)

    A próxima viagem que eu vou fazer vai ser a Singapura e à China, com os meus pais. Singapura é muito giro, já lá estive duas vezes (fizemos paragens lá antes de partir para outros países) e a China não conheço (à excepção de Hong Kong e Macau, onde já estive). Talvez experimente correr um bocadinho :D

    Que me lembre o único sítio onde corri foi mesmo nas Maldivas, mas isso foi porque não havia rigorosamente nada para fazer e ao fim do terceiro dia já estávamos desesperados :P Vê lá tu que até fui pescar! Foi horrível, pesquei um peixe enorme, fiquei super triste, os meus pais deliraram e quiseram comê-lo no dia seguinte ao almoço. Não sei, senti-me mal por estar a eliminar uma vida só porque não tinha mais nada para fazer, coitadinho do pargo de 3kg :(

    Quando voltei o P. disse-me que tinha ido pescar polvos e fartei-me de discutir com ele :P

    Beijinhos! :)

    ResponderEliminar
  4. Olá

    Não conhecia o sumo, mas pareceu-me bastante interessante, acho que vou procurar...e provar!

    Eu nos últimos meses sempre que saí levei fato de treino e sapatilhas : bom sinal!

    Gosto imenso de andar a pé em cidades que não conheço, isso sempre fiz.

    A próxima viagem será de férias com toda a família, mas o destino ainda não sei :-(

    beijinhos

    ResponderEliminar
  5. eu vi logo se ele se exercitava... (cof cof)
    não... acho-o lá agora jeitoso... tens cada uma... loool :P

    quando vou com o meu pai de férias (que é com quem passo quase todas as férias) nao há quase pausas. é andar andar andar... vê-se muito, mas nao se decora muita coisa, porque nao se disfruta mesmo do local. mas eu gosto!! atenção!!

    a proxima viagem ainda está a ser alinhavada...

    O que são essas bolinhas apetitosas?!

    eu gosto desses suminhos, e têm poucas calorias. :P
    hoje bebi 1 pinacolada
    (mas esplanar sem malte, nao é esplanar em condições... desculpa te dizer isto...)

    :D

    Beijinhos Grandes e dorme bem :D

    ah, sim. o meu pai já corre à muitos anos.
    havia uma altura que ele ia mesmo a muitas no porto, em lisboa, e foi a espanha (onde aconteceu uma coisa engraçada... fomos todos para lá, mas nós foi só para o apoio, e ele estacionou o carro num sitio onde, pelos vistos, nao se podia estacionar. no final da corrida iamos para o carro e passamos por um reboque com o carro do meu pai, e lá foi ele atrás do reboque a correr. o meu pai lá falou com ele e os convenceu a nao pagar a multa e tal, e ficou o resto do tempo na garagem deles e depois fomos embora. lol)
    O teu pai tb corre? :D
    ah pois, com certeza tinham muito que conversar!

    ResponderEliminar
  6. ahh, que giro... aconteceu de novo!!! comentamo-nos ao mesmo tempo. LOL

    :D
    ***

    ResponderEliminar
  7. Hello CCUM!
    *Suminho - atesto que é bom :) mas a cerveja ainda deve estar a sofrer por a teres preterido...
    *Realmente deves de ter ficado estafada com o esplanar. Talvez devesses ir com mais calma.
    *Bolachinhas de aveia...???
    *A minha amiga P. conviveu/conheceu o JLP. Se ele é amigo da P., a P.é minha amiga então vou começar a dizer que ele também é meu amigo. Como é que eu não me tinha lembrado disto?!
    *Correr - corri Boston todo, mas não corri em Boston :( Lazzzzyyyy! Garanto que nunca passei tanto fio como lá (fui em Novembro) mas se tivesse corrido talvez tivesse aquecido.
    *Conhecer - eu gosto de conhecer os locais turísticos para não fazerem perguntas do tipo : "Foste a Paris e não viste a Torre Eiffel?"
    ...depois gosto de andar muito (que é como correr mais devagar...) e conhecer mercados, hábitos das "pessoas normais"...
    *A próxima viagem vai mesmo ser em Portugal = "Lisboa na perspectiva de Turista" e 3 dias para o "Norte" (ainda não temos bem definido).
    Beijos e vou comentar o teu post de ontem...

    ResponderEliminar
  8. Quanto a melaância...também estou a tornar viciada...e correr nos lugares onde viajo nunca experimentei...mas nunca é tarde para tentar uma nova experiência.

    Beijinhos
    Elisabete Cruz
    http://tralhasepanelas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  9. Fico à espera de saber pormenores da tua experiência culinária, porque tem muito bom aspecto =)
    Quanto às viagens, eu não tenho esse hábito, mas as minhas férias são sempre recheadas de muitas e muitas caminhadas. Cá em casa temos muito o hábito de canhecer todos os sitios onde vamos a pé, começamos de manhã e só paramos ao fim do dia, quando já ninguem aguenta mais. Por exemplo, eu adorei conhecer barcelona, toda a pé =)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Es mesmo uma melanciaolica... Ja que insistes vou experimentar esse suminho se bem que eu sou mais uma rapariga de sumos com gas (depois queixo-me...)
    Eu gosto de conhecer os locais a pe. Muito andamos em Paris (porque nao percebiamos nada do metro mas isso sao pormenores...) Beijo

    ResponderEliminar
  11. Batata: É lá agora jeitoso!! Um homem que gosta de ler, escreve (bem), E corre... Um horror!!! ;P

    ResponderEliminar
  12. Olá :)
    Concordo contigo, o homem lê, escreve e corre.. Não o queria nem pintado de ouro ahaha

    E acho uma ideia super interessante correr nos sítios que visitamos. Espero que na minha próxima viagem, Suiça, possa correr para não quebrar o meu plano das corridas :)

    Eu nunca provei o sumo da compal, mas se é de melancia só pode ser bom... :D

    Estou ansiosa por ver a experiência culinária :)

    Beijinho :)*

    ResponderEliminar
  13. aqueles sumos são de melancia , certo ?
    hehehehe sou mm boa!
    qué isso ??? bolinhos ?? conta tudo ! quase pareciam pinhoadaS!
    JOSÉ LUIS PEIXOTO - GOSTO !!!

    beijo

    ResponderEliminar
  14. Amei o post, dar uma levantada no asral e faz com que eu saia corrrendo mesmo nessa chuva que cai em Salvador!! Meu sonho..correr em Nova York!! Bjs. Sandra

    ResponderEliminar