17 de julho de 2012

Top de alimentos e os refrescos

Hoje tive de correr (não literalmente) meia Lisboa nas horas de mais calor porque tinha de estar na Infante Santo às 16h para uma Sessão de Informação. Quem mora em Lisboa e conhece aquela zona sabe que a Infante Santo é sempre a subir (para quem vem de baixo, claro, para os outros é a descer) e tem uma escadaria logo ao início a seguir ao viaduto. Como já estava atrasada (atravessar a cidade de autocarro dá nisto) fiz aquilo tudo a correr. Cheguei à sessão e estive 1h30 sentada descansadinha, o pior foi quando me levantei. Lembram-se de ontem ter referido que senti umas pontadas no joelho esquerdo já mais para o final da corrida? Pois bem, parece que o joelho não gostou da brincadeira da escadaria e mal conseguia dobrar a perna! Desci a avenida bem devagarinho e agarrada ao corrimão nas escadas... parecia uma velhinha.
Mal cheguei a casa fui logo pesquisar "dores no joelho" no google pus Voltaren e tenho estado a colocar gelo 20 minutos de cada vez. Depois de estar um bocadinho com a perna esticada melhorou e consegui ir tratar das coisas em casa, mas não gostei nada disto... Que raios, uma pessoa tem de estar sempre com uma dor nova, não há descanso!

Agora vou ficar pelo menos 3 dias parada a ver como me sinto. Por um lado é bom, porque com este calor nem apetece correr e assim tenho tempo de repor todo o stock de roupa de corrida que tinha para lavar.

Sabemos que é grave quando uma máquina de roupa é quase só t-shirts e calções...

Houve alguém que ficou muito interessado/a na minha colecção desportiva.

Olá Malhadinho.

Eu chamo-o de Malhadinho, mas não sei se é macho ou fêmea. É um gatinho vadio, "adoptado" pelas pessoas do pátio interior, que lhe dão de comer. De vez em quando aparece com um/a namorado/a novo/a.


Como hoje não posso falar de corrida falo de comida, que também é bom! Segue-se o top 15 de alimentos para corredores, segundo a Runnersworld:

1. Amêndoas
2. Ovos
3. Batata-doce
4. Cereais integrais com proteína
5. Laranjas
6. Feijão preto
7. Saladas verdes
8. Salmão
9. Pão integral
10. Legumes salteados
11. Massa integral
12. Frango
13. Frutos silvestres
14. Chocolate preto
15. Iogurte magro ou natural

Aconselho quem tiver interesse no assunto a ler o artigo na totalidade, para ficarem a saber, por exemplo, porque é que as laranjas são boas para evitar as dores musculares pós-treino e o facto de os ovos representarem 10% da dose diária recomendada de proteína.

Para quem não corre, deixo-vos a lista de 50 dos alimentos considerados mais saudáveis, que, curiosamente, também começa com as belas das amêndoas. Quantos destes é que comem com regularidade?


E agora para provar que o que é saudável também pode ser bom, fiz uns mini-gelados de iogurte, leite de soja e banana. Geralmente faço batidos, mas com este calor pareceu-me bem a opção gelada e fiz o teste.

À espera...

Sim, eu fiz mini-gelados com chávenas e colheres de café. São copos pequeninos e eu não queria esperar muito tempo. Cerca de duas horas depois...

TARAM!

Para desenformarem basta passarem o copinho por água tépida. Depois têm um desafio pela frente, que é comerem o gelado antes que este se comece a derreter todo.



Estes meninos derretem-se muito depressa, mas não conseguem ser mais rápidos que eu! Só comi um, e teria sido uma comidinha fresca pós-treino muito boa... Mas agora tão depressa não há treino... chuif....

Claro que só um não é suficiente, mas como eu só quero comer um destes por dia, isso significa que tive de atacar o resto do gelado de baunilha do Dia.

Este gelado é muito bom, não comprem!

Tudo em prol de um serão mais fresco, porque a minha casa é uma sauna que não se pode. Os sacrifícios a que isso obriga...

O que comem/bebem para se refrescar? Quais os vosso gelados favoritos? Se as sugestões forem boas sou capaz de os experimentar a todos durante os próximos dias (e eu que nem ligo a gelados... Não parece, pois não?)


 

11 comentários:

  1. Hello :D

    Já vou explorar a lista dos 50 alimentos mais saudáveis ;)

    Quando eu preciso de me refrescar bebo água aos montes, e o belo gelado também me sabe bem ;) O meu preferido é o Cornetto de morango, e amanhã vou falar da composição nutricional dele no blog (que é má, mas pronto, não podemos ter tudo!) ;)

    Espero sinceramente que melhores do joelho. Talvez com descanso fiques melhor, espero que sim :)

    Gostei da ideia dos gelados, ainda experimento :D

    Beijinhos e boa noite :D

    ResponderEliminar
  2. Hello CCUM!
    Tu já devias saber que a seguir a subir a Infante Santo se tem de fazer alongamentos. Dizias: " atrasem lá isto um bocadinho porque preciso de alongar antes de me sentar!!" As dores são inerentes à velhice!
    Da lista gosto de tudo e como mais uns que outros..., mas fiquei confusa com o 4. Sabes algum exemplo de "cereais integrais com proteina"?
    Fizeste "mini milk"????
    Eu gosto de fruta fresca! (será que se nota?) porque os gelados não me refrescam muito (é mais gulodice)
    Beijos...

    ResponderEliminar
  3. O que como/bebo para me refrescar? Água e cerveja, já de comida...frutinha, mas o meu apetite voraz não se perde com este calor e se me vires a debater-me com algo pesado, quente e gordo, não te admires!

    ResponderEliminar
  4. que bons geladooooooooos! :)
    a minha máquina de roupa é muito parecida a tua!
    vou ler o artigo!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Não sei o que é que se passa com os joelhos, deve andar alguma virose pelo ar…
    Eu A-DO-RO gelados!!!
    Como durante o ano inteiro, Verão ou Inverno, é sempre a geladar…
    Os que mais gosto? TODOS!!! (ok, excepto o de chocolate)
    Por norma, não falta gelado de limão, para o tira gostos, e de pistacho.
    Ainda não são 10h e já estou com uma vontade…
    Vou ali e já venho!
    Beijos

    ResponderEliminar
  6. Ai as dores, como eu te percebo!

    Tão engraçados os gelados :P
    Para me refrescar, geralmente recorro aos batidos. Leite, muitos cubos de gelo e fruta!

    Beijinhos *

    ResponderEliminar
  7. pois, o melhor é parares mesmo. foi o meu mal, mesmo sabendo que estava lesionada continuei a correr até me ser doloroso caminhar. agora estou a melhorar mas a correr aos pouquinhos... vais ver que o gelo resolve. se precisares de uma fisioterapeuta diz ;)
    tenho de ler esse artigo com atenção. nunca provei batata doce, feijão preto não costumo comer, e chocolate preto tb não me diz nada... de resto, confere ;)
    o gelado tem bom aspeto :) eu quando está assim mais calor é batidos ou fruta. um geladinho só de vez em quando, quando saio à noite. adoro os sabores de nata, baunilha, coco, canela, café, menta... huum :) e adoro um do pingo doce que é de caramelo, com bocadinho... aiii já ía :)

    ResponderEliminar
  8. Luciana: Eles dão exemplos de algumas marcas (provavelmente não estão disponíveis por cá), como: Kashi GoLean, Nature's Path Optimum Rebound e Back to Nature Flax & Fiber Crunch. A ideia é que tenham pelo menos 8 gramas de proteína. Os cereais que contiverem vestígios de soja ou sejam comidos com leite de soja aumentam essa percentagem.

    E em relação as gelados, tens razão, parece mesmo um Mini Milk e o sabor também! :)

    Deve ser a idade mesmo, nem me digas nada... Bjs!

    Carla: Pistacho também é um dos meus sabores favoritos! Tens de experimentar os da Mabi (só na costa alentejana...) Bjs!

    Hermione: Também já comi esse de caramelo do PD, confirmo que é bom! Sim, hoje e talvez amanha não vou correr ainda... É engraçado porque com este calor não apetece nada, mas o saber que NÃO POSSO/DEVO faz a diferença psicologicamente... Bjs

    ResponderEliminar
  9. Fala maiga, joelhos realmente são um grande problema para corredores. O meu dá trabalho quando ando, faz até ruido, mas quando começo a correr ele não dói e nem faz barulho. Agora me mata de inveja, você falou em meu blog que aí faz por volta de 40º, realmente é ruim para correr, mas ainda prefiro o calor. Beijos, melhoras.

    ResponderEliminar
  10. Olá :)
    Eu também me aventurei a fazer gelador, mas o resultado foi muito mau ahaha. Lembrei-me de usar limão...

    Para me refrescar eu bebo água.. Muita água...
    Eu gosto do Corneto.. E do Magnun Sandwich...
    E do de stracciatella do Continente.. Não posso falar disto que fico com água na boca ahah

    Eu por acaso como bastantes amendoas :P

    Só agora é que reparei no nome da música ahaha

    Beijinho :)*

    ResponderEliminar
  11. Para refrescar água fresquinha sempre. Ou se quiser ser ainda mais maluca, água fresca numa caneca de inox, parece ainda mais fresca. Tal como água depois de uma chiclete de menta :)
    E gelados, pode ser qualquer um que aqui a menina não é esquisita... Beijo

    ResponderEliminar