8 de julho de 2012

Treinos Meia Maratona - semana 1 (Pré-Preparação)

Aqui estou eu para fazer o resumo da minha semana de treinos e sem grandes novidades de fim-de-semana, que foi passado, na sua maioria, a trabalhar. Mas a FIA já acabou e para a semana espero poder retornar às corridas de final de tarde com tempo e sem medo de me atrasar.

Quero começar por registar a corrida de sábado de manhã, precedida pela última das minhas maravilhosas barrinhas.
Não me julguem pela aparência, sou linda por dentro!
 
 
Geralmente costumo comer uma torrada, mas desta vez fiquei-me pela barrinha e por um café, porque, seguindo o plano de treinos, ia correr "apenas" 8km, a um ritmo confortável. Por essa razão, também saí um pouco mais tarde de casa.


Treino de sábado:
- Manhã
- Céu encoberto
- Distância: 8km
- Ritmo confortável
- Bmp médio: 164
- Calorias: 530
 
 
Depois falo um pouco melhor do plano de treinos que estou a seguir (é que vou correr uma Meia Maratona, não sei se já vos tinha dito...;) ), mas a verdade é que esta primeira semana me ajudou a perceber que aquilo que eu pensava ser "jogging" era afinal "ritmo confortável" para mim. Isto porque o plano me obrigou a correr mais lentamente do que o costume e apercebi-me das diferenças a nível cardíaco e respiratório de cada uma.

 
 
No jogging, a minha frequência cardíaca manteve-se sempre abaixo dos 150 bpm, coisa que nunca aconteceu antes, porque ia rápido demais. Embora não consiga correr aos 08:00 min/km recomendados (fico-me pelos 07 min e qualquer coisa), de agora em diante vou ter o cuidado de não deixar elevar os bpm durante as sessões de jogging que, embora pessoalmente as considere um pouco "seca" e empata-tempo, devem ter a sua função e eu quero ser respeitadora d'O Plano. O Plano é Lei! Pelo menos até me apetecer rebelar.

Assim sendo, aqui fica o resumo da semana:
Estranhamente, as estatísticas do tempo só contemplam as horas e não os minutos.
Mas eu acho que fiz um bom trabalho de MSPaint ao completar a informação...



Foi uma semana com menos quilómetros do que os que costumo fazer, mas é normal por se tratar de uma fase inicial de pré-preparação. Mas reparem que contabilizei praticamente uma Meia Maratona! Portanto, no dia da prova basta correr numa manhã o que corri durante esta semana toda. Nada de mais...


Semana 1
  • 3ª-feira - 5km jogging
  • 5ª-feira - 8,2km "jogging" (era só para serem 8km, mas fiquei atrapalhada com o tempo e corri mais rápido e um pouco mais do que suposto, até casa, para não me atrasar)
  • Sábado: 8km ritmo confortável
 
 
Totais da semana:
Quilómetros - 21,2
Tempo: 2h20
Calorias: 1323
 
 
E agora, em relação a actividade física paralela...
 
 
 
 
Cross-training:
Esta semana foi um pouco fraca em cross-training porque não tive muito tempo. O trabalho de core reduziu-se a tentar bater o meu recorde na prancha e não trabalhei a parte muscular. Mas fiz alguns abdominais! E alguns exercícios de técnica de corrida antes de iniciar a corrida matinal de sábado. Não foi uma nulidade total.

Ah, e alongamentos, claro (excepto na corrida de 5ª-feira, por constrangimentos de tempo).
 
 
Como esta semana passei muito tempo de pé, senti falta das minhas meias de descanso (=meias de compressão). Agora uso quase sempre sandálias e já não as posso usar... De certeza que existem versões "sem pé" para poder usar com calçado de Verão, debaixo das calças, e sentir-me ainda mais "atraente". Tenho de ir ver disso.
 
 
Objectivos para a próxima semana:
 
 
- Ir pesar-me. - Não me peso desde o início do ano e apenas o fiz porque tinha uma consulta e as enfermeiras pesam-nos e medem a tensão arterial sempre que lá vamos. Acho que vou àquelas máquinas da farmácia, que também medem os níveis de massa gorda e muscular para depois ir registando a evolução.
- Andar de bicicleta. - Esta já foi a segunda semana em que não consegui andar e não quero perder a prática!

- Por conseguinte, fazer mais cross-training.
- Ir à praia num final de tarde. - Preciso de tirar as marcas sexys dos calções nas pernas e das diferentes t-shirts e tops nos braços e pescoço.
- Atestar a minha despensa, que foi alvo de um saque (meu) durante esta semana.
- Outros que me lembrar entretanto.



Como correu o vosso fim-de-semana? Objectivos para a semana que vem?


14 comentários:

  1. eu raramente cumpro os tempos do plano. cumpro as distâncias e os objetivos (agora estou na parte de aumentar o ritmo, e foi a partir dai que fiquei afanada da perna), mas os tempos é raro.
    esta semana quero recuperar mas também treinar, quero ir à praia, andar de bicicleta... quero sentir-me bem :)

    ResponderEliminar
  2. olá
    li o seu comentário sobre a meia maratona e sobre os planos de treino e não resisto a responder.
    já fiz algumas , talvez mais de 20(faz uns 2 anos que não corro uma) e ainda me lembro do conselho de um amigo meu mais velho que corria tambem... ele perguntou-me! Já correste 15 kms?
    eu respondi... já corri sim!!
    ele disse- então chegas lá, corres 15 kms e depois corres só mais 7 que é fácil...
    eu achei engraçado a mentalidade dele e assim fiz.E lembro que foi uma sensação muito boa quando cheguei ao fim
    até mais...

    ResponderEliminar
  3. Apesar de não ter este bichinho grande de correr e alcançar novos objetivos, gosto imenso de te seguir! Como já te disse, és uma inspiração e gosto de ver como és persistente :) Por isso continua esses treinos e tenho a certeza que te vais sair bem nessa meia maratona!
    Mas correr numa manhã o que fazes numa semana? Eu não aguentava ahaha
    Beijinho, V*

    ResponderEliminar
  4. Sam: Obrigada pelo comentário. Pois, já ouvi mais gente dizer que quem faz 15km faz 21km, mas eu ainda não estou convencida!!! Mas vindo de alguém que já fez 20 Meias vou acreditar... :)
    É verdade que o pensar que faltam "apenas mais 7", pode fazer a diferença psicologicamente!
    Espero também ter essa sensação muito boa!
    Volte sempre a este cantinho e sinta-se à vontade de dar as dicas que achar necessárias a esta "novata" :)

    ResponderEliminar
  5. Olá :D

    Pareceu-me uma boa semana ;) Sabes, eu desconhecia completamente que os maratonistas nunca corriam a distância toda da maratona sem ser na própria maratona ;) Só aprendi isso este ano no meu estágio de Medicina quando o meu tutor fez uma metáfora qualquer e relacionou isso com o nosso estudo (sempre animador portanto) ;)

    Ainda bem que gostaste das barrinhas :D

    Pois, eu odiei a minha experiência televisiva. Fiquei a admirar muito quem tem a lata necessária para isso :P E então quando me vi depois na tv? Foi horrível! Acho que só vou repetir a experiência se lançar um livro ou assim e tiver mesmo de ser :P

    Beijinhos e tem uma óptima semana :D

    ResponderEliminar
  6. Meu final de semana ocorreu com eu meio adoentada e descansando. Amanhã (álias hoje já comecei) a colocar em prática meu planejamento da semana. Bjs. Sandra

    ResponderEliminar
  7. Olá :)
    Eu vi na Decathlon umas meias de compressão sem pé! Achei-as engraçadas :P

    Eu acho que acertei nas sapatilhas... Senti-me bastante bem com elas hoje :)

    Os meus objectivos deviam ser iguais aos teus, principalmente ir à praia :) E não desistir de me levantar às 6h para ir fazer o treino da corrida :P

    Beijinho e óptima semana :)*

    ResponderEliminar
  8. Amiga, achas que se eu deixar de fazer corridas longas ao sábado até meio de janeiro, em setembo consigo apanhar o ritmo??

    não consigo correr ao sábado de manhã em Faro com o calor...

    ResponderEliminar
  9. cheia de planos ! fazes tu mt bem !
    qto ás corridas estás decididamente uma atleta ! e vais smp por caminhos lindos ! :P
    os meus planos para esta semana é organizar as minhas férias :P

    beijinho

    ResponderEliminar
  10. Olá...o meu fim-de-semana correu bem...queria pedir um favor...podes enviar o teu plano de jogging? Obrigada

    Beijinhos
    Elisabete Cruz
    http://tralhasepanelas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  11. Isto vai ser canja vais ver. Acho que estas muito motivada e es extremanente rigorosa nos teus treinos.
    Esta semana espero cumprir mais do que as 5 sessoes de exercicio que planeei e espero continuar a alimentar-me em condiçoes. Preciso de aproveitar que estou na semana do mes em que perci peso mais facilmente. Beijo

    ResponderEliminar
  12. Também estou me preparando para a minha primeira meia, e tb ouço, quem correr 15 corre 21. Tenho na mente a seguinte estratégia, correrei 10km descansa, ou melhor, corre moderado por uns 2 km e manda bala. Beijos e bons treinos

    ResponderEliminar
  13. CCUM,
    *Fim da FIA - Agora já podes relaxar um bocadinho mais...
    *Trabalho no Paint - ficou mesmo discreto! Não teria dado por isso se não tivesses mencionado. As cores e o tipo de letra são idênticos :) Garanto-te que teria feito bem pior. Me=naba da informática (nem a tótó chego!)
    *Corridas - Segue bem o plano e rebela-te só se sentires que não está a resultar.
    *Praia - Eu tenho a marca das t-shirts e do relógio. Quem me vir, até pensa que estou bronzeada...mas só até tirar as calças já que as pernas estão brancas como a cal!
    *Meias - juntamente com sandálias seria uma ideia muito alternativa e "astrangeirada".
    *Beijos :)

    ResponderEliminar
  14. Comeste tudo e não ofereceste nem um bocadinho... és má!

    Vou fazer e nem vais sentir o cheiro!!! :p

    O fim de semana foi bom, consegui correr 7km quase sem dores.

    Quando vens cá?

    Beijinhos

    ResponderEliminar