15 de julho de 2012

Treinos Meia Maratona - semana 2

Assim chega ao fim mais uma semana de treinos. Faltam 11.

Na corrida de sábado, a música Where is my Mind, dos Pixies, fez parte da minha banda sonora. De vez em quando também me pergunto onde está a minha cabeça, sobretudo nestas corridas mais longas e no dia em que resolvi que me ia inscrever numa Meia Maratona... (Brincadeira, não estou arrependida. Ainda. Estou à espera de começar as minhas férias e a praia e o campismo e, sobretudo, as montanhas, para depois começar a queixar-me).
E isto lembra-me que esta semana tenho de partilhar com vocês a minha mais recente playlist, já que tenho optado por músicas mais melódicas, ao invés das habituais batidas, para as corridas de fim-de-semana. Acho que se adequam melhor à minha mente ainda adormecida e ao ritmo lento que imponho.


Treino de sábado:

- Manhã
- Sol, vento (contra mim durante uns 5km, nice...)
- Distância: 12km
- Ritmo confortável
- Bpm médio: 166
- Calorias: 802



Depois, quando cheguei a casa, e seguindo uma das vossas sugestões, fiz um batido natural.

- Leite de soja
- 1 iogurte natural
- 1 banana
- Sementes de chia
- Bagas goji
- 1 colher de sopa de mel

Nada de suplementos porque não percebo nada disso e não gosto de tomar nada sem conhecimento de causa. Além disso, foram "apenas" 12km e os nutrientes do que foi descrito acima já são mais do que suficientes. Mais importante que isso, estava muito bom.



Resumo da semana:


28km divididos por 3 corridas (mais 7km do que na semana anterior).

Semana 2

  • 2ª-feira - 8km fortalecimento.
  • 5ª-feira - 8km fortalecimento. (Ou melhor, "desfortalecimento", porque não foi uma corrida lá muito agradável).
  • Sábado - 12 km ritmo confortável.



Totais da semana:

Distância - 28km
Tempo - 03:00:45
Calorias - 1856

Não vos cheguei a falar do plano de treinos que estou a seguir, mas basicamente faço 3 corridas por semana, cada uma com o seu objectivo específico, sendo a mais longa ao fim-de-semana. Como o meu objectivo na Meia Maratona de Setembro vai ser apenas terminar, penso que correr 3 vezes por semana, de forma disciplinada, é o suficiente. Além disso, como depois se vão meter as minhas férias pelo meio, não queria que os treinos me impedissem de poder aproveitá-las e ainda ter tempo para outras actividades. Fui eu que me quis inscrever numa prova desta distância, as outras pessoas que vão partilhar as férias comigo não têm culpa disso e não devem ser prejudicadas. E depois, obviamente, também quero poder descansar sem ter de estar preocupada porque "ainda não fiz a minha corrida e agora estão 38 graus e como é que vou fazer". Limitando os treinos a 3 por semana torna-se mais fácil de gerir sem ficar a odiar a corrida para todo o sempre.


E por falar na Meia Maratona, vejam o teaser da Rock 'n' Roll de Lisboa que descobri quando estava a pesquisar umas coisas acerca da prova:



Deve ter sido feito logo ao início, porque ainda está com a primeira data que foi anunciada e não com a oficial de 30 de Setembro de 2012.
Entretanto, não sei se sonhei mas pareceu-me que tinha lido em algum lado que os Xutos&Pontapés é que iam tocar no concerto final. Como no site da prova ainda não está lá nada, provavelmente deve ser o meu subconsciente que acha que as 124527 vezes que já vi os Xutos ao vivo, muitas das quais de graça, não foram suficientes. De qualquer das formas, também não sei se depois as minhas pernas estarão em condições de aguentar a pressão de mais horas em pé.


Outros exercícios:

- Bicicleta (1x).
Eu ao fundo, em acção, a ultrapassar um senhor a correr na ciclovia.

- Elásticos (1x - ainda a tentar atinar com os exercícios).

- Prancha (o recorde da semana passada - 02:24 - mantém-se) e laterais + Abs.

- 0 exercícios de peso.

Ou seja, foi uma semana muito fraquinha em termos de cross-training. Para quem prefere correr, tudo o resto me parece um sacrifício, tirando a bicicleta. Continuo a ter medo de me espetar e bater com a cara num passeio, mas se me conseguir abstrair de todo o perigo que me rodeia (trânsito, pessoas, cães, areia, passeios com  mais de 10cm, descidas a pique, árvores e respectivas raízes) até que quase consigo desfrutar da experiência.
Objectivo para esta semana: mais cross-training.


E amanhã como só tenho reuniões à tarde, de manhã: praiaaaa! (Não cheguei a ir nesta semana que passou).



Boa semana!



Da mesma saga podem ver também:

9 comentários:

  1. Gostei de saber que também consomes as bagas goji :D
    De vez em quando também como e já li maravilhas sobre elas!
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  2. eu esta semana estive off, mas amanhã já vou experimentar a ver como me sinto. geralmente uso sempre música para correr, músicas que me digam alguma coisa e que tenham ritmo.
    eu comprei whey protein a semana passada. li umas coisas, ouvi algumas experiências e decidi apostar. também acaba por ser um complemento não só aos treinos como a uma dieta equilibrada (as proteínas devem ser privilegiadas na nossa alimentação, como sabes).
    também tenho de começar a apostar mais no cross trainnig, mas é tão secante ;p
    beijinhos, boa semana e boa praia, eu vou rezar para que não esteja muito vento para ir também.

    ResponderEliminar
  3. Boas noites :D

    Antes de mais, ontem fui andar para os teus lados :P E depois fui à Fnac e encontrei um livro que era a tua cara, amanhã vou mostrar no blog :D

    E sim, fui à praia de Carcavelos :D

    Este Verão vou aprender a andar de bicicleta. Eu sou mesmo naba porque entro em pânico e começo a inclinar-me para o lado e depois caio :P Por isso admiro bastante a tua coragem :)

    O teu batido tem bom aspecto :D

    Beijinhos e boa praia :D

    ResponderEliminar
  4. olá
    tambem gosto muito de bicicletas.
    facilita morar em zonas menos povoadas onde não é preciso fazer 5ou 10 kms antes entrar nos caminhos de terra e floresta.
    boa semana!!

    ResponderEliminar
  5. Olá! Eu sou adepta de batidos antes e depois do treino, mas sim, desses naturais, sem suplementos que também não faço treinos por aí além XD

    ResponderEliminar
  6. Este fim de semana também fui para ciclovia (além de um tombo nos primeiros 100m) :O) ainda fiz 42km...eheheheh

    Beijijinhos
    Elisabete Cruz
    http://tralhasepanelas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Hermione: O meu problema é saber quais os níveis indicados tendo em conta a minha alimentação e o exercício que pratico. Se formos a ver, leite e derivados já têm proteínas, se comer um ovo ao almoço também, depois uma sandes de fiambre ao lanche e carne grelhada ao jantar... se calhar já ingeri proteína mais do que suficiente... Era sobre isso que gostava de saber mais.
    Sim, cross training é muito secante ;) Bjs

    ResponderEliminar
  8. Bem eu invejo a tua habilidade e jeito para o exercicio:p a serio!!! agora que acabaram os exames tenho mesmo que me por em forma ate ao fim do ano! e depois mostrarei antes e depois no blog...lol beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Vou dizer uma coisa: invejo sua disciplina e determinação, energia e tudo mais..queria ter metade do ânimo que você tem para as atividades físicas e alimentação. Bjs.Sandra

    ResponderEliminar