30 de julho de 2012

Treinos Meia Maratona - semana 4 (balanço 1º mês)


Julho está quase a terminar (o tempo está a passar a voar, calma lá contigo Verão!) e chegou praticamente ao fim o primeiro mês de treinos para a Meia Maratona. Falta-me apenas uma corrida hoje para terminar os primeiros 30 dias do plano. E agora vocês perguntam-me: sentes-te mais preparada agora para correr a Meia no final de Setembro? E eu respondo: Nem por isso. Mas já lá vamos.

Como tinha dito na sexta, estava a pensar dar mais um dia de descanso entre treinos e ir apenas correr no domingo de manhã, mas no sábado acordei e estava ne-vo-ei-ro. Fiquei toda contente e não podia desperdiçar uma condição tão ideal de corrida (não tão ideal para quem estivesse a pensar fazer praia). E ainda bem que o fiz, porque todos sabemos o calor que depois esteve no domingo.

Quase no final do treino e ainda pouca gente nas ruas.
Se estivesse sol seria um ziguezague ao longo desta calçada.


Aos sábados de manhã passo por um monte de homens a correr, algumas meninas e uma em particular que vejo várias vezes. Tem um grande pedalada e um dia, quando a conseguir apanhar, vou perguntar-lhe se podemos ser amigas da corrida para ela partilhar comigo os seus segredos.

Já reparei que nestas "corridas longas" que se querem mais lentas o meu joelho não se queixa. Isso apenas tem acontecido em alguns treinos em que é suposto correr a um ritmo mais desconfortável para mim. Não sei o que achar disto. Acho que se o meu objectivo se limitar a ser o carro vassoura das 3 horas na Meia Maratona estou capaz para o conseguir. Tudo acima disso ainda é uma incógnita.


Treino de sábado:

- Manhã
- Nevoeiro
- Distância: 12km
- Ritmo confortável
- Bpm médio: 161
- Calorias: 768



Vamos então ao resumo da semana:


 

Projecção: 28km
Realidade: 26,5 km


Semana 4

  • 2ª-feira - 8km rápidos: Treinei num lugar diferente do habitual e acabei por fazer apenas 6,5km. No entanto, considerei um treino positivo, por não ter tido dores e ter corrido a um bom ritmo apesar da dificuldade do piso.

  • Sábado - 12 km ritmo confortável. Gosto destas corridas matinais, especialmente porque têm corrido sempre bem e livre de dores. Não sei se por estar "fresca" ou por serem treinos sem pressões ao nível do tempo.


Totais da semana:

Distância - 26,5 km
Tempo - 02:15:01
Calorias - 1631


Considerações: Mais uma vez, foi uma semana em que o plano não foi cumprido à risca, mais ao nível do ritmo esperado do que outra coisa (não penso que o 1,5km a menos seja significativo).


Outro exercício físico:
- 1 x bicicleta (15km aprox.).
- Simulação de natação na praia.
- 3xs semana trabalho de abdominais e core.
- Continuo a descurar o trabalho de membros superiores (embora as braçadas em praias e rios agora nas férias sempre faça alguma coisa por isso).



Final do 1º mês


Como terminámos o primeiro mês, vamos a um pequeno resumo mensal.




Totais mensais:

Distância - 95,9 km
Tempo - 10:01:31
Calorias - 6171


Se tiver que fazer um balanço, diria que a regra tem sido um mau treino por cada dois bons treinos a cada semana. Regra geral, o plano está a ser cumprido, apenas falhei a um dos treinos programados por uma questão de prevenção, e outros foram reduzidos devido ao calor ou a dores súbitas.

O que me tem preocupado são precisamente estas dores. As dores nos joelhos são o calcanhar de aquiles de muitos corredores e o meu pai teve de abandonar as corridas regulares devido a um problema no joelho e eu não gostava de ir pelo mesmo caminho. Sei que não são apenas os ténis os únicos responsáveis, mas se tiver de fazer uma analogia com um pneu, os meus ténis antigos estavam "carecas", praticamente só faltava haver um buraco na sola e isso também não devia ser muito benéfico. Agora comprei uns novos, de que falarei mais tarde, que irão substituir os antigo Asics e vou manter os Nike nas corridas mais curtas.

O que tem ficado em falta têm sido os treinos de velocidade, como pode ser visto pelo ritmo médio. Não tenho tido problemas em aumentar a distância, mas o ritmo foi prejudicado pela temperatura e posteriormente pelo joelho. Espero conseguir reverter esta situação, porque ao fim deste mês estou menos confiante da minha prestação na Meia do que ao início. Primeiro, porque o número de quilómetros semanais percorridos sofreu uma ligeira quebra e depois porque não tenho conseguido aumentar a velocidade. Apesar do objectivo ser apenas o de terminar, sei que ser capaz de manter um bom ritmo constante é importante.




Objectivos próximo mês:

Manter o exercício durante as férias é um desafio constante. A partir de dia 1 de Agosto vou para a Serra, onde espero poder manter a regularidade dos treinos e trabalhar a minha capacidade aeróbia que será desafiada pela altitude e altimetria (eu estou habituada ao nível do mar e gosto ;) ). Sobretudo, peço aos deuses da corrida que parem com as dores no joelho ou em qualquer outra articulação, músculo, tendão, osso necessário ao exercício em causa. Agradecida.

Se conseguir manter uma alimentação mais ou menos dentro da norma (vamos a ver) e fazer algum exercício complementar (vamos a ver II) seria óptimo.


Pronto, basicamente é isto. Peço desculpa pela exaustiva explanação, mas é uma forma de conseguir manter-me organizada, ver no que estou a falhar e focar-me no é que é necessário alterar. Se ainda estiverem a ler...




Falem-me das vossas férias. O que têm feito ou o que não têm feito?
Outros loucos que estejam a treinar em pleno Verão, como se têm aguentado? Vamos trocar queixas e sugestões.


Boa semana!


Anteriores tratados:
- Treinos Meia Maratona - semana 3
- Treinos Meia Maratona - semana 1
- A minha primeira Meia Maratona: o anúncio

8 comentários:

  1. Olá :D

    Eu dei-te um hi-5 :P Eu gosto dos teus relatos ;)

    Agora no Verão tenho a sorte da minha casinha ser fresca, e de viver num sítio cheio de ventania ;)

    Mesmo assim não tenho feito tanto exercício quanto gostaria, principalmente a nível aquático ;)

    Espero que a tua dor no joelho melhore... Não achas que devias ir ao médico? ;)

    Beijinhos e tem uma óptima semana :D

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  2. Antes de mais: Hi-5.

    Estás muito desanimada, isso não pode ser, tirando as dores tiveste um óptimo mês.
    Não te preocupes com a velocidade tens ainda muito tempo para treinar essa parte ;)

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  3. Gostei mais uma vez do teu post sobre o teu dia a dia :)
    É pena que esse joelho ainda esteja "teimoso" mas espero que isso se resolva!
    As minhas férias ainda estão a ser muito tranquilas... o habitual ahaha
    Beijinho*

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  4. Você sempre nos posts se queixa dos dores? Já procurou um médico, já passou por uma avaliação para saber até onde pode ir? Tem um profissional de esportes te acompanhando? Bjs. Sandra

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  5. Eu continuo a correr de manhã bem cedinho, e todos os dias também me cruzo com uma rapariga com uma "pedalada" bem superior á minha. A caminhada que costumava fazer a seguir agora faço à noite depois do jantar, mas aí treino sobretudo a língua...

    Férias ainda são uma miragem!

    E tu estás mesmo de parabéns, porque apesar de teres um joelho manhoso continuas com uma determinação fantástica. És uma motivação. Eu lei-o tudinho do que escreves porque me serve de inspiração.

    Beijinhos

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  6. Reinventando: Por acaso tenho um familiar que é fisioterapeuta, faço-lhe algumas perguntas mas não estou sempre a chateá-lo com isto. Como só me dói quando corro (às vezes) a solução é simples: parar de correr na hora! Não quero arriscar complicações. Se isto se mantiver mais tempo aí terei de tomar outras medidas.
    Beijinhos e obrigada pela atenção!**

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  7. Adoro os teus relatos. São super divertidos.
    Não desanimes e continua a treinar. Quanto ao joelho espero que essa dor pare. Vai pondo gelo não sei.
    Eu acredito que tu consegues correr a Meia em Setembro.
    Muita força!
    Bjs

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  8. o meu problema também é a velocidade. a lesão que tive apareceu depois de uma corrida de 8km rápida... isto tudo tem-me levado a pensar na meia, talvez seja ainda muito cedo. eu a ir gostava de fazer uma boa prova, e não me sinto preparada ainda... se contarmos que só comecei a correr em Fevereiro, espero ter ainda muiiitas oportunidades de participar em meias maratonas ;p não sei, vou pensaaaar. ***

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