5 de julho de 2012

Um dia corro uma Meia Maratona...




Aqui está uma coisa que nunca pensei escrever tão cedo... Desde o meu primeiro post, em que ainda nem sabia se haveria por aí, desse lado,  pessoas com tanto interesse em ler quanto eu tinha em escrever sobre este desporto/paixão que é a corrida e demais peripécias de uma jovem tartaruga que tanto resmungou e se lamuriou mas que foi tão feliz nos seus primeiros 10km...
Continuei a correr, sempre devagarinho, a evolução foi naturalmente acontecendo, mas sempre muito custosa e muito rabujada com toda a gente que me quisesse ouvir (daí escrever um blogue, porque estava a esgotar a paciência dessa "gente"!).

Fiz os meus primeiros 15km por impulso e aí tive os meus primeiros momentos de dúvida. Sabia que não corria muito, mas depois desta prova questionei o ter "estofo" para isto. Continuei. Afinal, a natureza não me agraciou com corpo de atleta, mas foi generosa em perserverança e positivismo. Insisti.

Em Maio comecei pela primeira vez a pensar que, se calhar, até seria capaz de correr uma Meia Maratona, embora ainda com algumas reservas. Este ano está a ser um ano atípico para mim, a todos os níveis, e um treino para uma prova destas já exige uma maior entrega e disponibilidade do que aquela que provavelmente iria ter. Mas só se fez o "clique" no dia em que corri 16km pela primeira vez. Esta distância fica "apenas" a 5km de uma Meia, e na altura pensei "isto não foi assim tão mau... Se calhar com um bocadinho mais de treino"...

E é assim que chegamos ao dia de hoje, em que faço o anúncio da minha primeira Meia Maratona! Ainda não estou inscrita, por isso espero que não aconteça como na Corrida das Fogueiras em que me fartei de falar nisso e depois não aconteceu... mas em princípio será esta, de que já tinha falado aqui.

Isto vai obrigar-me a algumas alterações e ajustes pessoais, mas ainda faltam 3 meses, pelo que tenho tempo suficiente de me preparar com consciência. Escolhi esta prova pelas razões já citadas antes, por causa de toda a animação ao longo do percurso, pelo facto de passar perto de minha casa e da casa dos meus pais e, desta forma, o meu pai me poder acompanhar durante um bocadinho para me dar força, e pelo facto de ter um tempo limite de 3 horas (a partir do momento em que o último atleta cruza a linha de partida), o que penso que me dá tempo mais do que suficiente para terminar a prova, mesmo que tenha de andar em alguma altura.
É esta última parte que me custa um bocadinho. Eu sou um pouco "orgulhosa" em relação ao ter de andar durante uma prova. Mesmo que fosse a correr a 10min/km (não sei se é possível, atirei um valor ao calhas), não interessa, mas ao menos não "andava", o que eu encarava como um sinal de fraqueza. Isto é uma estupidez. Esta vai ser a minha primeira Meia Maratona e, como tal, quero desfrutar da experiência ao máximo e não chegar a um ponto em que estou em tal sofrimento que só quero que acabe. Sei que esse ponto de exaustão pode chegar lá para os 18, 19km, mas não quero que chegue antes. Como tal, estou preparada para ter de caminhar uma ou mais vezes durante alguns minutos, se for necessário. Terei tempo para bater recordes depois, se alguma vez quiser repetir a experiência. Desta  vez, quero poder ter paciência para ouvir as bandas, sorrir às pessoas que apoiam e cruzar a meta feliz. Assim:

 Eu sei que parece que estou a dançar o vira de lenço na cabeça (já agora, que lenço era aquele?? Não sei.), mas asseguro-vos de que estava a correr e estava feliz.


Nem sabem o aliviada que fico por finalmente ter tomado esta decisão (o "decidir" é sempre a pior parte), embora isso signifique que vá ter de treinar em pleno Verão (ainda não estou mentalizada disso). E até já tenho um plano feito e tudo. Olha aqui que bonitinho:


Escolhi a pior semana possível (em termos de volume de trabalho) para iniciar o treino, mas agora já não há como voltar atrás. O treino começou com o jogging de 5km de ontem.


A tabela de Julho já afixada no frigorífico, para estar sempre visível!

Agora finjam que isto são os Óscares e que estou a agradecer à Academia:
- Muito obrigada a vocês, que eu leio e me inspiram, corredores rápidos, corredoras experientes, corredoras que escrevem muito bem sobre corrida, corredores que escrevem pouco mas correm que se fartam, meninas(os) que vão correr esta Meia comigo, meninas que correm muito, meninas que correm menos, meninas que estão a começar, meninas que não correm nem querem mas que  me motivam a comer melhor e levar uma vida mais saudável.
- Muito obrigada a vocês, que me lêem, e que continuam a voltar todos os dias para ler (e todos os dias me surpreendo com isso), meninos poucos (mas bons!), meninas que me mandam mensagens a dizer que eu as motivei a começar a correr e nem sabem como fico espantada mas contente por isso. Meninas(os) que me lêem e comentam e também os que lêem sempre e não comentam.



E depois do maior anúncio de primeira Meia Maratona de sempre, para quem ainda estiver aí: venham fazer a Mini! São 5,5km e depois podem esperar um bocadinho (horas) por mim e apoiar-me - não espero menos do que cartazes da vossa parte. :) Ok, esqueçam os cartazes mas vamos assistir ao concerto final juntos. Eu prometo que não vou cheirar muito mal (e aquilo deve ser ao ar livre)...


Também prometo que não vos estou estar sempre agora a chatear com a conversa de preparação para a Meia, o cansaço do treino da Meia, a fome devoradora que sucede os treinos longos para a Meia...
--> Ahah, acham?! É claro que eu vos vou chatear com isso. Mas vou limitar a um número x de posts por semana (ainda a definir).

Vamos a isso.

30 comentários:

  1. Ai... estou tão emocionada :D
    Ai minha rica filha, que bom :D (agora belisco-te a bochecha de um lado para o outro)
    depois de ler este teu post tão emocionante estou na tentação de me inscrever na mini só para levar cartazes e esperar por ti!!! :D
    confesso que a tua escrita dá mesmo vontade de uma pessoa começar a correr porque, mesmo quando estás chateada com a corrida, parece um amor para a vida!

    ps: enquanto lia o teu post o F olhou para mim e disse "estás-te a riri?" e eu disse "estou" e ele diz "estás a ver um blog?" e eu disse "sim, de uma menina que leio e que se increveu na primeira meia maratona dela" ao que ele me responde " ela vai conseguir?" e respondi "CLARO QUE SIM!"
    és a minha ídola!!!!
    e à meio ano atrás corrias 30m!
    estou tão emocionada!!!! :D
    isso é lindo :D

    E vais acabar linda e feliz como na fotografia :D

    Cá estarei para ler todos os teus treinos de preparação para a meia :D

    MUITOS PARABENS!!!! DE CORAÇÃO!!!!

    Beijinho enorme e 1 xi-coração

    ResponderEliminar
  2. Vamos a isso :D

    Julgo que me enquadro no grupo das 'meninas que correm menos', mas vou estar aqui a torcer por ti (e ainda bem que sei o teu nome, porque gritar 'Corre como uma menina, corre como uma menina!' não é lá muito prático :D

    Também fiquei super entusiasmada por ti :D

    Sabes, estas coisas dão-me vontade de eu própria fazer qualquer coisa para me levar ao limite, não sei se me estou a explicar muito bem. Mas como tu sabes a minha onda não é tanto o exercício como são as receitas, e não me parece que haja alguma 'maratona' para malta que cozinha :P Mas era bem fixe :D

    Enfim, fico muito feliz por ti e vou estar aqui a acompanhar o teu percurso :D

    Beijinhos e boa noite! :D

    ResponderEliminar
  3. Obrigada Batata e Joana! ;,)
    E Joana, entendo-te perfeitamente. Aliás, a vida tem mais graça quando fazemos coisas que nos desafiam. Beijinhos**

    ResponderEliminar
  4. Não vai chatear não...se a gente sempre vem aqui é por que gosta do que vc escreve e como vc escreve...estamos torcendo por vc...escreva sobre a preparação o tanto que vc quiser e sentir vontade, nós vamos gostar!
    Beijão,
    Mel

    ResponderEliminar
  5. Tenha certeza que tudo vai dar certo!! Você me parece uma pessoa bastante disciplinada, mesmo com os afazeres já se comprometeu e vai correr a sua meia maratona..estou torcendo por ti. Breve, serei eu que estarei compartilhando esse momento. Bjs. Sandra

    ResponderEliminar
  6. Boa, acho que já ouvi algures que o mais difícil é decidir, ou seria o mais importante? Não me lembro...

    Vais de certeza conseguir acabar, quer seja a andar ou a correr, mas acredito que fazes tudo sem parar.

    Força nesses treinos.

    ResponderEliminar
  7. Ora aí está, nem mais...
    Objectivos para a frente (desde que reais) e não há nada que nos pare.
    Estamos cá para acompanhar e dar força.

    Beijos. ;)

    ResponderEliminar
  8. Parabéns =D!! Isso é absolutamente fantástico!!! Espero que te superes a ti mesma... e que seja uma experiência única para ti =)... eu acho isso extraordinário, queria muito chegar um dia e pensar que eu seria capaz!

    Beijinhooo e bons treinos, vai-nos actualizando à vontade, eu adoro ler!

    ResponderEliminar
  9. Fico MUITO feliz por ti, só tenho pena de não te acompanhar, mas Setembro é muito cedo para mim, mas espero que me acompanhes em Dezembro na minha estreia ;)

    Mas é claro que vou esperar por ti, e bato-te palminhas quando estives a chegar!

    Não, não vou levar cartazes, mas levo uma embalagem de Dodots, sempre dá para tomares um “banhinho” e assim podes levantar os braços durante o concerto.

    O pior vai ser as não sei quantas mil pessoas que vão lá estar sem os Dodots, não sei se aguento…

    Beijos e não te esqueças, ESTOU CONTIGO!

    ResponderEliminar
  10. Corre, estou do teu lado, como deves calcular!! :D
    Tens o meu apoio a 100% nessa decisão!:)

    ResponderEliminar
  11. PARABEÉNNNSS :)
    Fogo, que grande conquista. Para quem corria 30 minutos o ano passado! Isto só prova que se houver força de vontade tudo é possível! TUDO!!

    Já estou como a batata, a tua escrita só dá vontade de correr até cair para o lado... ehehe :P

    Eu até gostava de ir (apoiar, não correr para já hehe), mas estou tãoo longe...Talvez um dia também participe nestas corridas.. Tu provaste que tudo é possível agora só me falta levantar o rabinho do sofá :p

    Beijinho e bom dia :)*

    ResponderEliminar
  12. Tu és mesmo uma grande inspiração! E não digo isto porque é bonito e tal, é porque é mesmo. Porque depois de ter corrido os meus 7 km(zinhos), chego aqui ao teu blog e vejo este teu texto.. motiva-me e muito! Eu estou no início, mas um dia quero, tal como tu, correr a meia maratona :) Tenho muito trabalhinho pela frente, mas conto vir aqui inspirar-me sempre.

    Ah, e vou correr os 5,5 km da mini, está decidido! :D

    Beijinhos *

    ResponderEliminar
  13. boa :):) também fizeste o plano no site da asics? eu em principio farei a maratona do porto, é mais perto de mim e o percurso é mais direito (a vasco da gama é muito a subir LOL). vamos dando força uma à outra, de certeza que conseguimos :):) só espero que esta dor chata na minha anca direita me deixe :(

    ResponderEliminar
  14. Mel e Reinventando: Obrigada pelas vossas palavras e pela força! (Reinventando: tu consegues!) Bjs

    Ganfas: Também vais lá estar, certo?

    Pedro: Acho que não preciso de perguntar se vais lá estar... ;)

    Andreia: Obrigada! Depois de clicar em "Publicar" pensei: "Agora não posso voltar atrás..." :) Sou "obrigada" a ser capaz! Um dia também chega o teu "O" dia! Bjs!

    Carla: Mas temos novidades??! Em Dezembro? CLARO que vou lá estar, só se não estiver mesmo por cá! E agradeço as dodots, são bem-vindas! lol Bjs e obrigada ;)

    Pizza: Obrigada! Também estou a contar que estejas por lá, a correr mais à frente ;) Bjs

    Rosinha e Joana: Obrigada! E Joana, até Setembro já vais correr muito maaais! Conto com a vossa presença (física ou em espírito lol ;) )Bjs

    Hermione: Sim, é da asics. São os planos que tenho usado quase sempre e, depois dos que pesquisei, pareceram-me dentro da norma. Força na tua Meia também, vamos a isso! :) E na Vasco da Gama é a subir só durante um bocadinho... ;) Bjs

    ResponderEliminar
  15. Claro que vou lá estar, a não ser que algo de inesperado aconteça.
    Se correr tudo bem, em Setembro faço esta e a Meia de São João das Lampas. No plano da Maratona ambas coincidem com dois treinos longos de aproximadamente 20Km. Aproveito e estreio-me nestas duas provas.

    Beijos.

    ResponderEliminar
  16. Força ai :) eu hoje no final do dia vou correr com um colega de trabalho...vamos para ecopista...vamos lá ver como corre... :)

    Beijinhos
    Elisabete Cruz
    http://tralhasepanelas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  17. Olá.
    O pior está feito.Já tens a data da estreia marcada. Neste momento não há volta a dar. Existem provas do teu compromisso. Segue o plano de treinos e vais conseguir nas calmas.
    Também lá vou estar.
    Bons treinos.

    ResponderEliminar
  18. Lulu (ió) ficou muito contente por teres decidido comunicar ao mundo a tua Meia Maratona. Torna-se efetivamente um compromisso com os teus espectadores (já que estamos no filme da tua vida), por isso, não deixes passar o prazo de inscrição. Queres que te mande um lembrete?
    O discurso de agradecimento foi bonito, mas não mencionaste os teus pais o que é uma falha muito grande dada a importância do prémio!....e se fosse o de miss mundo tinhas também de dizer…and world piece!
    Beijos

    ResponderEliminar
  19. Elisabete: Obrigada! Bjs

    vgoncalves: Boa! Já somos alguns! :) Vai ser a tua primeira ou já fizeste mais (Meias) Maratonas?

    Lulu: Obrigada! Eu não agradeci aos papás porque eles não lêem o blogue (acho...). O meu irmão lê (muito de vez em quando!) e devia ter-lhe agradecido a ele, já que é um dos (ou "O") meus grandes amores! :) Mas achei que não devia envergonhá-lo com conversa fofinha... ;) É um compromisso, está dito, está dito! Beijinhos

    ResponderEliminar
  20. Já fiz 6 ou 7. Não tenho evoluído muito em termos de tempo. Ando sempre entre 1:50 e 2 horas. Mas a sensação no final é espectacular.

    ResponderEliminar
  21. vgoncalves: Ah, bom, então és praticamente um especialista! ;) O tempo nem sempre é o mais importante. Acredito que sim (a sensação no final), e é isso que espero!
    Bons treinos também!

    ResponderEliminar
  22. Vem aqui e escreve o que te apetecer. Gosto muito de te ler e de todos os teus relatos, acabo por aprender também contigo ;-)
    Em relação à meia maratona, força aí e vai correr bem de certeza.
    Treinas muito e tens gosto, por isso, nada como fazer algo que nos faça superar a nós mesmos...
    :-)
    Ah, e gostei de te "conhecer" ;)
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  23. Vou lá estar sim, ainda não decidi se para tentar aproximar-me das 2horas ou se apenas para acabar.

    Mas antes da meia ainda temos umas provas mais pequenas a Corrida do Avante e a do Destak

    ResponderEliminar
  24. Ganfas: Logo vês como te sentes durante a preparação, mas acho que podes muito bem tentar a sub-2h!
    A corrida do Avante deve ser engraçada, a do Destak não conheço...Tenho de ver se essas provas encaixam no meu "plano de treinos" eheh ;)

    ResponderEliminar
  25. Quero muito ler este post com atenção para o comentar devidamente. Agora não há tempo, mas eu volto :D

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  26. Eu insiro-me no grupo das meninas que foram motivadas por ti. Mesmo que agora não me tenha apetecido corrinhar, compreendo e consigo correr sempre que me apetecer sem vergonha, venci o meu preconceito e muito graças a ti!

    E agora, chuif, chuif, nem sei como te dizer que fiquei mesmo orgulhosa de ti!! Não sei se reparaste, mas está tudo aqui a torcer por ti e à espera de posts fastidiosos sobre as preparações. Beijo grande

    ResponderEliminar
  27. Algures no Oeste: Obrigada, eu também gosto muito de ler as tuas aventuras em cima da bicicleta ;) Bjs!

    Sweet68: Obrigada, a sério... ;,) Só por causa disso, vou caprichar nos posts fastidiosos! ;D Beijinhos grande!

    ResponderEliminar
  28. ahahahahha ! :P é esse o espirito !
    ai miuda tanta inveja !! tu corres q te fartas :P e sem dúvida que vais fazer a tua meia maratona e que vai correr tudo super bem !! entretanto ainda tens tempo para te mentalizares hehe

    ResponderEliminar
  29. Ola querida....estou correndo fazem 7 meses..sempre curti corrida, mas nunca me preocupei com tempo e quilometragem..entao eu corria quando dava vontade, mas era muito de caminhar..um dia, incentivada por umas amigas, começei a participar de provas, e desde entao, nao parei mais...sempre corro 5 km, mas me inscrevi para dezemnbro fazer 10 km! e ontem mesmo começei apensar na minha primeira meia maratona pro ano de 2013...e daí, procurando no google "como me preparar para a minha primeira meia maratona" , foi que tive o conhecimento do seu blog....adorei!!! usarei muito seus conselhos!
    Juliana

    ResponderEliminar
  30. Olá Juliana: Faz quase 2 semanas que corri a 1ª Meia Maratona de que falei neste post... e adorei cada segundo! Corri bem devagarinho, para nunca quebrar e poder ter uma boa experiência.
    Se realmente é esse o seu objectivo dou toda a força! Se for determinada vai conseguir sem problemas!
    Obrigada e boas corridas!

    ResponderEliminar