31 de agosto de 2012

Correndo e caminhando

Ontem achei que não era cedo nem era tarde e ia acordar às 6h30 para fazer o meu treino antes de começar a trabalhar. Foi uma boa ideia porque o dia começa com mais energia e apanhamos o corpo meio adormecido e ele nem sabe o que lhe está acontecer, mas também foi má ideia porque a minha mente não quis colaborar e foi uma corrida muito dolorosa. A ideia era fazer 12km. Quis parar aos 2km. Insisti. Aos 4km encontrei o meu pai, que também vinha a correr e não esperava encontrá-lo por ali tão cedo, mas segui com ele e acabou por ser um incentivo extra. Despedimo-nos ao km 8, ele segue em frente em direcção a casa e eu volto para trás em direcção a casa. Quis parar logo ali. Km 9 apanho o vento novamente de frente. Quis parar outra vez. Km 10 quis mesmo mesmo parar. Lembrei-me da entrada em estádio das equipas paralímpicas, que tinha estado a ver na noite anterior.
 
Aqueles atletas são uma inspiração.
E esta foto derrete-me o coração e põe-me logo no meu lugar.
 
 
Deixei-me de pieguices. Concluí os 12km. Ritmo medonho e disposição terrível, mas concluí.
 
Treino de quinta:
 
- Manhã
- Sol, vento
- Distância: 12km
- Ritmo suposto: rápido.
- Ritmo real: sofrível
- Bpm médio: 169
- Calorias: 787
 
 
Fica agora aqui uma sugestão de corrida para o dia 08 de setembro: ERP Green Run, uma prova de conceito green (eu sou sempre a favor do verde), para quem mora na zona de Cascais. A inscrição é gratuita e no levantamento da t-shirt e dorsal deverão entregar pilhas usadas ou antigos aparelhos eléctricos para reciclagem. Mais informações.
 
 
 
E agora vou falar de caminhadas, que acho que é o exercício que mais gosto de fazer a seguir à corrida. Não estou a falar de caminhadas em volta do quarteirão depois do jantar, para "desmoer" a comida, como dizem os meus vizinhos mais velhos que vão sempre dar o seu passeio à noite. Embora esse tipo de caminhadas também seja saudável e agradável, eu gosto mesmo é de caminhar no meio da natureza, preferencialmente em trilhos, preferencialmente no meio da serra, preferencialmente com um grau de dificuldade médio-alto. Já fiz caminhadas de horas e já fiz caminhadas de vários dias. E apesar de ser "apenas" caminhar e parecer que não é nada de mais, já aprendi da pior forma que convém termos um mínimo de preparação, sobretudo se caminharmos de mochila às costas por terrenos irregulares.
 
Aqui na cidade é difícil encontrar locais mais agradáveis para fazer caminhadas. Já fui uma vez para Monsanto, já fui para as lezírias do Trancão e depois já fui várias vezes para Sintra, que é dos meus locais favoritos aqui mais perto. Quero um dia ir conhecer a serra da Arrábida a pé. Mais alguma sugestão?
 
Durante estas férias fiz algumas, sobretudo para "desmoer" as quantidades de gelado, pãozinho quente e queijo da serra consumidos. (Não) todos ao mesmo tempo.


1) Da Vila ao local da foto: 13km (este ano não foram feitos a pé na totalidade).

 
 

Era neste percurso que fazia os meus treinos de 8km enquanto estive de férias (4km a subir e regresso).
Dificuldade: 7/10 - É sempre a subir, com alguns troços muito inclinados e quase nenhuma sombra. Ideal para iniciar de madrugada e ver o sol nascer. Duas nascentes pelo caminho.



2) Do Vale à Barragem: 3,5km ida e volta (cerca de 5km se formos até à barragem antiga).

 
 

Dificuldade: 8/10 - é um passeio curto mas com alguns atalhos mais selvagens e subida de grandes degraus e rochas.





Uma nascente de água gelada pelo caminho para beber e outra tanta para nadar.





3) Da Vila à Central: Aprox. 7km ida e volta.





Dificuldade: 5/10 - A estrada está em mau estado, mas a inclinação é mais moderada e há bastantes sombras.



Contras: Algumas quintas com os seus muitos, muitos cães.
A favor: Água de nascente no destino e uma imensidão de amoras pelo caminho.



E pequenas ribeiras para refrescar.


 
 Por hoje é tudo.

Quais os vossos locais favoritos para passear? Um trilho que não posso perder?

Bom fim-de-semana!


 

8 comentários:

  1. Continuo a dizer que és uma inspiração :D A tua teimosia consegue levar-te a correr os 12km! Quem me dera ter essa teimosia.
    Eu pessoalmente sou mais uma pessoa que gosta de caminhar. Ao final da tarde ou princípio da noite, gosto de ir dar uma caminhada por aqui na zona onde moro. Infelizmente, não há caminhos pela natureza ou trilhos, é só calçada. Mas tem uma ótima subida que faz puxar mais por mim e várias escadarias :D
    Obrigada pelo teu comentário! É muito bom ter o teu apoio :) E sim, se os meus colegas desmotivarem-se eu não vou mudar de ideias, porque tenho muita certeza do que quero.
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  2. "Não sejas piegas" =P
    Pode ter custado para caramba, mas conseguiste fazer os 12 km. Isso é que é importante.

    Por Monsanto costumo é correr (embora hoje talvez vá ser uma caminhada...vamos ver).

    Bons sítios para caminhadas?
    Humm...
    Passeios marítimos de Oeiras e Cascais.
    E também já subi 2x a Serra de Sintra a pé e gostei muito.
    Com amigos não custa nada. Iamos sempre na galhofa e a tirar fotos.
    Mas também gosto de simplesmente andar a passear pela cidade.

    Deve haver com certeza muitos mais sítios na zona de Lisboa para se fazerem caminhadas agradáveis. Eu é que não os conheço. Ainda =)

    Bons treinos!

    ResponderEliminar
  3. eu também gosto de caminhar, mas é mais o estilo de desmoer o jantar ou então de caminhar para conhecer cidades :) prefiro correr e agora o ginásio :)

    ResponderEliminar
  4. Olá
    Os meus locais preferidos para passear desportivamente falando , são aqueles locais onde não se ouça automoveis ou outras máquinas. É fechar os olhos e pensar que estou no séc XV ou coisa do género hehe. Bom estou a exagerar mas gosto da natureza em estado puro, quase como o nosso Portugal interior...essas fotografias são lindas, é essa calma que eu gosto
    Até mais

    ResponderEliminar
  5. Hello!
    Achei piada à mensagem. Realmente, não temos nenhumas desculpadas comparados com aqueles com mais limitações, mas que VÃO na mesma porque...não arranjam desculpas!
    Caminhadas- eu sou da team dos tesu vizinhos. Se fizesse dessas tuas caminhadas, dava-me uma coisinha má! (lá está! estou a queixar-me por nada. Apenas por preguiça!!!)
    Não te posso ajudar já que desconheço a zona :(
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  6. Lady V.: Tens razão, às vezes é mesmo um bocadinho de teimosia que me faz continuar. Caminhadas ao final da tarde também é agradável. Beijinhos e boa sorte!

    Isa: Adoro Sintra. Esses passeios marítimos que referiste são, sobretudo, bons para correr! Um dia combinamos uma caminhada em Monsanto ;). Bjs

    Hermione: Conhecer cidades novas é a pé, sem dúvida! Depois tens de contar como te estás a dar com o ginásio. Beijinhos!

    sam: Sim, também prefiro zonas calmas no meio da natureza. Para caminhar, preferencialmente campo. Se me lembrar a Idade Média, melhor ainda! :) Bons treinos!

    Luciana: O sorriso do miúdo a correr é qualquer coisa de espectacular, vê-se mesmo que está feliz! Tento lembrar-me disso quando me queixo de coisas "insignificantes". A tua zona também deve ser bem bonita para caminhadas! Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. A foto do miúdo deixa-nos a pensar.
    Transmite uma mensagem muito forte.

    ResponderEliminar
  8. vgoncalves: É verdade. Sobretudo com a alegria que transmite, que é contagiante e inspiradora.

    ResponderEliminar