1 de agosto de 2012

Corrida e livros

Dois dos meus temas favoritos.


A propósito do "acidente" durante o treino de segunda-feira, aqui fica um artigo sobre os cuidados a ter quando corremos na rua. Destaco a dica nº 8: Olhe para onde corre. Evite ser pego de surpresa com buracos, objetos e pessoas no meio do caminho. Mas tenham em conta que desviarmo-nos de um buraco, uma pedra ou uma árvore é diferente de fintar uma pessoa, que é mais imprevisível. Todo o cuidado é pouco!

Amanhã estou de viagem por isso fui hoje fazer um jogging de 5km de manhã. Estava muito calor já por volta das 9 horas, quando saí, por isso foi bom não ter objectivos de tempo.

Treino de hoje:

- Manhã
- Sol
- Distância: 5km
- Jogging
- Bpm médio: 151
- Calorias: 311


Almoço

 
Depois de almoço fui devolver uns livros à biblioteca e trazer uns novos para ler durante as férias. Em férias quero livros de viagens e um (do) José Luís Peixoto. JLP não é um escritor muito "leve" para leitura de férias, mas este livro tem uma personagem inspirada no maratonista português Francisco Lázaro, e fiquei curiosa quando li o resumo.

Trouxe também uma Agenda Cultural, que é gratuita nas Bibliotecas.

Fui à biblioteca do costume e desta vez arrisquei a expulsão perpétua e irrevogável só para vos mostrar umas fotos. :) Tenham em atenção que este foi um trabalho de risco e subterfúgios, por isso é que as fotos estão com uma qualidade ainda pior do que a habitual.

Um cantinho da "sala de convívio"
(estavam pessoas no outro lado)

"Room with a view".
Another room with a view (e livros).
Cantinho da lareira.

Pormenores.

Zona livros infantis e bedeteca (à direita).

Lembram-se deste livro?

Na altura trouxe este livro para saber um bocadinho mais sobre as grandes unidades de produção e abate animal. Eu não penso tornar-me vegetariana, nem foi com esse intuito que o li (nem é o objectivo do livro), mas a verdade é que as descrições do que se passa em muitas unidades da indústria agropecuária são perturbadoras e nauseantes. Uma pessoa está consciente de algum sofrimento animal, mas não queiram saber as coisas sádicas que são retratadas neste livro. Embora se foque numa realidade norte-americana, as grandes unidades de produção não deverão ser muito distintas por aqui (Europa).
Alertou-me ainda mais para a importância de comer com consciência e da importância das produções biológicas (que não são perfeitas, mas é um mal menor).

Não quero entrar pelas questões morais discutidas no livro, até porque é muito mais do que um desfilar de horrores. Gostei de ficar a saber sobre as "hormonas de crescimento", que fazem com que em 6 semanas tenhamos um frango "adulto" ou um porco mais rechonchudo e do efeito que pode ter no nosso organismo. Por acaso nunca tinha pensado nisso, mas quando se olha para as crianças de hoje em dia, que cada vez se desenvolvem mais rápido, quanto disso não terá a ver com esta alimentação rápida e adulterada, com hormonas de crescimento que entram na nossa cadeia alimentar?
Depois, o que quase toda a gente já sabe: A agropecuária tem uma contribuição 40% superior à de todos os transportes mundiais combinados para o aquecimento global; é a principal causa de alterações climáticas.

É claro que temos sempre de ler com algum afastamento crítico, mas é um livro interessante não só para nutricionistas mas também para todas as pessoas que gostem de saber mais e questionar as consequências das opções disponíveis na actualidade. A verdade é que há muito desconhecimento.



Mantendo o tema da alimentação, deixo aqui o link para um óptimo artigo sobre Suplementos Desportivos e Nutrição Desportiva que é um tema que me interessa sempre muito e sobre o qual já li as mais diversas opiniões e sugestões. Este artigo parece-me estar bem estruturado e completo.



Para terminar, não sei se na terrinha terei acesso frequente à Internet. Às vezes apanho a Zon Free e outras não, depende dos humores (da rede, não dos meus). De qualquer forma, espero conseguir ao menos registar os meus treinos.

Entretanto, desejo umas boas (futuras/presentes) férias* a todos e mantenham a forma!




* outro dos meus temas favoritos. ;)

8 comentários:

  1. Boa viagem :)
    E gostei de ver a biblioteca, tem detalhes giríssimos!
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  2. Olá :D

    Oh, vou ter saudades tuas :( Espero que te divirtas muito e que consigas treinar muito (ou não, dependendo do que te apeteça mais!) ;)

    O raio do livro que estou a ler agora é interessante, no mínimo. No fundo aquilo é um daqueles romances pequenos que eu e a minha mãe adoramos ler, mas mais hardcore :P Se gostares do estilo aconselho :P

    Beijinhos e boas férias :)

    ResponderEliminar
  3. Pois eu tambem tenho de barafustar e ficar fodi** o dia todo. Talvez amanha me passe...
    Eu quando andava a estudar ia montes de vezes fazer trabalhos para a biblioteca do Porto e adorava.
    Perdi esse habito de la ir mas tenho pena porque eu adoro ler mas evito comprar livros por falta de espaço. Acho que era menina para ficar horas infinitas na bedeteca :)
    Boas ferias na serra, boas corridas e muito descanso. Para mim ja so falta uma semanita. Beijo

    ResponderEliminar
  4. Umas boas Férias, que tudo corra pelo melhor ( e que tu corras também cada vez melhor)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Boas férias e que tudo te corra bem :) bjts

    ResponderEliminar
  6. Olá!

    Uma das minhas paixões também são os livros.
    E estou neste momento a ler o Cemitério de Pianos do Peixoto. Ainda não vou a meio, mas estou a gostar, apesar de não ter tanta corrida como eu gostaria =)

    Também já li o "Comer animais", até porque estou a tirar o curso de Engenharia Alimentar e os alimentos é um tema que me interessa.

    E outra das minhas paixões são os animais.
    Apesar de não conseguir ser vegetariana, tento comer o mínimo possível de carne, não só pelas razões que apontas(indústria intensiva,etc), mas também porque a carne, prinicipalmente a vermelha, não é das coisas mais saudáveis que se pode comer.
    Prefiro peixe, massas, legumes e muita frutinha =)

    Boas férias!
    Descansa, diverte-te e corre!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. eu ando a ler Saramago. não é leitura da verão bur, who cares? :)
    boas corridas lá pela serra, se pareceres um et lembra-te de mim aqui na terrinha também ;p eheh beijinho

    ResponderEliminar