21 de agosto de 2012

Inscrição feita - considerações a pouco mais de um mês da Meia

Inscrevi-me para os 21km no dia 21. Só pode ser um bom augúrio, certo?

Pois é, antes que me distraísse e entretanto a inscrição ficasse mais cara lá fui eu tratar do assunto. Agora já não há volta a dar. Quer dizer, inscrevi-me não posso faltar, porque estão a contar comigo e depois dão pela minha falta. Além disso, sempre foram €14 que não quero que vão parar ao lixo.

E, para mais, isto está à minha espera:

Medalha da Meia Maratona.

Agora que falta pouco mais de um mês perguntam-me: "Achas que estás preparada?" - Sim. Ainda faltam umas semanas de treino, mas estou confiante de que consigo correr essa distância. "Achas que vais fazer um bom tempo?" - Não. Depende muito do que consideram bom tempo, mas não. Decididamente nunca menos de 2 horas e tudo abaixo das 2h30 seria bom. Não é falsa modéstia, o meu tempo dos 10km  ainda é pouco inferior aos 6min/km, velocidade que está fora de questão conseguir manter no dobro da distância. Mas acho que consegui encontrar a minha velocidade confortável e é nessa que vou tentar concluir os 21,097 km.

A grande maioria dos blogues de corrida que sigo, para não dizer todos, são de pessoas que correm todas muito mais rápido. Embora goste muito de os ler e de me motivarem,  às vezes é difícil não entrar em comparações, porque sei que ainda estou muito longe de atingir esse nível, se é que algum dia o irei fazer. Não digo que não faço por evoluir, mas não sou atleta, sou alguém que gosta de correr, na sua, sem stresses.

Se fosse mais sensata provavelmente esperaria mais uns meses, faria mais treinos de velocidade, séries, baixaria uns segundos da minha velocidade ao quilómetro para poupar uns minutos ao meu tempo de chegada. Mas não. Por isso vou competir comigo e com a minha força de vontade. E embora não gostasse de ser a última (não que tenha algum mal, apenas dispenso a pressão de ter toda a organização e público à minha espera para concluir a prova), o meu objectivo vai ser apenas fazer toda a corrida sem parar.  Penso que a questão de conseguir concluir já não se põe. A não ser que algo de muito mau aconteça -knoc knoc- nem que seja a arrastar-me eu corto aquela meta. Eu fiz mais de 100km a caminhar com uma lesão nos pés, não subestimem a minha determinação! Ou a minha teimosia inconsciente, mas prefiro chamar-lhe determinação... :) Seria preciso uma equipa de rugby (podem ser Os Lobos) a fazer placagem no percurso para me impedir de prosseguir.

Já fiz alguns testes durante os treinos, sei que se corresse "x" quilómetros e depois andasse 2 minutos (recuperação) e assim por diante, provavelmente conseguiria terminar num tempo melhor. Mas eu não quero fazer isso, eu quero  tentar correr a totalidade dos 21 km, mesmo que leve mais tempo.

E depois tenho uma coisa boa (ou má, depende do ponto de vista): não me importo de falhar em grande, falhar vergonhosamente e depois vir contar aqui no blogue para toda a gente ler, desde que dê o meu melhor. Esta primeira Meia Maratona vai ser um teste, uma aprendizagem. Depois, se ainda gostar de correr após a experiência, volto a correr uma segunda com o objectivo de melhorar o tempo.

De qualquer das formas vai ser sempre bom. Se correr bem, vou ficar nas nuvens e andar a sonhar com o ouro olímpico durante semanas; se correr mal, vou choramingar um bocadinho, mas o meu ego ferido recupera depressa e vamos todos poder rir juntos da minha desgraça. Toda a gente sabe que quando as coisas correm mal sempre dá um post mais engraçado. Mas não contem com isso! ;)


Vemo-nos lá?



Para celebrar, hoje fui fazer o meu jogging do dia com vista para a dita:

Ponte Vasco da Gama, estou de olho em ti.


Treino de hoje:

Final da tarde
Sol
Distância: 5km
Jogging
Bpm médio: 149
Calorias: 327


Corria uma ligeira brisa de tarde que se faz noite. Senti-me bem. Não só por ser ritmo de jogging, o que, sejamos sinceros, é um relaxe, mas porque tinha a minha mente cheia de pensamentos felizes. Sorri o tempo todo.




9 comentários:

  1. boa menina :) assim já não há volta a dar.
    como temos falado, a minha primeira meia não vai ser para já. não me sinto preparada para fazer uma prova em condições. se acho q chegava ao fim sem parar? acho que sim, mas para mim é importante fazer uma boa prova, e por isso prefiro esperar. mas se tu encaras como um desafio a ti mesma, fazes bem :):) beijinho

    ResponderEliminar
  2. Já se aproxima o grande dia :D Parece que foi ontem que falaste pela primeira vez sobre este assunto. Vai correr bem de certeza, tens-te preparado com muita determinação!
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  3. Parabéns!
    Agora já não há volta a dar =)

    Ainda não fiz a minha inscrição, mas vou fazer amanhã sem falta.
    Ah nem que seja a arrastar-nos, mas vamos terminar a prova!

    Tu consegues!
    Boas corridas!

    ResponderEliminar
  4. Se nos vemos lá? Claro que sim era o que Mais faltava era não participar numa prova emblemática na distância e ainda por cima perto de casa. Sabe..também me inscrevi ontem num balcão do Banif receando o aumento do preço da inscrição e assim já não posso deixar de ir.. Realmente dia 21 e 21k é uma excelente observadora.
    Menina, noto alguma ansiedade o que é natural, mas em contraposição vejo uma vontade imensa de vencer..Opte pela segunda opção sff.
    Vai vencer a distância ao “SEU” ritmo, sem pressas, nem pressões, sem tempo e apenas a desejar um largo sorriso quando terminar a prova. Essa medalha de finnisher terá sabor olímpico acredite! É simplesmente fantástico o ambiente, o publico, os colegas atletas com quem nos cruzamos e partilham esta paixão, este estilo inconfundível e único de viver a vida pela vida. Acho que vai gostar muito..por isso não se preocupe nem crie imagens, treine e não se preocupe com mais nada ..A não ser que vai passar uma excelente manha de dia 30 Setembro .. A diversão é garantida  or money back !!

    ResponderEliminar
  5. Olá Menina.
    Interessa é fazer a prova a um ritmo confortável. Como vais ficar muito feliz por terminares a 1ª meia, nas próximas, aí sim, já vais querer melhorar um pouco. Mas com esses treinos na serra, se calhar até baixas das 2 horas logo no dia 30 de Setembro !!!
    Bons treinos.

    ResponderEliminar
  6. Obrigada a todos, fico contente com a vossa confiança em mim! :)

    Isa: Vai tratar disso! Bjs

    Jorge: Vai ser ao meu ritmo e do rock. ;) Espero que corra (literalmente) tudo bem e possa desfrutar da experiência, que é o que pretendo. Continuação de bons treinos!


    vgoncalves: A minha ideia é mesmo terminar esta prova "feliz", para ficar motivada a correr outras Meias. Mais um mês na Serra e o sub-2h era garantido, de certeza! ;p Bons treinos e até lá!

    ResponderEliminar
  7. A medalha até é engraçada, pena este ano não participar. Quando estamos com a cabeça e o corpo em outros voos, existem coisas que temos de abdicar.

    Mas força! Já fizeste o mais dificil, que é largar 14€ numa prova =P
    E quer faças um bom ou um mau tempo, existe sempre a hipotese de te vingares numa outra Meia.

    Continuação de boas corridas!

    ResponderEliminar
  8. kayro: Se fosse para as habituais corridas de 10k acharia um preço elevado, mas para uma Meia penso que esteja acessível... Não faço ideia dos preços habituais, porque vai ser a primeira! E espero que ter gasto os €14 tenha sido mesmo o mais difícil... ;)

    Boas corridas/bons voos! ;p

    ResponderEliminar