7 de agosto de 2012

Treinos Meia Maratona - semana 5

Versão Férias na Montanha.



Antes de mais, adianto desde já que se ficasse aqui a treinar um mês teria de mudar o nome do blogue, porque correr a esta altitude e com estes ganhos de elevação não é para meninas.

Altitude máxima: 1993 metros.
Altitude mínima: 300 metros.
Aqui ando geralmente entre os 600 e os 850 metros de altitude.

No sábado tive um dos treinos mais duros de sempre. Esqueçam as minhas lamúrias quando corria descontraidamente e feliz, na minha ingenuidade, junto ao rio, sempre a direito (exceptuando as lamúrias das lesões, essas são para levar a sério), correr na serra fez-me ganhar um novo apreço por quem faz trail nas montanhas, apesar de me ter mantido sobretudo em estrada. Não é nada fácil quando em 4 km a altitude sobe 150 metros. Claro que depois a descer é uma alegria e tive de me controlar por causa do joelho (que tem estado calminho, graças a deus). Mas aqueles quatro primeiros quilómetros a subir deixaram-me as pernas a arder e fartei-me de falar na minha cabeça (sem ar para falar com a boca) para que não parasse, já que depois seria pior para recomeçar.

Treino de sábado:

Manhã
Sol
Distância: 8km
Bpm médio:154
Calorias: 511

Claro que o "rápido", que era a ideia para este treino, ficou sem efeito. Até me admiro de ter mantido a frequência cardíaca tão baixa (no treino posterior a este isso já não aconteceu).


Resumo da semana:


Semana 5

Em Lisboa:
  • 2ª-feira - 8 km rápidos: a semana começou em grande com o estrear de uns novos ténis e o meu primeiro treino a um ritmo mais elevado que correu bem do início ao fim, exceptuando o "acidente".

  • 4ª-feira - 5,1 km jogging, adiantados devido à vinda para a Serra no dia seguinte. Já não me lembro porque acabei por fazer mais 100 metros do que o necessário, mas como não sou esquisita com o terminar em número certo, não faz mal.
Na Serra:
  • Sábado - os já referidos 8 km rápidos para duros.


Totais da semana:
Distância - 21,1 km
Tempo - 02:23:34
Calorias - 1309

Considerações: Correr aqui tem sido complicado, não só devido ao que já foi acima descrito, mas também porque não tenho tido grandes horários para comer e isso desregula um bocadinho o nosso organismo. Não acho que a minha alimentação ande muito má, exceptuando os milhares de calorias em queijo da serra. Em termos de proteína estou despachada.
Uma novidade: Vi um rapaz a correr pelo meio da vila! Se não tivesse vergonha ia lá dar-lhe um beijinho (ahah). Disseram-me que desde que abriu aqui o hotel que alguns funcionários (de fora da terra, claro) vão muitas vezes correr depois do trabalho. No entanto, ainda não fui para o meio da vila correr, porque como tenho a companhia do meu pai tenho ido para o meio dos montes, o que é mais difícil mas espero que traga benefícios a médio prazo. A curto prazo já trouxe, porque em cada treino penso que depois disto uma Meia Maratona não vai custar nada e isso é bom para a minha autoestima desportiva. Não creio é que se mantenha quando regressar a casa, mas vamos a ver.



 
Outros exercícios:

Caminhadas até à lua e voltar:
ou quase...
Fugir das vaquinhas:
Mentira, elas são dóceis e/ou preguiçosas e nem se levantaram.
Mergulhos em águas gélidas:
(bom para os músculos)
Ver os outros competir:
Está provado que queima calorias solidárias.
 
 
Conclusões:
- Enquanto aqui estiver dificilmente conseguirei fazer treinos de velocidade. Sinto que estou em falta nesse campo.
- Zero exercícios que não sejam cárdio.
- Estou de férias, não quero saber. ;)



Como foi a vossa semana? Preguiçosa,  activa, ou "vi o Bolt correr os 100 metros e fiquei cansado"?



Ver balanço de treinos do 1º mês:


11 comentários:

  1. realmente, correr na serra já é mais difícil por causa da elevação, logo o ar respirável é diferente. depois com subidas e descidas piora muito a coisa. nos meus percursos habituais tenho algumas, mas não muito pronunciadas...
    eu faltam-me mesmo treinos de velocidade, mas aos poucos vou desistindo da ideia da meia. é muito cedo ainda... e não quero ficar em último lugar x) eheh
    uau, já se vê mais alguém a correr! por aqui ainda sou só eu (pelo menos com regularidade) ;p

    beijinho e resto de boas férias

    ResponderEliminar
  2. As tuas paisagens são lindas :D

    sempre podes esperar á porta do hotel, pelo rapaz, e depois correr atrás dele e dizer "queres ser meu amigo?" e corres com ele :D

    a minha semana tem sido: li a noticia do Bolt a correr 100 metros, e continuo cansada. :P

    Beijinhos cachopa :D

    ps: eu nao estou de férias :P
    snif snif.
    e ainda não conprei calçado :D
    por isso é que escrevi que precisava. lol

    ResponderEliminar
  3. Correr pela montanha é o verdadeiro teste às tuas corridas xD Força :p
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  4. Uiui, os meus gémeos iam queixar-se imenso se em 4 km subisse 150 metros! É dose.

    A minha semana foi activa, mas também fiquei cansada só de ver o Bolt correr xD

    Beijinhos e bons treinos :D

    ResponderEliminar
  5. É um previlégio treinar na montanha. Eu adoro os granitos, as veredas , os empedrados,os fontanários sei lá ,gosto daquele espirito de tranquilidade que as aldeias serranas nos dão. Já fiz corridas de aventura na serra da estrela, sei bem daquilo que falas.

    ResponderEliminar
  6. Não me digas que és daqui do norte (sou próximo da Serra da Estrela)...Viseu...

    Beijinhos
    Elisabete Cruz
    http://tralhasepanelas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. E nao te sentes uma autentica Heidi no meio da montanha? Ja te estou a imaginar de saia vermelha e avental.. :))
    Diverte-te que e o que interessa. Beijo

    ResponderEliminar
  8. Hello CCUM!
    Bom receber noticias fresquinhas da Serra.
    Essa Catarata é muito... "hollywoodesca"!
    Há coisas que temos de fazer para dar mais valor às acções dos outros : o trail é uma delas!É por isso que não faço! Assim fico na ignorância de pensar que se faz com uma perna às costas!!! Mentira! Eu não sou adepta de pisos irregulares exactamente porque custam a fazer.
    Será que no último post vou ler : "Ganhei coragem e fui correr na Vila"?
    Beijoooossss...

    ResponderEliminar
  9. O teu último post foi mesmo fantástico e apropriado ;) Gosto muito de ver as tuas fotos da serra, e de te sentir tão feliz :D Espero que as férias continuem a correr muito muito bem :D

    Beijinhos e tem uma óptima tarde :D

    ResponderEliminar
  10. Que paisagens espectaculares!
    Deve ser muito bom correr aí.
    E agora já vens mais preparada para a Meia.

    Cansada de ver o Bolt a correr os 100 m?
    Não.
    Eu queria era ver o Bolt a correr uma Meia Maratona.
    Dávamos-lhe um bailinho =P
    Ou não...

    Força para esses treinos!
    E continuação de umas boas férias!

    ResponderEliminar
  11. Os meus parabéns. Estar de férias e treinar activamente não é para qualquer um: acho que é só para quem está a treinar para uma meia maratona. :-) Bons treinos.

    ResponderEliminar