13 de agosto de 2012

Treinos Meia Maratona - semana 6


Versão Férias na Montanha II

Pois é, continuo de férias e a correr pelos montes. Sou praticamente uma Heidi, como fizeram referência nos comentários e muito bem. Já se está quase a acabar, mas esta semana ainda houve tempo para mais três treinos nas alturas.

Para os que pensam que estou a ser a exagerada do costume quando me refiro à tortura do ganho de elevação, não estou.


A vila já lá tão em baixo e eu ainda no início da minha subida...

Por isso sabia que na corrida longa do fim-de-semana, que desta vez calhou ser os primeiros 16km do plano de treinos, não podia fazer o percurso do costume. Subir 8km a pique e depois regressar estava fora de questão já que, apesar de tudo, ainda conservo alguma sanidade mental, e repetir o percurso dos 8km duas vezes (subir 4km e voltar) também estava fora de questão, porque depois de descer nem pensar que conseguia convencer as minhas pernas a repetir a proeza. Isso só significava uma coisa: Tinha de ir correr para o meio da Vila... o que exigiu alguma preparação da minha parte.
Primeiro, tinha de ir bem cedo, para evitar muita gente nas ruas e não me deparar com  uma aglomeração populacional à saída da Missa ou, pior, passar por algum amigo meu que depois me gozaria durante o resto das férias.
Segundo, teria de seleccionar bem as ruas para evitar muitas subidas, que também as há embora bem mais acessíveis, e para poder passar por algumas fontes de forma a poder beber água sem ter de levar uma garrafa comigo.


Esta última parte foi fácil, já que há bastantes.

Depois, teria de convencer o meu pai a vir comigo pelo menos nos primeiros 8km, já que dois malucos das corridas sempre é melhor que só uma. Feito.

Foi uma experiência engraçada... Um estudo da relação entre a evolução do cansaço e declínio do humor. Ao início, respondíamos aos olhares mais interrogadores com um "Bom Dia" animado, passada meia-hora já só respondia (eu, porque o meu pai mantém o bom feitio ou então não se cansa tanto) com exasperação e um sorriso cansado e passada uma hora já tudo me irritava e fulminava com os olhos qualquer velhinha que se atrevesse a cruzar o olhar comigo. Ahahah, estou a brincar! Mais ou menos.;)
Na verdade, não foi tão mau como eu pensava, mirones à parte, senti-me sempre razoavelmente bem durante a corrida, embora no fim, quando tive de fazer os últimos 2km  a subir até casa (que fica numa zona mais alta), já me doessem bastante as pernas. Levei imenso tempo a completar os 16km e já estava a ficar muito calor quando terminei. No entanto, como o clima aqui é mais seco, parece que não me afecta tanto como a humidade o faz. Além disso, de vez em quando corria uma aragem fresca.

Treino de domingo:
- Manhã
- Sol
- Distância: 16km
- Bpm médio:165
- Calorias: 1074


Agora a propósito do gasto de calorias, geralmente levo comigo nos treinos algumas passas, frutos secos ou gomas (de vez em quando um cubo de marmelada), mas aqui não tenho nenhum do meu arsenal disponível e então resolvi dar uso a um gel que tinha comprado na Decathlon já há alguns meses, para experimentar. Trouxe dois na minha mala de viagem e bebi um na corrida de ontem. Era bom, tinha a consistência de uma marmelada líquida, mas com sabor a maçã.



Não sou muito deste tipo de produtos, por isso não penso voltar a comprar quando há coisas que fazem o mesmo efeito e são mais baratas, mas gostei do sabor. Aqui ficam os dados nutricionais:

Basicamente é só carbs e proteína...



E como o post já vai longo, vamos ao que interessa.

Resumo da semana:




Semana 6

  • Terça-feira - 8 km rápidos (-> já sabemos que isso não vai acontecer aqui na montanha): tinha-me deitado tarde e estava cansada, tive de parar para caminhar um pouco a seguir ao km2. Custou-me voltar a entrar no ritmo mas depois já não parei.
  • Sexta-feira - 8 km rápidos  inspirados. Geralmente quando corro só penso em comida ou no trabalho que tenho para fazer em casa, entre outras banalidades. Mas desta vez as montanhas motivaram-me. Foi um treino duro (quando é que se torna fácil??!), mas bem sucedido física e mentalmente.
  • Domingo - 16km ritmo confortável.

Totais da semana:
Distância - 32 km
Tempo - 03:53:58
Calorias - 2215

Esta foi a semana com mais quilómetros desde o início do plano. Confesso que os treinos mais "curtos" das últimas semanas me andavam a deixar insegura quanto às corridas mais longas, mas aguentei bem. No entanto, não tenho feito evoluções em termos de velocidade. Espero que este treino intenso de subidas me facilite a recuperação de velocidade quando regressar a casa.

Aliás houve, de facto, um único treino de velocidade em toda esta minha estadia e não foi bem um treino. Foi pós-visualização do recorde do Bolt nos 100 metros, em que estávamos todos (primos) a discutir a loucura que é a rapidez daqueles atletas. O Bolt terminou abaixo dos 10 segundos, o que significa menos de 1 segundo por cada 10 metros. Então quisemos tirar a limpo as capacidades individuais de cada um e corremos um trajecto de 100 metros na maior velocidade possível...  Bem, digamos que o Bolt não precisa de se preocupar com o facto de lhe roubarmos o recorde nos próximos tempos (=nunca). Por isso voltámos a sentar-nos com as nossas minis e amendoins.


Outros exercícios:

Tenho feito algumas caminhadas, das quais vos falarei depois, mas fora isso não me tenho esforçado por acrescentar mais exercício à minha rotina. Afinal estou de férias e as corridas já me cansam bastante. O que vale é que posso mergulhar as pernas numa banheira de gelo ao ar livre sempre que me apetece.



E, quando o calor aperta, combater o reumático nadando em águas fresquinhas.



Mas mais sobre isso também depois.


Conseguem nadar em águas frias? Mergulham logo para desafiar o choque térmico ou vão molhando os pés, depois os joelhos, depois mandam uns salpicos para a cara e o peito, e meia-hora depois finalmente molham a barriga e costas (a parte mais difícil, como toda a gente sabe)?

Boa semana!


O que se passa aqui:


15 comentários:

  1. Realmente pareces a Heidi ;)

    Dá para perceber que andas a divertir-te à brava, e isso é o que realmente interessa :D

    Esta semana foi óptima a nível de treino, parabéns :) Aposto que quando voltares correr a direito te vai parecer extremamente simples e para totós :P

    Respondendo à tua questão: água fria? Eu sou uma lady :P Só meto o corpo do joelho para cima em águinhas de 25º para cima! (=quase nunca) :P Vá, na piscina ainda vou tentando, e nesses casos sou mais adepta do ir devagar e a sofrer :P

    Beijinhos e aproveita muito os últimos dias :D

    ResponderEliminar
  2. olá menina :)
    realmente, eu não corro no meio da vila e já sou olhada, imagino por aí ;p mas pronto, o que interessa é que correu bem. podes não notar ganhos de velocidade, mas com esses fartleks todos vais ver que ganhas, quando voltares aos percursos normais vais ver isso :)
    eu nunca levo nada para comer nem para beber, sou uma desnaturada ;p a distância mais longa que já fiz foram 14km, quando era para fazer os meus primeiros 16 do plano estava lesionada e depois já estava prestes a 'desistir' ;p fico contente que estejas a levar os teus à séria. you go girl :)
    olha, eu com as água depende da temperatura LOL mas aqui na figueira são sempre friiiias, mas eu estou algum tempo ali com os pézitos na água e vou entrando devagarinho. o meu namorado vai logo, pimbas, e depois vem-me chatear e eu acabo por entrar mais rapido do que o que queria ;p

    beijinho, resto de boas férias

    ResponderEliminar
  3. Olá, por curiosidade li a seu blog e creio que ganhou mais um amigo ( seguidor)Gosto da forma como escreve,simples,na 1ª pessoa e relata com incrivel realidade os momentos de cada corrida. não sei quais os seus obejctivos se são 1/2 ou maratonas mas pelo que li esta mt á vontade com distâncias e treinos longos. continuação de Boas férias. As minis e amendoins com grupo de bons amigos sabem bem melhor que caviar..;)não acha ?

    ResponderEliminar
  4. continuas a dar lhe bem !!! dói m o coração só s pensar que corres tanto :P és a minha musa corredora lol que paisagem linda ! :)
    quanto águas frias.... hmm... eu n entro mesmo ! :P

    beijinho e boa continuação

    ResponderEliminar
  5. Ai correr nas montanhas, não deve ser fácil xD
    Ora bem, quando a água está fria mais vale entrar logo de uma vez! Assim passa mais depressa o choque térmico :p
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  6. Joana: Também estou com essa esperança de voltar a Lisboa e fazer rectas como uma medalhada olímpica... :) Bjos e boas férias!

    Hermione: Nos treinos mais curtos também não levo nada, mas quando corro mais de uma hora levo sempre por precaução. Eu também sou como o teu namorado, aqui vai disto! ;) Bjs

    Jorge: Obrigada e bem-vindo! Eu ainda estou a começar, vou correr em Setembro a 1ª Meia, se tudo correr bem. Não posso ainda dizer que esteja "à vontade", mas aos pouquinhos vou melhorando. :) É verdade, no Verão não podem faltar minis e amendoins (à falta de tremoços)! :)

    Diana: E tu és a minha musa da musculação (que não faço por preguiça!) ;p Bjos

    Lady V.: És das minhas! ;) Bjs

    ResponderEliminar
  7. 16 Kms parabéns!Quando voltares aos treinos planos .. aí vais notar a diferença . Boas férias !

    ResponderEliminar
  8. Filipa: Obrigada! Espero que me sinta a voar... ;)

    ResponderEliminar
  9. Olá!
    Isso é que tem sido correr, com essas prestações nunca vou conseguir acompanhar-te, mas fico muito feliz por ti!
    Beijos e aproveita bem as férias

    ResponderEliminar
  10. Que consiga atingir, todos os seus objectivos...

    ResponderEliminar
  11. Eu cá se molhar acima do joelho já é uma sorte!!! Odeio água fria e muito menos água gélida da montanha "Corre como uma Heidi" :) Beijo

    ResponderEliminar
  12. Com esses treinos em altitude, fazes a meia nas calmas.
    Continuação de boas férias.

    ResponderEliminar
  13. Carla: Dizes isso porque eu não ponho aqui os tempos... Depois conto-te e logo vês como não só consegues acompanhar-me como ainda podes parar para beber um cafézinho. ;) Temos de ir correr quando voltar! Bjos

    Nita: Obrigada!

    Sweet: Só custa os primeiros segundos, depois anestesia! ;) Bjs e continuação de boas férias!

    vgoncalves: Pois, vai ter de ser meeesmo nas calmas! :) Obrigada e igualmente (se for o caso!)

    ResponderEliminar
  14. Os meus parabéns. Quando estiver de férias espero ter a tua força de vontade e dedicação para correr nos tempos mortos entre a praia e as festas nocturnas. :-)

    ResponderEliminar
  15. Maria: Não é fácil, mas também não é impossível (quer dizer, depende do quanto festejares... ;p)

    ResponderEliminar