27 de agosto de 2012

Treinos Meia Maratona - semana 8 (e já lá vão 2 meses...)


Com o finalizar da semana 8 dos treinos para a Meia Maratona terminam também as férias (OHHHHHH...), pelo menos de um dos trabalhos (freelance), o outro ainda vou saber se estará lá em Setembro... Mas não é disso que estou aqui para falar.

Ora então, no sábado concluí o treino da semana com mais 12km - Fortalecimento. Desta vez não me correu tão bem como na 4ª-feira embora, verdade seja dita, não tenha levado com nada em cima. Levei, no entanto, com muito sol e terminei o treino com 2 minutos a mais do que o que tinha feito anteriormente. Consegui manter-me dentro da média esperada e já não foi mau.

Treino de sábado:

Manhã
Sol
Distância: 12km
Fortalecimento
Bpm médio: 169
Calorias: 799


O calor é algo que me preocupa em relação ao dia da Meia Maratona. Todo aquele tempo de espera a apanhar sol e depois fazer uma prova em que não há sombra do início ao fim, pelo que conheço do percurso, não me agrada muito. Já nem falo do que me atrasa (ainda mais) em termos de tempo, mas do mal que me sinto a correr em dias mais quentes.

Tenho, propositadamente, adiado a hora dos treinos de sábado para correr mais ou menos à mesma hora da prova e assim começar já a ambientar-me. Na minha opinião, 10h30 para dar início a uma prova de 21 km é muito tarde, porque no final de Setembro tanto pode já estar tempo de outono como ainda estar calor de verão. Mas as coisas são assim e inscrevi-me porque quis e só tenho é de começar a habituar-me à ideia. Por mim começava no máximo às 09 da manhã. (Sim, eu sei que vêm pessoas de longe e a logística e tal e coiso e não dá...)

E por falar em logística, quem já fez a prova: com as camionetas para a partida a circularem entre as 07h e as 9h da manhã, a que horas costumam ir para lá? Eu não quero ir cedo, primeiro porque não me interessa ficar mais para a frente quando vou fazer uma prova tão lenta e depois ver todos a passar, mas sobretudo porque não quero estar 3 horas plantada no tabuleiro da ponte. Mas depois às 09h (com ainda hora e meia de espera) se calhar fico a quilómetros do início, entre montes de gente que vai fazer a Mini a andar e depois demoro uns 30 minutos só para chegar ao ponto de partida... É só decisões difíceis (e muito tempo livre, que já acabou hoje). ;) No fundo, eu sei que há-de correr tudo bem.



Resumo da semana:


1 treino jogging (5k) + 2 treinos fortalecimento (12k).


Semana 8
 

  • Sábado - 12 km: o mesmo de 4ª-feira mas sem pinheiros e com menos força nas pernas.



Totais da semana:
Distância - 29 km
Tempo - 03:16:08
Calorias - 1876



Outros exercícios:

- 2ª-feira: passeio de bicicleta com o meu irmão - 01h30, não controlei distância.
- 5ª-feira: caminhada com a minha mãe - 4km, 1h.
- 6ª-feira: caminhada com a A. e a I. - 8km, 1h40.
- Sábado: mergulhar e esfolar-me nos escorregas da piscinas - 4,5horas.



Pois é, no sábado à tarde fui com uns amigos conhecer as piscinas de Santarém. Nunca lá tinha ido, mas quando me convidaram não estava com muita vontade porque não sou muito de piscinas, mas depois disseram-me que tinha escorregas aquáticos e eu disse que estava pronta.




Eu gosto muito de parques aquáticos, mas tenho um azar qualquer porque sempre que ando em algum escorrega aleijo-me. Uma vez, no Aquashow, fiz uma queimadura por esfregão num braço a descer um dos escorregas (não perguntem como) e outra vez, no Aqualand, escorreguei ao descer e bati com toda a força com a canela na beira da piscina. Desta vez estava tudo a correr bem até que ao terminar a descida do escorrega acima, a aterragem não foi das melhores e raspei com o pé no fundo da piscina. Acho que está na altura de desistir. Ou talvez tente outra vez para o ano, mas se depois acontecer qualquer coisa desisto mesmo.


Voltando aos treinos, os últimos dois meses foram assim:

Balanço 2 meses


23 treinos
Mais de 24 horas a correr
209,5 km percorridos


Totais  1º mês:
Distância - 95,9 km
Tempo - 10:01:31
Calorias - 6171

Totais 2º mês:
Distância - 113,6 km
Tempo - 13 h (aprox.)
Calorias - 6947 (aprox.)


Ao início ainda fazia trabalho de core e de força, mas desde que fui de férias foi para esquecer. Sei que só tinha a ganhar em trabalhar a parte muscular, mas aborrece-me tanto... Agora que estou (mais ou menos) de volta à rotina, vou tentar melhorar nesse aspecto.
A piscina aqui perto de casa já abriu as inscrições para o ano lectivo... Gostava de voltar à natação e é um bom crosstrainning. Sei que não é trabalho muscular (também), mas é melhor que nada e bem mais divertido. A ver se passo por lá esta semana para ver os horários e preços.


Como vão os vossos treinos? Já voltaram à rotina ou ainda de férias?

Boa semana!



As últimas semanas:

- Treinos Meia Maratona - semana 7
- Treinos Meia Maratona - semana 6
- Treinos Meia Maratona - semana 4 (balanço mensal)

14 comentários:

  1. Se for como no ano passado, aconcelho-te a ir, o mais tardar, às 8:30. Eu apanhei o autocarro das 8:00, cheguei à zona da partida deviam ser umas 8:30 (ainda tivemos o contratempo do motorista ter-se enganado na zona do Samouco =P).
    Sempre foram 2 horas à seca, mas acho que é melhor do que chegar com o pessoal todo da Mini. Porque aí, o mais provavel é teres de "nadar" entre eles até chegares à zona que divide as provas, porque ao contrario da Meia da 25 de Abril, aqui o espaço é bem mais limitado (uma das razões pela qual eu não gostei muito desta Meia).

    ResponderEliminar
  2. pois, o calor e o facto da corrida ser a essa hora não ajuda muito. na última a que fui, a corrida foi às 19h (?) e mesmo assim estava bastante calor... mas não há de ser nada :) vais fazer isso na boa :)
    estás quase a entrar na fase de simulação de competição, não?
    beijinho, bom regresso ao trabalho :)

    ResponderEliminar
  3. Eu adoro a tua disciplina e motivação a sério!
    Também acho que é tarde começarem a maratona a essa hora, iria ter tanto medo ou mais que tu.. não me dou nada bem com o calor e a corrida..
    a piscina sempre te ajuda a desenvolver os músculos dos braços e costas mesmo que não seja um trabalho de musculação puro e duro.
    se preferires msmo musculação faz p90x :P

    quanto à aveia, eu já experimentei, e não me gusta nada -.-
    por isso é que queria saber como o pessoal fazia, é que fica mesmo sem sabor, e sinceramente acho que não vou deixar de comer leite ao pequeno almoço por causa das calorias.. :\

    Beijinhos e boa semana para ti tambem!

    ResponderEliminar
  4. kayro: Pois, é a hora que estava a pensar ir. Por acaso pensei que atletas da Meia/Mini iam estar todos ao molho... :) Como controlam a divisão? Obrigada!

    Hermione: Sim, essa fase é já para a semana. Beijinhos!

    Serependity: A natação sempre é mais algum exercício para os membros superiores, que estão um bocadinho negligenciados... ;) Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Eu ainda chego lá,fazendo meus treinos no ritmo que você está..Abraços. Sandra

    ResponderEliminar
  6. Parece que tens muito azar nos parques aquáticos :p
    Ja está quase aí a meia-maratona!
    Beijinho*

    ResponderEliminar

  7. Olá,
    me perdi nos caminhos que me levaram até o teu blog, mas adorei ter chegado aqui!

    Também sou apreciadora da corrida e dos livros, então vou voltar, tá?

    Abç

    ResponderEliminar
  8. O ano passado apanhei um dos últimos autocarros (acho que os últimos eram as 09:30 não me lembro) e chegámos à ponte a faltarem uns 20minutos para a partida.

    Não sei como vai ser este ano, mas o ano passado há um corredor lateral para o pessoal da meia ir até à sua zona que é separada do da mini.

    Mesmo sem ter a certeza se este ano é assim também estou a pensar apanhar dos últimos autocarros para não ter de estar imenso tempo em cima da ponte à espera

    ResponderEliminar
  9. Eu também acho tarde para se começar uma Meia Maratona. Porque mesmo os primeiros a chegar já o vão fazer por volta das 11h30.
    E baseando-me em anos anteriores em que tem havido calor até Outubro, estou mentalizada que vamos apanhar calor. Embora tenha esperança que esteja mais fresco.

    Bons treinos!

    ResponderEliminar
  10. Ai tanto km percorrido em dois meses, jasus! És mesmo uma grande inspiração, quando for grande quero correr como tu! :P

    A principio também achava a musculação uma seca, até me dava sono.. mas quando comecei a ver os resultados a aparecer comecei a ficar motivada e tomei-lhe o gosto :) A natação sempre é uma ajuda.

    Beijinhos e continuação de bons treinos (sem pinhas e coisas pelo meio a agredirem-te eheh) *

    ResponderEliminar
  11. Ms. Harkins: Volte sempre que quiser, obrigada! Abçs

    Ganfas: No papel da inscrição diz que o último sai às 09h, mas suponho que atrase sempre um bocado. O meu pai também já me tinha falado desse separador, por isso vou adiar o mais que puder a ida... Depois ficaste muito longe da linha de partida?
    A gente vê-se por lá! ;) Bons treinos

    Isa: Eu não entendo mesmo estes horários, mas é o que temos e o melhor é preparar-nos bem. Bjs e bons treinos!

    Joana: Eu acho que não precisas de te inspirar em mim, já estás muito bem! :) Bjs

    ResponderEliminar
  12. Eu por acaso misturo com iogurte. Mas tenho que o engolir rapidamente, porque aquele sabor é mesmo horrível. Se realmente ajudar-me, vou apostar nas cápsulas ou comprimidos!
    ahah sim foi um bocado de azar ter sido operada nesta altura, mas digo-te não me arrependo de nada :)
    Também eu! Tenho sempre à minha beira a garrafa de água e volta e meia bebo um gole :)
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  13. Chegar ao local 2 horas antes? Nem pensar. Tenho apanhado um dos últimos autocarros e não tem havido problema. O pessoal da meia vai pelo tal corredor lateral que os leva para a frente da prova.

    ResponderEliminar
  14. vgoncalves: Não estava mesmo com vontade de passar horas ensardinhada na ponte, fico claustrofóbica. :) Obrigada por partilharem a vossa experiência em anos anteriores.

    ResponderEliminar