27 de setembro de 2012

Os últimos treinos antes do dia R (de Rock)

 
Como fiquei toda invejosa de quem participou no Urban Night Race, no domingo fui fazer um treino à noite. Durante o Inverno já é normal fazer treinos de noite (a partir das 17h), mas não à noite (a partir das 20h).
Na verdade, fui correr já era perto das 20h porque sabia que esta semana ia ser complicada e que não ia ter muito tempo de treinar, por isso quis ter a certeza de que fazia pelo menos um dos treinos.
 
A minha Urban Night Race.
Uma altimetria muito mais simpática mas com um décimo da emoção.
 
O treino em si foi agradável. 5km bem calminhos, nem cheguei a transpirar, mas bastava ser um bocadinho mais tarde e já não me iria sentir muito confortável a correr sozinha, apesar de ainda se ver muita gente a correr também. Tenho de correr sem música, para estar mais alerta, e limitar-me às zonas mais iluminadas e frequentadas (aka Parque das Nações). Torna-se um pouco aborrecido, para dizer a verdade.
 
No sábado, quando saímos do restaurante onde foi o aniversário do meu irmão, vi dois rapazes a correr e já passava da meia-noite. Repito: já passava da meia-noite. E não estávamos nem perto da zona onde se realizou o Urban Trail. Fico sempre admirada com as horas a que algumas pessoas fazem exercício (tenho duas vizinhas que fazem sempre a sua caminhada matinal às 5h30 da manhã, antes de irem para o trabalho). Mas é claro que nem toda a gente tem um horário das 09h às 18h e têm de ser mais inventivos se quiserem manter uma actividade física regular.
 
Posto isto, correr de madrugada, com um grupo grande de pessoas, deve ser uma experiência engraçada. Há menos poluição no ar, menos confusão nas ruas... Mas depois não ficarão demasiado despertos para conseguir adormecer? Alguém que já tenha experimentado?
 
A segunda corrida da semana foi na terça de manhã, antes de começar a trabalhar.
 
Os meus últimos treinos antes da Meia:
 
Domingo:
- Noite
- Distância: 5km
- Jogging
- Bpm médio: 140
- Calorias: 277
 
Terça:
- Manhã
- Distância: 8km
- Ritmo confortável
- Bmp médio: 160
- Calorias: 489
 
 
E pronto, agora na sexta faço outra corrida calminha igual à de domingo e já está. Ou será melhor não correr mais até à prova? Depois logo vejo como me sinto.
 
 
Hoje é dia de ir levantar o dorsal. Acho que já estou a começar a ficar um bocadiiiiinho ansiosa...
 
 
 
 
Ei, é bom para dar energia, ouvi dizer.
 
 
E vocês, que vão fazer no fim-de-semana? (As respostas certas são: vou correr ou vou ficar a ver a Meia Maratona Vodafone Rock'n'Roll na televisão.;) ). Estou a brincar, actividades que não incluam corridas nem pontes são bem-vindas e agradeço a distracção!
 
 


25 comentários:

  1. agora tenta acalmar nos treinos e descansar. o trabalho está feito por isso vais arrasar :)
    realmente, é preciso mesmo uma grande força de vontade para sair de casa Às 5 da manha (noite) para correr... mas quem corre por gosto não cansa ;p

    beijinho

    ResponderEliminar
  2. Eu tenho de me mentalizar a começar a mexer mais as pernocas, mas por enquanto fico-me por caminhadas ´médias (de preferencia mais de 10km). Quando o S. Pedro não deixar mais, vou para a bike que está em casa á espera,e tiro-lhe o pó de vez!

    ResponderEliminar
  3. Eu vou correr a minha primeira Meia-Maratona também! :-D e já começo a sentir algumas borboletas na barriga lol... Boa prova para ti! :-)

    ResponderEliminar
  4. Qualquer hora é boa para correr e até é positivo alterarmos a hora que treinamos para não criar habituação (pois se isso acontece o organismo não é tão puxado) e termos o nosso nível atlético sempre em forma a qualquer momento.
    No meu caso tanto posso estar a treinar às 6 da manhã como às 9 da noite, por opção minha.
    Sobre as 6 da manhã, claro que custa levantar a essa hora mas o ar é muito mais leve e a disposição sai beneficiada para o resto do dia.

    Quanto aos chocolates... os negros com uma percentagem mais elevada, são ricos em flavonoides, tendo por isso benefícios a nível de combater a ansiedade e diminuir a tensão.
    Outra grande vantagem... é saberem muito bem! :)

    Até domingo!

    ResponderEliminar
  5. Hello!
    Por acsao, perguntava-me se não te estava a começar já a dar o frizinho na barriga...
    *Eu não "corro", mas gosto de despachar a caminhada o mais cedo possivel. Tem variado entre as 6h30 e as 7h30. Quando saio de casa ainda é de noite, mas quando regresso já há luz :=) Gosto muito desta hora.
    Por aqui também há algumas pessoas a fazerem exercicio (e correr na avendida) bem fora de horas.
    *Este f-d-s já está todo preenchido e o próximo também. Já estou a ansiar pelo meio de Outubro para poder descansar :)
    Beijos

    ResponderEliminar
  6. Hermione: Eu corro por gosto, mas às vezes canso-me... ;p Beijinhos e fica a ver-me no domingo! lol :)

    Cat: Eu também tinha uma bicicleta dessas do pó... :) Caminhadas de 10km já são grandes! Bjs!

    Pedro: Já somos muitos estreantes! Boa prova para ti também, rock'an'rolla com força! ;)

    João: Pois, é por essas coisas todas que como chocolate, claro, não só por saber bem... ;) Lá nos encontraremos no tabuleiro da ponte, até domingo!

    Lulu: É muito raro, mas quando acordo por volta das 06h30 da manhã adoro correr ao nascer do sol, dá logo outra energia! Muito friozonho já, sim.:) Beijinhos (mandei-te um email!)

    ResponderEliminar
  7. Vai correr tudo bem... ate o Sao Pedro se aliou :)

    Agora sexta faz um mini treino descarga de adrenalina :)

    e pensa em coisas boas entre os 14-e os 18km :) é a fase mais complicada :D

    vai ser difícil reconhecer-te no meio de 20 mil pessoas :)

    ResponderEliminar
  8. Olá :D

    Vou começar pelo fim: no fim-de-semana vou para a Benedita, aquela que é já a minha terceira casa :P Vamos ao teatro, vou tomar café com a Luciana e vou ver se saio do modo zombie-must-go-to-sofa :P

    Correr à noite decididamente não dava para mim. Fui educada num meio pequeno mas onde simultaneamente acontecem as maiores desgraças possíveis, por isso ganhei imenso medo de andar na rua sozinha à noite. É claro que isto é um medo um pouco idiota, mas não consigo evitá-lo ;)

    Beijinhos :D

    ResponderEliminar
  9. Por aqui também se corre às 6h e apesar de muitas vezes o colchão nos querer agarrar é como diz o João Lima, conseguimos ter um ar melhor e uma melhor disposição e sentimento de bem estar.
    Bons treinos e boa prova no Domingo.

    PS- Vou fazer a mini, mas vou gravar a 1/2 para ver depois.

    ResponderEliminar
  10. olá!
    Este fim de semana tambem vai ser activo em termos de provas! Vou participar numa prova de orientação pedestre organizada pelo Ginásio Clube da Figueira dividida em tres etapas. Sábado de manhã uma distancia média nas matas nacionais das dunas perto da Tocha! À tarde uma prova de sprint urbana dentro de Montemor o Velho. E no domingo uma prova de ditancia longa nas matas nacionais junto a Quiaios.Tudo isto é feito com mapas,achar os pontos pela ordem o mais rápido possivel... espero não me perder.
    Por falares em treinos nocturnos, saiu na segunda feira um frontal bom e barato no lidl, que é ideal para correr à noite. Custa menos de 5 euros e parece-me muito bom na relação qualidade preço.
    Em relação ao nervoso miudinho, acho que isso é normal. Eu tambem tenho as tais borboletas na barriga, mas quando dão a partida ele desaparece instantaneamente...

    ResponderEliminar
  11. Realmente nunca pensei em correr de madrugada mas deve ser giro, principalmente para quem tem insonias...=P Ou então para mim que acho que não há ada que me tire o sono...era correr e dormia que nem um bebé ;);)


    Beijinho*

    ResponderEliminar
  12. Nainho: É claro que me vais reconhecer porque eles estão constantemente a filmar a Elite e eu vou estar pouco atrás... ihih ;). Acho que os atletas de cauda de pelotão não têm o destaque que merecem... Mas pode ser que sim, vou estar de amarelo! ;p Bjs

    Joana: Infelizmente não é nenhum medo idiota... Mas basta ter alguns cuidados, sem paranóias. Estou a contar com o vosso apoio moral à distância! ;) Beijinhos

    Tiago: Ficas cheio de energia para o resto do dia. Boa Mini para ti, é uma preview para o ano que vem! ;)

    Sam: Parece-me um f-d-s em cheio, isso é que vai ser correr!
    Eu tenho um frontal velhinho, que usava nas caminhadas, mas vou dar uma passada pelo lidl.
    Sim, assim que se começa a correr a adrenalina desce às pernas (espera-se!)
    Boa prova e sem sair do mapa.. :)

    Pretty in Pink: Isso é bom! Se calhar fica-se tão cansado que até se dorme melhor. Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Olá, eu sinceramente experimentei treinar esta semana de manhã a ver se conseguia ficar desperta para as aulas, e olha que até não correu mal, sentia-me muito mais leve e mais alerta, contudo este não foi as 5h30 mas sim as 9h, pois entrava ao 12h ahah :p

    ResponderEliminar
  14. Nunca corri à noite e admira-me essas pessoas que correm à meia noite, credo! Mas lá está, cada um sabe o que melhor lhe serve ;)

    Por acaso, entre outras coisas, o que eu vou fazer é precisamente isso, correr e ver a meia-maratona na tv, claro! :D

    Beijinhos *

    ResponderEliminar
  15. Garfield: 09h já é quase meio da manhã!;) Belos tempos de faculdade a entrar ao meio-dia... aproveita! :) Bjs

    Joana: Manda-me energias positivas, sff! :) Beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Olá.
    Eu fiz hoje o último treino antes da meia.
    Já levantei o dorsal (se calhar passei por ti) e agora é só esperar pelo grande dia.

    ResponderEliminar
  17. Olá

    Obrigada pelas tuas palavras. Reparaste que te fiz uma micro homenagem ( Coloquei o titulo do teu Blog em italico :-)

    Gostava de ter coragem para ir correr a meia maratona mas vou aguardar para quando for tipo 10% de maratona, já era bom. Desejo-te boa sorte.

    Agora no verão houve dias em que fui correr de noite, agora voltei ao exercício matinal.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  18. vgoncalves: Olá! Vou fazer a última corrida amanhã, bem lentinha, só para ver se está tudo a funcionar! :) Pois, se calhar sim. Cheguei ainda não eram 18h, estava pouca gente. Fiquei toda orgulhosa quando fui para a fila da Meia em vez da da Mini (é parvo, mas pronto!). Tem uma boa corrida! Bjs

    Ema: Vi sim, obrigada! :) Quem já conseguiu tanto como tu pode bem correr uma Meia, pode ser o teu próximo objectivo, quem sabe! Beijinho grande

    ResponderEliminar
  19. Está chegando teu grande dia! Yurrrrayyyy!
    Perguntastes e eu respindo: neste fim de semana -domingo - vou correr e rústica do colégio marista local, são 10,6km por dentro da cidade.

    Amanhã faço um treino lebve á tardinha, pois de manhã faço exame de sangue.

    Come lasanha :)

    Bjs

    ResponderEliminar
  20. Olá, já referi noutro blog que gosto de correr a qualquer hora em qualquer lugar sob qualquer condição meteorológica, desde que..seja em segurança.
    pois é vejo muita malta andar a treinar de noite (ás vezes madrugada) sem qualquer roupa reflectora, sem os minimos cuidados de protecção, por estradas nacionais e estradas muito movimentadas. A segurança deve ser a primeira de todas a ser analisada, deve-se fazer um trabalho preparatório sob os percursos, se noite utilizar reflectores ou no mimino optar por percursos pouco movimentados, porque apesar de adorar o desporto gosto muito mais da minha vida

    (para os que tiverem curiosidade) ver o que escrevi no meu blog com o titulo: une brève histoire de Jorge et " Les escargots"

    saudo-te já com muita alegria e que a tua participação seja a 1ª de muitas sempre a sorrir entre milhares de amigos (como não sei quem és sorrio para toda a gente ..ehehehe um génio)

    ResponderEliminar
  21. Ms.Harkins: Boa prova para si também! Não sou muito de lasanha, sou mais de pizza... :) Bjs

    Jorge: Obrigada. E sorrir para toda a gente é de génio sim, ao menos recebes muitos sorrisos de volta também :). Até domingo!

    ResponderEliminar
  22. Infelizmente eu vou ser uma das que vai ficar a ver a Meia Maratona Vodafone Rock´n´Roll na televisão mas desejo_te uma boa prova. Vou ficar á espera do teu post a contar como correu. Jinhos.

    ResponderEliminar
  23. Por acaso esta semana quando estava a vir para casa do emprego ao fim da tarde reparei que há uma quantidade imensa de pessoas a caminhar ou a correr, mas junto à estrada. Ou eu não reparava no pessoal a fazer exercício outdoor ou as pessoas estão mesmo a poupar no ginásio! Só fazem bem, claro. Vou estar a pensar em ti no domingo! Beijo

    ResponderEliminar
  24. Boa noite
    Quando começarem a 1/2 maratona quero ver se já terminei o meu treino matinal. Aos domingos gosto de correr cedo e chegar a casa com o pão fresco e uns croissants de recompensa.
    Procuro deixar os treinos mais longos para este dia. Durante a semana contento-me com as oportunidades que possam surgir. Só não gosto de fazer treinos com duração inferior a 1h, fico stressado quando tenho de correr à pressa, prefiro o ritmo lento e descontraído.

    Agora vamos ao que interessa:
    1. Votos de rápidas melhoras para o familiar que está a contar com a medalha de finisher
    2. Votos de muitas emoções fortes, antes da pertida, na partida e nos primeiros 5 km
    3. Votos de muita determinação, coragem e confiança para o restante percurso que pode ser mentalmente torturoso
    4. Votos de uma chegada à meta com muita alegria e preenchida da autoconfiança que dignamente merece

    Boa corrida

    ResponderEliminar
  25. Olá e parabéns pelo blog! Descobri-o através do da Joana que tb acho muito interessante porque eu tb sou fã das corridas, de cozinhar (ou aliás adaptar para comidas saudáveis, etc).
    Comecei a correr há quase 4 anos e já tinha 35 anos e um filhote... Este ano já fiz mais de 1750km, estou a correr quase todos os dias e sempre pelas 6h30 até porque acordo espontaneamente e não consigo deixar de calçar os ténis! Amo correr e ver o nascer do dia e agradecer tudo o que tenho de bom na vida! É o meu momento de meditação. Claro que o faço pq a minha zona me parece segura e espero que assim continue... Espero que a meia corra muito bem, eu não costumo fazer provas mas este é um dos meus vicíos e espero que as pernas não me falhem pq já não imagino a minha vida sem o fazer!

    ResponderEliminar