24 de setembro de 2012

Treinos Meia Maratona - semana 12 (This is it)

 

Parece que foi ontem que anunciei a minha intenção de correr a Meia Maratona e agora o contador ali ao lado não engana: já só faltam 5 dias.
Ainda estou surpreendentemente calma. Talvez lá mais para o final da semana comece a ficar com a minha ansiedade característica.


Ainda vou ter pesadelos com isto até domingo. ;)
 
Mas, antes de falar da prova que se aproxima, o treino de sábado.
 
Apesar de ainda ter dois ou três treinos curtos esta semana, a semana passada foi oficialmente a minha última semana de treinos, que terminou com o último treino rápido do plano.
Fartei-me de transpirar no sábado de manhã, nos 8km que acabaram por ser apenas 7,5km, devido a erro de cálculo. Foi a primeira vez nesse dia que fiquei encharcada, a segunda seria já de madrugada, não devido ao suor, mas à carga de água que caiu por volta das duas e meia da manhã. Foi por volta dessa hora que assumi o meu estatuto de cota e dei a noite de aniversário do meu irmão por encerrada, deixando os jovens continuar a divertir-se. Correr de sandálias até ao carro quando o céu parece descarregar toda a sua fúria contida nos últimos meses de seca não foi a melhor das experiências. Fiquei a escorrer.
 
 
Mas valeu a pena, não só por ter sido o aniversário do meu irmão lindo mas porque consegui introduzir um brinde à minha primeira Meia Maratona no meio da dezena de brindes que foram feitos ao longo do jantar. Só por causa disso já vai correr melhor. Se calhar não deveria era ter bebido tanta sangria, mas estou a contar que o meu organismo desintoxique até ao próximo sábado. A partir de hoje só água, muita água para hidratar.
 
 
Treino de sábado:
- Manhã
- Sol (ainda)
- Distância: 8km
- Ritmo de competição*
- Bpm médio: 168
- Calorias: 441
 
 
* Este "ritmo de competição" sugerido pelo meu plano não será a realidade. Aguentei 8km neste ritmo, mas não aguentaria 21. O meu nível de conforto está a duas ou três dezenas de segundos acima do previsto, mas aceito. Sei que me baldei um bocadinho nos treinos de velocidade, que me permitiriam ganhar uma maior resistência, mas como o objectivo era o de terminar, não me preocupei muito com isso. Claro que agora a uma semana da prova começo a ficar cheia de dúvidas sobre se estarei realmente preparada... O normal. Mas acho que fiz o que podia e vou dar o meu melhor.



Quem vai participar na prova já deve saber que vamos ter direito a um concerto final dos Xutos & Pontapés (mais Luís Represas e João Gil). Claro que como está previsto começar às 11h30 já vou com sorte se chegar a tempo de um encore. Mas, se me for permitido pedir, Tim, gostava muito que tocasses "À minha maneira" quando estiver a chegar à meta...

" A qualquer dia, a qualquer hora, vou estoirar, para sempre.
Mas entretanto, enquanto tu duras, tu pões-me tão quente"

-> Dedicado à Meia Maratona. :)


O que vale é que vão haver muitas outras bandas ao longo do percurso para poder distrair-me um pouco.



Resumo de treinos da última semana:


5,5km jogging + 8km ritmo + 7,5km ritmo

Semana 12

 
  • Sábado: 7,5 km de confirmação do não-ritmo de competição.


Totais da semana:

Distância - 21 km
Tempo - 02:09:47
Calorias - 1251

 
E assim, o plano de treinos começou com uma semana de 21km e termina com outra semana de 21km.
 
 
 
Balanço final - 3 meses


 
35 corridas
Mais de 37 horas a correr
329,5 km percorridos


Totais 1º mês:
Distância - 95,9 km
Tempo - 10:01:31
Calorias - 6171

Totais 2º mês:
Distância - 113,6 km
Tempo - 13 h (aprox.)
Calorias - 6947 (aprox.)

Totais 3º mês:
Distância - 120 km
Tempo - 14h (aprox.)
Calorias -  7606


 
Outros exercícios:
- A semana passada não foi muito dada a exercícios extra e esta semana também não o será. Para piorar, vai ser uma semana de muito trabalho e vou chegar a casa sempre mais tarde do que o habitual... As restantes corridas nesta semana de redução terão de ser feitas de manhã e espero chegar ao final da semana sem (muito) stress.
 
 
E pronto, está concluída a minha sessão de treinos para aquela que será a maior distância que já corri até hoje. Obrigada por estarem desse lado e me terem acompanhado ao longo destes três meses, no domingo vou lembrar-me de todos vocês.


 
Boa semana!



O último trimestre:
- Treinos Meia Maratona: balanço 2º mês
- Treinos Meia Maratona: balanço 1º mês

27 comentários:

  1. E o dia lentamente aproxima-se... e a ansiedade vai aumentar.. ( falo por mim ) :) o tempo previsto é super agradavel..
    Agora é beber agua comer bem e descansar :)
    Vou por a gravar a prova porque nesse dia tenho uma prova de 12km :D

    Sera a primeira meia maratona.. e depois de meia duzia de meias... que venha a maratona inteira :)

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  2. claro que vai correr bem :) estou a torcer por ti

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  3. Olá M Sinto que fizeste um bom trabalho e a ansiedade (se surgir)faz parte das regras do jogo. Como te disse o que está feito está feito, agora e até ao dia da prova é curtir,relaxar,comer,descansar e beber muita água. Os treinos devem ser feitos num ritmo calmo e é importante respirares e alongares no final de cada um ( sem forçar) o que interessa é que quando chegar o grande dia vamos participar numa festa enorme e vais ficar com o bichinho lá dentro a empurrar-te para mais desafios. vai correr muito bem e tenho a certeza de que ouvirás o concerto todo!!
    se tiveres apreensões e quiseres partilhar, estou no meu cantinho

    ;)

    Jorge

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  4. Não sabia que o concerto dos Xutos começava às 11h30. De qualqer maneira acho que quando chegar à meta vou querer mas é ir logo para casa para passar o resto da tarde esparramada no sofá =)

    Tal como tu, também me tenho posto a pensar se realmente estarei preparada.
    Mas nós treinámos, por isso temos de acreditar que vamos conseguir e simplesmente desfrutar do momento.

    Boa semana!

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  5. Tu nao fizeste o teu papel de cota, fizeste o teu papel de atleta, porque isto de andar sempre a correr e treinar tem que se lhe diga!! :D

    ainda hoje me lembrei de ti, ouvi um spot publicitacio da corrida, qualquer coisa tipo "venha correr ao som do rock". lol

    Beijinhos cachopa e continuação de uma boa preparação :)

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  6. O treino está feito. Agora é só rolar um pouco para descontrair e no dia 30 passar a ser meio-maratonista!

    Dúvidas há sempre, mesmo quando se já tem mais de 20 no historial, como eu, há sempre dúvidas e muitas, no seu caso tanto mais quando é a estreia, mas vai correr tudo bem!

    A ansiedade irá aparecer mas também faz parte.

    Não se preocupe de dormir mal na véspera pois isso não afecta. Quando dormimos mal uma noite, não ficamos afectados, apenas quando são várias seguidas. Por isso, se dormir bem de 6ª para sábado, a noite da véspera não conta.
    Aliás, quase todos os grandes campeões dormem mal na véspera duma corrida decisiva e isso não os vai afectar.

    O que tem que ser muito bem controlado são os kms iniciais. Feitos com cabeça e sem ceder ao entusiasmo, é meio caminho andado para a meta.

    O que é fundamental é não haver novidades no dia. O pequeno almoço deve ser feito apenas com os alimentos e bebidas habituais, e a roupa não deve ter nada novo que nunca tenha sido experimentado em treino.
    Este ponto é fulcral pois um atleta pode estar muito bem preparado para uma prova e depois deita tudo a perder com, por exemplo, umas meias novas que vão incomodar.

    Força e até ao dia 30, dia que vai ficar na sua história atlética! :)

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  7. Obrigada por partilhares a tua experiência. De alguma forma ver o teu crescimento faz-nos acreditar que talvez um dia, com trabalho e esforço, eu também posso lá chegar. Beijo

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  8. Nainho: Tenho andado a controlar a meteorologia :), o tempo anda tão estranho. Em Dezembro, quando fiz os meus primeiros 10km, também achava impossível dobrar a distância. Por isso, mesmo que agora ache que a Maratona é de doidos, nunca se sabe... :) Além disso, NYCmarathon espera-me! :p lol

    Hermione: Obrigada, beijinhos!

    Jorge: Obrigada. Pelos menos os mini-concertos à beira da estrada vou ouvir de certeza! Deve ser engraçado. Estou ansiosa/nervosa/entusiasmada tudo ao mesmo tempo. :) Até domingo!

    Isa: Não sei se são os Xutos que começam logo a tocar, de qualquer forma, já estou como tu... Quando chegar à meta nem me sento, senão depois já não me levanto! Se ainda houver festa fico um bocadinho... acho! :)
    Estamos preparadas! Bjs

    Batata: É isso mesmo, fiz o papel de "atleta"... ;) Vou começar a usar essa mais vezes! lol
    Tu tambem devias vir assistir ao som do Rock... Beijinhos!

    João: Mais uma vez, obrigada pelas suas dicas. Ainda me lembro o ano passado de estar a ver a prova e assistir à quebra do atleta que foi sempre em primeiro até aos últimos kms. Estava mto calor nesse dia e custou-me tanto ver o sofrimento dele! Este ano vou fazer parte da festa e espero mantê-la até ao fim...
    Até domingo!

    Sweet: Tu chegas onde quiseres! Já chegaste longe na tua meta, por isso nada te é impossível. :) Beijos

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  9. Realmente, parece que foi ontem que falaste da meia maratona. E aqui está ela :D
    Tenho a certeza que vai correr bem, preparas-te para este momento!
    Beijinho*

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  10. Segundo o site da prova, o espectáculo dos Xutos começa às 12:45

    Concerto : 11:30H-13:30H
    Alberto Índio; 11:30H
    João Gil e Luís Represas, 12:00H
    Xutos e Pontapés, 12:45H

    Ou seja... deve ser a hora que chegamos! :)

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  11. Lady V: Obrigada, beijinhos!

    João: Boa! Parece que sempre vou ouvir o "à minha maneira"... (mesmo que não apanhe o concerto de início) ;)

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  12. Gostei de seguir o relato do plano de treino com vista à Meia de Lisboa. Também sofri da mesma ansiedade quando fiz a minha primeira, mas agora já lá vão 20 e correr 20 km ao fds tornou-se normal. O trabalho foi bem feito pelo que agora vem a recompensa: cruzar a linha de chegada e entrar para o clube dos atletas da Meia-Maratona. Boa prova e corra com a cabeça. Na primeira o importante é terminar.

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  13. Vais ver que vai correr tudo bem :D No Domingo o meu pensamento vai estar contigo! :D

    Eu só gostei de sangria no primeiro ano da Faculdade, depois acho que enjoei de ter bebido tanta (ups) :P

    Beijinhos :D

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  14. Não tens de estar preocupada nem de ter duvidas, fizeste todos os treinos necessários e com uma regularidade fantástica. Diria que estás mais que preparada e se juntares a isso a motivação de participares na tua primeira Meia, tens tudo para fazer uma excelente prova.

    Domingo lá estaremos e com tempo fresco :)

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  15. E pronto o trabalho de casa está feito, falta só o exame que de certeza vai correr bem =P
    Ao menos o tempo parece que vai estar do vosso lado (isto se não houver muito vento), ao contrario do ano passado.

    Mas tal como já disseram, agora o importante é deixar descançar o corpo o mais possivel.
    O meu concelho passa por fazeres várias sessões de alongamentos (principalmente dos musculos acima do joelho)e muita massagem.

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  16. PauloL: Obrigada. O "correr com a cabeça" é um bom conselho. Costumam dizer para guardar o "correr com o coração" para os últimos kms, mas às vezes uma pessoa deixa-se contagiar pelo ambiente. Quem sabe um dia também serei capaz de meias maratonas como treino longo de f-d-s... :)

    Joana: Obrigada. Fica a ver-me na tv! :) Beijinhos

    Ganfas: Agora que o calor se moderou, só faltava o vento moderar-se também (quero condições perfeitas :p). Devo apanhar a camioneta para a partida por volta das 09h. A gente vê-se por lá. Até domingo!

    kayro: Hoje de manhã fui fazer um treino e estava um ventinho desagradável, mas vamos a ver. Alongamentos ainda faço, agora massagens tenho preguiça... Se houvesse dinheiro para umas massagens profissionais é que era! ;) Fica a torcer por nós no domingo! :)

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  17. Sucesso para você!! Depois de tanto empenho, disciplina e perseverança, chegou sua vez de participar da sua corrida!! Estou na torcida. Abraços. Sandra

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  18. Lá estaremos!
    Eu vou só para ajudar! Se conseguir ajudar que a maquina é fraquinha e depois das Lamapas / Avante "desliguei" tudo!

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  19. Está quase!!!
    Eu, que já fiz umas quantas meias, p'aí umas... 2 (lol), também estou desejoso. Deve ser uma manhã bem passada, tirando talvez o tempo de espera. Mas isso é outra conversa... ;)

    Beijos!!!!

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  20. Reinventando: Obrigada pela torcida do outro lado do Atlântico! Beijos

    Jorge Branco: Lá estaremos! A sua "máquina" ainda vai aguentar muitas maratonas! :)

    Pedro: Só fizeste duas mas uma foi a das Lampas, que pelo que ouvi dizer concede o doutoramento em Meias, não é? ;) Vão muito cedo para lá? Beijos!

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  21. Hello menina!
    ...e eu vou-me lembrar de ti!
    Já só faltam 4 dias e umas horas e vais estar preparada para dar o melhor de ti e acima de tudo para te divertires!
    Curiosidade - A minha irmã também lê o teu blog e às vezes estamos à mesa dos meus pais e falamos "...pois, a Corre com uma menina, disse ou fez aquilo. Parece uma conversa meio esquisita para quem está de fora :)
    Beijos

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  22. Oh meu deus, parece mesmo que foi ontem que li o post em que anunciaste que ias correr a meia! Desejo-te a melhor sorte, que aproveites bem e que te divirtas! :D

    Beijinhos *

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  23. Vai correr tudo bem. Como já foi dito aqui,como é a 1ª meia, o importante é não forçar de início e manter um ritmo confortável. Devo dizer que depois de acompanhar os teus treinos, eu é que devia estar preocupado. Os meus treinos foram muito mais fracos que os teus.
    Vais chegar muito a tempo do concerto.

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  24. Pois, o nosso amigo Jorge Branco diz que sim, mas eu continuo a preferir a experiência ao doutoramento. ;)
    Ainda não sei a que horas vamos, mas nestas coisas gosto de ir com tempo. Depois combina com a Carla.

    Beijinhos.

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  25. Lulu: Ahaha, pois, realmente fica estranho. Pensei que já soubesses o meu nome... tenho de me apresentar! ;) Beijinhos e obrigada!

    Joana: É verdade, o tempo passa A CORRER! :) Beijinhos e obrigada

    vgoncalves: Obrigada. Não sei se os teus treinos terão sido mais fracos, mas como já sabes o que te espera tens vantagem. :) Tenho 3horas, espero chegar a tempo!

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  26. Se tens muitas jarras, decorá-las é uma boa maneira de passar o tempo e fazer algo bonito e feito por ti :)
    Engraçado, até temos algumas coisas em comum! Pois é, dança do ventre não é assim tão fácil, mas depois de percebermos o básico, torna-se fácil :D
    Beijinho e sonhar sempre acordada*

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  27. Tenho a certeza que vai correr tudo bem, desde que dês o teu melhor, o resto não interessa :) Quem me dera a mim ter coragem para correr uma meia maratona =P

    Beijinho*

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