25 de outubro de 2012

E quando o impermeável fica em casa, chove.

Engraçada esta coisa dos blogues. Uma pessoa acaba por criar afinidades devido a pormenores que os autores de cada um resolvem partilhar. A uns posso nunca ter visto a cara, mas sei que têm um "joelho de atleta" que os atormenta desde há vários anos e sempre nas alturas mais inoportunas; outros não faço ideia da idade que têm, mas conheço os números das suas provas e o 4.15 que aguentam ao quilómetro. Podemos não saber coisas comuns, como o nome próprio, mas trocamos impressões sobre coisas "íntimas", como a bolha no dedo grande do pé que rebentou durante um treino, a unha negra que acabou por cair e as assaduras nos locais mais insólitos, como se fosse a coisa mais normal do mundo (e é), que merece a troca de comentários e sugestões diversas, porque há sempre alguém que já passou por isso. Somos solidários com as corridas más, com as provas desastrosas, com aqueles que tiveram de caminhar com dores  e com aqueles que dominaram mas ficaram aquém de um RP por 2 segundos. Ficamos também genuinamente contentes (quero acreditar que sim), com o sucesso daqueles que seguimos nas suas lutas de meses, alguns de anos, como se também nós cruzássemos as metas com eles.
E tudo isto apenas dentro do mundo bloguista de corredores.
 
O círculo alarga-se muito mais. Porque alguém fez uma viagem que está na minha lista ou vai visitar o que já visitei, porque alguém partilha os mesmos sentimentos em relação a algum filme, ou livro, e aconselha e sugere. Porque eu sou uma naba a cozinhar e alguém é uma cozinheira de mão cheia e consegue fazer refeições criativas e deliciosas com 3 batatas, um pacote de ervilhas e uma lata de atum. Porque alguém tem dotes que eu admiro, um sentido de humor que reconheço, a harmonia de vida que procuro, ou está a passar por algo que já passei e sou solidária. Porque correm que se farta, porque escrevem bem, porque informam, porque me fazem sempre rir.
São tantas as razões para ter criado afinidades, gostos e afectos com pessoas por essa blogosfera fora. Algumas dessas afinidades saltaram do virtual e vão-se transformando em amizades reais. Outros nunca conheci, mas conhecem tão bem esta faceta de mim que escolho partilhar, que me sugerem filmes, livros, blogues, coisas que "acham que vou gostar" e acertam sempre.
 
Podemos não conhecer a pessoa, mas partilhamos interesses em comum. Como há uns tempos comentei num blogue, no que às minhas aventuras no desporto diz respeito, acabo por receber mais apoio por parte de outros bloguers e leitores do que por parte de alguns amigos que, por mais boa vontade que demonstrem, não entendem esta paixão. Há um reconhecer-se nas palavras do outro, e é por isso que sigo os blogues que sigo (e tantos outros que leio) e é por isso também que escrevo.
 

 
E o que é que isto tudo tem a ver com o título do post, perguntam vocês? Nada. Só que ontem, para não variar, quando cheguei a casa fui correr, não levei o impermeável e choveu. Mas eu não me importei, porque foi uma chuvinha miudinha e eu ia entretida em pensamentos.
 
Vejam só quem aprendeu a tirar screenshots!
(Eu descubro sempre estas funcionalidades muito tarde e por acidente)
 
Foi um treino semelhante ao da semana passada, mas desta vez foram 7km intervalados. Custou, mas acho que vai ficando um bocadinho mais fácil com o tempo (e a chuva ajudou).

Treino de quarta:

Final da tarde
Distância: 7km intervalados
Distância total: 10,2km
Bpm médio: ?*
Calorias: ?*

* Fiquei sem pilhas no Sigma.


Não contei com o tempo de recuperação, por isso pensei que despachava o treino num instante, mas claro que cheguei a casa já de noite.


Hoje vai ser dia de descanso e de bolo de chocolate. (Não é isso que todos os dias de recuperação incluem?) A minha mãe faz anos e tenho direito a jantar feito em casa dos meus pais e uma fatia ou duas de bolo e talvez um brinde com Licor Beirão. Portanto, tenho um agradável jantar em família, com comidinha boa, sobremesa, e não tenho de lavar a loiça no fim. É quase como se fosse eu a receber prendas!


Tenham um bom dia!

 

21 comentários:

  1. Run Run... :)
    bons treinos sem lesoes e com ritmos alternados :)

    aproveitar o tempo bom :D

    parabens para a mae lool :)


    e espero q no proximo ano estejas a fazer o grande trail serra d arga :D

    ResponderEliminar
  2. "Portanto, tenho um agradável jantar em família, com comidinha boa, sobremesa, e não tenho de lavar a loiça no fim. É quase como se fosse eu a receber prendas!"

    Adorei!! ;)

    ResponderEliminar
  3. Eu tenho o blog há muitos anos, não escrevo assiduamente como o fazia antes, mas levou-me a conhecer pessoas incríveis e acompanhou-me durante diferentes fases da minha vida. Tens toda a razão =)
    beijinhos** e vejo que as boas corridas continuam =) és uma inspiração!

    ResponderEliminar
  4. Olá!!!
    Bons dias :)
    Concordo e muito contigo! meu blog ainda é um recém-nascido mas devido a ele já conheci a Isa e o João Lima! Já troquei impressões com o Jorge e mais uns quantos, que independentemente da idade, género, raça ou classe temos um elemento comum e que amamos: a corrida.
    Ontem também fui treinar, com impermeável mas só pingou nos ultimo Km. Mas a corrida de ontem foi só para tirar o corpo da moleza. Fiz 5km em 29min. Fiquei admirada pois senti que fui naquele treino de corrida calma e tranquila, mas estive sempre nos 5:30/km. (e eu pensava que estava no 6:30-7:00 porque ia mesmo devagarinho). Pois bem, os treinos melhoram a nossa capacidade de reagir e ter umas pernas mais preparadas. O cérebro é que ainda não acompanha essas evoluções :)
    Desejo-te uma boa semana e bons treinos
    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Olá!

    Em primeiro lugar, parabéns à mãe! :)

    Gostei muito deste texto que retrata bem a amizade cúmplice dos atletas de pelotão. É assim mesmo!

    E podes acreditar mesmo no genuíno contentamento de cada atleta de pelotão quando vê outro a atingir os seus objectivos. É um contentamento real porque todos fazemos parte do mesmo círculo!

    Beijinhos, boa festa e boa preparação para o Monge :)

    ResponderEliminar
  6. Somos uma grande "família" a da Blogosfera Corredora.
    Não sei se sabe mas todos os anos costuma haver um encontro do pessoal que corre e tem blogue.
    É um almoço depois de uma determinada prova.
    O ano passado foi em Constância e este ano a organização disso está meia "empenada" mas vamos ver.
    Para além de muita gente que não conhecemos ou mal conhecemos acabamos por fazer grandes amigos aqui na Blogosfera Corredora, amigos que passam muito a simples esfera da corrida, amigos que ficam para a vida.
    Pelo menos comigo foi assim: fiz aqui amizades de de uma dimensão superior, amizades para a vida toda.
    Se sobrar alguma fatia de bolo de chocolate pode mandar-me por mail!...

    ResponderEliminar
  7. Sabes, entendi por completo o que quiseste dizer. O P. às vezes perguta-me porque é que eu sigo o blog A ou B se não tenho os mesmos interesses do que as pessoas em questão, mas é a tal paixão de que falas que nos faz identificar uns com os outros. Por muito que os temas não sejam semelhantes, a paixão com que escrevemos é, e é isso que é importante :)

    Também fiquei com muita pena pela Luciana se ter ido embora, e espero sinceramente que ela mude de opinião :(

    Com este frio também comia uma fatia de bolo de chocolate :) Aliás estou aqui na dúvida, porque queria fazer um bolo de tarde mas apetecia-me bolo de limão e só tenho limas :P É uma chatice porque com a paixão também vêm as dúvidas, e a importância que damos a determinados detalhes ;)

    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  8. Que belo texto! Gostei!!!
    Embora não escreva quase nada, aprendi muito com o que tenho lido, e acredita que se não fossem vocês possivelmente já me tinha passado a panca das corridas.
    Grupo giro!
    Beijos para ti e um especial para a Mãe da Menina!

    ResponderEliminar
  9. Nainho: Obrigada. Para o ano tenho de "internacionalizar-me" e fazer uma prova no Porto! lol :p
    Sabes que não gosto nada destes treinos... pode ser que venha a ser um gosto adquirido (difícil)! Tenho-me esquecido de perguntar: vais participar na Maratona do Porto este domingo? Se for o caso, boa corrida! Bjs

    Cat: Não é verdade? :) Claro qe eu levo uma prendinha também... Bjs!

    Andreia: Temos de escrever quando há vontade, senão torna-se uma obrigação. Obrigada, beijinhos!

    Lisboeta: É sinal que andas a evoluir rápido! :) Tens razão que treinar a mente é mais complicado... Beijinhos!

    João: Obrigada. É um grupo a que vamos buscar inspiração, quando as forças faltam! :) No domingo vamos conquistar o Monge! ;) Beijinhos

    Jorge: Devem ser engraçados esses almoços. Sim, algumas amizades acabam por ultrapassar a esfera da corrida.
    Ok, se sobrar mando uma fatia em anexo! ;)

    Joana: É fácil, fazes um bolo de chocolate com limão!;p Se alguém consegue que essa combinação resulte és tu!
    Vocês também são mencionadas no texto acima, vejam lá se identificam a referência... :) Beijinhos

    Carla: Não te pode passar a panca porque, embora digas que não, já estás "agarrada"! :p
    Já encontraste a nossa menina(o) em falta? Beijos

    ResponderEliminar
  10. O mundo dos blogs de quem corre é fantástico, pois permite uma interacção muito salutar entre pessoas que partilham os mesmos gostos e que, imbuidas de um espírito solidário e de partilha, se compreendem e apoiam mutuamente.

    Parabéns pelo teu texto pela forma como exprime e condensa todo este espírito.

    bjs
    MPaiva

    ResponderEliminar
  11. MPaiva: Obrigada. Quando iniciei o blogue só conhecia e seguia dois ou três blogues "de corrida", não fazia ideia do enorme grupo que existe pela net fora. Tem sido bom descobrir. Boas corridas! Bjs

    ResponderEliminar
  12. Ainda hoje, quando ia a caminhar para a estação fluvial, vi um senhor a correr de calções e ténis e a tentar não pisar as poças. Gabei-lhe a força de espírito, e gabo a tua também!
    Gostei muito do teu post e percebo bem o que queres dizer, algumas afinidades criadas na blogosfera até são maiores do que outras que temos ao vivo.

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  13. em jeito de Dejá Vu:

    Gostei de ler este teu post.
    Achei muito simpático dedicares-nos esta pequena homenagem, em que mostra o quanto aprecias as outras opiniões partilhadas em blogs que lês/segues e da atenção que dedicas ás particularidades de cada um, na variedade de opiniões cria-se valor, é como ver as questões sobre varias perspectivas o que nos dá uma ideia muito precisa das coisas, acho isso fantástico. E quanto ás afinidades não tenho a menor duvida que se criam, isto para mim ainda é novidade mas sinto falta quando não leio, sinto falta quando não sei como correu uma prova, um treino, uma situação da vida.

    Ps) como referiste a importãncia de outros blogues e autores, o vaidoso do meu (Blog) pobrezito está todo inchado, nem queiras saber..


    Aproveito para endereçar os parabéns á tua mãe e sff não te empanturres :)


    ResponderEliminar
  14. Menina, entendo tão bem o que escreveste porque também o sinto. Às vezes dou por mim a querer mesmo conhecer algumas das pessoas que leio. Outras já leio há tanto tempo que acho que já as conheço. Como diz o R. são as minhas 'amigas dos blogs' :)

    beijinho, bons treinos

    ResponderEliminar
  15. Mais um grande texto.
    Entendo perfeitamente o que sentes em relação aos blogues. Quando ligo o computador, uma das primeiras coisas que faço é ler os blogues que acompanho. Acabei de ver o Linha da Frente. Gostei muito. Foi emocionante. Obrigado por partilhares aqui com a malta.

    ResponderEliminar
  16. Ju: Que saudades! Tens andado desaparecida. :) Vou contar-te um segredo: ADORO correr com este tempo mais adverso! ;) Beijinhos

    Jorge: Já é tarde, já estou toda empanturrada! :) Mas a ocasião mereceu, amanhã corro... ;) Cada um com as suas particularidades, o interessante é a diversidade (até porque se escrevessemos todos da mesma maneira tornar-se-ia aborrecido ler sobre as mesmas provas e temas). Bjs e as melhoras!

    Hermione: Também costumo dizer "amigos do blogue", porque se disser só o nome ou "nick" as pessoas acham estranho e não sabem de quem estou a falar. Beijinhos

    vgoncalves: Eu estou a ver agora. Estou surpreendida com as pulsações em repouso do Sá: 28pulsações por minuto??! É de doidos/duros. Aquelas paisagens na Estrela, já por lá andei. Assim mais ou menos como eles, tal e qual! ;p

    ResponderEliminar
  17. Olá

    Concordo plenamente com o que dizes. É estranho este relacionamento que se cria através dos blogs. Li nas entrelinhas a tristeza pelo afastamento da Luciana. Eu entendo-a, também muitas vezes penso que o meu já não me motiva como antes...
    Obrigada pela solidariedade com a minha amiga, não está a ser fácil...

    Espero que o jantar em casa da mãe tenha sido agradável, penso que para além do bolo de chocolate também deve ter havido mimos de parte a parte. Parabéns á tua mãe. Beijinhos

    ResponderEliminar
  18. Hello menina!
    *Obrigada por eu estar um bocadinho incluída no post :)
    Acabamos por partilhar mais pormenores aqui do que propriamente com as "outras pessoas reais" do nosso dia a dia.
    *Ontem vi o linha da frente (just because of you!). Acho incrível que, uma pessoa com posses económicas limitadas tenha a garra de subir o Monte Branco. Poderia andar a chorar pelos cantos, mas não! Quando se quer, quer!
    Beijinhos grandes e bom f-d-s cheio de loucuras ;)

    ResponderEliminar
  19. Ema: Obrigada. Claro que há sempre miminhos! :) Beijinhos

    Lulu: Apesar de geralmente os blogues se focarem mais sobre determinado tema, acaba por se partilhar muitos pormenores que não se partilhariam doutra maneira.
    Em relação ao Linha da Frente, não fazia ideia das dificuldades que estes atletas enfrentam "fora" das competições em si. Via-os quase como atletas profissionais e facilidade de patrocínio e afinal não é nada assim...
    Eu adorei aquelas paisagens!
    Beijihos grandes

    ResponderEliminar
  20. Que post ótimo!! Realmente a blogosfera aproxima pessoas que nunca tivemos contato, mas tem algo em comum( adoro seus posts e treinos, já que meu sonho é correr)que faz com que conhecemos várias pessoas..Você sim pode comer um belo bolo de chocolate sem dor na consciência..Bjs. Sandra

    ResponderEliminar
  21. Gostei muito do texto! Tal como tu, também vou estabelecendo contacto com outros bloggers que têm em comum comigo interesses. Posso não os conhecer mas acho muito engraçada esta interacção que se estabelece :)

    ResponderEliminar