10 de outubro de 2012

Oxigénio para as ideias

 
Hoje fui correr pelo terceiro dia consecutivo. Pode parecer que não é nada de mais, mas eu nunca corro mais do que dois dias seguidos e sempre limitei os treinos a três dias por semana.
No entanto, agora não estou a treinar para nada específico e, como me tem apetecido correr, aproveito.
 
Fisicamente, as corridas não têm sido nada de especial. Fiz cerca de 30 minutos de jogging na segunda-feira, igual tempo na terça e hoje, para tornar a dar uso ao gps, corri 8km a um ritmo confortável. Não foi muito confortável, foi até um pouco meh, mas no fim até fiquei contente por ter ultrapassado a preguiça.
 
Tenho trazido algum trabalho para casa e estes momentos ao final da tarde são aqueles que me permitem destressar um bocadinho e organizar as ideias. Mais do que o meu corpo, o meu cérebro também tem agradecido esta "oxigenação" ao final do dia.
 
Claro que depois quase não tenho tempo para cozinhar (e daí também repetir as comidas dias seguidos), mas o exercício físico já faz parte integrante do meu dia-a-dia e se ficar muitos dias sem "suar", a minha paciência, já de si pouca, começa a escassear e depois ninguém me atura e uma pessoa tem de viver em sociedade. :)
 
Por falar em suar: e este tempo? A gente olha pela janela e já dá ares de outono: tempo mais cinzento, árvores a mudarem de cor e a perderem as folhas... mas depois vai correr ao final do dia para as margens do rio e apercebe-se dos níveis de humidade insanos que têm estado, até se torna desagradável.
 
Mas hoje, ao correr de regresso a casa já ao anoitecer, um daqueles momentos: estou eu a quebrar numa interminável subida quando começa a cair uma chuva miudinha que me refresca e acompanha o pôr-do-sol... Lindo! Como se diz: são as pequenas coisas.
 
O que fazem quando precisam de "parar" e organizar a mente? Vão correr/caminhar, dar uma volta, fazem yoga, relaxam no sofá com um chazinho, bebem um café e comem um pastel de nata? (Todas são válidas e boas).
 
 
 
Quando cheguei a casa fui experimentar a bebida acima, que vinha no saco de ofertas da Meia Maratona e que eu ainda não tinha bebido. Como já sabem não sou muito deste tipo de hidratação e bebidas de cor azul deixam-me desconfiada (a não ser que seja Blue Curaçao), mas até achei bastante boa dentro do género. Não é demasiado doce mas também não é insípida, como algumas versões.
 
Geralmente limito-me a beber água, simples ou com gás, ou leite com chocolate (há um estudo qualquer que refere a sua eficácia na recuperação pós-treino. É uma teoria no meio de muitas, mas esta não me importo de testar na prática).

 
 Por hoje é tudo, que tenho de voltar ao trabalho (yupi...). Não se esqueçam de oxigenar o vosso dia-a-dia.

Até amanhã!
 
 
 
 

21 comentários:

  1. completamente. quando corro é aquele não pensar em nada e pensar em tudo ao mesmo tempo, quando vou ao ginásio fico tão envolvida naquilo que deixo os problemas à porta. é mesmo uma coisa que passa a fazer parte da nossa vida e sem a qual não ficamos a bater bem ;p é um vício bom, vá.
    eu como recuperação pós-treino costumo beber um shake de whey, essas bebidas energéticas não gosto muito.

    beijinho e bom trabalho

    ResponderEliminar
  2. Vejo que andas a precisar de novos objectivos para voltares aos treinos com força! Eu estou a pensar em ir a Meia Maratona de Lisboa em Dezembro... porque não tentas também?!? treinas para melhorar o tempo da ultima! :-P

    Correr é cada vez mais o meu momento de reflexão do dia... como corro quase sempre sozinho, dá para pensar em muita coisa.

    beijinho* :-)

    ResponderEliminar
  3. Nada como correr para queimar tudo o que aconteceu durante o dia! Há dias que venho muito desgastado do trabalho, só me apetece "dolce fare niente", mas forço-me a ir correr e no final nem pareço o mesmo!

    E depois... é um vício! Daqueles mesmo bons!!! :)

    ResponderEliminar
  4. Hermione: Nunca experimentei esses batidos... Fico sempre desconfiada de suplementos, se calhar por não estar muito por dentro do assunto. Beijinhos

    Pedro: A de Dezembro não digo, mas agora gostava de fazer a Meia da outra ponte! :) Mas até ao fim do ano surgem novas ideias.
    Beijinhos e boas corridas!

    João: É um bocado um vício, sim... Há dias em que custa tanto, mas no fim sentimo-nos sempre bem!

    ResponderEliminar
  5. Olá,
    Não me parece que seja interessante, mas eu vou deitar-me em cima da cama no sentido da largura e não do comprimento e de barriga para baixo. Coisa parva eu sei, mas é assim e já de lá saíram estados de espírito muito organizados...!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Hello!
    Quando preciso de arrejar a cabeça o que me faz melhor é ir fazer uma caminhada, mas apesar de saber disso, tenho dias que ataco o frigorífico e a despensa. Não vai pastel de nata, mas vai fruta, frutos secos...
    Não sou muitos dessas "águas"...para mim tem mesmo de ser transparente :)
    Bons trabalhinhos!

    ResponderEliminar
  7. eheheh amanha ao fim da tarde ja ponho no blog o meu truque para relaxar:D nao ha nada melhor...ou quase nada:p beijinhos!! aaaaaaahhh descobri um parque novo e hoje fui para lá à noite caminhar e é excelente o ar:) bejinhos grandes

    ResponderEliminar
  8. Realmente, este tempo tem sido uma bosta para treinar. Já fiz treinos com chuva, onde cheguei a casa menos molhado do que nestes ultimos dias...

    Quanto a organizar a mente, faço uma de duas coisas: ou treino, ou durmo.
    Sempre que acabo de fazer uma destas 2 coisas, fico sempre com as ideias em ordem =P

    ResponderEliminar
  9. Para mim todas as opções são válidas: ir correr, ir dar uma volta sozinha ou com os amigos, ficar a ver televisão deitada (mas sem o chá, não gosto de chá) ou, então, nada como uns bolinhos ou um chocolatinho...

    Ontem também apanhei uma chuvinha muito agradável enquanto corria. Mas o que eu queria mesmo era frio!

    Beijinhos,
    Isa

    ResponderEliminar
  10. Como correr já não posso tanto, descarrego na natação e de vez em quando numa futebolada :)

    Para recuperar e como também desconfio de bebidas hidratantes, nada melhor que o referido leite com chocolate (ao que parece e de acordo com a referida teoria deve ser magro, mas eu gosto mais de beber um da Mimosa que tem menos chocolate)

    ResponderEliminar
  11. Por acaso dou por mim ultimamente a apoiar-me na caminhada para des-stressar. E isso é o melhor que eu posso fazer, porque antes, des-stressava a comer uma tablete de chocolate.
    Quanto ao teu comentário no meu post de gases, realmente vou pensar seriamente na tua solução. E há aqui um ror de pessoas que me apetecia culpar pelo cheirete :)) Beijo

    ResponderEliminar
  12. Ema: O que interessa é que resulte! ;) Beijinhos

    Lulu: Também prefiro água da "transparente" e sem sabores. Se me desse para ter ataques de gula de fruta já não era mau... :) Beijinhos

    Amoridoce: Vê lá o que vais dizer! ;p Fico à espra então. Beijinhos

    kayro: É isso mesmo, uma pessoa chega a casa com as roupas pesadas de água! Dormir também é bom, mas só posso organizar as ideias depois. :p

    Isa: Havendo tempo, podia-se fazer isso tudo... seria um belo dia! :) Beijinhos!

    Pedro: Tens razão, convém ser leite magro! (Suponho que para controlar os níveis de gordura) Vejo que já leste sobre a mesma teoria... :) Eu faço mesmo em casa com cacau em pó.
    Natação é bem bom, não é tão desgastante para as articulações. Boas futeboladas!

    Sweet68: Não precisas de abdicar totalmente, podes sempre comer um (só um) quadradinho de chocolate e ir dar uma caminhada a seguir. ;) Beijos

    ResponderEliminar
  13. Boa tarde.
    Duas sugestões, se me for permitido:
    - ingerir uma bebida isotónica depois de um treino, não irá trazer benefícios, especialmente ao nível de recuperação. Também se for durante o treino, eu apenas recomendaria a sua ingestão para treinos de 10Km ou acima disso. Para treinos curtos, de 1/2 hora, a água serve perfeitamente para equilibrar a hidratação. Das várias que já experimentei, a Aquarius é a que gosto mais. E nos treinos costumo encher cada cantil de 500ml com metade de Aquarius e metade de água.
    - Em relação ao leite com chocolate para recuperação, eu sou consumidor habitual e recomendo vivamente. Mas fica a nota que tem de ser magro, senão, nem vale a pena ir correr com o que se ganha em calorias com o leite com chocolate. Deixo aqui a receita do batido que costumo fazer. É barato, simples e substitui perfeitamente uma refeirção, sendo ideal para os treinos ao fim do dia: "O meu batido de recuperação"
    Parabéns pela conquista da distância da meia-maratona e votos de bons treinos
    Luis Santos
    Ma Ke Jeto, Mosso on Sports

    ResponderEliminar
  14. Luis: Obrigada pelo seu comentário. É verdade, esqueci-me de referir que deveria ser leite magro. Quanto às bebidas isotónicas, não tenho por hábito beber.
    Gostei do seu batido! Apesar de nunca ter "bebido" esses ingredientes em conjunto, são alimentos que costumo consumir. É uma boa ideia, agradeço a dica.
    Boas corridas!

    ResponderEliminar
  15. Oi :D

    Quando eu preciso de relaxar vou cozinhar, e por isso é que passo a vida a fazer receitas! :P Se não fossemos só eu e o P. acho que passava os dias a fazer coisas saudáveis, e por isso normalmente digo que tenho de ter uns 10 filhos para eles comerem as minhas coisinhas :D

    Há séculos que não bebo leite com chocolate! É tão bom, já tenho saudades :D

    Eu também tenho muitos momentos 'daqueles', em que me sinto mesmo feliz :D É tão bom :D

    Beijinhos e boa noite! :D

    ResponderEliminar
  16. Pois eu se não correr também ninguém me aguenta! Sou mesmo um viciado!
    Eu até digo que já não treino, limito-me a correr!
    E já não treino porque treinar é algo diferente, com planificação, treino especifico e muito trabalho!
    Presentemente corro 5 vezes por semana com descanso à segunda e sexta feira.
    Com esta formula corro 3 dias seguidos durante a semana e dois ao fim de semana com o repouso estrategicamente colocado a cada ponta da semana!
    Para mim que já tenho o esqueleto um "bocado" empenado é a melhor solução! Quando tinha a mania (apenas a mania!) que era atleta corria 6 dias por semana com descanso sempre à sexta feira e uma vez treinei 44 dias seguidos (mas com treinos de recuperação pelo meio é claro).

    ResponderEliminar
  17. Joana: Dizem que cozinhar também é uma boa terapia. Para mim não tanto, a não ser bolos! ;) De vez em quando bebo UCAL, quando andava na universidade bebia muito ao PA e agora sempre que bebo vem-me à memória o bar da faculdade! :) Beijinhos

    Jorge: Sim, treinar e correr são coisas diferentes a nível de exigência, embora possa parecer que não. Agora tenho corrido apenas o que o corpo pede/deixa! O meu "esqueleto" ainda não aguenta treinar tantos dias seguidos... correr talvez.
    44 dias seguidos é obra!

    ResponderEliminar
  18. Neste momento correr é indispensável para mim. Desde que corro estou muito mais calmo.
    Também gosto muito de ouvir música.

    ResponderEliminar
  19. vgoncalves: Tens razão, a música também é um bom anti-stress (calminha ou mais agressiva também!)

    ResponderEliminar
  20. Não querendo ser muito aborrecida e sem saber ao certo o que já leram sobre o leite magro.
    Tudo bem que tem menos gordura, claro que sim, mas por outro lado tem menos nutrientes! Perde as vitaminas lipossolúveis(A,D,E e K), ou seja, as vitaminas que se encontram na gordura. E que são vitaminas bastante importantes. Portanto o leite bebido regularmente deveria ser, pelo menos, meio gordo. Apenas nos casos de pessoas que precisam mesmo de fazer dieta ou por razões de saúde, é que se deveria optar por leite magro.

    Desculpem lá a conversa, mas é que como o meu curso tem a ver com alimentos e como, ainda por cima, a minha tese é sobre lacticinios, passei muito tempo a ler e a ouvir falar sobre este assunto =P

    Beijoquinhas*

    ResponderEliminar
  21. Isa: Eu acho que isso do leite magro é só mesmo neste caso específico, devido à adição do chocolate.
    Mas agora que falaste em leite, há tanta coisa a dizer sobre o assunto... (Sim, eu já tive uma discussão sobre leite com amigos! lol). Como tu até dominas o tema, um dia falamos sobre isso! ;) Bjs

    ResponderEliminar