9 de outubro de 2012

Recuperação e panfletos

Ontem, com uma semana de atraso, fui fazer uma corrida de "recuperação" em condições. Apesar da recuperação da prova não ter sido tão dura como pensava, já que só me doíam as coxas ao levantar-me, sentar-me e ao utilizar as escadas (coisa pouca). Não vivesse eu num segundo andar sem elevador e não tivesse de alternar entre horas de pé e horas sentada no meu trabalho, a coisa até teria sido pacífica. Mas saí para correr ao fim do dia, devagarinho, já que depois da corrida de sábado de manhã senti-me invulgarmente cansada.
 
Duas situações a registar:
1. Ao passar em frente ao Lidl,  um rapaz que está a distribuir Dicas da Semana estende-me simpaticamente um jornal para eu pegar. Ora, eu estou a correr. Devagarinho, mas estou. Porque é que ia pegar no jornal que só ia acabar por ficar meio desfeito com o meu suor e manchar a minha mão, hum? Acenei que não.
2. Numa esquina, uma rapariga distribui panfletos publicitários de um condomínio fechado, cujas casas nunca na vida vou ter dinheiro para comprar. Eu sei o conteúdo desses panfletos porque, mais uma vez, apesar de estar a correr, estenderam-me o papel para a mão e desta vez ao contrário do jornal, por reflexo, aceitei. Depois cheguei ao fim da rua e pus num caixote do lixo. Sou má! Ahah (nem por isso, já havia lá vários).
 
Eu estou ali a tentar bater recordes mundiais (por acaso não) e só me querem entregar material de leitura porquê? Começo a sentir-me insegura da minha performance...
 
Como era um treino sem nenhum objectivo de tempo ou outro que não o "mexer as pernas", nem liguei muito. Sei que as pessoas já estendem os panfletos de forma automática. Mas fez-me lembrar uma vez em que estando a meio de uma corrida (semi) rápida umas senhoras queriam que eu parasse para me mostrarem "A Sentinela" e falar um bocadinho... Eu que, apesar de não ser crente da religião em questão, quando não tenho pressa até costumo parar e falar com as senhoras, fiquei a pensar "Mas que raio?!Estou a CORRER."
 
 
Mais uma vez não levei relógio. Corri por volta de meia-hora, por isso devo ter feito cerca de 5km a passo pequenino, seguidos de alongamentos in situ (geralmente espero por chegar a casa).
 
 
Quando regressei a casa, já a caminhar, é claro que o rapaz da Dica da Semana já lá não estava e eu fiquei sem saber as promoções da semana. É castigo. (O meu prédio é daqueles "Publicidade aqui não, obrigado".)
 
 
Depois de aquecer já não gosto de parar durante o treino. Tento evitar percursos em que tenha de atravessar muitas estradas e passadeiras com sinais por causa disso.
E vocês, correm numa zona relativamente calma? Não gostam de parar a meio do treino ou não vos importa?
 
 
Mudando de assunto, não sei se foi de ter corrido mais quilómetros num só dia do que alguma outra vez na vida, mas desde o anterior domingo que ando com uma fome devoradora. Hidratos de carbono e doces, claro. Ainda bem que não tenho o habitual stock de chocolate e gomas em casa.
 
 
 
Já é a terceira vez no espaço de uma semana que como esparguete à bolonhesa com os mais diferentes acompanhamentos e não tenho vergonha de admitir.
 
(Qual a vossa comida de eleição?)
 
 
O que vale é que acho que já escolhi a minha próxima prova. Vai ser uma experiência diferente, para me motivar. Quando me inscrever depois digo qual é.
 
Boa semana!
 


28 comentários:

  1. Olá Menina!

    Divertida crónica! :)

    Essa de quererem falar sobre religião quando se está a treinar, fez-me rir com gosto!

    Os meus locais de treino são sossegados de trânsito. Ora no Passeio Marítimo de Oeiras, ora no complexo do Jamor, ora nas subidas do Tagus Park (mas já fora das horas normais de trabalho, portanto também sem trânsito).

    Quanto à pergunta da comida de eleição, não tenho assim uma. Há vários pratos que gosto mais do que outros mas eleger um é complicado.

    Fico então a aguardar com expectativa o anúncio da próxima prova.

    Força!

    ResponderEliminar
  2. a semana de recuperação também faz parte do plano de treino :)
    eu gosto de bolonhesa, mas não é o meu prato preferido. mas também não sei dizer qual é, sou um bom garfo :)

    ResponderEliminar
  3. Para a proxima prendes a dica da semana no elastico das calças. onde já se viu!!!! agora não sabes as promoções do lider. lol :D é mesmo castigo.

    eu tb nao me importava de comer a tua bolechena, desde que abri o teu blog ela não para de me piscar o olho... eu já disse que sou comprometida, e não posso trair com massa, mas ela não para de me seduzir!!!!

    Então inscreve-te rapido, para depois nos contares :D

    Beijinhos coisa linda

    ResponderEliminar
  4. Olha, eu normalmente apanho algumas passadeiras e semáforos até chegar a Monsanto. Talvez uma meia dúzia.
    Não gosto muito de parar, mas na maioria das vezes tem de ser, porque nem todos os condutores são bondosos para uma pobre corredora como eu e também há uma ou duas passadeiras cuja visibilidade não é muito boa e nesse caso atravesso a andar que é para estar mais atenta.

    Quanto a panfletos, até hoje ninguém me tentou dar nada para ler =P

    Bjs e bons treinos!

    ResponderEliminar
  5. Hello!
    Tens de levar uma t-shirt a dizer :
    "Agora não! Estou a correr" :)
    Foi a corrida que te gastou as energias e agora o corpo está a pedir reposição! Ou será o SPM...?
    Comida de eleição = qualquer coisa que seja "confort food", por isso tem de ter hidratos de carbono! Massa, massa, massa! Pão, pão, pão! Papas, papas, papas!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Hello :D

    A minha comida de eleição também é esparguete à bolonhesa! E chili :D Mmmm chili :D

    Eu também aceito sempre os panfletos por reflexo, o P. passa a vida a gozar comigo porque depois vai tudo para o lixo :P

    Beijinhos e tem um bom resto de dia :D

    ResponderEliminar
  7. Anónimo9/10/12

    Comecei há pouco tempo a correr com regularidade e também constatei que a minha vontade de comer aumentou...e aumentou muito! Por isso acho que é normal :P

    ResponderEliminar
  8. João: Correr já é uma experiência bastante espiritual por si só (às vezes!) ;)
    Nunca fui correr para o Jamor, mas pelo que sei há sempre muita gente a treinar por lá. Um dia destes!
    Continuação de bons treinos, pré Maratonista!

    Hermione: Vai variando, eleger uma entre tantas é difícil. Beijinhos!

    Moça: Sempre uma mulher prática! ;) Beijocas!

    Isa: Dos carros tanto há os que fingem que não vêem como os que se armam em engraçados, tem de ser ter cuidado. Como às vezes vou muita distraída a correr prefiro evitar zonas com trânsito. Beijinhos!

    Lu: Gostei desse slogan ara a t-shirt, vou adoptar! Também pode ser que seja SPM, sim... No resto do mês é que não sei qual é a desculpa! ;) Beijinhos

    Joana: Eu costumo aceitar sempre, porque eles estão a fazer o trabalho deles e querem despachar aquilo o mais depressa possível. Só não gosto de contribuir para o desperdício de papel, mas pronto... Beijinhos!

    Anónimo: Parabéns por ser um (uma?) novo corredor, espero que mantenha a regularidade, que só faz bem! A contrapartida da fome... pois, é algo que temos de gerir. :)

    ResponderEliminar
  9. ahaha ri-me um bocadinho com as pessoas da publicidade a chatearem-te na corrida :p Não duvides da tua performance, penso que eles têm é que despachar os papéis e a dica xD
    huum gosto tanto de massa à bolonhesa, mas já não como há tanto tempo... tenho que fazer :)
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  10. LOL, sou uma poeta nata! hahah (este fds bloquearam-me de um blog, e acho que ainda estou revoltada, não pela pessoa me ter bloqueado, mas pela situação... de rir... enfim...)

    Fazer xixi nos hospitais nao é fixe, não...

    Muito obrigada pela resposta :D
    nunca li nenhum dele, vou investigar.
    ando com muita preguiça de ler, e acho que neste momento só uma coisa muito absurda, ou sei lá eu o quê... um livro daqueles que prenda as pessoas não sei como... (como vês, nao sei o que ler... lool)

    Beijinhos cachopa!

    ResponderEliminar
  11. Tanto suspense em torno na próxima prova. :)
    Posso dar um palpite? Acho que vem aí o primeiro (mini) trail.
    Será que acerto?

    Beijinhos e boas corridas, com ou sem panfletos.

    ResponderEliminar
  12. Lady V: Há que encontrar comédia nos pequenos momentos da vida... :) Beijinhos

    Tiago: Oh, assim não vale, já tinha dito! :) É só para não acontecer o mesmo que na Corrida das Fogueiras, em que me fartei de falar e depois as inscrições esgotaram e eu ainda não me tinha inscrito! Mas em princípio é mesmo isso. ;) Bjs, boas corridas!

    ResponderEliminar
  13. A minha zona de treino é tipo um misto, ora tenho o parque das Conchas onde é calmo, ora tenho a Alameda das Linhas de Torres (quando faço um treino maior) onde tenho que atravessar bastantes estradas e com algum transito.

    Quanto a comida de eleição, costuma ser massa (qualquer tipo) com almondegas.

    Ah, e as provas, como estavas a dizer que ias fazer um trail, estou a pensar em Monge ou Casainhos. Certo ou completamente ao lado? =P

    ResponderEliminar
  14. kayro: Sempre em cima do acontecimento! :) Uma dessas provas nem tinha conhecimento. Já fizeste alguma prova de trail?
    Só fui uma vez correr para a Qta das Conchas e gostei bastante, tem um terreno bastante variado.

    ResponderEliminar
  15. boas :) e bons treinos.. local de eleiçao de treino o novo e fabuloso parque da devesa em vila nova de famalicao.. onde treinam os vips Rui Pedro Silva e Dulce Felix lool eles voam loool

    Ah trail fiz um de 21km na semana passada... serra de arga... q loucura ... maravilhoso e duro.. muito duro...


    Como se diz em linguagem de trail.. que empeno.. comida favorita.. leitaooooo loool

    :)

    ResponderEliminar
  16. Nainho: És de Famalicão? Tive um colega de faculdade que era daí, o Jorge. Conheces? ;p
    É bom saber que ainda investem em espaços verdes, todos ficam a ganhar, atletas incluidos.
    21km de trail já não é brincadeira.. tu é que podias escrever um blogue! ;)
    Não sabia que era linguagem de trail, mas eu empeno muitas vezes! :) Bjs
    PS: Deixa o leitão, tadinho. :p

    ResponderEliminar
  17. Olá Menina.
    Eu treino no Estádio Universitário ou no Inatel. Aí ninguém me chateia com panfletos.
    Eu aconselho a Corrida do Monge em Sintra, são 12 km. Vou estrear-me este ano.É na mesma zona da Corrida do Guincho de que falei no blogue. E de que gostei bastante.

    ResponderEliminar
  18. vgoncalves: Quando estudava ia muitas vezes para o Estádio Universitário. Há muito tempo que não ponho lá os pés!
    É mesmo a essa que estou a pensar ir. Não conheço bem essa zona, mas é uma boa oportunidade para começar a conhecer.

    ResponderEliminar
  19. Se fores, posso ajudar-te.

    ResponderEliminar
  20. Morri de ri com o pessoal tentando distribuir panfletos enquanto você corre. mas é como você mesma falou, é um ato mecanico deles. Bons treinos e saia com uma sacola para arrecadar os panfletos.
    Beijos

    ResponderEliminar
  21. Bom dia, folgo em saber que regressaste aos treinos.

    Não há fé suficiente no mundo que salve as almas pecadoras que surgem em calções curtos e suados, por isso é um imperativo divino ( por cada alma resgatada recebem um cartão cheio de pontos celestiais que dão desconto nas lojas aderentes ).
    Se eu fosse santo dava ás senhoras um lugarzinho bem confortável no céu, só mesmo pelo esforço de redenção. Demonstra por outro lado a falta de pessoas com paciência ..Essa sim divina de as aturar
    Aqui nesta banda abençoada e desértica é a mesma coisa, por sorte ou talvez não, ainda não fui abordado enquanto corro, quem sabe talvez pelo ar tresloucado como fico, que pareço mais um filho de belzebu do que um potencial arrependido.

    Bem falando em pecado,
    a Bolonhesa .hummm quero lá saber que seja 3 ou mais vezes,,é um prato com tudo o que precisamos para repor energias, com carbo-hicratos , proteína, tudinho e ainda por cima digno de se lamber a real beiça.

    trail: Já li em resposta boas sugestões no teu Blog. Acho que o Guincho, os monges, Arrábida (sugestão da Maria) São todas excelentes sugestões difíceis de escolher.

    Por mim a Arrábida pela serra, pela paisagem e pelo moscatel, porque se corremos por gosto bebemos o belo do moscatel com mais gosto ainda.

    J


    ResponderEliminar
  22. vgoncalves: Obrigada. Quando me inscrever aviso aqui. Também gostei das sugestões dos Casainhos (por ser mais perto) e da Arrabida (pelo moscatel :) ).

    Corredora Feliz: É o que dá correr pelo meio da cidade... :) Beijos e boas corridas!

    Jorge: :) Se todos fizessem mais exercício físico, o mundo seria um lugar melhor, eu acredito. ;) Por acaso, apesar de não ser uma pessoa particularmente religiosa, gosto sempre de ouvir os outros falar de diferentes religiões. Acho a fé (não o fanatismo) fascinante.
    E agora quando fizer um trail sempre corro um bocadinho mais perto do céu ;p.
    Boas corridas!

    ResponderEliminar
  23. Fotos de Ruben - (https://plus.google.com/photos/111533132055248168059/albums/5797371935016811201?banner=pwa&authkey=CKW6zcKdgLTnvwE)

    Fotos de Ruben - (https://plus.google.com/photos/111533132055248168059/albums/5797347778344629761?banner=pwa&authkey=CP_B6tKegrbzFQ)

    Fotos de Ruben - (https://plus.google.com/photos/111533132055248168059/albums/5797407111677138785?banner=pwa&authkey=CPn2ibPtofK6mQE)

    Fotos de Ruben - (https://plus.google.com/photos/111533132055248168059/albums/5797375581796661809?banner=pwa&authkey=CMbStKLI-tacDw)

    Fotos de Ruben - (https://plus.google.com/photos/111533132055248168059/albums/5797404970859883169?banner=pwa&authkey=CMTPp57r5ZKuygE)

    Fotos de Ruben - (https://plus.google.com/photos/111533132055248168059/albums/5797403884875879473?banner=pwa&authkey=CLzSqJvO1dGx2QE)

    Fotos Mini - Trail (de Cristina Pinto) - (https://www.dropbox.com/sh/t47t5h4rnh1esr3/2tjx6hZd3l)

    De famalicao jorge a estudar em lisboa.. conheci um.. q tirou psicologia... nao sei se é o teu curso..

    :)
    tens ai milhares de fotos do trail serra d arga se te apetecer ver :) loool

    ResponderEliminar
  24. Nainho: Sabes que estava para apagar o teu comment porque eram tantos códigos que pensava que era spam! Só depois é que vi que tinhas escrito no final.
    É outro Jorge então! :) Eu andei na FCSH, da Univ. Nova.
    Vou dar uma vista de olhos para me inspirar o treino depois do trabalho! lol ;)

    PS: Aquele troço junto ao rio/ribeira é bem bonito, mas não deve ser fácil...

    ResponderEliminar
  25. eu nos meus tempos de estudante em lx.. ia jantar imensas vezes à avenida de berna e tomar café ao cafe do hotel continental ... morei ai perto.. e estudei relativamente perto dai loool...

    :)

    ResponderEliminar
  26. Nainho: Não sabia que tinhas estudado em Lx. QUEM é que não ia beber café ao Continental?! E ficar a "estudar" naquelas mesas com os cadeirões almofadados... Belos tempos! :p
    Já vi a maior parte das fotos e decidi que vou increver-me num trail destes! Um dia... :) A paisagem lembra-me os poços e ribeiras da terrinha.

    ResponderEliminar
  27. Bem aqui no campo ninguém me quer entregar panfletos!
    Mas já tive de parar no treino para acudir a algumas situações como desembaraçar um pássaro que estava preso no cordel, transportar um pássaro ferido para os cuidados de quem sabia resolver a situação e até ajudar com um "bomba"
    Corredor rural é outra coisa!

    ResponderEliminar
  28. Jorge: É verdade, no campo é outra coisa! Preferia parar para socorrer um passarinho, aliava a prática de exercício a uma boa acção. :)

    ResponderEliminar