18 de outubro de 2012

Singing in the rain

Quem nunca lhe apeteceu, num dia de chuva, recriar esse grande clássico do cinema? Geralmente o bom senso (e a vergonha) trava-me, mas já correr à chuva: adoro.
 
Aí está ela, equipada e pronta a sair.
 
Acho que só houve uma vez em que apanhei um grande temporal. Estava a correr há cerca de 15 minutos, estava escuro e não tinha onde me abrigar. Já estava encharcada de qualquer maneira, por isso continuei a correr. Acho que só passei por outros dois corredores que foram igualmente apanhados de surpresa (ou não) pela chuva que caía a cântaros, e uma mulher que passeava o cão. Não avistei mais ninguém. As ruas estavam desertas. Sentia a água a escorrer-me pela cara e a turvar-me a visão, as meias e ténis ensopados, num contínuo chlap chlap ao ritmo das passadas, as pernas a encherem-se de lama e areia que acabavam por escorrer em gotas de chuva. Quando passei à beira de um café com os últimos clientes do dia, os seus olhares validaram o que já me passava pela cabeça: "devo ser é maluquinha".
 
Cheguei a casa cansada, vermelha, despenteada e encharcada de suor e chuva. Nem me atrevi a entrar em casa com os ténis calçados. Tirei o que me pareceram 5kg de peso dos pés e descalça segui logo directa para aquele que senti como o melhor duche quente de sempre.
 
Correr à chuva não é confortável, mas nessa noite senti-me uma verdadeira atleta. Nesse dia corri à chuva (chuva a valer, não uma chuvinha) e aguentei-me. E maluquinha como sou, até gostei. Tal como Gene Kelly na sua eterna dança, saltei passeios, pisei poças, chapinhei na água. Sou até capaz de ter cantado um bocadinho, só na minha cabeça.
 
 
Ontem saí num esperançoso "impermeável", mas não choveu. Apenas pequenas ameaças que nem chegaram a humedecer o chão.
 
 
No entanto, o impermeável ficou molhado na mesma, porque ontem tentei um treino mais rápido. Eu nem sei porque é que me meto nestas coisas de tentar melhorar tempos, porque claramente detesto correr com mais velocidade. Mas eu sou assim, tenho estas ideias mirabolantes e depois não consigo abandoná-las. Sei que no fim tudo compensa (esperemos), mas se conseguir chegar até ao fim do ano a fazer 57.59 aos 10km  já fico contente e não quero saber tão depressa de melhores tempos (acho...).
 
Tudo isto me passou pela cabeça no primeiro treino mais "rápido", por isso começamos bem!
 
Como eu não percebo nada de séries, fartleks, intervalos e etcs., inspirei-me num plano de treinos gratuito disponibilizado pela app RunKeeper para "Sub 55 min 10k"  (também tem um "Begginers 5k", para quem esteja a começar). O plano engloba 61 treinos, e como eu não quero manter a tortura tanto tempo e o objectivo não é tão ambicioso, adaptei um dos treinos mais levezinhos.
 
Vejam lá se dá para perceber:
 
 
 
A ideia era:
 
- Aquecimento: 5 min.
- 1km ritmo acelerado, seguido de 3 min. de recuperação a trote.
- Repetir mais 4 vezes.
- Arrefecimento: 5 min.
 
Foram 5km intervalados, por assim dizer.
 
Apesar do esforço, não correu assim tão mal. Consegui manter a velocidade no ritmo esperado, mas vou limitar este tipo de treino a uma vez por semana. Não gosto de correr sob comando do bip.
 
E vocês:
- Corridas rápidas ou corridas longas?
- Exercício: chuva, frio ou calor?
 
 
Entretanto, venham as corridas mais longas e despreocupadas, venha a chuvinha (eu pus "inha", não me batam!:) ).
 
Mas há lá coisa mais aconchegante que estar em casa quentinho com o som da chuva a cair lá fora? Só se for daqueles treinos à chuva geniais, em que nos sentimos tal qual o Gene Kelly.
 
"Let the stormy clouds chase.
Everyone from the place,
Come on with the rain
I have a smile on my face.
I'll walk down the lane
With a happy refrain
Just singin', singin' in the rain
."
 
 
Tenham um bom dia!



27 comentários:

  1. eu lembro-me de uma chuvadona que apanhei há uns meses atrás, fiquei toda molhadinha em suor e em chuva ;p mas até sabe bem. nunca tive coragem de sair de casa para correr já estando a chover, mas já corri mais rápido com medo que viesse a chuva ;p mas prefiro correr assim do que com muito calor, confesso.

    os fartleks e as séries são os ideais para treinar velocidade. eu pessoalmente prefiro corridas longas do que velocidade, mas as séries são muiiito importantes.
    (vê isto http://www.sportlife.com.pt/index.php/corrida-222/item/744-treino-fartlek)

    eu na última prova que fiz de 10km fiz esse tempo, 57'38'' mas o R. foi sempre a puxar por mim. a próxima prova que vou fazer é o urban trail coimbra :)

    beijinho, boas corridas

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  2. O correr à chuva tem depois a grande recompensa dum maravilhoso duche.
    Nestes anos, já apanhei chuvadas que nunca me passariam pela cabeça, mas sou assim, se o treino está marcado, não é uma chuva que mo vai impedir!
    Quando o treino é no Passeio Marítimo de Oeiras e está a chover, sou sempre apenas eu e o máximo é cruzar-me com mais 2. Muito longe da habitual afluência.
    Aliás é curioso verificar ali que no último mês antes da Marginal à Noite e da Corrida do Tejo, há uma grande lotação de atletas a treinarem. Passam essas duas corridas e regressa apenas aos habituais de sempre.

    Quanto aos 57.59, depois de alcançados aparece logo outro objectivo.

    Nós, atletas, somos insaciáveis! :)

    Bons treinos!

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  3. Ontem também tinha esperança de apanhar chuva no meu treino mas, após um dia bastante chuvoso, parou de chover quando saí para correr.
    É preciso azar! =) Eu queria mesmo treinar com chuva.

    Por acaso até fiz um treino parecido com o teu. Fui alternando ritmos.
    Tentativa de bater a hora na Corrida do Tejo. Veremos.

    Claramente prefiro corridas LONGAS! E já ando cheia de saudades. Desde a Meia acho que ainda não fiz nenhum treino acima de 1h,até porque ando concentrada no Tejo.
    Mas eu quero é voltar às minhas corridas longas, com pelo menos 1h30 =)

    Ah, e exercício com frio!!! E chuva, desde que não seja temporal.

    Beijinhos e até ao Monge!

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  4. Só nao bato devido ao inha mesmo:D agora a serio eu ate gosto de chuva...desde que nao tenha de levar com ela lol. ja andei à chuva e sentir a roupa toda colada, nao é muito bom...nao é nao:D para mim, exercicio, ao fresco, se tiver um ventinho fresco...maravilha:) caminho horas sem parar...vem calor...estraga tudo...beijinhos

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  5. Não sei como consegues correr com chuva, deve ser realmente o gosto por correr :) Eu detesto chuva, mas não consigo levar um guarda-chuva comigo. Vai daí, nem me atrevo a correr ou caminhar xD
    Beijinho*

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  6. Olá,
    ainda ontem me aconteceu correr com a chuva a acompanhar-me em todo o treino e tal como tu é um prazer redobrado. Ontem fiz um treino de 11k e durante aquela quase 1 hora, ali andou ora de um lado ora de outro, naturalmente a certificar-se de que eu ficava que nem um pinto, assim que cheguei a casa..parou! Acho que a chuva gosta de correr tambem :))

    por falar nisso olha quem se lembrou de aparecer:
    http://www.youtube.com/watch?v=rmCpOKtN8ME

    ps: se te visse assim nos meus treinos nocturnos..até corria mais rápido ;)

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  7. Hermione: Eu sei que séries são importantes, mas não é por elas que gosto de correr... Ter um namorado mais rápido a puxar por nós é capaz de ser mais interessante e também resulta, pelos vistos! ;) Sempre vai haver Urban Trail em Coimbra? Aproveita, deve ser espectacular. Beijinhos

    João: Aqui para os meus lados a maior afluência é nos meses de verão (praia), depois acalma um bocadinho. Os duches quentinhos depois de uma chuvada são os melhores, não é? :)
    Chegando aos 57.59 logo vejo... :)
    Boas corridas!

    Isa: Com frio, SEMPRE! :) Podemos combinar um treino de 1h30, aqui é quase passeio, não é como Monsanto... ;) Até aos Monges! Bjs

    Amoridoce: Já apanhei um dia de caminhada inteira à chuva... e também não achei muito agradável porque foram muitas horas com a roupa encharcada. Mas se for só um bocadinho... ;) Beijinhos

    Lady V: Também não gosto muito de usar guarda-chuva. Ou melhor, não me importo quando o estou a usar, não gosto é de carregar com ele depois ou esquecer-me dele em algum lado! Beijinhos

    Jorge: A chuva devia andar a perseguir-te então, por isso é que aqui só chegou mais tarde! ;)
    Ahah, havias de ver quando está mesmo muito frio e eu levo um lenço escuro a tapar-me o pescoço até ao nariz (estou a brincar ;p). Mas não precisavas de correr MUITO mais rápido, que eu não apanho ninguém... :) Boas corridas!

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  8. O primeiro objectivo de quem começa a correr é vencer uma distância. Primeiro, 5, depois 10, depois 21. Depois disso vem geralmente o segundo objectivo: cumprir as distâncias já vencidas mas de forma cada vez mais rápida. A questão é que o corpo humano, essa máquina fantástica, habitua-se demasiado depressa aquilo que o cérebro lhe diz para fazer. Ou seja, de início, nem 1Km fazemos sem ficar com vonatd cuspir um pulmão. Mas em breve, com treinos, já fazemos 10Km naquele ritmo 'normal' e com a sensação de dominar totalmente a respiração. Se não fizermos mais nada, vamos andar sempre a correr os 10Km no memso ritmo, porque o corpo não foi 'ensinado' a correr mais depressa. Como é que isso se faz? Forçando o corpo a sair da 'zona de conforto'. Custa? Custa muito. Mas sem forçar os limites de esforço, não melhoramos.
    O Fartlek não precisa ser tão rigoroso e pode ser feito sem "bips" de um dispositivo electrónico. Como? Aquecendo os tais 5min e depois, ir estabelecendo metas visuais conforme o gosto, p.e., dizer que vamos fazer os próximos 3 quarteirões a ritmo rápido e que depois fazemos um trote de recuperação na rua seguinte. Tão simples quanto isso.
    O fundamental é mesmo definir o ritmo que queremos fazer, e para isso é importante correr com um dispositivo electrónico que para além de "bips" também nos diga a que ritmo vamos. Esse treino está bom, podendo-se no entanto aumentar os limites de aquecimento e arrefecimento para 10min.
    Qual o ritmo 'normal' nas corridas? 6:00min/Km, ou seja, 60min para fazer 10Km? Então vamos tentar melhorar isso. P.e., o aquecimento e arrefecimento a serem feitos a 6:30min/Km, assim como o trote. E nas séries de 1000m, tentar ir para os 5:30/Km. É fundamental que seja um ritmo que se aguente ao longo das 4 repetições. Não vale a pena apostar num ritmo que apenas dê para aguentar 2 repetições rápidas e as seguintes mais lentas.
    Depois, se possível, controlar a máquina através dos batimentos cardíacos. Se possível, nas repetições rápidas, tentar não ultrapassar os 95% de esforço. P.e., no meu caso é (220 - idade 44) = 176bpm x 95% = 167bpm.
    Uma vez por semana é o suficiente nesta fase. Isso, mais um treino onde se façam rampas e ao fim de um mês, os progressos na velocidade serão evidentes.
    No Pain, No Gain :)

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  9. Bluewater: Eu costumava dizer que gosto de correr e não de competir. Enquanto que por um lado é verdade, por outro gosto de superar-me, por isso acabo por ter uma competição comigo mesma. Muito obrigada pelas dicas! Eu tenho várias dúvidas em relação aos tempos a manter (ontem fiz os kms rápidos a cerca de 5.40). Ao início também fiz essas contas para chegar aos límites das frequências cardíacas, mas depois, ao correr, vi que o límite de esforço era um pouco maior e adaptei. Geralmente, é pelos bpm que me guio, já que nem sempre levo o tlm cmg para ver os ritmos e distâncias.
    Vou então tentar englobar um treino de rampas, para variar também.
    Prefiro manter o nível de "pain" o mais moderado possível, mas gosto de coisas que dão luta. ;)

    Obrigada!

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  10. Eu adoro a chuva: andar à chuva, ouvir a chuva, tudo. É claro que depois constipo-me e dói-me a garganta e fico sem voz e tenho de ficar a olhar para os doentes feita parva quando eles falam comigo e não lhes posso responder, mas pronto é a vida :P

    Espero que consigas melhorar o teu tempo ;)

    Beijinhos e não te constipes ;)

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  11. Joana: Rain lovers united! :) Agora que falas nisso, acho que nunca fiquei constipada por apanhar chuva, mas não quero agoirar... Beijinhos!

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  12. Eu gosto de correr com tempo frio e chuvoso. Já fiz várias corridas debaixo de uma chuva intensa. Nunca me constipei depois destas corridas. Aliás, correr nessas condições só reforça as nossas defesas.
    E parece que no Domingo vou fazer outra corrida á chuva.
    Olhando a foto, parece que estás preparada para todo o tipo de intempérie.

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  13. Anónimo18/10/12

    Olá.

    Posso sugerir um bom site para esclarecer umas boas duvidas sobre como melhorar a velocidade, intervalos, etc?

    http://www.atletismo.carlos-fonseca.com/

    Se não conheces, explora que tem informação muito boa.
    E realmente posso confirmar que os treinos especifico "de qualidade" funcionam mesmo

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  14. vgoncalves: Pelo que vi agora no telejornal, vai deixar de chover e as temperaturas vão subir no sábado, não vais ter sorte! ;) A foto engana porque o "impermeável" é mais corta-vento que outra coisa. Pode ser que as coisas se ajeitem para a Corrida do Monge. :)

    Anónimo: Obrigada pela info, vou explorar esse site com atenção.

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  15. Hello!
    Pronto! Se querias que ficasse com a canção na cabeça, conseguiste!
    Chuva- gosto de estar em casa e que esteja a chover torrencialmente lá fora. Apanhar chuvadas...em por isso! Faz-me mesmo muito mal ao reumático e aos ossos (sim! parece mesmo que tenho 32 anos!)
    Dessas aplicações sou uma naba à esquerda (ainda é mais forte que o zero!)

    *Caminho de Santiago - eles foram de comboio para Espanha, mas não sei exctamente onde começaram...Sei que foram 15 dias à média de 80Km/dia e que conheceram gente gira- não estou a falar das pirosas das revistas, mas sim de pessoas com uma experiência e histórias de vida impressionantes. Isso para mim é que é ser giro!
    *Amanhã será mais uma louca noite de sexta feira, right? O sofá já está à minha espera :)

    Beijinhos

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  16. Lulu: Eu também andei o dia todo com a música na cabeça! Podia ser pior... :)
    É verdade, conhece-se gente impressionante e fala-se de tudo. Sabes que uma vez encontrei uma rapariga francesa e fomos mais de 2horas juntas a falar de objectivos de vida, sonhos, fé, etc. e só quando nos separámos é que me apercebi de que nem trocámos nomes?! É mesmo assim.
    Amanhã por acaso tive um convite para uma coisa gira. Hoje em dia tem que ser mesmo uma coisa que me cative muito, para abdicar da "noite louca" no sofá. ;p Beijinhos!

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  17. Adoro correr com chuva, vento, lama, granizo TUDO, menos trovoadas que é perigoso!
    E nunca me constipei, e já levo uns anos disto :)
    Com um "bruto" banho quente depois não há problema.
    A questão é não arrefecer!

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  18. Jorge: Sim, um bom banhinho cura tudo! :) Eu gosto de trovoadas desde pequena, de ficar a olhar para os relâmpagos à janela (a minha mãe ficava fula comigo), mas correr com tempestade dessas também já acho demais!
    Correr com vento: odeio! :) Já com neve deve ser uma experiência interessante...

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  19. Eu diria que pareces mais o rocky pronto para correr à chuva :D
    é tão bom!
    correr/ andar/ ir para a praia à chuva!

    Beijinhos grandes linda cachopa :D

    ps: vou fazer um post a dizer o que é i insanity.

    ****

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  20. Moça: É verdade, lembra um bocadinho o Rocky! Só que eu não engoli um batido de meia dúzia de ovos crus antes de sair. ;)
    É bom saber que anda por aí mais gente que entende as qualidades de um bom dia de chuva. Beijinhos!

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  21. Olá!
    Acho que andamos todos à volta da mesma coisa.
    Já corri com chuva e até sabe bem pois o corpo arrefece um pouco, agora ficar totalmente encharcada ai ainda mexe na minha zona de conforto.
    Mas se realmente nos dá prazer a corrida, saímos de todas as bolas de conforto e nos sentimos realizados e avidos para ter mais.
    É um bom tempo o pretendido, sem stress. E tudo depois depende dos nossos objectivos.
    Eu também ando a querer melhor a marca dos 10km mas estou a preparar-me para a minha primeira meia e ai, a rapidez nos primeiros 10km já não contam muito. O que conta é a tua resistência em chegar aos 21km.
    Espero que tenhas o teu objectivo no domingo.
    Para mim vai ser uma estreia pois vai ser a primeira vez nessa corrida.

    Bom fds e bons treinos
    **

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  22. No Domingo passado fui fazer 5 km e também fui apanhada pela chuva! Tens mesmo razão, correr à chuva é das melhores coisas! :D E não foi uma chuvinha.. ahah Definitivamente que vou repetir, mas desta vez mais agasalhada xD

    Eu prefiro corridas mais rápidas :)
    Beijinhos *

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  23. Gilia: Olá! Não vou participar na Corrida do Tejo este domingo, mas desejo-te boa sorte! Também gostei muito da altura dos treinos para a Meia. Para o ano volto para tentar melhorar. Beijos e boas corridas!

    Joana: Mesmo com o impermeável acabo por ficar encharcada (também é daqueles fraquinhos, os "bons" são muito caros). Boa corrida do domingo! Beijos

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  24. Eu também adoro correr à chuva ...dá-nos uma força extra...Tornando-nos invenciveis !

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  25. Filipa: É mesmo essa a sensação, como se fossemos "muita duros"! :) Beijinhos

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  26. Eu adorava correr, quer dizer, conseguir correr, mas estou muito mal preparada e mesmo alguns treinos de 5k para iniciados são muito puxados para. Só andar "cansa-me" o espírito...lol. Vou investigar a app RunKeeper. Alguma sugestão?

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  27. Dúvidas e Certezas: Olá! Ali no lado direito tenho um separador ("Queres começar a correr, segue um plano") com alguns exemplos de planos, nomeadamente um para inciantes 5km (alterna caminhada com corrida). O do RunKeeper é semelhante a esse. Podes também consultar o site: myasics.pt e criar um treino personalizado! Beijinhos e obrigada pelo teu comentário.

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