12 de novembro de 2012

29º GPA Prova Cândido de Oliveira

Mais um domingo de prova que desta vez começa com o despertador a tocar um pouco mais tarde do que habitual, 8h15, já que a corrida era próxima. Estava solzinho lá fora, mas não se deixem enganar porque estava um frio... upa upa! Um "calor esquisito", como dizem alguns amigos meus. Ainda bem que não sou muito friorenta porque saí apenas com um corta-vento fininho por cima da t-shirt.
 
Fiz uma corridinha da porta do prédio até ao carro, que fui deixar no bairro dos meus pais, onde o meu pai já estava à minha espera para irmos buscar os dorsais ao Grupo Desportivo que organizou a prova, que ficava a poucas centenas de metros.
 
A prova principal, a dos 6km (aprox., já lá vamos), tinha início marcado para as 10h30, mas como tivemos de aguardar a chegada dos Juvenis (prova de 3km), cujo último classificado chegou com algum atraso e bastantes aplausos, só já perto das 11 horas é que estavam os atletas na linha de partida, que entretanto já tinha avançado uns 20 metros, apesar da insistência dos organizadores que pediram repetidas vezes, sem sucesso, que os corredores recuassem.
 

Partida dos Juvenis, que eram pouquinhos.


Apesar de ser uma prova pequena, em distância e em participação (penso que estavam cerca de 200 atletas na prova principal), é muito competitiva e tem a presença de bons atletas, uma vez que o pódio tem prémios monetários.
Portanto era eu, o meu pai, alguns senhores e senhoras mais idosos do bairro que se juntam à festa da corrida e um monte de atletas bons e/ou de Grupos Desportivos equipados a rigor. Sem pressão.
 
 
O início da prova foi um pouco afunilado, com as lebres logo a desaparecer para nunca mais se verem, deixando as restantes poucas dezenas de nós em competição para não fazer má figura. O meu objectivo era conseguir terminar a prova abaixo dos 36 minutos, o que significava que teria de manter uma velocidade média abaixo dos 6min./km que, de resto, vai ser sempre o meu objectivo em provas de 10km ou menos daqui para diante.
Para quem tem um relógio com gps é fácil fazer este controlo, mas eu só tinha um relógio com cronómetro e a informação oficial de que o percurso tinha, e cito: "6km mal medidos"... (não havia marcação de quilómetros). Logo, é uma corrida que tem de ser mais intuitiva. Não queria começar demasiado depressa porque sabia que me esperava uma longa subida, mas também não queria ir muito confortável, porque seriam "apenas" meia dúzia de quilómetros e sabia que poderia arriscar mais. Concluindo, uma matemática muito difícil de fazer apenas com base na sensibilidade das minhas pernas e pulmões.

Resolvi começar com um ritmo"aceitável-mas-não-fales-comigo-para-não-me-cansar". Logo na descida inicial o meu pai toma a dianteira, eu vou sempre na sua peugada e uma senhora junta-se a mim. Vai tão juntinha a mim que poderia jurar que estava com frio e estava a aproveitar o calor humano. Já só vou conseguir afastar-me quando se inicia a interminável subida.
 
Esta subida fez muitas "vítimas". É que a seguir ao primeiro quilómetro de subida ligeira temos uma curva e (surpresaaaa) mais um quilómetro de subida. Quem não estiver habituado ou se tiver entusiasmado na descida inicial pode ver-se em apuros. Eu, que já tinha sido vítima o ano passado, desta vez resguardei-me. Tinha ideia que mesmo assim ia rápido demais, mas estava a gostar da sensação de, por uma vez,  ir passando pessoas que começavam a caminhar ou a quebrar na subida e contar (para mim): "menos um!" (Eu sei, eu sei, que mazinha... Mas não estava em mim, naquele momento era um monstro inebriado de glória momentânea :p ).
 
Durante a subida um homem junta-se à nossa boleia e ali vamos os três, a passo certo que nenhum queria quebrar. A minha "táctica" estava a ser fixar-me numa rapariga à minha frente e tentar passá-la. Consegui passar três durante a subida mas, quando me aproximei da quarta, uma rapariga de trança que estava a caminhar, ela vê a nossa comitiva de três pessoas e resolve juntar-se a nós. E assim seguimos durante pelo menos mais quilómetro e meio, todos juntos, sem ninguém à volta, sem trocarmos uma palavra mas sempre na expectativa de ver qual seria a primeira "baixa". Confesso que já não estava a ser fácil para mim mas, lá está, agora também não queria ser a primeira a ceder. O meu pai, por contrato de amor paternal, está obrigado a terminar pelo menos sempre um segundo atrás de mim, portanto eu só tinha de lidar com o homem e a rapariga da trança.
Fico contente por anunciar que apesar da luta que deu (e que eu não tive oportunidade de agradecer na altura, mas faço-o agora, já que se não fosse por ela não teria corrido aquela parte do percurso tão depressa) a rapariga "desistiu" ao avistar uma nova subida ao fundo da rua em que íamos e baixou o ritmo.
Eu já estava a começar a ficar cansada, sobretudo com aquela última subida mais inclinada, mas olhei para o relógio e vi que se mantivesse o ritmo ia conseguir terminar abaixo dos 36 minutos. Só faltava um quilómetro, só mais um...
O homem, com o ímpeto do quilómetro final a descer, ganhou uma nova passada e não consegui acompanhá-lo. Bolas... Mas sentia que estava a dar luta ao meu pai (embora, se lhe perguntarem, ele tente negar), por isso sabia que estava a conseguir manter um bom ritmo e tentei - um pouco em vão, há que admitir - melhorá-lo nos últimos metros.
 
Terminei com 35:21, para os 6.3km de prova (o homem do ímpeto final tinha gps), por isso: objectivo cumprido!
 
Matematicamente dá uma média de 5.37min/km, embora, se tivesse um Garmin, fosse engraçado ver o quanto as descidas compensaram a média das subidas...
Estamos quase no Natal, pode ser que tenha uma surpresa (de mim própria)!
 
 
Como as t-shirts e as garrafas de água eram entregues em sacos fechados acabei por ficar com uma t-shirt tamanho XL, o que significa que ganhei mais uma camisa de dormir para o verão (é a última moda... ihih!)


Em suma, fiquei muito contente com  resultado desta prova, quanto mais não seja porque o ano passado terminei à beira do colapso e este ano terminei à beira do colapso mas muito mais rápido! Evolução, como se quer.
 
 
Para terminar, esta corrida deixou-me com uma dúvida existencial em relação ao meu objectivo de baixar dos 58 minutos nos 10km ainda este ano... É que eu até ao fim do ano já só estava a pensar em participar na S. Silvestre dos Olivais, mas quem já fez essa prova sabe que não é muito amigável para recordes...

Alguma outra corrida de 10km nos próximos tempos? Preferencialmente, mas não obrigatório, com condições ideais de altimetria? ;)


Boa semana!
 
 
 

23 comentários:

  1. Excelente relato, como é habitual!

    Muitos parabéns pela excelente média!!!
    Há uma prova boa para baixares desse tempo mas é na véspera dos Olivais (S.Silvestre de Lisboa dia 29). De resto, não estou a ver mais nenhuma até final de Janeiro. Em Fevereiro há uma boa para tempos, Grande Prémio do Atlântico na Costa da Caparica.

    Olha que se houver a tal surpresa natalícia de ti própria, será o mais útil que podes fazer. Diria mesmo, fundamental!

    Quanto ao frio, o meu filho tem uma expressão que é "está um calor moscovita!"

    Beijinhos e venha o próximo domingo! :)

    ResponderEliminar
  2. Bela prova!
    Conseguiste aguentar-te muito bem.
    Parabéns!

    Beijinho e uma boa semana.

    ResponderEliminar
  3. Mencionaste aqui vários motivos que fazem com não goste dessas provas, demora muito tempo, somos poucos e muito competitivos, acabava sempre sozinha e cheguei a perder-me, depois muitas vezes havia complicações com as classificações, enfim....
    Ainda bem que gostas-te e que fizeste um tempo bom...
    Parabéns, beijinho

    ResponderEliminar
  4. Olá menina.
    Parabéns pela corrida e pelo excelente tempo de 35m21s. Dia 16 de Dezembro há o 55º Grande Prémio do Natal (http://www.gpnatal.aalisboa.com.pt/index.php?id=20cb2b5988e63b008d608e845fc8c222a9881a78) são é 9km, mas passas a meta em grande velocidade e fazes mais 1km. Em termos de altimetria é bom para recordes, porque vai do Saldanha ao Campo Grande e volta, e depois desce até ao Rossio.

    ResponderEliminar
  5. Ai... até fiquei cansada só de ler tanta subida!!!
    As subidas matam-me... na ultima caminhada grande que fiz (a do tua) estávamos numa subida e tive que fingir que ia tirar uma foto de lá de cima, se não acho que o meu coração explodia! O meu coração pede piedade, e pede outras mil coisas... lol

    Muitos parabens pela evolução :D
    eu confio que vais descer o tempo dos 10km...
    Essa prova tem subida a mais. lol têm de mudar o percurso.

    Beijinhos e boa semaninha

    ResponderEliminar
  6. Muito se correr por ai...

    Sera q existe alguma campanha da garmin.. com compre dois e tenha 30% de desconto? loool
    Nesse caso eu juntava-me no pedido ao Pai Natal :)

    ResponderEliminar
  7. Estes relatos são uma delicia!
    Diz-me lá quem que faz o Monge não encara as subidas em alcatrão com outra descontracção?!

    ResponderEliminar
  8. João: Obrigada. Não é uma média realista, por isso a tal prenda de mim para mim própria seria uma boa ajuda. Para o ano quero voltar a fazer uma Meia - a da ponte 25 de Abril, estas velocidades "loucas" dão cabo de mim... :)
    Calor moscovita faz mais sentido! ;) Beijinhos

    Isa: Obrigada. Não foi agradável, mas fez-se! Beijinhos

    horticasa: Como não paguei por esta prova também não podia pedir muito. Tiveram policiamento ao longo do percurso, cruzamentos sinalizados... As chegadas eram marcadas manualmente, com o nosso nº de dorsal e nome, mas não fiquei para ver as classificações. A parte competitiva para mim é sempre igual: a da liga dos últimos! ;) Beijinhos

    Tiago: "são é 9km, mas passas a meta em grande velocidade e fazes mais 1km" era lindo! Já estou a imaginar-me a cruzar a meta e continuar lançada por ali abaixo e toda a gente: oh menina,a prova terminou lá atrás! eheh ;) Vou pesquisar, obrigada. Beijinhos

    Moça: Esse truque de "parar para tirar fotografias" já é muito velho... ;p Olha lá, não disseste que querias fazer uma S. Silvestre, hum? Estou à tua espera! :) Beijinhos

    Nainho: É umas velocidades malucas! :p Até pode haver campanhas natalícias, nunca se sabe...:) Melhor ainda: "Compre dois, oferta do mais barato"! Já que é para pedir... Eu fico com o modelo mais antigo, não me importo. Vê lá isso lol ;) Beijinhos

    Jorge: É verdade! :) Qual baixar o tempo aos 10km qual quê, venham é mais trails! Como correu Casainhos?
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Olá!!
    Parabéns pelo objectivo alcançado!
    Mais uma vez os teus relatos são demais, adoro ler-te :)
    Em relação a baixar o tempo, é como o João te disse: S. Silvestre de Lisboa. Para treino podes fazer o GP Natal. Um é dia 16 dezembro e a outra de 10km é dia 29. Deste modo já conheces o percurso e onde acelerar e onde resguardar!
    Um beijinho e continua
    Boa semana e bons treinos

    ResponderEliminar
  10. Olá :D

    Ainda bem que a corrida correu bem (sim, porque para mim 'à beira do colapso' quer dizer que correu bem) :P

    Por acaso (num tema totalmente não relacionado) uma das coisas das quais tenho pena é não poder fazer tranças no cabelo. Antigamente tinha o cabelo mesmo comprido e fazia imensas tranças (até via vídeos no youtube e tudo, era uma expert), mas agora com ele curto não dá :P Já ando a deixá-lo crescer, mas isto ainda demora ;)

    Beijinhos e boa semana :D

    ResponderEliminar
  11. Lisboeta: Obrigada! Tenho de ver... a S. Silvestre de Lisboa não estava nos meus planos. Mas se não bater recordes este ano bato para o próximo, não há pressa! :) Beijinhos e boa semana!

    Joana: Olá! É claro que o tema "trança" está relacionado porque eu mencionei a rapariga da TRANÇA. :) Sabes que eu sempre usei o cabelo mais curto, mas agora está enorme e nunca sei o que fazer para o tirar da cara. Estou farta de totós e ganchinhos e coisas... Preciso é de uma tesoura! :) Eu acho que ficas gira com o cabelo assim. Beijinhos!

    ResponderEliminar
  12. Ainda bem que te correu bem :D Estabeleceste um objetivo e cumpriste-o, boa!
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  13. ...muitos parabéns pela prova e pelo tempo :)
    ...mas principalmente por participares , acho que começamos logo a ganhar aí ! ;)

    ..texto muito giro e bela discrição (como sempre), é engraçado lembras-te sempre de "pormenores" das corridas, eu por exemplo, fico a pensar quando acontecem na prova e até a sorrir e a rir para dentro quando me acontece assim essas coisas , mas depois com a concentração (ou será o cansaço??) , esqueço-me de algumas das peripécias engraçadas que acontecem durante as corridas... :)

    parabéns mais uma vez , e boa continuação...
    boa semana
    ajb

    ResponderEliminar
  14. Hello!
    Em primeiro lugar- parabéns pelo resultado :) Já estás vingada pelo ano passado!
    Adorei o preciosismo dos "6km mal medidos". Isso é mesmo exacto!
    Tens mesmo de juntar umas notinhas para investires no Garmin = É Natal, é Natal... :)
    Acho muito fixe a cumplicidade com o teu pai e o facto de ele não conseguir acabar um segundo antes de ti :) Isso é que é amor pela filha.
    Suponho que o fuel da manhã foi o mesmo...?
    Beijinhos e boa semana
    (Nice pict on FB)

    ResponderEliminar
  15. Lady V: Obrigada. Boa sorte para o teu objectivo também! ;) Beijinhos

    AjB: Obrigada. Sair do quentinho da cama de manhã cedo para ir correr num dia frio já é uma vitória! É uma vantagem de fazer as provas mais lentamente, temos tempo de fixar as coisas... ;) Beijinhos, boa semana!

    Lu: Olá! Obrigada. O fuel da manhã foi o mesmo mas mais pequenino. Literalmente (as fatias da torrada eram mais pequenas). :)
    Não é bem o meu pai não conseguir... é mesmo não poder (está "proibido"). São os sacrifícios que se tem de fazer por um filho! lol
    Vamos lá ver se o Pai Natal (=meu bolso) é generoso...:)
    Beijinhos (Thanks!)

    ResponderEliminar
  16. também tenho saudades de uma boa prova de 10km, mas aqui na minha zona agora não tem havido nada :(

    ResponderEliminar
  17. Olá R,
    Por acaso a miúda da trança não se chamava katiana? :)

    Parabéns pela prova.

    ps: pede o garmin ao Pai natal mas baixinho é que a gorda da merkel anda por estas bandas, sabias?

    Bj

    J

    ResponderEliminar
  18. Hermione: E imagina que aqui, só este domingo houve pelo menos umas 5 provas... Estão mal distribuidas... Beijinhos

    Jorge: Obrigada.
    Se calhar também lhe (à Merkel) fazia bem umas corridas... :) Em relação à rapariga da trança não me parecia a "tua" Katiana, pelo menos era muito menos robusta :p Bjs

    ResponderEliminar
  19. Olá Menina.
    Estás a ficar mais rápida.
    A continuar assim, fazer 55 min já não vai demorar muito.

    Bjs

    ResponderEliminar
  20. vgoncalves: Olá! Olha que ainda demora um bocadinho... ;) Ainda são ritmos que me custam manter, apesar de levar as coisas com humor. Não faz mal, eu sei que vou conseguir, não tenho pressa.
    Tenho de começar a fazer treinos de rampas como os teus! :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  21. Olá!

    Sei que o Natal ainda está a um mês, mas tive o mesmo dilema... Será que este ano me portei bem o suficiente para pedir um Garmin ao Pai Natal??? Hummm... não vou arriscar! :)

    Encontrei um bom preço e promoção de 20 libras na Amazon.co.uk, para compras de relógios até dia 18 Novembro. Comprei o Garmin Forerunner 410 HRM por 133 libras, portes gratuitos... Cerca de 160 euros!!! O relógio custa 299 euros por cá, versão HRM...

    http://www.amazon.co.uk/b?ie=UTF8&node=1372980031

    Aproveitem!!!

    ResponderEliminar
  22. Ribeiroric: Obrigada pela info! Eu tenho procurado pelo modelo 110, que é dos mais antigos e por isso mais fácil de encontrar coisas em conta, mas não excluo outros, se o preço for bom. Os preços nas lojas são abusivos para mim... sobretudo quando incluem HRM.
    Vou pesquisar!
    Boas corridas com o novo briquedo de Natal :)

    ResponderEliminar
  23. Pois disse... mas acho que não é este ano... :/
    sou uma loser snif snif...

    ResponderEliminar